Exercícios resolvidos da FGV 2015
A Fundação Getúlio Vargas é uma instituição privada brasileira de ensino, pesquisa e extensão. Foi fundada em 1944, com apoio inicial da ONU, com o objetivo inicial de preparar o pessoal qualificado para a administração pública do Brasil
Pelo segundo ano consecutivo, a FGV aparece em primeiro lugar no ranking das instituições que mais influenciam políticas públicas e a sociedade na América Latina e Caribe.
A Fundação Getulio Vargas conta com oito Escolas, dois institutos, seis diretorias, quatro centros de pesquisa e uma área de pesquisa aplicada, além da Editora FGV e de um Sistema de Bibliotecas que compreende as bibliotecas da FGV no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Brasília. Na área de ensino, a FGV oferece cursos de graduação, pós-graduação e educação executiva (presencial, customizada e a distância).
As unidades e escolas da FGV são referência nas áreas de Administração, Direito, Economia, História, Ciências Sociais e Matemática Aplicada.
A Fundação Getulio Vargas conta com oito Escolas, dois institutos, seis diretorias, quatro centros de pesquisa e uma área de pesquisa aplicada, além da Editora FGV e de um Sistema de Bibliotecas que compreende as bibliotecas da FGV no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Brasília. Na área de ensino, a FGV oferece cursos de graduação, pós-graduação e educação executiva (presencial, customizada e a distância)
01-(FGV-SP-015)
Na pista de testes de uma montadora de automóveisforamfeitas medições do comprimento da
pista e do tempo gastopor certo veículo para percorrê-la. Os valores obtidosforam, respectivamente, 1030,0 m e 25,0 s.
Levando-se emconta a precisão das medidas efetuadas, é correto afirmarque a velocidade média desenvolvida pelo citado veículo foi,em m/s, de
02-(FGV-SP-015)
A força resistiva (Fr) que o ar exerce sobre os corpos emmovimento assume, em determinadas
condições, a expressãoFr= k.v2, em que v é a velocidade do corpo em relação aum referencial inercial e k é uma constante para cada corpo.
Para que a expressão citada seja homogênea, a unidadede k, no sistema internacional de unidades, deve ser
03-(FGV-SP-015)
Dois estudantes da FGV divertem-se jogando sinuca, apósuma exaustiva jornada de estudos. Um
delesimpulsiona abola branca sobre a bola vermelha, idênticas exceto pela cor,inicialmente emrepouso. Eles observam que, imediatamenteapós a colisão frontal, a bola branca para e a vermelha passaa se deslocar na mesma direção e no mesmo sentido da velocidadeanterior da bola branca, mas de valor 10% menor quea referida velocidade. Sobre esse evento, é correto afirmarque houve conservação de momento linear do sistema debolas, mas sua energia mecânica diminuiu em
(A) 1,9%.(B) 8,1%.(C) 10%.(D) 11,9%.(E) 19%.
04-(FGV-SP-015)
Uma criança está parada em pé sobre o tablado circulargirante de um carrossel em movimentocircular e uniforme,como mostra o esquema (uma vista de cima e outra de perfil).
O texto a seguir refere-se às questões de números 05 e 06.
Em seu livro O pequeno príncipe, Antoine de Saint-Exupéry imaginou haver vida em certo planeta
ideal. Talplaneta teria dimensões curiosas e grandezas gravitacionaisinimagináveis na prática. Pesquisas científicas, entretanto,continuam sendo realizadas e não se descarta a possibilidade
de haver mais planetas no sistema solar, além dos jáconhecidos.
Imagine um hipotético planeta, distante do Sol 10 vezesmais longe do que a Terra se encontra desse astro, com massa4 vezes maior que a terrestre e raio superficial igual à metadedo raio da Terra. Considere a aceleração da gravidade nasuperfície da Terra expressa por g.
05-(FGV-SP-015)
Esse planeta completaria uma volta em torno do Sol em umtempo, expresso em anos terrestres,
mais próximo de
06-(FGV-SP-015)
Em seu livro O pequeno príncipe, Antoine de Saint-Exupéry imaginou haver vida em certo planeta
ideal. Talplaneta teria dimensões curiosas e grandezas gravitacionaisinimagináveis na prática. Pesquisas científicas, entretanto,continuam sendo realizadas e não se descarta a possibilidade
de haver mais planetas no sistema solar, além dos já conhecidos.
Imagine um hipotético planeta, distante do Sol 10 vezes mais longe do que a Terra se encontra desse astro, com massa 4 vezes maior que a terrestre e raio superficial igual à metade do raio da Terra. Considere a aceleração da gravidade na superfície da Terra expressa por g.
Um objeto, de massa m, a uma altura h acima do solo desseplaneta, com h muito menor do que o raio superficial do planetateria uma energia potencial dada por m·g·h multiplicadapelo fator
07-(FGV-SP-015)
Embora os avanços tecnológicos tenham contemplado acivilização com instrumentos de medida dealta precisão, há situações em que rudimentares aparelhos de medida setornam indispensáveis. É o caso da balança portátil de 2 braços,muito útil no campo agrícola.
Imagine uma saca repleta de certa fruta colhida em umpomar. Na figura que a esquematiza, o braçoAC, em cujaextremidade está pendurada a saca, mede 3,5 cm, enquantoque o braço CB, em cuja extremidade há um bloco de pesoaferido 5,0 kgf, mede 31,5 cm. A balança está em equilíbriona direção horizontal, suspensa pelo ponto C.
Desprezado o peso próprio dos braços da balança, o peso dasaca, em kgf, é de
08-(FGV-SP-015)
A indústria de produção de bens materiais vive em permanentes pesquisas no intuito de usar materiais cada vez mais leves e duráveis e menos agressivos ao meio ambiente. Com esse objetivo, é realizada a experiência descrita a seguir.
Trata-se da determinação experimental da massa específicade um sólido e da densidade absoluta de um líquido. Um blocoem forma de paralelepípedo, graduado em suas paredes externas, feito do material cuja massa específica se deseja obter, é imerso, inicialmente em água, de densidade absoluta 1,0 g/cm3, em que consegue se manter flutuando em equilíbrio,com metade de seu volume imerso (figura 1). A seguir, esse mesmo bloco é imerso em outro líquido, cuja densidade se deseja medir, passando a nele flutuar com 80% de seuvolume imerso (figura 2).
O experimento conduz aos resultados da massa específicado material do bloco e da densidade absoluta do líquido, em g/cm3, respectivamente:
09-(FGV-SP-015)
O gráfico ilustra o comportamento das pressões (p), em função dos volumes (V), em duas transformações consecutivas, AB e BC, sofridas por certa massa de gás encerrada em um recipiente
dotado de êmbolo, como o cilindro de um motor a explosão. Sabe-se que há uma relação entre os volumes ocupados pelo gás na transformação AB (VA = 2.VB), e também entre as pressões (pc= 2.pB = 4.pA).
É correto afirmar que as transformações AB e BC pelas quais o gás passou foram, respectivamente,
10-(FGV-SP-015)
Durante seus estudos de preparação para o vestibular da FGV, um aluno pensa acerca da luz visível
que se propaga no ar de seu ambiente a uma velocidade bem próxima de 3,0·108 m/s. Consultando seus apontamentos, verifica que se trata de uma onda e que sua frequência média de vibração
é da ordem de 1,0.1014 Hz. Ele ouve uma buzina que emite um som agudo vibrando a uma frequência estimada em 1,0 kHz, cuja velocidade de propagação no ar é de 320 m/s.
A relação λL ∕ λs entre os comprimentos de onda da luz (λL) e do som (λs) citados é mais próxima de
11-(FGV-SP-015)
Em um laboratório de ótica, é realizada uma experiência de determinação dos índices de refração
absolutos de diversos materiais. Dois blocos de mesmas dimensões e em forma de finos paralelepípedos são feitos de cristal e de certo polímero, ambos transparentes. Suas faces de maior área são, então, sobrepostas e um estreito feixe de luz monocromática incide vindo do ar e no ar emergindo após atravessar os dois blocos, como ilustra a figura.
Chamando de nar, npo e ncr aos índices de refração absolutos do ar, do polímero e do cristal, respectivamente, a correta relação de ordem entre esses índices, de acordo com a figura, é:
12-(FGV-SP-015)
Deseja-se eletrizar um objeto metálico, inicialmente neutro, pelos processos de eletrização
conhecidos, e obter uma quantidade de carga negativa de 3,2 μC. Sabendo-se que a carga elementar vale 1,6·10-19 C, para se conseguir a eletrização desejada será preciso
(A) retirar do objeto 20 trilhões de prótons.
(B) retirar do objeto 20 trilhões de elétrons.
(C) acrescentar ao objeto 20 trilhões de elétrons.
(D) acrescentar ao objeto cerca de 51 trilhões de elétrons.
(E) retirar do objeto cerca de 51 trilhões de prótons.
13-(FGV-SP-015)
Em uma empresa de computação gráfica, os profissionais utilizam notebooks para a execução de seus trabalhos. No intuito de obter melhores imagens, eles conectam os notebooks em monitores de
alta definição, os quais consomem 250 W de potência cada um, ligados na rede elétrica de 125 V. Quatro desses monitores ficam ligados 10 horas por dia cada um durante os 25 dias do mês; o quilowatt-hora da distribuidora de energia elétrica custa R$ 0,50, já com os impostos. Os
acréscimos na intensidade da corrente elétrica lançada ao recinto de trabalho e na despesa de energia elétrica dessa empresa nesse mês, apenas devido ao uso dos monitores, devem ser, respectivamente, de
14-(FGV-SP-015)Rac. Lógico e PG
É comum um componente eletrônico apresentar a especificação 2W – 4V e funcionar corretamente mesmo alimentado por uma bateria ideal de fem 12 V. Nessas circunstâncias, esse componente é associado a outro, geralmente um resistor, o que faz com que a associação funcione normalmente. Tal resistor deve serassociado em com o componente, ter uma resistência elétrica de Ω e dissipar uma potência de W.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas.
15-(FGV-SP-015)
Desde tempos remotos, muito se especulou acerca da origem e, principalmente, das características
do campo magnético terrestre. Recentes pesquisas, usando sondas espaciais, demonstram que o campo magnético terrestre
(A) limita-se a uma região de seu entorno chamada magnetosfera, fortemente influenciada pelo Sol.
(B) limita-se a uma região de seu entorno chamada magnetosfera, fortemente influenciada pela Lua.
(C) é constante ao longo de toda a superfície do planeta, sofrendo forte influência das marés.
(D) é constante ao longo de toda a superfície do planeta, mas varia com o inverso do quadrado da distância ao seu centro.
(E) é produzido pela crosta terrestre a uma profundidade de 5 a 30 km e é fortemente influenciado pela temperatura reinante na atmosfera.