|
A Universidade Federal de Viçosa (UFV) é uma universidade pública brasileira, com sua sede localizada na cidade de Viçosa, no estado de Minas Gerais. É um centro reconhecido principalmente pelas ciências agrárias e ciências exatas, reconhecida pelo MEC como a 7ª melhor universidade do Brasil baseando-se na prova do ENADE de 2009.
O ingresso na Universidade Federal de Viçosa pode ocorrer das seguintes formas:
· SiSU: Sistema de Seleção Unificada, através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
· PASES: Programa de Acesso Seriado ao Ensino Superior (PASES), é uma forma de ingresso onde o candidato faz uma série de três provas durante os três anos do ensino médio. É realizado pela mesma comissão do vestibular e nas mesmas cidades mas com conteúdo especifíco para cada ano do ensino médio, exceto a última prova (PASES 3) que é a mesma do Vestibular normal.
· Transferência Facultativa: alunos de outras instituições de Ensino Superior podem fazer uma prova, também promovida pela COPEVE, para transferir-se para a Universidade Federal de Viçosa aproveitando matérias já cursadas em sua outra instituição. É o processo seletivo mais difícil de ingresso na UFV devido a prova de máterias específicas e o baixo número de vagas.
· Intercâmbio: alunos de outros países podem ingressar na UFV através de contratos e acordos promovidos com embaixadas internacionais, sendo estes alunos transferidos de universidades de seu país de origem ou não, e tendo sido aprovados no processo seletivo de seu país de origem.
A UFV reserva 20% das vagas de cada curso para o Pases; os 80% restantes são preenchidos pelo SiSU.
01-(UFV-MG-013)
A figura ao lado ilustra um automóvel parado num estacionamento, com sua frente voltada para o portão de saída, que funciona por controle remoto. O motorista, ao dar partida no veículo, aciona no mesmo instante o controle remoto do portão, que passa a abrir-se, girando em torno de seu eixo com velocidade angular constante W.
O automóvel, que se encontra à distância D do portão, move-se com aceleração constante de módulo a após a partida, atingindo a saída no mesmo instante em que o portão atinge sua abertura total.
A partir dos dados e informações acima, faça o que se pede:
a) Expresse, em termos de W, o tempo gasto pelo portão para se abrir totalmente.
b) Expresse a aceleração do automóvel em termos de W e D.
02-(UFV-MG-013)
O gráfico a seguir ilustra como varia a posição em função do tempo de uma partícula em um movimento retilíneo.
Sobre o movimento da partícula, é CORRETO afirmar:
a) A velocidade instantânea da partícula no instante t = 4,00 s é igual a +5,00 m/s.
b) A velocidade média da partícula entre os instantes t = 10,0 s e t = 11,0 s é igual a -25,0 m/s.
c) Entre os instantes t = 8,00 s e t = 10,0 s a velocidade média da partícula é igual a +12,0 m/s.
d) O módulo do deslocamento da partícula entre os instantes t = 0 s e t =11,00 s é igual a 25,0 m
03-(UFV-MG-013)
Uma partícula é lançada do alto de um prédio com uma velocidade inicial de módulo igual a. Como ilustrado na
figura, os instantes to, t1 e t3 correspondem, respectivamente, ao instante em que a partícula é lançada, ao instante em que a partícula atinge a altura máxima e ao instante imediatamente antes da partícula atingir o solo.
Desprezando qualquer tipo de força dissipativa, é CORRETO afirmar:
a) O vetor velocidade da partícula no instante t2 é igual a .
b) O tempo que a partícula leva para ir do instante to ao instante t1 é igual à metade do tempo que a partícula leva para ir do instante to ao instante t3.
c) A componente horizontal da velocidade da partícula possui o mesmo módulo em todos os instantes de tempo ilustrados na figura.
d) O módulo da velocidade da partícula no instante t1 é nulo.
04-(UFV-MG-013)
Uma mola ideal de constante elástica k encontra-se disposta verticalmente. A extremidade inferior da mola está presa a uma mesa horizontal e em sua extremidade superior há um pequeno bloco de 0,200 kg mantido em repouso pela mão
de uma pessoa. Nessa posição inicial, a mola encontra-se comprimida 0,200 m em relação ao seu comprimento original. Quando a pessoa solta o bloco, esse é projetado verticalmente para cima desprendendo-se completamente da mola, atingindo uma altura máxima de 0,500 m a partir da posição da qual foi solto. Considerando que o módulo da aceleração gravitacional local é 10,0 m/s2 e desprezando-se qualquer tipo de força dissipativa, é CORRETO afirmar que a constante elástica da mola vale:
a) 20,0 N/m b) 40,0 N/m c) 25,0 N/m d) 50,0 N/m
05-(UFV-MG-013)
Sabe-se, pela 2ª Lei de Newton, que, quando sujeito a uma resultante de forças externas, um sistema tem um
movimento dotado de aceleração. Assim sendo, considere a situação ilustrada abaixo, na qual um sistema constituído
de dois blocos, A e B, move-se sem que um bloco deslize em relação ao outro. O bloco B está apoiado no bloco A que, por sua vez, é puxado sobre uma mesa horizontal por uma força externa. Não há atrito entre o bloco A e a mesa.
Em relação a essa situação, é CORRETO afirmar:
a) O bloco B tem aceleração em relação à mesa, pois sobre ele atua uma força resultante, decorrente do atrito entre ele e o bloco A.
b) O bloco B tem velocidade constante em relação à mesa, pois sobre ele atua uma força resultante, decorrente do atrito entre ele e o bloco A.
c) O bloco A tem velocidade constante em relação à mesa, pois a força resultante de atrito entre ele e o bloco B anula a força externa.
d) O bloco A tem aceleração em relação à mesa, pois sobre ele atua uma força resultante cujo módulo é o mesmo da força externa .
06-(UFV-MG-013)
A figura abaixo ilustra a órbita elíptica de um planeta em torno do Sol, sendo X e Y as áreas descritas por uma linha imaginária que liga o planeta ao Sol.
Sabendo-se que, de acordo com a 2ª Lei de Kepler (Lei das Áreas), a linha que une o Sol ao planeta descreve áreas iguais em tempos iguais, é CORRETO afirmar que a velocidade escalar média do planeta entre os pontos 3 e 4 da figura é:
a) menor que sua velocidade escalar média entre os pontos 1 e 2, quaisquer que sejam as áreas X e Y.
b) menor que sua velocidade escalar média entre os pontos 1 e 2, se forem iguais as áreas X e Y.
c) igual a sua velocidade escalar média entre os pontos 1 e 2, quaisquer que sejam as áreas X e Y.
d) igual a sua velocidade escalar média entre os pontos 1 e 2, se forem iguais as áreas X e Y.
07-(UFV-MG-013)
As três figuras abaixo apresentam um mesmo bloco de peso de módulo P suspenso por roldana(s). As roldanas e as
cordas ilustradas têm massas desprezíveis e o equilíbrio estático é mantido, em cada caso, por um homem que exerce uma força de módulo F na extremidade livre da corda.
Com base nas observações das duas primeiras situações de equilíbrio, é CORRETO afirmar que, na terceira
situação, o módulo da força F exercida pelo homem é:
a) P b) P/2 c) P/3 d) P/4
08-(UFV-MG-013)
“Dê-me uma alavanca e um ponto de apoio que levantarei o mundo”. Essa célebre frase proferida pelo filósofo grego Arquimedes sintetiza bem a importância das alavancas, base do funcionamento de inúmeros utensílios, máquinas, e até mesmo de membros de nosso corpo.
A figura abaixo ilustra uma alavanca, chamada interfixa devido ao fato de o ponto de apoio O se encontrar entre o ponto B, de aplicação da força potente , e o ponto A, de aplicação da força resistente . Sabe-se que, na situação de equilíbrio rotacional, o produto do módulo da força potente pela distância BO é igual ao produto do módulo da força resistente pela distância .
Um exemplo típico desse tipo de alavanca é o alicate de cortar fio, ilustrado abaixo.
Sendo F o módulo da força potente aplicada ao longo da direção assinalada, o correspondente módulo da força resistente do fio ao corte será:
a) 2F b) 4F c) F/4 d) F/2
09-(UFV-MG-013)
Para poder emergir e submergir (afundar), um submarino utiliza tanques de lastro. Esses tanques ficam vazios quando o submarino está na superfície da água e se enchem de água do mar, de modo a permitir sua submersão. As figuras A, B e
C ilustram, respectivamente, situações em que um submarino encontra-se na superfície, submergindo e totalmente
submerso. Sabendo que a água do mar tem densidade de aproximadamente 1000 kg/m3, que o volume de um submarino é de 1500 m3 e que sua massa (sem lastro) é de 1300 ton (toneladas), o volume de água necessário para que o submarino permaneça totalmente submerso e em equilíbrio é igual a:
a) 300 m3 b) 200 m3 c) 500 m3 d) 100 m3
10-(UFV-MG-013)
Dois pequenos objetos, A e B, movem-se em linha reta em uma superfície plana e horizontal, com as velocidades indicadas na figura abaixo e com aceleração negativa de módulo igual a 5 m/s2.
Considerando o sistema de referência indicado na mesma figura, é CORRETO afirmar que os movimentos dos objetos A e B são, respectivamente:
a) desacelerado e acelerado. b) desacelerado e desacelerado.
c) acelerado e desacelerado. d) acelerado e acelerado.
11-(UFV-MG-013)
Um pára-quedista salta de uma altura H. O gráfico abaixo relaciona o módulo de sua velocidade vertical com o tempo.
Os instantes t = 0 s, t = 40 s e t = 70 s correspondem, respectivamente, aos instantes do salto, de abertura do pára-
quedas e do contato com o solo.
É CORRETO afirmar, então, que entre os instantes:
a) t = 20 s e t = 40 s, a força resultante sobre o pára-quedista é nula.
b) t = 0 s e t = 20 s, há uma força resultante para cima atuando no pára-quedista.
c) t = 40 s e t = 50 s, há uma força resultante para baixo atuando no pára-quedista.
d) t = 0 s e t = 70 s, o pára-quedista sempre esteve sujeito a uma força resultante.
12-(UFV-MG-013)
Uma pequena esfera de massa m é mantida em repouso na extremidade de uma corda de comprimento L, de massa desprezível e inextensível, esticada horizontalmente e presa no ponto b, conforme indicado na figura abaixo.
A esfera é solta e descreve uma trajetória semicircular passando pelo ponto c. Sendo g o módulo da aceleração da gravidade e desconsiderando qualquer força de atrito, é CORRETO afirmar que o valor do módulo da força de tração
que atua sobre a esfera quando esta passa pelo ponto c é:
a) 3mg b) 2mg c) mg d) 4mg
13-(UFV-MG-013)
O gráfico abaixo representa uma transformação cíclica de um gás ideal. É CORRETO afirmar que a quantidade de
calor trocado entre o gás e a sua vizinhança nesse ciclo é:
a) 64 J b) 16 J c) 32 J d) 48 J
14-(UFV-MG-013)
Um objeto que se movimenta na horizontal sofre a ação de uma força resultante, contrária ao seu movimento, cujo
módulo varia no tempo de acordo com o gráfico acima. Se o objeto tem massa m = 2 kg e em t = 0 s sua velocidade é 15 m/s, é CORRETO afirmar que a sua velocidade em t = 4 s é:
a) 11 m/s b) 18 m/s c) 10 m/s d) 12 m/s
15-(UFV-MG-013)
Utilizando-se um espelho esférico, deseja-se obter uma imagem virtual, direta e maior do que um objeto. Para que isso
ocorra é CORRETO afirmar que o objeto deve estar localizado na frente de um espelho:
a) côncavo a uma distância maior que a distância focal deste.
b) côncavo a uma distância menor que a distância focal deste.
c) convexo a uma distância menor que a distância focal deste.
d) convexo a uma distância maior que a distância focal deste.
16-(UFV-MG-013)
Um sistema massa-mola oscila na horizontal de acordo com a equação:
Sendo a mola de constante elástica k e o bloco de massa m, é CORRETO afirmar que o módulo da
velocidade máxima atingida pelo bloco é:
17-(UFV-MG-013)
A figura abaixo mostra um sistema em equilíbrio estático. O bloco de massa M1 está sobre uma mesa e o coeficiente de
atrito estático entre a superfície do bloco e da mesa é µ. O bloco de massa M1 está preso a outro bloco de massa M2 e a uma parede por cordas que não possuem massa e são inextensíveis.
Sendo g o módulo da aceleração gravitacional, é CORRETO afirmar que a força de atrito estático que atua no bloco de massa M1 é:
18-(UFV-MG-013)
As medidas aproximadas do transatlântico Costa Concórdia, que colidiu recentemente com uma pedra são:
massa de 1,2.108kg, comprimento de 300 m, largura de 40 m e altura de 60 m. Supondo que o formato do navio seja o de um paralelepípedo, podemos estimar a profundidade mínima que o mar deve possuir para que o navio possa flutuar livremente. Considerando que o módulo da aceleração gravitacional é 10 m/s2 e a densidade da água do mar como sendo de 1 g/cm3, é CORRETO afirmar que essa profundidade mínima é:
a) 10,0 m b) 50,0 m c) 06,7 m d) 53,3 m
19-(UFV-MG-013)
Um balde contendo água é amarrado na extremidade de uma corda cuja outra extremidade está presa ao teto. O balde é posto para oscilar e o sistema pode ser considerado como um pêndulo simples. No entanto, há um pequeno furo no
fundo do balde e, enquanto o balde oscila, a quantidade de água neste vai diminuindo. Despreze qualquer força de atrito. Sendo T o período e E a energia mecânica do pêndulo, enquanto este oscila, é CORRETO afirmar que:
a) T e E não variam. b) T não varia e E diminui. c) T e E diminuem. d) T diminui e E não varia.
20-(UFV-MG-013)
As afirmativas abaixo comparam o rendimento de duas máquinas térmicas. Analise cada uma das afirmativas,
atribuindo V para as verdadeiras e F para as falsas:
( ) A máquina que tem o maior rendimento é a que produz a maior quantidade de trabalho.
( ) Se as duas máquinas produzem a mesma quantidade de trabalho, a que tem o maior rendimento é a que gastou o menor tempo para produzir tal trabalho.
( ) A máquina que tem o maior rendimento é a que retira a menor quantidade de calor do reservatório quente.
Assinale a sequência CORRETA:
a) F, V, F. b) V, F, V. c) F, F, F. d) V, V, V.
21-(UFV-MG-013)
Uma esfera feita de um material que possui coeficiente de dilatação volumétrica igual a zero flutua parcialmente imersa
em um recipiente com água. A temperatura do sistema água/esfera é diminuída de 10oC a 0oC.
Dos gráficos abaixo, aquele que representa CORRETAMENTE a razão X entre a parte da esfera abaixo do nível da água e a parte da esfera acima do nível da água é: