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A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) está localizada no centro geográfico do estado do Rio Grande do Sul, distante, 290 km da capital, Porto Alegre.
A instituição possui 25 auditórios com a capacidade total para acomodar 4.177 pessoas. dois Restaurantes Universitários, Biblioteca Central, com 92.535 volumes (livros e teses), Bibliotecas Setoriais, com 63.783 volumes (livros e teses), Hospital-Escola, com 335 leitos, Hospital Veterinário e Farmácia-Escola Comercial, Museus e Planetário. A UFSM oferece, ainda, área residencial, mediante cadastro socioeconômico realizado pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, com a capacidade para alojar até 1.805 estudantes, embora tal disponibilidade dependa de alguns fatores. Além da moradia, os alunos cadastrados podem pleitear auxílio transporte, alimentação, ensino de língua estrangeira, bolsa de assistência e monitoria remunerada.
01-(UFSM-RS-012)
À medida que a tecnologia invadiu os meios de produção, a obra de arte deixou de ser o resultado exclusivo do trabalho das mãos do artista, por exemplo, a fotografia. Uma vez obtido o negativo, muitas cópias da mesma foto podem ser impressas.
O elemento essencial de uma foto copiadora é um cilindro eletrizado que perde eletrização, nas regiões em que incide luz. Então,
I - o efeito fotoelétrico só pode ser entendido em termos de um modelo corpuscular para a radiação eletromagnética.
II - o numero de elétrons arrancados de uma placa metálica pelo efeito fotoelétrico cresce com o aumento da intensidade da radiação eletromagnética que atinge a placa.
III - a energia máxima dos elétrons arrancados de uma placa metálica pelo efeito fotoelétrico cresce com o aumento da intensidade da radiação eletromagnética que atinge a placa.
Está(ao) correta(s):
a) apenas I. b) apenas II. c) apenas III. d) apenas I e II. e) I, II e III.
02-(UFSM-RS-012)
A figura de Escher, “Mão com uma esfera espelhada”, apresentada a seguir, foi usada para revisar propriedades dos espelhos esféricos. Então, preencha as lacunas.
A imagem na esfera espelhada é ___________; nesse caso, os raios que incidem no espelho são ___________numa direção que passa pelo __________ principal, afastando-se do __________ principal do espelho.
a) virtual – refletidos – foco – eixo. b)real – refratados – eixo – foco. c)virtual – refletidos – eixo – eixo.
d) real – refletidos – eixo – foco. e)virtual – refratados – foco – foco.
03-(UFSM-RS-012)
O uso de em sala de aula de data show é muito comum. As lâmpadas de filamento que são usadas nesses equipamentos tem
potencia elevada de, aproximadamente, 1100 W quando ligadas em 220 V. Se um data show for usado durante 1 hora e 40 minutos, que é o tempo de duração de uma aula com dois períodos, qual é a energia consumida em J?
a) 5,00.102. b)2,42.103 c) 1,10.105 d) 6,60.106 e) 1,45.108
04-(UFSM-RS-012)
A presença e a abrangência dos meios de comunicação na sociedade contemporânea vêm introduzindo elementos novos na relação entre as pessoas e entre elas e o seu contexto.
Radio, televisão e telefone celular são meios de comunicação que utilizam ondas eletromagnéticas, as quais tem a(s) seguinte(s)
propriedade(s):
I - propagação no vácuo.
II - existência de campos elétricos variáveis perpendiculares a campos magnéticos variáveis.
III - transporte de energia e não de matéria.
Esta(ao) correta(s)
a) apenas I. b) apenas II. c) apenas III. d) apenas I e II. e) I, II e III.
05-(UFSM-RS-012)
O alto-falante, usado na comunicação, em megafones, rádios, televisões, tem o seu principio de funcionamento ligado a lei de
a) Coulomb. b) Ohm. c) Joule. d) Ampere. e) Faraday.
06-(UFSM-RS-012)
Na primeira fase da revolução industrial, o processo de exploração do carvão, na Inglaterra, foi melhorado com a utilização de
máquinas a vapor, para retirar a água acumulada nas minas. Considere uma máquina a vapor representada pelo esquema seguinte:
Q2 é a energia retirada do reservatório de maior temperatura (T2 ) a cada ciclo. Q1 e a energia cedida ao reservatório de menor temperatura (T1 ). W é a energia associada ao trabalho da maquina sobre a vizinhança. Então, analise as afirmativas:
I – Pela primeira lei da Termodinâmica, em valores absolutos, Q1 + Q2 =W.
II – Se o esquema representa uma maquina reversível, o ciclo termodinâmico realizado pela substancia de trabalho é formado por duas isotermas e duas adiabáticas.
III – Como o reservatório de temperatura mais alta perde energia e o reservatório de temperatura mais baixa ganha energia, T2 diminui e T1 aumenta, por isso, o rendimento diminui com o tempo.
Está(ão) correta(s)
a) apenas I. b) apenas II. c) apenas III. d) apenas I e II. e) apenas II e III.
07-(UFSM-RS-012)
Dentro de uma mina de carvão, existe acumulo de água. Para retirar essa água, uma bomba de sucção e instalada na boca da
mina, ao nível do solo. Assim,
a) quanto maior a profundidade da água, maior deve ser a potencia do motor que aciona a bomba.
b) se a profundidade da água é maior do que 11 m, a bomba não retira água da mina.
c) se a profundidade da água é grande, duas ou mais bombas devem ser instaladas em série ao nível do solo.
d) a mesma bomba pode retirar a água em qualquer profundidade, mas, com profundidades maiores, diminui a vazão nas tubulações.
e) a bomba de sucção não pode retirar água da mina, porque só funciona no vácuo.
08-(UFSM-RS-012)
Uma sala de concertos deve permitir uma percepção clara dos sons, por isso deve estar livre de eco e o tempo de reverberação
deve ser pequeno. Assim,
I - na reverberação, trens de onda emitidos simultaneamente pela mesma fonte sonora, percorrendo caminhos diferentes no ar, chegam ao ouvinte em instantes de tempo diferentes, mas não são percebidos como sons separados.
II - o fenômeno de reverberação pode ser explicado considerando-se a interferência dos trens de onda emitidos pela mesma fonte.
III - no eco, trens de onda emitidos simultaneamente pela mesma fonte sonora, percorrendo caminhos diferentes no ar, chegam ao ouvinte em instantes de tempo diferentes e são percebidos como sons separados.
Está(ão) correta(s)
a) apenas I. b) apenas II. c) apenas III. d) apenas I e III. e) apenas II e III.
09-(UFMS-RS-012)
Um concertista, ao tocar seu violão, executa as notas musicais com as durações e frequências que caracterizam a musica tocada. As pessoas que estão na platéia, tanto as mais próximas quanto as mais distantes, escutam as mesmas notas, com as mesmas durações e frequências, ou seja, a mesma musica.
Esse fato pode ser atribuído
a) à qualidade acústica da sala de concertos.
b) à afinação do instrumento.
c) ao fato de a velocidade do som ter o mesmo modulo para todas as frequências sonoras.
d) ao fenômeno da reverberação.
e) ao fenômeno da ressonância.
10-(UFSM-RS-012)
Um dos instrumentos de corda mais conhecido e utilizado e o violão. Nos modelos populares, o corpo do instrumento e feito de madeira e as cordas podem ser de nylon ou de aço. Considerando essa informação, preencha corretamente as lacunas.
Num violão com cordas de aço, a afinação __________ da temperatura ambiente, porque o aço e a madeira têm _________
coeficientes de dilatação. Em outras palavras, com a mudança de temperatura, muda ___________ do som emitido pelo instrumento.
a) independe – mesmos – o timbre b) independe – mesmos – a altura c) independe – diferentes – o timbre
d) depende – diferentes – a altura e) depende – mesmos – o timbre
11-(UFSM-RS-012)
Numa corrida de revezamento, dois atletas, por um pequeno intervalo de tempo, andam juntos para a troca do bastão. Nesse
intervalo de tempo,
I - num referencial fixo na pista, os atletas têm velocidades iguais.
II - num referencial fixo em um dos atletas, a velocidade do outro é nula.
III - o movimento real e verdadeiro dos atletas é aquele que se refere a um referencial inercial fixo nas estrelas distantes.
Está(ao) correta(s):
a) apenas I. b) apenas II. c) apenas III. d) apenas I e II. e) I, II e III.
12-(UFSM-RS-012)
A figura representa dois atletas numa corrida, percorrendo uma curva circular, cada um em uma raia. Eles desenvolvem
velocidades lineares com módulos iguais e constantes, num referencial fixo no solo. Atendendo à informação dada, assinale a resposta correta.
a) Em modulo, a aceleração centrípeta de A é maior do que a aceleração centrípeta de B.
b) Em modulo, as velocidades angulares de A e B são iguais.
c) A poderia acompanhar B se a velocidade angular de A fosse maior do que a de B, em modulo.
d) Se as massas dos corredores são iguais, a força centrípeta sobre B é maior do que a força centrípeta sobre A, em modulo.
e) Se A e B estivessem correndo na mesma raia, as forças centrípetas teriam módulos iguais, independentemente das massas.
13-(UFSM-RS-012)
Uma corrida de 100 metros rasos inicia com um disparo. Um atleta de 85 kg parte do repouso e alcança, em 2 segundos, uma
velocidade de modulo constante e igual a 22 m/s. O modulo do impulso médio que o atleta recebe nesses 2 segundos, no SI, é
a) 17,0. b) 42,5. c) 142,5. d) 187,0. e) 3814,0.
14-(UFSM-RS-012)
Um halterofilista segura, por um curto intervalo de tempo, um haltere em equilíbrio, conforme indica a figura.
As forças indicadas não estão necessariamente representadas em escala. Assim,
representa a força do atleta sobre o haltere;
representa o peso do haltere;
representa a força do solo sobre o atleta e o haltere;
representa o peso do atleta.
São forças de mesmo módulo
a) e b) e c) e d) e ( - ) e) e
15-(UFSM-RS-012)
Um estudante de Educação Física com massa de 75 kg se diverte numa rampa de skate altura igual a 5 m. Nos trechos A, B e C,
indicados na figura, os módulos das velocidades do estudante são vA , vB e vC , constantes, num referencial fixo na rampa.
Considere g= 10 m/s2 e ignore o atrito.
São feitas, então, as seguintes afirmações:
I – vB = vA + 10 m/s.
II - Se a massa do estudante fosse 100 kg, o aumento no modulo de velocidade vB seria 4/3 maior.
III – vC = vA
Eatá(ao) correta(s)
a) apenas I. b) apenas II. c) apenas III. d) apenas I e II. e) apenas I e III.
16-(UFSM-RS-012)
Com velocidade constante, uma partícula com carga q positiva é levada, por um agente externo, do ponto A ao ponto B entre as placas de um capacitor com carga Q numa trajetória paralela às placas.
O trabalho realizado pelo agente externo sobre a partícula é
a) zero b) E.d c) E.d.D/q d) K.Q.q.D/d2 e) K.Q.q.D/(d/2)2
17-(UFSM-RS-012)
Em um laboratório da UFSM, um pedaço de fio condutor foi submetido a várias diferenças de potencial (V) e, para cada uma delas, a corrente (i) no fio foi medida. Com os resultados, foi construído o gráfico a seguir.
Para os valores da diferença de potencial em que o pedaço de fio condutor é ôhmico, a resistência desse pedaço de fio(em Ω ) vale
a) 0,100. b) 0,200. c) 0,500 d) 5,000 e) 8,000