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A Universidade Federal do Amazonas (UFAM) é uma instituição de ensino superior pública brasileira, sendo a maior universidade do estado do Amazonas e uma das principais da Região Norte do Brasil.
A instituição é a única de caráter pública federal existente no Amazonas. O campus principal da universidade situa-se em Manaus, constituindo-se no maior fragmento florestal urbano do Brasil dedicado à uma instituição superior de ensino, além de ser o terceiro no mundo, com 6.700.000 metros quadrados. A Universidade Federal do Amazonas possui, em sua rede de ensino, 109 cursos de graduação, 40 de stricto senso e dezenas no latu sensu, além de 645 grupos de pesquisa.
01-(UFAM-AM-014)
A Ponte Rio Negro, ligando a cidade de Manaus ao município de Iranduba, é a segunda maior
ponte fluvial no mundo, superada apenas pela ponte sobre o rio Orinoco, na Venezuela.
Inaugurada em 24 de outubro de 2011, é a maior ponte fluvial e estaiada do Brasil, com 3,6
quilômetros de extensão. A travessia do rio Negro por meio da ponte trouxe mais mobilidade aos
moradores da capital e do interior. Antes, a travessia do rio Negro era feita com balsa e durava pelo menos 40 minutos, sem contar o tempo de espera na fila. Se a velocidade máxima permitida na ponte é de 60km/ h, e admitindo que um carro atravesse a ponte com a velocidade máxima permitida, o tempo gasto para atravessar os 3,6 quilômetros de extensão é de:
a) 3,6 minutos b) 4,6 minutos c) 5,0 minutos d) 5,6 minutos e) 6,0 minutos
02-(UFAM-AM-014)
Uma bola de futebol com 450 g de massa, inicialmente em repouso, é chutada obliquamente para cima com velocidade inicial de 20m/s. A bola atinge altura máxima de 10m e atinge uma parede
vertical 2s após o chute. Desprezando a resistência do ar, podemos afirmar que a distância do ponto de lançamento da bola até a parede é aproximadamente igual a:
a) 40m b) 28m c) 20m d) 10m e) 14m
03-(UFAM-AM-014)
Um satélite artificial está numa órbita circular a uma altura igual a duas vezes o raio da Terra
acima de sua superfície. Nesta situação, podemos afirmar que a razão entre o peso do
satélite em órbita e seu peso antes do lançamento vale:
a) 1 b) 1/3 c) 1/2 d) 1/4 e) 1/9
04-(UFAM-AM-014)
O alemão Johannes Kepler (1571-1630) foi um dos mais importantes cientistas do seu tempo e
podemos dizer que, sem os seus trabalhos, a Física desenvolvida posteriormente por Isaac
Newton (1642-1727) talvez não existisse. Em 1609, Kepler publicou seu livro Astronomia nova
aitologetos, revelando duas importantíssimas leis relacionadas com o movimento planetário: a lei
das órbitas elípticas e a lei das áreas. A terceira lei do movimento planetário foi publicada no seu
livro Harmonice mundi, publicado em 1619. Na figura a seguir, a área em cinza representa um
sexto da área total da elipse.
Se o planeta que orbita o Sol na figura for a Terra, então podemos afirmar que nosso planeta percorre o trecho de A para B em aproximadamente:
a) 1 mês b) 2 meses c) 3 meses d) 4 meses e) 6 meses
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Querendo determinar a densidade de um líquido desconhecido e possuindo apenas um
dinamômetro (ou balança de mola), certo estudante realizou o seguinte experimento:
colocou o objeto no dinamômetro e a leitura foi de 20 N com o objeto suspenso no ar, 10 N quando
totalmente imerso na água e 13N quando totalmente imerso no líquido de densidade desconhecida. Consultando seu livro de Física, anotou o valor da densidade da água que vale
1,0 g/cm3. Fez os cálculos e encontrou para a densidade do líquido desconhecido o valor de:
a) 1,3g/cm3 b) 0,9 g/cm3 c) 0,8g/cm3 d) 0,7 g/cm3 e) 0,6 g/cm3
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Enquanto mantém um espelho plano quadrado com 20 cm de lado na vertical, uma jovem observa
que o espalho permite que veja exatamente a imagem de uma árvore quando o espelho for colocado a 40 cm de seus olhos. Se a distância entre a árvore e o espelho é de 50m, podemos afirmar, com base nestes dados, que a árvore possui um altura de:
a) 10,2m b) 15,5m c) 20,2m d) 25,2m e) 30,5m
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Poucos sabem, mas Nathan Xavier de Albuquerque (1922-2013), que foi empresário e um dos empreendedores mais importantes que o Estado do Amazonas já teve, é o inventor do motor rabeta,
muito popular entre os ribeirinhos por ser bem mais barato que o motor de popa, consumir pouquíssimo combustível e poder ser usado em qualquer filete de água. Considere a seguinte situação: uma canoa, equipada com motor rabeta, se movimenta com a velocidade de 8m/s em sentido contrário ao da propagação das ondas periódicas produzidas pelo vento nas águas de um lago. Se a velocidade de propagação das ondas é de 2m/s, e a distância entre duas cristas sucessivas é de 10m, podemos afirmar que o período de oscilação da canoa em movimento, devido à passagem das ondas, é de:
a) 1s b) 2s c) 5s d) 8s e) 10
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Considere a situação na qual uma pessoa, diante de um espelho esférico com 1,00m de raio. Estamos habituados a utilizar espelhos planos.
No entanto, em algumas situações a utilização de espelhos esféricos se faz necessária, como
naquelas nas quais o objetivo é ampliar a imagem refletida ou aumentar o campo visual fornecido por um espelho plano de determinado tamanho como nos retrovisores das motocicletas de
curvatura, vê a imagem de seu rosto ampliada duas vezes. Podemos afirmar que o espelho
esférico utilizado é do tipo..I.. e o rosto dessa pessoa está a uma distância de ..II.. do espelho.
Escolha a alternativa que completa as lacunas do texto:
a) I: côncavo II: + 50cm b) I: convexo II: + 25cm c) I: convexo II: + 50cm
d) I: côncavo II: + 25cm e) I: côncavo II: + 75cm
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Numa atividade experimental no Laboratório de Eletricidade, a professora usando uma luva de
material isolante, coloca duas esferas metálicas, A e B, com raios RA=R e RB=2R e cargas QA=+e e QB=-e em contato. Após atingirem o equilíbrio eletrostático, as novas cargas das esferas metálicas A e B passam a valer, respectivamente:
a) − 2Q/ 3 e –Q/ 3 b) –Q/ 3 e − 2Q/ 3 c) –Q/ 2 e –Q/ 2 d) −3Q/ 4 e –Q/ 4 e) + 2Q/ 3 e –Q/ 3
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Em 1827, o físico alemão Georg Simon Ohm (1789-1854) realizou inúmeras experiências com
diversos tipos de condutores. Aplicando sobre eles várias intensidades de voltagens, Ohm
percebeu que a relação entre diferença de potencial aplicada (V ) e corrente elétrica ( i ) se
mantinha sempre constante. Esse valor constante é a resistência elétrica ( R ) do condutor e a
relação ficou conhecida como lei de Ohm. Com o objetivo de comprovar a validade da lei de Ohm,
uma estudante foi ao Laboratório de Eletricidade da escola com dois condutores metálicos A e B
com resistências elétricas RA e RB. Com os valores medidos de tensão e corrente, ela construiu um gráfico obtendo o seguinte resultado:
Podemos afirmar que a estudante, além de constatar a validade da lei de Ohm, comprovou que:
a) RA = 2RB b) RA = RB/3 c) RA = 4RB d) RA = 3RB e) RA = RB