Física e Vestibular

Qualidades fisiológicas do som – Resolução

Resolução comentada das questões de vestibulares sobre

Qualidades fisiológicas do som

01- Quando f=1000Hz  —  I=3,0.10-6W/m2  —  I=P/4pr2  —  3.10-6=4.3.102  —  P=36.10-4W

02- I=Kf2  —  feminina – IF=K(200)2  —  masculina – IM=F(100)2  — IF/IM=4  —  R- A

03- a) Pelo gráfico 85dB – 10m

b) V=λf  —  340=λ100  —  λ=3,4m

c) 50m – NS=70dB  —  NS=10log(I/Io)  —7=logI – log10-12  —  7=logI –(-12)log10  —  7=logI + 12  —  logI=-5  —  10-5=I — I=10-5W/m2

04- 90=10log(I/10-12)  —  9=logI – log10-12  —  9=logI-(-12)log10  —  9=logI+12  —  -3=logI  —I=10-3 W/m2  —  Turbina e Amplificador de som

05- A diferença é de 20dB=2B, que corresponde a 100 vezes maior.    R- D

06- a) Pelo gráfico observamos que o indivíduo A consegue ouvir melhor que o indivíduo B sons com freqüências compreendidas entre 20Hz e 200Hz porque a curva de seu nível sonoro (curva tracejada) está mais baixa (mais próxima do limiar de audição que é 0dB)).

b) Este valor é NS=120dB  —   120=10log(I/Io)  —  12=log(I/10-12)  —  1012=I/10-12  —  I=100  —  I=1W/m2

c) Pelo gráfico, quando f=100Hz – NS1=10dB e NS2=40dB. Assim, o nível sonoro deve passar de 10dB para 40dB

NS1=10dB  —  10=10log(I1/Io)  —  1=log(I1/10-12)  —  101=I1/10-12  —  I1= 10-11W/m2

NS2=40dB  —  40=10log(I2/Io)  —   4=log(I2/10-12)  —   104=I2/10-12   —  I2=10-8W/m2

I2/I1=10-8/10-11  —  I2/I1=103  —  I2=103I1  —  deve ser ampliada de 1.000 vezes

07- O nível sonoro total de n fontes idênticas é dado por L(t) = 10.log(n) + L, onde L é o nível sonoro de apenas uma fonte.

Assim:

NS(t) = 10.log(10000) + 40 —  NS(t) = 10log104 + 40  —  NS(t)= 10.4log10 + 40  —  NS(t)=10.4.1 + 40  —  NS(t)=80dB

R- E

08- Na expressão acima, quando k=1, S-So está em bel(B) e em decibéis, será S-So/10  —  S-So/10=log(103Io/Io)  — 

S-So/10=log103  —  10DS/10 = 103  —  DS/10=3  —  DS=S-So=30dB   R- C

09- 70dB  —  NS=10log(I/Io)  —  70/10=logI – log10-12  —  7=logI + 12log10  —  7=logI + 12  —  -5=logI  —  I=10-5W/m2

120dB  —  120/10=logI + 12log10  —  12=logI + 12  —  logI=0  —  100=I  —  I=1W/m2

Regra de três  —  10-5W/m2 corresponde a 100%  — (1-10-5) corresponderá a X  —  10-5X=102(1-10-5)  —  X=(102-10-3)/10-5

X=107-102  —  X=9.999.900%  R- D

10- a) Poderia ser de 70dB a 90dB, que são valores um pouco menores que o do máximo som musical. Entre 1.000Hz e 4.000Hz que corresponde a faixa de valores de maior sensibilidade do ouvido humano.

b) 50 = 10. log(I/10-12)  —  5 = log(I/10-12)  —  105 = I/10-12  —  I=10-7W/m2..  Sim, confirma.

11- C    

12- A    

13- B    

14- C    

15- (01) Correta      (02) Correta      (04) Correta      (08) Correta      soma=01 + 02 + 04 + 08= 15  

16- D    

17- A    

18- D

19- Considere IA e IV, as intensidades dispersadas por cada uma das radiações azul e vermelha, respectivamente  —   equação fundamental da ondulatória  —  V= λ.f  —  f=V/λ  —  IA=fA4 (I)  —  IV=fV4 (II)  —   dividindo a equação (I) pela (II) — 

Conforme o enunciado:

  

    

R- E

20- Observe a figura ilustrando a situação:

Dados  —  Pmax = 84 Pa  —   r = 10 m  —  ρ = 1,2 kg/m3  —   v = 350 m/s  —  substituindo esses dados na expressão fornecida  —  I=P2max/2 ρV=842/2.(1,2).(350)  —  I=8,4Pa  —  mas a intensidade de uma onda num ponto de uma superfície é a razão entre a potência da fonte (Po) e a área (S) de abrangência (no caso, uma superfície esférica de raio 10m  —  I=Po/S (I)  —  área da superfície esférica de raio r=10m  —  S=4πr2 (II)  —  (II) em (I)  —  I=Po/4πr2  —  Po=4πr2.I=4.π.l02.8,4  —  Po=3.360π W ou

Po= 3,36πkW  —  R- B

21- Se o alto-falante possui potência sonora média constante, então o produto da intensidade sonora a uma dada distância da fonte pela área da superfície esférica com raio igual a esta distância não varia  —  considerando desprezível o efeito das reflexões das ondas sonoras, você tem que 10-3.(4π.62) = I.4π.102  —  I=(36/100).10-3  —  I=0,36.10-6  —  I=0,36mW/m2  —  R- C

 

22- Primeira  —  correta  —  O timbre é uma qualidade sonora que permite distinguir dois sons de mesma altura (mesma freqüência) e mesma intensidade, emitidos por instrumentos diferentes tocando a mesma nota musical ou acorde.

Assim, conseguimos distinguir se a mesma nota musical é emitida por um violão ou por um piano pelo timbre, pois ele difere nos dois instrumentos e nos fornece sensações sonoras diferentes, devido às diferentes composições de harmônicos gerados por cada instrumento. 

Segunda  — correta  —  refere-se à variação da freqüência notada por um observador quando a distância entre ele e uma fonte de ondas está aumentando ou diminuindo.

Na aproximação entre fonte e observador, o mesmo perceberá o som emitido pela fonte mais agudo (maior freqüência, recebe maior número de frentes de onda na unidade de tempo) do que perceberia se fonte e observador estivessem parados. Nesse caso, o comprimento de onda aparente percebido pelo observador será menor que o comprimento da onda emitido pela fonte (observador O1 da figura abaixo).

No afastamento entre fonte e observador, o mesmo perceberá o som emitido pela fonte mais grave (menor freqüência, recebe menor número de frentes de onda na unidade de tempo) do que perceberia se fonte e observador estivessem parados. Nesse caso, o comprimento de onda aparente percebido pelo observador será maior que o comprimento da onda emitido pela fonte (observador O2 da figura acima).

Terceira  —  falsa  —  é pelo timbre (veja a primeira).

Quarta  —  correta  —  a velocidade de propagação das ondas depende do meio em que elas estão se propagando.

R- A.

23- 01. Falsa  —  a única grandeza invariável de uma onda e que independe do meio de propagação é sua frequência.

02. Falsa  —  quando ela se move em direção ao violão a frequência do som percebido aumenta (efeito Dopler).

04. Falsa  —  O timbre é uma qualidade sonora que permite distinguir dois sons de mesma altura (mesma freqüência) e mesma intensidade, emitidos por instrumentos diferentes tocando a mesma nota musical ou acorde

08. Correta  —  Altura do som está relacionada com sua freqüência, ou seja, a altura (tom) é a qualidade do som que permite ao ouvido distinguir um som grave, de baixa frequência, de um som agudo, de alta freqüência  —  se você aumentar a tensão na corda, estará esticando mais o fio aumentando assim sua frequência, tornando-o mais agudo.

16. Correta  —  densidade linear da corda  —  μ=m/ℓ=25.10-3/1=25.10-3kg/m  —  V=√T/μ=√(10/25.10-3  —  V=20m/s

 —  segundo harmônico —  (três nós e dois fusos)  —  2λ/2= ℓ  —   λ=ℓ  —  λ= =1m —  V=λ.f  —  20=1.f  —  f=20Hz.

32. Falsa  —   volume  do som – pode ser apresentado tocando a mesma nota mais baixo e, a seguir, de novo, mais alto, ou seja, usando mais força ou energia ao tocar, sem mudar, contudo, a nota ou a corda  — está relacionado com a energia transportada pela onda que, quanto mais perto da fonte maior volume terá o som e mais afastado da fonte, menor volume  —  dessa maneira, o som emitido, por exemplo, por uma britadeira,  será mais forte para uma pessoa perto da mesma e mais fraco para uma pessoa afastada da mesma.

Corretas: 08 e 16  —  Soma=24.

24-Cada nota musical tem sua frequência característica que é sempre a mesma independente do meio em que está se propagando  —  assim, por exemplo, se um violinista, com o violino afinado,  está emitindo um som ré, de frequência 293,7Hz, este som será emitido em todas as direções e sentidos, e será ouvido por cada espectador com esta frequência (293,7Hz). R- B

 

25- A altura é uma característica do som que nos permite classificá-lo em grave ou agudo  —  essa propriedade do som é caracterizada pela frequência da onda sonora  —  um som com baixa frequência é dito som grave e o som com altas frequências é dito som agudo  —  na linguagem técnica ou musical dizemos que o som grave é baixo e o agudo é alto  —  a frequência está relacionada com a maior ou menor força de tração (que estica) a corda que, por sua vez está relacionada com as diferentes dilatações das cordas ou da madeira  —  R- D.

26- I. Correta  —  reverberação é um fenômeno de prolongamento de um som após o fim de emissão por parte de uma mesma fonte sonora  —  quando o obstáculo refletor do som está um pouco mais afastado, de modo que a som emitido e o som refletido têm um intervalo de tempo menor que 0,1s ocorre o fenômeno da reverberação  —  nesse caso ao receber dois estímulos do mesmo tipo em menos de 0,1s o ouvinte tem a sensação que o som ainda não foi extinto.

II. Falsa  —  veja justificativa da I.

III. Correta  —  eco é uma reflexão de som que chega ao ouvinte pouco tempo depois do som direto  —  um eco verdadeiro é uma única reflexão do som emitido pela fonte, que você ouve instantes após ouvir o som idêntico inicial.

R- D

 

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