|
A Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, cujo acrônimo éPUCRS, é uma instituição de ensino superior privada e católica brasileira, com três campi localizados nas cidades de Porto Alegre, Uruguaiana e Viamão. É uma das maiores e mais prestigiadas instituições brasileiras de ensino superior, bem como a maior privada do estado do Rio Grande do Sul e a primeira universidade fundada pela ordem dos Irmãos Maristas no mundo.
A PUCRS possui vinte e duas faculdades em seu Campus Central em Porto Alegre.
No ano de 2011, de acordo com o Índice Geral de Cursos (IGC), utilizado pelo Ministério da Educação brasileiro (MEC) para avaliar a qualidade dos cursos de graduação, mestrado e doutorado no país, a PUCRS foi considerada a melhor universidade privada da Região Sul e a terceira melhor no cenário nacional.
01-(PUC-RS-013)
Uma esteira horizontal despeja minério dentro de um vagão. As pedras de minério saem da esteira com velocidade
horizontal de 8,0m/s e levam 0,60s numa trajetória parabólica até o centro do vagão. Considerando o peso como força resultante atuando em cada pedra e a aceleração da gravidade como 10m/s2, os módulos dos deslocamentos horizontal e vertical, bem como o da velocidade das pedras quando chegam ao vagão são, respectivamente,
A) 6,0m; 6,0m e14m/s B) 6,0m; 4,8m e 14m/s C) 4,8m; 3,6m e 10m/s D) 4,8m; 1,8m e 10m/s
E) 4,8m; 1,8m e 6,0m/s
02-(PUC-RS-013)
Num salto em altura com vara, um atleta atinge a velocidade de 11m/s imediatamente antes de fincar a vara no chão
para subir. Considerando que o atleta consiga converter 80% da sua energia cinética em energia potencial gravitacional e que a aceleração da gravidade no local seja 10m/s2, a altura máxima que o seu centro de massa pode atingir é, em metros, aproximadamente,
A) 6,2 B) 6,0 C) 5,6 D) 5,2 E) 4,8
03-(PUC-RS-013)
INSTRUÇÃO: Para resolver a questão 3, leia o texto e selecione as palavras para preencher as lacunas. Ao observar como a água escoa verticalmente e sem turbulência de uma torneira parcialmente aberta, pode-se notar que esse líquido
assume a forma de um filete que se estreita à medida que se afasta da torneira. Esse fenômeno ocorre porque a área da secção transversal do filete de água deve diminuir quando a _________ do fluido aumenta para que a _________ seja constante.
03-(PUC-RS-013)
A sequência de palavras que completa correta e respectivamente as lacunas é
A) velocidade, vazão B) velocidade, pressão C) pressão, vazão D) pressão, velocidade E) vazão, velocidade
04-(PUC-RS-013)
Pode-se escrever a equação geral dos gases na forma P1/T1μ1=P2/T2μ2 , onde P, T e μ são respectivamente a pressão, a temperatura e a massa específica do gás. A 10km de altitude acima do nível do mar, encontram-se importantes rotas
aéreas. Nessa altitude, a pressão é p2=0,26 atm e a temperatura é T2= -50ºC (223K). Tomando como referência o nível do mar, onde a pressão é p1=1,00 atm e a temperatura é T1=15ºC (288K), e o nível a 10 km de altitude, verifica-se que P2/P1=0,26 e T1/T2≈1,3. Assim sendo, a razão entre as massas específicas do ar μ2/μ1 nas respectivas altitudes é, aproximadamente,
A) 2,94 B) 2,20 C) 1,00 D) 0,52 E) 0,34
05-(PUC-RS-013)
Fazendo vibrar um fio esticado entre dois pontos fixos, como numa corda de violão, é possível obter diversos padrões de ondas estacionárias, os quais são denominados de harmônicos. No esquema a seguir, que não está em escala, é mostrado um desses harmônicos.
Analisando esse harmônico, pode-se afirmar corretamente que o comprimento de onda e a amplitude da onda estacionária, em metros, são, respectivamente,
A) 0,50 e 6,0 B) 2,0 e 0,25 C) 2,0 e 0,50 D) 4,0 e 0,25 E) 6,0 e 0,50
06-(PUC-RS-013)
Ao observar a imagem da Lua formada por um pequeno espelho côncavo, um astrônomo amador na Terra percebe que
esta imagem se forma
A) aproximadamente no foco do espelho. B) aproximadamente no centro do espelho.
C) a meia distância entre o foco e o vértice do espelho. D) a meia distância entre o centro e o foco do espelho.
E) exatamente no vértice do espelho.
07-(PUC-RS-013)
Uma esfera metálica neutra é suspensa por um fio isolante. Quando um bastão feito de material isolante e
positivamente carregado é posicionado perto da esfera metálica sem encostar nela, observa-se que a esfera
A) é repelida pelo bastão, porque a esfera se torna positivamente carregada.
B) é atraída para o bastão, porque a esfera se torna negativamente carregada.
C) é atraída para o bastão, porque o número de prótrons na esfera é menor que no bastão.
D) é repelida pelo bastão, porque ocorre um rearranjo de prótons na esfera.
E) é atraída para o bastão, porque ocorre um rearranjo dos elétrons na esfera, que continua neutra.
08-(PUC-RS-013)
Um fio longo e reto é posicionado no mesmo plano que uma espira condutora retangular, como mostra o esquema a seguir. Uma corrente elétrica i percorre o condutor no sentido indicado.
Nestas circunstâncias, a corrente induzida na espira será
A) no sentido anti-horário se a corrente i for constante e a distância entre a espira e o fio for continuamente diminuída.
B) no sentido horário se a corrente i for constante e a distância entre a espira e o fio for continuamente aumentada.
C) no sentido anti-horário se a corrente i for continuamente aumentada e a distância entre a espira e o fio for constante.
D) no sentido horário se a corrente i for continuamente diminuída e a distância entre a espira e o fio for constante.
E) nula se a corrente i for constante e a distância entre a espira e o fio for mantida.
09-(PUC-RS-013)
O gráfico a seguir mostra o comportamento da corrente elétrica em função da diferença de potencial entre os extremos de um fio condutor.
Analisando os dados mostrados no gráfico, conclui-se que a resistência elétrica e a potência dissipada nesse condutor quando percorrido por uma corrente elétrica de 1,50A são, respectivamente,
A) 60Ω, 60W B) 60Ω, 80W C) 40Ω, 90W D) 40Ω ,120W E) 20Ω, 150W
10-(PUC-RS-013)
INSTRUÇÃO: Resolver a questão 10 com base no texto e nas afirmativas.
No Instituto do Cérebro da PUCRS, isótopos radioativos que emitem pósitrons são utilizados para mapear as funções
cerebrais.
O pósitron é a antipartícula do elétron. Elétrons e pósitrons são partículas que têm massas iguais e cargas elétricas de módulo também igual, mas com sinais contrários: o elétron é negativo e o pósitron é positivo. Essas partículas constituem o que é conhecido como um par matéria e antimatéria, as quais se aniquilam quando se encontram, gerando dois fótons gama. Se, no instante da aniquilação, o par estiver com velocidade desprezível em relação à da luz, os fótons terão energias iguais e, por conservação de momento linear, serão emitidos na mesma direção, porém em sentidos contrários. Neste caso, a energia desses fótons é dada pela relação E = mc2, onde m é a massa da partícula e c=3,0.108m/s é a velocidade da luz no vácuo.
Num exame médico denominado Tomografia por Emissão de Pósitrons (PET – Positron Emission Tomography), esses fótons, os quais têm a mesma direção, mas sentidos contrários, são rastreados e permitem a formação da imagem do cérebro. Num exame típico, a aniquilação de pósitrons e elétrons resulta numa perda de massa total de 2,0.10-26kg a cada segundo.
Em relação ao processo de aniquilação descrito acima, afirma-se:
I. A energia emitida na forma de fótons a cada segundo, devida à aniquilação dos pósitrons e elétrons, é 1,8.10-9J.
II. Ocorre conservação da energia, já que a energia associada à massa do par elétron-pósitron se transforma inteiramente na energia dos fótons.
III. Não ocorre conservação da carga, já que a carga elétrica do par elétron-pósitron não é nula, enquanto a carga elétrica dos fótons o é.
Está / Estão correta(s) a(s) afirmativa(s)
A) I, apenas. B) II, apenas. C) III, apenas. D) I e II, apenas. E) I, II e III.