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RESOLUÇÕES
01- a) Para o portão abrir totalmente ele deve girar um ângulo ∆θ=90o=π/2 rad --- W=∆θ/∆t=(π/2)/∆t --- ∆t=π/2W.
b) Função horária do MUV --- S=So + Vot + at2/2 --- D= 0 + 0 + at2/2 --- D=a.(π/2W)2/2 --- D=a.(π2/4W2)/2 ---
D= π2a/8W2 --- a= 8W2D/π2.
02- a) Falsa --- no instante t=4,00s a partícula encontra-se em repouso no marco x=15,0m.
b) Correta --- Vm=(x – xo)/(t - to)=(0 – 25)/(11 – 10)=-25m/s.
c) Falsa --- a partícula encontra-se em repouso no marco (posição) x=25m.
d) Falsa --- ∆x=(x – xo)=(0 – 0)=0.
R- B.
03- Se você não domina a teoria localize-a em fisicaevestibular.com.br- Mecânica- Cinemática- Lançamento Oblíquo.
a) Falsa --- tem o mesmo módulo (intensidade) que mas, como é tangente à trajetória em cada ponto, muda a direção e sentido.
b) Falsa --- é metade do tempo que a partícula demora para ir do instante t0 ao instante t2.
c) Correta --- a componente horizontal da partícula é constante e tem intensidade Vox.
d) Falsa --- a componente vertical da velocidade é nula, mas existe aí a componente horizontal que é constante e de intensidade Vo.
R- C.
04- Sendo qualquer tipo de força dissipativa desprezado, você pode utilizar o teorema da conservação da energia mecânica --- Emi=Emf=mgh + mVf2/2=0,2.10.0,5=1J --- essa energia mecânica inicial corresponde à energia potencial
elástica armazenada pela mola na situação de compressão (inicial) de valor Epe=k.x2/2=k.(0,2)2/2=0,02,k=Emi --- 0,02k=1 ---
K=1/0,02=50 N/m --- R- D.
05- Como não há atrito entre o bloco A e a mesa e os blocos se movem sem deslizamento de um em relação ao outro, eles possuem a mesma aceleração em relação à mesa --- se o bloco B acompanha o bloco A é porque existe força de
atrito entre eles --- devido ao atrito o bloco A “puxa” com força de atrito o bloco B para a direita e, pelo princípio da ação e reação o bloco B reage sobre o A com força de mesma intensidade, mesma direção, mas sentido contrário - --- essa força é a força resultante sobre o bloco B --- R- A.
06- Leia atentamente a teoria a seguir:
Segunda lei de Kepler (lei das áreas)
“ O segmento de reta imaginário que une o centro do Sol ao centro do planeta descreve áreas proporcionais aos tempos gastos para percorrê-las”
Sejam:
Ax--- área entre 1,2 e o Sol --- Ay --- área entre 3, 4 e o Sol --- ∆tx--- tempo que o planeta demora para ir de 1 a 2 ---
∆tx --- tempo que o planeta demora para ir de 3 a 4 --- pela lei das áreas de Kepler --- Ax/∆tx ~ Ay/∆ty --- essa constante K depende do planeta e recebe o nome de velocidade areolar.
Observe na expressão acima que, quando Ax=Ay, ∆tx=∆ty, ou seja, para o arco maior 34, ser percorrido no mesmo
intervalo de tempo que o arco menor12, a velocidade em 3,4 (mais perto do Sol - periélio) deve ser maior que a velocidade em 1,2 (mais afastado do Sol – afélio).
Portanto os planetas aceleram do afélio para o periélio e retardam do periélio para o afélio. Ainda, de acordo com essa lei, se as órbitas forem circulares a velocidade de translação será constante e se a órbita do planeta tiver raio R e seu período de translação for T, sua velocidade areolar (constante K) será dada por: K=A/∆t =πR2/T.
R- B.
07- Leia a teoria abaixo:
Associação de polias ou roldanas
a) Uma polia fixa e outra móvel
A polia de cima, fixa, não interfere no valor da força aplicada pela pessoa, serve apenas para sua comodidade, levantando o bloco ao puxar o fio para baixo.
A polia de baixo, móvel, reduz à metade a força aplicada pela pessoa (metade do peso do bloco). Lembre-se de que, se a pessoa puxar o fio de uma distancia d, o bloco subirá d/2.
b) Uma polia fixa e várias polias móveis (talha exponencial)
Na figura abaixo, onde temos 3 polias móveis e uma fixa, o bloco de peso P é mantido em equilíbrio pela pessoa. Observe que
a força que a pessoas aplica tem intensidade 8 vezes menor que o peso do bloco e que cada polia móvel reduz pela metade a força aplicada nela. Esse tipo de associação é chamado de talha exponencial e a força exercida pela pessoa, se tivermos n polias móveis, corresponde a 2n do peso do bloco com n=1,2,3... .
Assim, se o bloco da figura acima tiver peso de 80N, a pessoa deve fazer uma força de apenas 10N para mantê-lo em equilíbrio, mas, se ele puxar a corda de 1m, o bloco subirá apenas 0,125m (8 vezes menor).
Observe na figura do exercício que existem duas polias móveis --- F=P/22=P/4 --- R- D.
08- Trata-se de uma alavanca interfixa – o apoio está entre a força potente e a força resistente --- observe a alavanca
interfixa acima --- havendo equilíbrio, a soma dos momentos das forças em relação ao apoio deve ser nula --- Fo.2x=Fr.x --- Fr/Fo=2x/x --- Fr=2Fp --- observe que quanto maior for o braço potente, maior será a vantagem mecânica, ou seja, maior será a força transmitida --- R- A.
09- Peso do submarino sem lastro --- Ps=ms.g=13.105.10=13.106N --- empuxo com o submarino totalmente imerso --- E=dágua.Vs.g=103.15.102.10=15.106N --- peso do volume V’ de água (lastro) que o submarino deve receber para que fique totalmente imerso e em equilíbrio --- P’=dágua.V’.g=103.V’.10=104V’ --- como ele está em equilíbrio a
intensidade da força resultante sobre ele deve ser nula --- E = Ps + P’ --- 15.106 = 13.106 + 104V’ --- V’=2.106/104=
2.102m3=200m3 --- R- B.
10- Leia a teoria abaixo:
Movimento acelerado e movimento retardado
Movimento progressivo – velocidade positiva e o deslocamento é no sentido dos marcos crescentes
Movimento retrógrado – velocidade negativa e o deslocamento é no sentido dos marcos decrescentes
Para um movimento acelerado existem duas possibilidades:
Primeira possibilidade: movimento progressivo com a velocidade aumentando em intensidade (módulo) --- Exemplo numérico:
am=(10 – 5)/(2 – 0) --- am=2,5m/s2 (am>0) --- este é um movimento progressivo (a favor dos marcos crescentes) e acelerado, ou seja, am>0 e V>0
Segunda possibilidade: movimento retrógrado com a velocidade aumentando em intensidade (módulo)
Movimento retrógrado – velocidade negativa --- am=(-10 –(-5))/(2 – 0) --- am=-2,5m/s2 --- (am<0) --- este é um movimento retrógrado (a favor dos marcos decrescentes) e acelerado, ou seja, am<0 e V<0.
Observe, pelos dois casos, que um movimento é acelerado sempre que velocidade e aceleração têm o mesmo sinal, ou seja, ambas são positivas ou ambas são negativas.
Para um movimento retardado existem duas possibilidades:
Primeira possibilidade: movimento progressivo com a velocidade diminuindo em intensidade (módulo) --- Exemplo numérico:
am=(5 – 10)/(2 – 0) --- am=-2,5m/s2 (am<0) --- este é um movimento progressivo (a favor dos marcos crescentes) e retardado, ou seja, am<0 e V>0
Segunda possibilidade: movimento retrógrado com a velocidade diminuindo em intensidade (módulo)
Movimento retrógrado – velocidade negativa --- am=(-5 –(-10))/(2 – 0) --- am=+2,5m/s2 --- (am>0) --- este é um movimento retrógrado (a favor dos marcos decrescentes) e acelerado, ou seja, am>0 e V<0.
Observe, pelos dois casos, que um movimento é retardado sempre que velocidade e aceleração têm sinais opostos, ou seja, quando um é positivo o outro é negativo e vice-versa.
R- C.
11- Se você não domina a teoria, a seguir estão algumas informações úteis e dicas:
Quando corpos se movimentam num fluido (ar ou água), além do peso que é constante surge também uma força, contrária ao movimento, que chamamos de força de resistência do ar (), que depende da velocidade do corpo, de sua forma e da área de secção transversal em relação à direção do movimento nesse meio.
Assim, sobre um pára-quedista no ar, surgem sempre na direção do movimento (vertical), duas forças: seu peso () que é sempre constante, para baixo e a força de resistência do ar (), que é variável e sempre para cima.
Sem pára-quedas ele deve manter sempre o corpo na horizontal para aumentar a resistência do ar.
No início da queda, quando a velocidade vertical é nula, = e sobre ele age apenas a força peso, acelerando-o para baixo (figura 1).
A partir daí, sendo > ele cai acelerando e sua velocidade vai aumentando e também, pois quanto maior a velocidade maior será (figura 2).
Chega um momento em que a intensidade de fica igual à intensidade da força peso e ele entra em equilíbrio dinâmico (força resultante nula ) e sua velocidade vertical nesse instante é chamada velocidade terminal ou velocidade limite (que permanece a mesma até ele abrir o pára-quedas). Essa é a primeira velocidade limite de valor aproximadamente 200km/h (figura 3).
Quando ele abre o pára-quedas, a área de contato com o ar aumenta, aumentando também a força de resistência do ar que fica maior que o peso (figura 4).
Como, agora, > ele desacelera diminuindo até que novamente eles se igualem = e o pára-quedista começa a cair novamente com velocidade constante (figura 5).
Essa segunda velocidade limite que é a velocidade com que ele chega ao solo e que vale aproximadamente 22km/h, é baixa o suficiente para que ele não sofra danos, quando treinado.
A variação da velocidade dessa queda em função do tempo está representada no gráfico abaixo.
Para velocidades compreendidas aproximadamente entre 86km/h e 1200km/h a intensidade da força de resistência do ar é fornecida pela expressão:
Fr --- força de resistência do ar
V --- velocidade do corpo em relação ao ar
K --- coeficiente (constante de proporcionalidade) que depende da densidade do ar, forma do corpo (área frontal em contato com o ar) e da aerodinâmica do corpo.
Para velocidades inferiores a 86km/h a intensidade de é dada pela expressão:
R- A.
12- Supondo o sistema conservative, pelo teorema da conservação da energia mecânica e com o nível zero da altura em
C --- EmA = EmC --- mgL=mVc2/2 --- VC2=2gL --- no ponto C a intensidade da força resultante centrípeta vale --- Fc=
mVc2/L --- Fc=m.(2gL)/L=2mg --- mas, Fc=T – P --- 2mg = T – mg --- T = 3mg --- R- A.
13- Toda transformação cíclica deve obedecer às seguintes condições:
Como as temperaturas final e inicial são coincidentes (Ti=Tf), a variação de energia interna (ΔU) é nula --- ΔU=0
ΔU=Q – W --- 0=Q – W --- Qciclo=Wciclo (a quantidade de calor trocada com o meio externo é igual ao trabalho realizado na transformação)
Em toda transformação cíclica representada no diagrama PxV, o trabalho realizado é fornecido pela área do ciclo.
Se o ciclo é realizado no sentido horário, o trabalho é positivo.
Se o ciclo é realizado no sentido anti-horário, o trabalho é negativo.
O trabalho realizado é obtido pela área do ciclo (triângulo) --- W=bxh/2=(10 – 2).(10 – 2)/2=64/2=32J (positivo-ciclo no sentido horário) --- R- C.
14- O impulso da força entre 0 e 4s é fornecido pela área do trapézio --- I=(B + b).h/2=(4 + 2).2/2 --- I=6N.s ---
teorema do impulso --- “ o impulso da força F é igual à variação da quantidade de movimento num dado intervalo de tempo” --- I=∆Q=m∆V=m(V – Vo)=2(V – 15) --- 6=2V – 30 --- 2V=24 --- V=12m/s --- R- D.
15- Nesse caso o objeto deve estar entre o foco F e o vértice V ou entre o foco F e o espelho que deve ser côncavo.
A imagem terá:
Natureza – virtual (obtida na interseção do prolongamento dos raios de luz ) – não pode ser projetada, fotografada, etc.
Localização – atrás do espelho
Tamanho – maior que o do objeto
Orientação – direita em relação ao objeto
.Utilidades: são empregados com freqüência quando se deseja obter uma imagem virtual e ampliada de um objeto, como é o caso dos espelhos de barbear, toalete, de dentista, espelho de otorrinolaringologia, etc.
R- B.
16- A velocidade máxima do MHS é fornecida por Vmáx=WA --- W=2π/T --- T=2π√(m/k) --- W=2π/2π√(m/k) ---
W=√(k/m) --- Vmáx=WA=A.√(k/m) --- R- C.
17- Na primeira figura foram colocadas as forças --- na segunda figura a tensão T foi decomposta em suas parcelas
horizontal e vertical --- na terceira figura, estando o sistema em equilíbrio a força resultante é nula --- na vertical ---
Tsenθ=m2g --- T=m2g/senθ (I) --- na horizontal --- Fat=Tcosθ (II) --- (I) em (II) --- Fat=(m2g/senθ).cosθ --- Fat=
m2gx1/tgθ --- Fat=m2g/tgθ --- R- D.
18- Peso do transatlântico --- P=mg=1,2.108.10=12.108N --- para que ele flutue sem tocar o fundo sua altura h deve ser tal que --- V=b,L,h=300.40.h=12,103h --- empuxo --- E=dágua.V.g.=103.12.103h.10=12.107h --- como ele deve
estar flutuando (em equilíbrio) --- E = P --- 12.107h=12.108 --- h=12.108/12.107 --- h=10m --- R- A.
19- O período de um pêndulo simples é fornecido pela expressão --- T=2π√(ℓ/g) --- observe na expressão que ele não depende da massa que está diminuindo, dependendo apenas do comprimento da corda (ℓ) e do local (g) que permanecem os mesmos --- assim, o período T não varia --- já a energia mecânica que depende da massa (Em=mv2/2 + mgh) diminui porque a massa está diminuindo --- R- B.
20- Todas são falsas --- veja fisicaevestibular.com.br --- Física Térmica – Segundo Princípio da Termodinâmica ---
R- C.
21- O peso da esfera é o mesmo, pois seu coeficiente de dilatação volumétrica não varia e ela possui, independente da temperatura, a mesma densidade e consequentemente o mesmo peso --- já o empuxo varia de acordo com a variação da densidade da água que aumenta de zero até 4oC e a partir daí diminui --- R- A.