|
RESOLUÇÔES
01- I. Correta --- Quando a luz interage com a matéria através de absorção, emissão, choques, etc., ela se comporta como partícula (modelo corpuscular), mas para os fenômenos referentes à sua propagação, reflexão, refração, interferência, etc., ela se comporta como onda.
II. Correta --- A figura abaixo mostra o gráfico da energia cinética do elétron extraído em função da frequência da radiação (fóton, cor) incidente, para uma mesma placa metálica (célula fotoelétrica).
Fo é a freqüência mínima (frequência de corte) necessária para produzir o efeito fotoelétrico. Se f=fo o elétron é liberado, mas sua energia cinética é nula. Para freqüências inferiores a fo o fenômeno não ocorre. Porém, para valores superiores a fo, o número de elétrons arrancados é diretamente proporcional à intensidade da radiação eletromagnética incidente, ou seja, aumentando a intensidade da radiação (freqüência, cor) incidente no metal, aumenta-se o nível energético dos fótons incidentes, aumentando assim número de elétrons arrancados.
III. Falsa --- A emissão e a energia dos elétrons arrancados dependem da freqüência e não da intensidade da radiação eletromagnética incidente.
R- D
02- R- A --- Trata-se de um espelho esférico convexo, com as seguintes características e, com os raios de luz traçados:
Para qualquer posição do objeto, a imagem terá sempre:
Natureza – virtual (obtida no prolongamento dos raios luminosos).
Localização – atrás do espelho e entre V e F e observe que à medida que o objeto se aproxima do espelho, a imagem também se aproxima e aumenta de tamanho, mas está sempre entre V e F..
Tamanho – menor que o do objeto
Orientação – direita em relação ao objeto
Utilidades: Os espelhos convexos são empregados como retrovisores em veículos, cabines de segurança, elevadores, etc. Sua vantagem sobre o espelho plano, nesse particular, é ter maior campo visual. Têm, entretanto, o inconveniente de não darem noção da distância.
03- P=1100W -- ∆t=1h 40min=3600 + 2400 --- ∆t=6000s --- P=W/∆t --- 1100=W/6000 --- W=66.105=6,6.106J --- R- D.
04- I. Correta --- por exemplo, a luz é uma onda eletromagnética (não precisa de meio material para se propagar) transversal (direção de propagação é perpendicular à direção de oscilação).
II. Correta --- variações no campo magnético produzem campos elétricos variáveis que, por sua vez, produzem campos magnéticos também variáveis e assim por diante, permitindo que energia e informações sejam transmitidas a grandes distâncias através das ondas eletromagnéticas que se propagam no vácuo com velocidade constante de 3,0.108m/s,, inclusive a luz
III. Correta --- Onda não transporta matéria, apenas energia.
R- E
05- R- E --- funciona baseado em interações eletro-magnéticas que geram correntes elétricas induzidas (Faraday-Neumann-Lenz).
06- I. Falsa --- o Primeiro Princípio da Termodinâmica (Princípio da Conservação da Energia) afirma que: “A energia não pode ser criada nem destruída, mas apenas transformada”
Suponha que um sistema isolado receba 300J de calor. Se, por exemplo, 50J dessa energia forem absorvidos pelo sistema, então a parte restante, 250J, será fornecida ao ambiente sob a forma de trabalho.
Então, Q= W + ΔU ou,
A expressão acima é a representação matemática do primeiro princípio da termodinâmica.
II. Correta --- transformações reversíveis são aquelas que se realizam em ambos os sentidos, podendo voltar ao estado inicial --- Carnot idealizou, em 1824, um ciclo que proporcionaria rendimento máximo a uma máquina térmica --- esse ciclo consta de quatro transformações que se dão alternadamente: duas adiabáticas e duas isotérmicas, que são, assim como o ciclo, reversíveis.
III. Falsa --- o rendimento da máquina térmica ´e fornecido por η= 1 – T2/T1 --- portanto, o rendimento do ciclo de Carnot é função exclusiva das temperaturas absolutas das fontes quente e fria e não depende da substância trabalhante utilizada.
07- a) Falsa --- uma bomba de sucção é uma bomba que retira o ar de sua extremidade superior, produzindo o vácuo --- com ar expulso,a pressão interna diminui e a maior pressão externa empurra o líquido para cima --- isso ocorre independente da espessura dos canos e da potência do motor que produz a sucção (vácuo).
b) Correta --- Se a experiência de Torricelli for realizada ao nível do mar, mas com água, cuja densidade é 13,6 vezes menor que a do mercúrio, a altura da coluna de água será aproximadamente igual a 10,3m.
c) Falsa --- veja justificativa a.
d) Falsa --- veja justificativa b.
e) Falsa.
R- B
08- I. Correta --- reverberação é um fenômeno de prolongamento de um som após o fim de emissão por parte de uma mesma fonte sonora --- quando o obstáculo refletor do som está um pouco mais afastado, de modo que a som emitido e o som refletido têm um intervalo de tempo menor que 0,1s ocorre o fenômeno da reverberação --- nesse caso ao receber dois estímulos do mesmo tipo em menos de 0,1s o ouvinte tem a sensação que o som ainda não foi extinto.
II. Falsa --- veja justificativa da I.
III. Correta --- eco é uma reflexão de som que chega ao ouvinte pouco tempo depois do som direto --- um eco verdadeiro é uma única reflexão do som emitido pela fonte, que você ouve instantes após ouvir o som idêntico inicial.
R- D
09- R- B --- cada nota musical tem sua frequência característica que é sempre a mesma independente do meio em que está se propagando --- assim, por exemplo, se um violinista, com o violino afinado, está emitindo um som ré, de frequência 293,7Hz, este som será emitido em todas as direções e sentidos, e será ouvido por cada espectador com esta frequência (293,7Hz).
10- A altura é uma característica do som que nos permite classificá-lo em grave ou agudo --- essa propriedade do som é caracterizada pela frequência da onda sonora --- um som com baixa frequência é dito som grave e o som com altas frequências é dito som agudo --- na linguagem técnica ou musical dizemos que o som grave é baixo e o agudo é alto --- a frequência está relacionada com a maior ou menor força de tração (que estica) a corda que, por sua vez está relacionada com as diferentes dilatações das cordas ou da madeira --- R- D.
11- I. Correta --- a distância entre eles e um ponto fixo na pista está variando de um mesmo valor num mesmo intervalo de tempo.
II. Correta --- a distância entre eles não está variando.
III. Falsa --- o referencial pode ser colocado em qualquer corpo.
R- D
12- a) Correta --- ac=V2/R --- observe que a aceleração centrípeta é inversamente proporcional ao raio da pista --- menor raio, maior aceleração centrípeta.
b) Falsa --- W=V/R --- a velocidade angular depende do raio da pista.
c) Falsa --- A só poderia acompanhar B se eles tivessem a mesma velocidade angular (W=∆θ/∆t), ou seja, eles devem “varrer” o mesmo ângulo no mesmo tempo.
d) e e) Falsas --- analise a expressão da força centrípeta --- Fc=m.V2/R.
R- A
13- Cálculo da aceleração do atleta --- quando t=2s, V=2,2m/s --- V=Vo + a.t --- 2,2=0 + a.2 --- a=1,1m/s2 --- força resultante sobre o atleta --- F=m.a=85.1,1 --- F=93,5N --- impulso sobre o atleta nesses 2s --- I=F.∆t=93,5.2 --- I=187N --- R- D
14- Observe que a força do atleta sobre o haltere () deve ser igual à força resultante que o atleta está aplicando no haltere e que é ( - ) --- R- D
15- I. Falsa --- se ele partisse do repouso --- como o atrito é desprezado, o sistema é conservativo --- conservação da energia mecânica --- EmA=EmB --- m.g.h=m.vB2/2 --- 50=vB2/2 --- vB=10m/s --- seria correta se o enunciado afirmasse que ele partiu do repouso.
II. Falsa --- veja na resolução acima que a velocidade independe da massa.
III. Correta --- EmA=EmC --- m.vA2/2 + m.g.h = m.vC2/2 + m.g.h --- vA=vC.
R- C
16- R- A --- veja que a partícula em está em equilíbrio dinâmico ou seja, se movendo em linha reta com velocidade constante.
17- Um resistor é ôhmico quando obedece à lei de Ohm que afirma que a ddp (V) é proporcional à corrente (i) e, isso só ocorre no trecho em que no gráfico você tem uma reta, ou seja, entre 0 e 4V --- R=V/i=4/0,8=2/0,4=5Ω --- R- D