|
A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) é uma instituição brasileira de ensino superior de nível federal, sediada na cidade de Belo Horizonte no estado de Minas Gerais. Estando entre as mais prestigiadas universidades do Brasil, é a maior universidade do estado de Minas Gerais, possuindo campi nas cidades de Belo Horizonte e Montes Claros.
A UFMG também é um dos maiores
núcleos de inovação do Brasil, em 2010 a UFMG foi a instituição brasileira que mais requereu patentes segundo dados do Instituto Nacional de Propriedades.
Segundo o ranking QS 2011, a Universidade Federal de Minas Gerais está em 10º lugar entre as melhores universidades da América Latina e como 3º lugar entre as melhores universidades do Brasil.
Questão 1-(UFMG-MG-012)
Nesta figura está representada, de forma esquemática, a órbita de um cometa em torno do Sol:
Nesse esquema, estão assinalados quatro pontos – P. Q, R e S – da órbita do cometa.
01-Assinalando com um x a quadrícula apropriada, indique em qual dos pontos – P, Q, R ou S – o módulo da aceleração do cometa é maior.
Justifique sua resposta.
02-Assinalando com um X a quadrícula apropriada, responda:
Na trajetória descrita pelo cometa, a quantidade de movimento se conserva?
Justifique sua resposta.
Questão 2-(UFMG-MG-012)
01- Um copo com 200 g de água está inicialmente a 25oC. Carolina coloca 50 g de gelo, a 0oC, nesse copo.
Após algum tempo, todo o gelo derrete e toda água no copo está à mesma temperatura.
01. Considerando o sistema água e gelo isolado, calcule a temperatura no instante em que esse sistema chega ao equilíbrio térmico.
02- Assinalando com um X a quadrícula apropriada, responda:
Considerando-se, agora, o sistema isolado como água, gelo e copo, o valor obtido para a temperatura do sistema será menor, igual ou maior ao valor obtido no item 1, desta questão?
Justifique sua resposta.
Questão 3-(UFMG-MG-012)
Dois alto-falantes idênticos, bem pequenos, estão ligados ao mesmo amplificador e emitem ondas sonoras em fase, em uma só frequência, com a mesma intensidade, como mostrado nessa figura.
Igor está posicionado no ponto O, equidistante dos dois alto-falantes, e escuta o som com grande intensidade. Ele começa a andar ao longo da linha paralela aos alto-falantes e percebe que o som vai diminuindo de intensidade, passa por um mínimo e, depois, aumenta novamente.
Quando Igor chega ao ponto M, a 1,0 m do ponto O, a intensidade do som alcança, de novo, o valor máximo.
Em seguida, Igor mede a distância entre o ponto M e cada um dos alto-falantes e encontra 8,0 m e 10,0m como indicado na figura.
01- Explique por que, ao longo da linha OM, a intensidade do som varia da forma descrita e CALCULE o comprimento de onda do som emitido pelos alto-falantes.
02- Assinalando com um X a quadrícula apropriada, responda:
Se a frequência emitida pelos alto-falantes aumentar, o ponto M estará mais distante ou mais próximo do ponto O?
Justifique sua resposta.
Questão 4-(UFMG-MG-012)
Quando uma pessoa olha para um objeto, a imagem deste deve se formar sobre a retina. Algumas pessoas, por terem um defeito de visão, vêem objetos próximos fora de foco, enquanto os distantes vistos fora de foco, enquanto os mais distantes ficam mais bem focados. Outras pessoas tem o defeito contrário – ou seja, os objetos distantes são vistos fora de foco e os próximos, mais nitidamente.
Elmo é um professor de Física portador de um desses dois defeitos e, para corrigi-lo, ele precisa usar óculos. Nestas figuras, Elmo, está sem óculos, à esquerda e com seus óculos à direita.
Como se pode notar na figura da direita, os óculos fazem com que os olhos de Elmo pareçam maiores.
01- Assinalando com um x a quadrícula apropriada, responda:
A lente dos óculos de Elmo é convergente ou divergente?
Justifique sua resposta.
02- Nesta figura, está representado um dos olhos de Elmo, sem óculos, e dos raios de luz que vêm de um objeto muito distante.
Desenhe, nessa figura, a continuação dos raios, para indicar em que ponto se forma a imagem do objeto.
Explique seu raciocínio.
Questão 5-(UFMG-MG-012)
Arthur monta um circuito com duas lâmpadas idênticas e conectadas à mesma bateria, como mostrado nesta figura.
Considere nula a resistência elétrica dos fios que fazem a ligação entre a bateria e as duas lâmpadas. Nos pontos A, B, C e D, indicados na figura, as correntes elétricas têm, respectivamente, intensidades iA, iB, iC e iD.
01- Assinalando com um x a quadrícula apropriada, responda:
A corrente elétrica iB é menor, igual ou maior que a corrente iC?
Justifique sua resposta.
02- Assinalando com um x a quadrícula apropriada, responda:
Qual é a relação correta entre as correntes elétricas iA, iC e iD?
Justifique sua resposta.
03- Assinalando com um x a quadrícula apropriada, responda:
O potencial elétrico no ponto A é menor, igual ou maior ao potencial elétrico no ponto C?
Justifique sua resposta.
Questão 6-(UFMG-MG-012)
Considere que, no ano de 2222, um trem expresso passa por uma estação a velocidade de 0,2c, em que c é a velocidade da luz.
Henrique está dentro desse trem, em um vagão que mede 30m de comprimento. Quando o trem está passando pela estação, Henrique liga um laser situado no fundo do vagão. Esse laser emite um pulso de luz, que refletido por um espelho posicionado na frente do vagão, retorna e atinge um detector situado junto ao laser.
01-No referencial de Henrique, calcule o intervalo de tempo entre o pulso sair do laser e atingir o detector.
Enquanto isso, Alberto para na estação, vê o trem passar.
02- Considerando essa informação, responda:
Qual a velocidade do pulso de luz do laser medida no referencial de Alberto?
Justifique sua resposta.