Física e Vestibular

Qualidades fisiológicas do som – Exercícios

Exercícios de vestibulares com resoluções comentadas sobre

Qualidades fisiológicas do som

01-(UNICAMP-SP) O ruído sonoro nas proximidades de rodovias resulta, predominantemente, da compressão do ar pelos pneus de veículos que trafegam a altas velocidades. O uso de asfalto emborrachado pode reduzir significativamente esse ruído. O gráfico a seguir mostra duas curvas de intensidade do ruído sonoro em função da freqüência, uma para asfalto comum e outra para asfalto emborrachado.

As intensidades da figura foram obtidas a uma distância r = 10 m da rodovia. Considere que a intensidade do ruído sonoro é dada por I = P/4πr2, onde P á a potência de emissão do ruído.

Calcule P na freqüência de 1000 Hz para o caso do asfalto emborrachado.Considere π=3

 

02-(UFPR-PR) Quando uma pessoa fala, o que de fato ouvimos é o som resultante da superposição de vários sons de freqüências diferentes. Porém, a freqüência do som percebido é igual à do som de menor freqüência emitido. Em 1984, uma pesquisa realizada com uma população de 90 pessoas, na cidade de São Paulo, apresentou os seguintes valores médios para as freqüências mais baixas da voz falada: 100 Hz para homens, 200 Hz para mulheres e 240 Hz para crianças.

            (TAFNER, Malcon Anderson. “Reconhecimento de palavras faladas isoladas usando redes neurais artificiais”. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Santa Catarina.)

Segundo a teoria ondulatória, a intensidade I de uma onda mecânica se propagando num meio elástico é diretamente proporcional ao quadrado de sua freqüência para uma mesma amplitude. Portanto, a razão IF/IM entre a intensidade da voz feminina e a intensidade da voz masculina é:

 

03-(UNICAMP-SP) O nível sonoro S é medido em decibéis (dB) de acordo com a expressão S = (10 dB) log (I/Io), onde I é a intensidade da onda sonora e Io = 10-12 W/m2 é a intensidade de referência padrão correspondente ao limiar da audição do ouvido humano. Numa certa construção, o uso de proteção auditiva é indicado para trabalhadores expostos durante um dia de trabalho a um nível igual ou superior a 85 dB. O gráfico a seguir mostra o nível sonoro em função da distância a uma britadeira em funcionamento na obra

a) A que distância mínima da britadeira os trabalhadores podem permanecer sem proteção auditiva?

b) A freqüência predominante do som emitido pela britadeira é de 100 Hz. Sabendo-se que a velocidade do som no ar é de 340 m/s, qual é o comprimento de onda para essa freqüência?

c) Qual é a intensidade da onda sonora emitida pela britadeira a uma distância de 50 m?

 

04-(UERJ) Seja NS o nível sonoro de um som, medido em decibéis. Esse nível sonoro está relacionado com a intensidade do som, I, pela fórmula abaixo, na qual a intensidade padrão, Io, é igual a 10-12 W/m2.

NS=10.log(I/I0)

Observe a tabela a ao lado. Nela, os valores de I foram aferidos a distâncias idênticas das respectivas fontes de som.

Sabendo que há riscos de danos ao ouvido médio a partir de 90dB, quais as fontes da tabela cuja intensidade de emissão de sons está na faixa de risco?

05-(UFRS-RS) A menor intensidade do som que um ser humano pode ouvir é da ordem de 10-16 W/cm2 .Já a maior intensidade suportável (limiar da dor) situa-se em torno de 10-3W/cm2.

Usa-se uma unidade especial para expressar essa grande variação de intensidades percebidas pelo ouvido humano; o bel (B). O significado dessa unidade é o seguinte: Dois sons diferem de 1B quando a intensidade de um deles é 10 vezes maior (ou menor) que a do outro, diferem de 2B quando a intensidade de um deles é 100 vezes maior (ou menor) que a do outro, diferem de 3B quando a intensidade de um deles é 1000 vezes maior (ou menor) que a do outro, e assim por diante. Na prática, usa-se o decibel (dB), que corresponde a 1/10 do bel. Quantas vezes maior é, então, a intensidade dos sons produzidos em concertos de rock (110dB) quando comparada com a intensidade do som produzida por uma buzina de automóvel (90dB)?

a) 1,22     b) 10     c) 20     d) 100      e) 200

 

06- (UNICAMP-SP) É usual mediemos o nível de uma fonte sonora em decibéis d(B). O nível em dB é relacionado à intensidade I da fonte pela fórmula Nível sonoro (dB) = 10.log(I/Io).

Em que Io = 10-12W/m2 é um valor padrão de intensidade muito próximo do limite de audibilidade humana. Os níveis sonoros necessários para uma pessoa ouvir variam de indivíduo para indivíduo. No gráfico a seguir esses níveis estão representados em função da freqüência do som para dois indivíduos, A e B. O nível sonoro acima do qual um ser humano começa a sentir dor é aproximadamente 120dB, independentemente da freqüência.

a) Que freqüências o indivíduo A consegue ouvir melhor que o indivíduo B?

b) Qual a intensidade I mínima  de um som (emW/m2)  que causa dor em um ser humano?

c) Um beija flor bate suas asas 100 vezes por segundo, emitindo um ruído que atinge o ouvinte com um nível sonoro de 10dB.

Em quanto tempo a intensidade I desse ruído precisa ser amplificada para ser audível pelo indivíduo B?

 

07-(UFC) Sonoridade ou intensidade auditiva é a qualidade do som que permite ao ouvinte distinguir um som fraco (pequena intensidade) de um som forte (grande intensidade). Em um jogo de futebol, um torcedor grita “gol” com uma sonoridade de 40 dB.

Assinale a alternativa que fornece a sonoridade (em dB), se 10000 torcedores gritam “gol” ao mesmo tempo e com a mesma intensidade.

a) 400000

b) 20000

c) 8000

d) 400

e) 80

08-(UEL-PR) No século XIX, o trabalho dos fisiologistas Ernest e Gustav Fechner levou à quantificação da relação entre as sensações percebidas pelos sentidos humanos e a intensidades dos estímulos físicos que as produziram. Eles afirmaram que não existe uma relação linear entre elas, mas logarítmica; o aumento da sensação S, produzido por um aumento de um estímulo I, é proporcional ao logaritmo do estímulo, isto é,

                        S – So = K log10(I/Io)

 onde So é a intensidade auditiva adotada como referência, Io é a intensidade física adotada como referência associada a So e K é uma constante de proporcionalidade. Quando aplicada à intensidade auditiva, ou sonoridade, a unidade de intensidade auditiva S, recebeu o nome de bel (1 decibel = 0,1 bel), em homenagem a Alexander Grahan-Bell, inventor do telefone, situação em que foi assumido que K=1. Com base nesta relação, é correto afirmar que se um som é 1000 vezes mais intenso que a intensidade I³ do menor estímulo perceptível, a diferença de intensidade auditiva destes sons corresponde a:

a) 1000 decibéis    

b) 33,33 decibéis      

c) 30 decibéis    

d) 3 decibéis     

e) 0,3 decibéis

09-(ITA-SP) Uma banda de rock irradia uma certa potência em um nível de intensidade sonora igual a 70 decibéis. Para elevar esse nível a 120 decibéis, a potência irradiada deverá ser elevada de

10-(UNESP-SP) O gráfico da figura indica, no eixo das ordenadas, a intensidade de uma fonte sonora, I, em watts por metro quadrado (W/m2), ao lado do correspondente nível de intensidade sonora, b em decibéis (dB), percebido, em média, pelo ser humano. No eixo das abscissas, em escala logarítmica, estão representadas as freqüências do som emitido.

A linha superior indica o limiar da dor  —  acima dessa linha, o som causa dor e pode provocar danos ao sistema auditivo das pessoas. A linha inferior mostra o limiar da audição  —  abaixo dessa linha, a maioria das pessoas não consegue ouvir o som emitido.

Suponha que você assessore o prefeito de sua cidade para questões ambientais.

a) Qual o nível de intensidade máximo que pode ser tolerado pela municipalidade? Que faixa de freqüências você recomenda que ele utilize para dar avisos sonoros que sejam ouvidos pela maior parte da população?

b) A relação entre a intensidade sonora, I, em W/m2, e o nível de intensidade, b, em dB, é b= 10 . log (I/Io), onde Io = 10-12W/m2. Qual a intensidade de um som, em W/m2, num lugar onde o nível de intensidade é 50dB?

Consultando o gráfico, você confirma o resultado que obteve?

 

11-(PUC-MG) Analise as afirmações a seguir.

I. Dois instrumentos musicais diferentes são acionados e emitem uma mesma nota musical.

II. Dois instrumentos iguais estão emitindo uma mesma nota musical, porém, com volumes (intensidades) diferentes.

III. Um mesmo instrumento é utilizado para emitir duas notas musicais diferentes.

Assinale a principal característica que difere cada um dos dois sons emitidos nas situações I, II e III respectivamente.

a) Amplitude, comprimento de onda e freqüência.         

b) Freqüência, comprimento de onda e amplitude.

c) Timbre, amplitude e freqüência.                                 

d) Amplitude, timbre e freqüência.

 

12-(UECE) Quando diferentes tipos de instrumentos musicais, como flauta, saxofone e piano, produzem a mesma nota musical, os sons resultantes diferem uns dos outros devido:

a) às diferentes composições de harmônicos gerados por cada instrumento.  

b) às diferentes intensidades das ondas sonoras.

c) às diferentes freqüências sonoras produzidas.      

d) aos diferentes comprimentos de ondas fundamentais.

 

13- (UFSCAR-SP) Sabemos que, em relação ao som, quando se fala em altura, o som pode ser agudo ou grave, conforme a sua freqüência. Portanto, é certo afirmar que:

a) o que determina a altura e a freqüência do som é a sua amplitude.

b) quanto maior a freqüência da fonte geradora, mais agudo é o som.

c) o som é mais grave de acordo com a intensidade ou nível sonoro emitidos.

d) sons mais agudos possuem menor velocidade de propagação que sons mais graves.

e) sons graves ou agudos propagam-se com mesma velocidade no ar e no vácuo.

 

14- (PUC-PR) A qualidade do som que permite distinguir a nota dó emitida por um violão e esta mesma nota emitida por um piano é:

 

15-(UFG-GO) Os instrumentos musicais e nosso aparelho fonador são bons exemplos de fontes sonoras. Estas fontes produzem vibrações das moléculas de ar, resultando em uma onda que se propaga atingindo nosso ouvido, produzindo-se a sensação sonora. Em relação ao som, é correto afirmar que:

(01) as vozes das pessoas são classificadas quanto à sua altura (Baixos, Tenores, Sopranos, etc.) A voz grave, Baixo, de um cantor possui freqüência menor que a voz aguda, Soprano, de uma cantora;

(02) A intensidade sonora está relacionada com a amplitude da onda sonora;

(04) Os morcegos utilizam a propriedade dos sons serem refletidos por um obstáculo (eco) para percebê-lo;

(08) é através do timbre que podemos diferenciar uma mesma nota (um som fundamental de mesma altura e mesma intensidade) emitida por um violino e por um piano.

Dê como resposta a soma dos números correspondentes às afirmações corretas. 

 

16-(UEPA) Durante um show musical numa casa de espetáculos, dois amigos, Antônio e Paulo, conseguem lugares diferentes na platéia.  Antônio senta-se em uma posição  situada a 20m das caixas de som, enquanto Paulo a 60m das mesmas.Com relação ao som produzido por um violão, podemos afirmar que:

a) o som ouvido por Antônio possui timbre diferente do ouvido por Paulo.

b) o som ouvido por Antônio possui intensidade menor que o ouvido por Paulo.

c) o som ouvido por Paulo possui altura maior do que o ouvido por Antônio.

d) o som ouvido por Antônio possui intensidade maior do que o ouvido por Paulo.

e) Antônio e Paulo ouvem o som com mesmo timbre, porém com alturas diferentes.

 

17-(PUC-MG) Analise a frase a seguir: “A televisão estava funcionando com volume máximo, e o que se ouvia era um apito agudo e estridente”.

As expressões sublinhadas referem-se , respectivamente, às seguintes características do som:

a) intensidade, altura, timbre     

b) altura, intensidade, timbre     

c) timbre, intensidade, altura     

d) intensidade, timbre, altura

 

 

18-(PUC-MG) Leia com atenção os versos abaixo de Noel Rosa.

Quando o apito

da fábrica de tecidos

vem ferir os meus ouvidos

eu me lembro de você”

Quais das características das ondas podem servir para justificar a palavra ferir?

a) velocidade e comprimento de onda    

b) velocidade e timbre    

c) freqüência e comprimento de onda     

d) freqüência e intensidade    

e) intensidade e timbre

 

19-(UFG-GO) A coloração do céu deve-se à dispersão da luz do Sol pelas partículas que compõem a atmosfera. Observamos que o céu é azul

exceto quando o Sol encontra-se na linha do horizonte, no crepúsculo, quando sua cor é avermelhada.

Lord Rayleigh mostrou que a intensidade I de luz espalhada é proporcional à quarta potência da frequência (4). O comprimento de onda do azul e do vermelho são, respectivamente, da ordem de 400 nm e 720 nm. A razão entre as intensidades dispersadas da luz azul pela da vermelha é de, aproximadamente,

20-(UFT-TO)

 

 Um som é produzido por um alto-falante ao ar livre, a uma altura h>10m do solo. As ondas sonoras produzidas por este alto-falante atingem uma pressão máxima de 84 [Pa] a 10 [m] do alto-falante. Supondo que a intensidade das ondas sonoras seja igual em todas as direções na área de superfície do hemisfério, qual é a potência acústica do som emitido pelo alto-falante? (Considere a velocidade do som no ar como sendo aproximadamente de 350m/s e a densidade do ar de 1,20 kg/m3).

Considere a intensidade das ondas sonoras  —

I = P2max/2ρ(W/m2) —  Pmax – pressão máxima da onda sonora, medida no SI em pascal (Pa)  —  ρ – densidade do ar em torno do alto-falante – ρ=1,20kgm3  —  V – velocidade do som no ar – V≈350ms.

a) 1.000W                       

b) 3,36kW                            

c) 4,12kW                         

d) 13 kW                             

e) 13 MW 

  

21-(UFAL-AL)

Considere que um alto-falante no alto de um poste emite ondas sonoras como uma fonte sonora pontual, com potência média constante. Um estudante, munido de um dispositivo para medição de intensidade sonora, registra 1 mW/m2 = 10-3 W/m2 a uma distância de 6 m do alto-falante.

Desconsidere a influência de eventuais reflexões das ondas sonoras. Se o estudante se afastar até uma distância de 10 m do alto-falante, que intensidade sonora ele medirá?

a) 1 mW/m2              

b) 0,6 mW/m2                         

c) 0,36 mW/m2               

d) 0,06 mW/m2                 

e) 0,01 mW/m2

 

22-(UEPB-PB)

Em relação às ondas e aos fenômenos ondulatórios, analise as proposições abaixo, escrevendo V ou F. conforme sejam verdadeiras ou falsas, respectivamente.

( ) A forma da onda sonora de um violino é diferente da forma da onda de um piano. Por isso, os sons desses instrumentos apresentam timbres diferentes.

( ) O efeito Doppler. explica a variação da frequéncia das ondas percebidas por um observador, causado pelo movimento relativo entre este e a fonte geradora das ondas

( ) Quando dois instrumentos musicais emitem a mesma nota musical, são diferenciados um do outro pela altura do som.

( ) A velocidade de propagação de uma onda depende do meio no qual ela está se propagando, e isto ocorre também com o som.

Após a análise feita, assinale a alternativa que corresponde à sequência correta:

a) VVFV                        b) FVVF                    c) FFVV                d) VVFF                      e) FVFV

 

23-(UFSC-SC)

O violão é um instrumento de corda muito popular, quase sempre presente nas rodas musicais entre amigos. E, como

qualquer instrumento musical do tipo, precisa periodicamente ser afinado. A afinação do violão é feita através das tarraxas encontradas na extremidade do braço. Cada corda possui uma tarraxa que serve para tencionar mais ou menos a corda, com isso afinando o violão.

Com base no exposto, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

01. Uma nota de  100 Hz e comprimento de onda de  0,25 m é gerada em uma das cordas do violão. Esta nota, ao se propagar no ar, mantém as mesmas características de frequência e comprimento de onda.

02. O som de um violão percebido por uma pessoa não difere, esteja ela se movendo ou não na direção do violão.

04. O timbre do som emitido pelo violão depende somente do tipo de corda (nylon ou aço), pois o timbre é uma característica da fonte sonora, uma espécie de “impressão digital” da fonte.

08. Para aumentar a altura do som emitido pela corda, deve-se aumentar a tensão aplicada na tarraxa.

16. Considere que uma das cordas tenha 25,0 g de massa, 1,0 m de comprimento e que esteja sendo tensionada pela tarraxa com  10,0 N. Isso significa que o segundo harmônico desta corda emite 20,0 Hz.

32. Aumentar o volume do som emitido pelo violão é o mesmo que aumentar a altura do som emitido.

 

24-(UFMS-RS)

Um concertista, ao tocar seu violão, executa as notas musicais com as durações e frequências que caracterizam a musica tocada. As pessoas que estão na platéia, tanto as mais próximas quanto as mais distantes, escutam as mesmas notas, com as mesmas durações e frequências, ou seja, a mesma musica.

Esse fato pode ser atribuído

a) à qualidade acústica da sala de concertos.                          

b) à afinação do instrumento.

c) ao fato de a velocidade do som ter o mesmo modulo para todas as frequências sonoras.

d) ao fenômeno da reverberação.

e) ao fenômeno da ressonância.

 

 25-(UFSM-RS)

Um dos instrumentos de corda mais conhecido e utilizado e o violão. Nos modelos populares, o corpo do instrumento e feito de madeira e as cordas podem ser de nylon ou de aço. Considerando essa informação, preencha corretamente as lacunas.

Num violão com cordas de aço, a afinação __________ da temperatura ambiente, porque o aço e a madeira têm _________ coeficientes de dilatação. Em outras palavras, com a mudança de temperatura, muda ___________ do som emitido pelo instrumento.

a) independe – mesmos – o timbre       

b) independe – mesmos – a altura          

c) independe – diferentes – o timbre

d) depende – diferentes – a altura     

e) depende – mesmos – o timbre

 

26-(UFSM-RS)

Uma sala de concertos deve permitir uma percepção clara dos sons, por isso deve estar livre de eco e o tempo de reverberação deve ser pequeno. Assim,

I – na reverberação, trens de onda emitidos simultaneamente pela mesma fonte sonora, percorrendo caminhos diferentes no ar, chegam ao ouvinte em instantes de tempo diferentes, mas não são percebidos como sons separados.

II – o fenômeno de reverberação pode ser explicado considerando-se a interferência dos trens de onda emitidos pela mesma fonte.

III – no eco, trens de onda emitidos simultaneamente pela mesma fonte sonora, percorrendo caminhos diferentes no ar, chegam ao ouvinte em instantes de tempo diferentes e são percebidos como sons separados.

Está(ão) correta(s)

a) apenas I.              

b) apenas II.                      

c) apenas III.                     

d) apenas I e III.                 

e) apenas II e III.

 

Confira as resoluções comentadas

 

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