|
A Universidade Federal de Lavras (UFLA) é uma universidade pública localizada na cidade de Lavras, Minas Gerais, a 240 km de Belo Horizonte. É gratuita, mantida pela União, recentemente aderiu ao SISU, abandonando assim o tradicional vestibular semestral. Ainda é válido, porém, o ingresso a partir do PAS (Programa de Avaliação Seriada). Além de cursos de graduação a UFLA conta também com cursos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu.
De acordo com o Índices Gerais de Cursos das Instituições (IGC) divulgado pelo MEC, a UFLA possui o 2º melhor índice de qualidade do Brasil e o 1º de Minas Gerais entre as universidade públicas e privadas pesquisadas.
A partir de 2010 a UFLA aderiu integralmente ao SiSU – Sistema de Seleção Unificada do MEC, baseado nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, em substituição ao vestibular. Portanto, as vagas dos cursos de graduação presenciais da Instituição são preenchidas pelos candidatos do SiSU: 60% no primeiro semestre e 100% no segundo semestre. As demais vagas (40% no primeiro semestre) são preenchidas pelos candidatos do Processo Seletivo de Avaliação Seriada – PAS.
O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é um sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação, por meio do qual as instituições públicas de educação superior participantes selecionam novos candidatos exclusivamente pela nota obtida no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). .
O Processo
Seletivo de Avaliação Seriada – PAS, é um processo no qual
o candidato é avaliado em três etapas consecutivas, uma ao final de
cada ano do Ensino Médio. Nas duas primeiras etapas, o candidato
fará provas de múltipla escolha e redação. O conteúdo da
Primeira Etapa corresponde ao conteúdo do primeiro ano do Ensino
Médio; na Segunda Etapa, serão cobrados os conteúdos do primeiro e
do segundo ano do Ensino Médio; e na Terceira Etapa, será adotada a
nota do Enem realizado durante o terceiro ano do Ensino Médio.
QUAIS
AS VANTAGENS DESSE PROCESSO SELETIVO?
Proporcionar um
processo de seleção menos tenso que os processos seletivos
tradicionais; valorizar o conhecimento adquirido pelo aluno tão logo
tenha sido assimilado; oferecer a oportunidade de, no
transcorrer do Ensino Médio, corrigir suas falhas, redirecionar seus
estudos e definir suas aptidões.
O QUE É AVALIADO E COMO SÃO AS
PROVAS?
1ª etapa: programa da 1ª série do Ensino
Médio - Provas objetivas e Redação.
2ª etapa: programas das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio - Provas objetivas e Redação.
3ª etapa: programa de todo o Ensino Médio - Provas do ENEM.
Processo Seletivo de Avaliação Seriada (PAS) – 1ª etapa (Grupo XV - Triênio 2014-2016)
01-(UFLA-MG-014)
Considere uma prateleira, em repouso, de massa m=2 kg, que está dependurada horizontalmente na parede por meio de um cabo, de massa desprezível, como mostra a figura. O cabo está fixo em um dos extremos na parede e, no outro extremo, está fixo no meio da prateleira. Considere: g = 10 m/s2; cos60o=1/2.
A tensão do cabo é:
(A) 2 N (B) 4 N (C) 20 N (D) 40 N
02-(UFLA-MG-014)
Ao acelerar um carro, que está inicialmente com velocidade constante, é comum observar que a cabeça dos
ocupantes do carro sofre um recuo. A explicação para tal fenômeno é dada
(A) pelas Leis de Newton (B) pelo Princípio de Pascal
(C) pelo Teorema do Impulso (D) pelo Princípio de Arquimedes
03-(UFLA-MG-014)
Durante a resolução de um exercício de física, três estudantes encontraram o valor do trabalho realizado por
uma força sobre um corpo se deslocando. Em vez de expressar os resultados em Joules, que é a unidade de trabalho no Sistema Internacional (SI), eles apresentaram seus resultados nas seguintes unidades do SI:
I – Nm2
II – Kgm²/s²
III – Ws
Do ponto de vista dimensional, qual(is) resultado(s) está(ão) correto(s)?
(A) I e II (B) I e III (C) II e III (D) Somente I
04-(UFLA-MG-014)
A condição necessária para a conservação do momento linear de um sistema é que
(A) a energia seja conservada (B) a força resultante externa seja zero
(C) uma das partículas esteja em repouso (D) as forças internas sejam iguais as forças externas
05-(UFLA-MG-014)
Duas crianças estão sobre uma gangorra de massa desprezível. A criança da direita (II) é duas vezes mais pesada do que a criança da esquerda (I). A figura abaixo que representa uma situação de equilíbrio é:
06-(UFLA-MG-014)
Uma pedra foi lançada verticalmente para cima. No momento em que ela está subindo, a
(A) velocidade diminui e a aceleração diminui (B) velocidade diminui e a aceleração aumenta
(C) velocidade é constante e a aceleração diminui (D) velocidade diminui e a aceleração é constante
07-(UFLA-MG-014)
Galileu Galilei afirmou que, desprezando-se a resistência do ar, dois corpos de massas diferentes atingem
simultaneamente o solo, se abandonados de uma mesma altura, ao mesmo instante e com velocidades iniciais iguais a zero. Esse experimento foi confirmado também no satélite da Terra, em 2 de agosto de
1971, quando o astronauta David Scott, comandante da missão Apollo 15, realizou na Lua (onde a atmosfera é praticamente inexistente) uma pequena experiência com um martelo geológico (de massa 1,32 kg) e uma pena de falcão (de massa 0,03 kg).
Do experimento realizado, conclui-se que os dois corpos chegaram ao solo
(A) com a mesma velocidade e mesma energia cinética.
(B) com a mesma velocidade e com energia cinética diferente.
(C) com a mesma energia cinética e com velocidade diferente.
(D) com velocidade diferente e com energia cinética diferente.
08-(UFLA-MG-014)
Um lustre formado por três esferas de vidro é dependurado no teto, como mostrado na figura. As massas
das esferas são 300 g, 200 g e 100 g, respectivamente. Determine a tensão em cada uma das cordas, de massa desprezível.
(A) T1 = 6 N, T2 = 3 N e T3 = 1 N (B) T1 = 1 N, T2 = 6 N e T3 = 3 N
(C) T1 = 3 N, T2 = 1 N e T3 = 6 N (D) T1 = 1 N, T2 = 3 N e T3 = 6 N
09-(UFLA-MG-014)
Duas bolas idênticas são lançadas no mesmo instante e com a mesma velocidade inicial do telhado de um
edifício. Uma bola é atirada em um ângulo de 30° acima da horizontal e a outra é lançada horizontalmente.
Despreze a resistência do ar. Assinale a alternativa CORRETA.
(A) As bolas atingem o solo no mesmo instante e com velocidades iguais
(B) As bolas atingem o solo no mesmo instante e com velocidades diferentes
(C) As bolas atingem o solo em instantes diferentes e com velocidades iguais
(D) As bolas atingem o solo em instantes diferentes e com velocidades diferentes
10-(UFLA-MG-014)
A figura em escala mostra os vetores de deslocamento de uma formiga, que saindo do ponto I, chegou ao
ponto F, após 3 min e 20 s. O módulo do vetor velocidade média do movimento da formiga nesse trajeto foi de:
(A) 0,15 cm/s (B) 0,25 cm/s (C) 0,30 cm/s (D) 0,45m/s