|
A Universidade Estadual de Londrina (UEL) é uma instituição pública de ensino superior, localizada na cidade de Londrina, Paraná. Famosa pela sua qualidade de ensino,é uma das maiores e principais universidades estaduais do Brasil,trazendo estudantes do Brasil inteiro.
A UEL adotou um sistema oficial de cotas para estudantes negros, assim como cotas para candidatos oriundos de escolas públicas, a fim de atender às políticas de apoio social e das minorias. Ele está localizado na cidade de Londrina , a segunda maior cidade do estado e a quarta maior na região sul do país.
Admissões
Os alunos são admitidos por um exame de admissão, também conhecido como vestibular exame, composto por duas etapas: A primeira Fase é composta por 60 questões de múltipla escolha (Química, Matemática,
Física , Geografia , História e Biologia ,Filosofia , Sociologia , História da Arte).
A Segunda Fase é composta por até 40 questões objetivas relacionadas com a sua escolha de carreira (20 questões sobre cada tema escolhido pelo curso), 20 questões relacionadas à língua e literatura Português e brasileira, 10 questões relacionadas a uma língua estrangeira (Inglês, Francês ou espanhol) e uma composição.
A Universidade Estadual de Londrina (UEL) é a terceira melhor universidade do Paraná, conforme o Ranking Universitário, realizado pela Folha de S.Paulo.
01-(UEL-PR-014)
01-Em uma prova de atletismo, um corredor, que participa da prova de 100 m rasos, parte do repouso, corre com aceleração constante nos primeiros 50 m e depois mantém a velocidade constante até o final da prova.
Sabendo que a prova foi completada em 10 s, calcule o valor da aceleração, da velocidade atingida
pelo atleta no final da primeira metade da prova e dos intervalos de tempo de cada percurso.
Apresente os cálculos.
02-(UEL-PR-014)
Analise as figuras a seguir.
Uma partícula 1 com massa M, inicialmente em repouso, que está a uma altura de h = 1, 25 m, desliza sem atrito por uma calha, como esquematizado na Figura 1. Essa partícula colide elasticamente com
a partícula 2 com massa m, inicialmente em repouso. Após a colisão, a velocidade horizontal final da partícula 1 é V1f = 4,5 m/s.
Utilizando a aceleração da gravidade g = 10 m/s2, calcule
a) a velocidade horizontal da partícula 1 antes da colisão.
b) a velocidade horizontal da partícula 2 após a colisão e a altura máxima que ela atinge.
Apresente os cálculos.
03-(UEL-PR-014)
Uma gota de álcool de 10 g, à temperatura de 70 ºC, cai em um reservatório com 1000 litros de água a
33 ºC.
Dados: Calor específico da água: 1,0 cal/g ºC
Dados: Calor específico do álcool: 0,6 cal/g ºC
Dados: Massa específica da água: 1000 kg/m3
a) Calcule a quantidade de calor transferida para a água.
b) Calcule a variação de entropia do reservatório de água. Sabendo que ΔS ≥ 0, o que se pode concluir da entropia da gota de álcool?
Apresente os cálculos.
04-(UEL-PR-014)
No circuito a seguir, sabe-se que ε1 = 2ε2 e que ambas são forças eletromotrizes (fem) ideais.
a) Determine a diferença de potencial entre os pontos a e b pelo ramo da direita do circuito.
b) Determine o valor da corrente i.
Apresente os cálculos.