|
RESOLUÇÕES
01- Trata-se de uma onda periódica e o período T corresponde ao tempo que ela demora para percorrer
um comprimento de onda 1λ e, veja na figura acima que em 5s ela percorre aproximadamente 7λ.
Regra de três --- 5s - 7λ --- T s - 1λ --- 7λT=5λ --- T=5/7s.
A frequência f é o inverso do período --- f=1/T=7/5Hz(rps) e, como o exercício quer em rpm basta multiplicar por 60 --- f=(7/5)x60=420/5 --- f=84rpm.
R- C
02- A=1 600 000 = 1,6.106 km2 = 1,6.106.106=1,6.1012 m2.
R- B
03- VA=2πr/T --- VB=2π.2r/T=4πr/T --- observe na figura que o período T (tempo que demora para efetuar uma volta completa) é o mesmo para A e para B --- VB/VA=(4πr/T)/2πr/T=4πr/TxT/2πr ---
VB/VA=2.
acA=VA2r --- acB=(2VA)2/2r= 4VA2/2r --- acB/acA= 4VA2/2r/VA2/r = 2.
R- E
04- Fx/A = Fy/2A = FZ/4A --- Fx/A = FZ/4A --- 4FX = FZ --- FZ/FX = 4.
R- B
05- Força F devido à pressão atmosférica --- Patm=F/S --- 105=F/5.10-3 --- F=500N.
Peso do êmbolo --- P=mg=5.10-1.10=5N.
Força devido ao gás --- Fg=? --- estando o êmbolo em repouso --- F + P = Fg --- 500 + 5 = Fg ---
Fg=505N.
Pressão devido ao gás --- Pg=Fg/S=505/5.10-3 --- Pg=101.103=101kPa.
R- E
06- Teoria:
Refração – fenômeno que ocorre quando a onda muda seu meio de propagação.
Considere duas cordas de diferentes densidades lineares (μ=m/L), unidas, e o sistema preso numa parede com uma das extremidades fixas.
Vamos considerar três casos:
1o- A densidade linear (m) das cordas é a mesma, ou seja, μ1=μ2.
Quando o pulso passa de uma corda para a outra, toda energia é transmitida , não ocorrerá reflexão e a onda continua como se estivesse no mesmo meio, mantendo todas suas características (freqüência, amplitude, velocidade e comprimento de onda).
2o – A densidade linear da primeira corda (μ1) é maior do que a da segunda (μ2), ou seja,μ1> μ2.
Quando o pulso chega ao ponto de junção das cordas, ocorre ao mesmo tempo refração e reflexão. Esse ponto funciona como uma extremidade livre e o pulso refletido retorna sem inversão de fase. O pulso refratado tem sempre a mesma fase do incidente.
Parte da energia do pulso incidente é transmitida ao pulso refratado e parte ao pulso refletido, diminuindo assim a amplitude desses dois pulsos, ou seja, A>A1 e A>A2.
A força de tração nas duas cordas é a mesma e a velocidade em cada corda é fornecida por V=√T/μ. Observe nessa expressão que a velocidade V é inversamente proporcional à densidade linear μ, assim, a velocidade da onda na corda mais densa “mais pesada” é menor do que a velocidade na corda menos densa “mais leve”. Então, V2>V1.
A freqüência f é a mesma nas duas cordas, pois a fonte é a mesma.
V=λf --- f=V/λ --- f=V1/λ1 e f=V2/λ2 --- V1/λ1= V2/λ2. Observe que, quanto maior a velocidade V maior o comprimento de onda λ. Portanto o comprimento de onda da corda menos densa é maior que o da corda mais densa.
3o - A densidade linear da primeira corda (μ1) é menor <do que a da segunda (μ2), ou seja, m1 μ1< μ2.
Quando o pulso chega ao ponto de junção das cordas, ocorre ao mesmo tempo refração e reflexão. Esse ponto funciona como uma extremidade fixa e o pulso refletido retorna com inversão de fase. O pulso refratado tem sempre a mesma fase do incidente.
Parte da energia do pulso incidente é transmitida ao pulso refratado e parte ao pulso refletido, diminuindo assim a amplitude desses dois pulsos, ou seja, A>A1 e A>A2.
A freqüência (f) desses dois pulsos é a mesma, pois a fonte é a mesma. V1>V2 e λ1>λ2
R- C
07- Teoria:
Câmara escura de orifício
Semelhança de triângulos --- i/O=d/D --- observe que objeto e imagem trocam cima por baixo e direita pela esquerda.
Se o orifício da câmara for aumentado a nitidez da imagem diminui e sua luminosidade aumenta.
R- B
08- R- C
09- Índice de refração de um dado meio --- n=c (velocidade da luz no vácuo / velocidade da luz no meio --- como ambas as grandezas possuem a mesma velocidade, elas se cancelam.
R- A
10-
C/5 = (87,8 – 32)/9 --- C/5 = 55,8/9 --- 9C=279 --- C=31oC.
R- B
11- Enunciado do princípio de Arquimedes:
“Todo corpo total ou parcialmente mergulhado num líquido em equilíbrio, recebe uma força de direção vertical e sentido para cima denominada de Empuxo, cuja intensidade é igual ao peso do volume de líquido deslocado“
R- C
12- Vermelho reflete difusamente vermelho, branco reflete o vermelho e o azul absorve o vermelho e você enxerga o preto.
R- E
13- Veja a sequência abaixo:
R-D
14- Utilizando a regra da mão esquerda, indicador (campo magnético) penetrando na folha, médio (velocidade) vertical e para cima, o polegar indicará a força sobre o próton (carga positiva) para a esquerda (1 ou 2).
Sendo o elétron carga negativa a força sobre ele estará em sentido contrário ao do próton e será para a direita (4 ou 5).
Quando a radiação gama passa por um campo magnético ela não sofre desvio, pois não são partículas eletrizadas, mas sim radiações eletromagnéticas --- assim essa radiação colide na posição 3.
Como o próton e o elétron penetram com a mesma velocidade e a massa do próton é muito maior que a massa do elétron, o próton sofre menor desvio atingindo a posição 1 e o elétron de menor massa, é mais desviado e atingre a posição 5.
R- E.