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O Colégio Naval é uma instituição militar de ensino com mais de meio século de existência localizada na enseada Batista das Neves, no município de Angra dos Reis, estado do Rio de Janeiro, cuja missão é preparar candidatos para o ingresso no Curso de Graduação da Escola Naval, responsável pela formação de Oficiais da Marinha do Brasil.

É reconhecido nacionalmente como centro de excelência no ensino secundário no país, condição comprovada pelos últimos resultados obtidos pela instituição em avaliações realizadas pelo Governo Federal em todas as escolas públicas do Ensino Médio.

Para estudar no Colégio Naval deve-se prestar o PSACN (Processo seletivo de admissão ao Colégio Naval), realizado anualmente pela DEnsM, Diretoria de Ensino da Marinha. O PSACN é constituído de duas fases, sendo que a primeira é a de Matemática. Os candidatos aprovados na primeira fase avançam para a segunda, constituída pelas matérias Português, Estudos Sociais, Ciências e Expressão Escrita. O concurso é a nível de Ensino Fundamental, e é disputado a nível nacional. É um dos concursos mais difíceis e concorridos da América Latina para essa faixa etária (15-17 anos), sendo recomendado alguns meses de preparo. O concurso ainda conta com um exame de saúde e um exame físico, ambos eliminatórios.

01-COLÉGIO NAVAL-011-012)

Analise  a  figura  a  seguir.

Dados: g=10m/s2 e Mtrenó=800kg.

Numa  determinada  montanha  russa  um  trenó, sob  a  ação  de  uma força  resultante  constante, que  atua  de  A  até  B, parte  do repouso  do  ponto  A  e, após  2  segundos, atinge  a  velocidade de  180  km/h  no  ponto  B, iniciando  uma  subida  que  o  leva  até o  ponto  C, onde  passa  com  velocidade  de  18  km/h.  Sabendo  que a  energia  perdida  pelos  atritos  entre  os  pontos  B  e  C  foi  de 19.104J, é  correto  afirmar  que  a  força  resultante  que  atuou sobre  o  trenó  entre  os  pontos  A  e  B  e  a  altura  atingida  por ele  no  ponto  C  são, respectivamente:

(A)  10000  N  e  h = 80m    (B)  20000  N  e  h = 80m     (C)  20000  N  e  h = 100m      (D)  40000  N  e  h = 100m

(E)  80000  N  e  h = 120m

 

02-(COLÉGIO NAVAL-011-012) 

Assinale  a  opção  que  completa  corretamente  as  lacunas  das sentenças  abaixo, em  relação  aos  processos  de  transmissão  de calor.

I - Ao  colocar  um  alimento  para  esquentar, a  chama  do  fogão transmite  calor  para  a  panela  principalmente  por

__________________.

II - O  aparelho  de  ar  condicionado  instalado  na  parte superior  de  uma  parede  refrigera  o  ambiente  por _____________ .

III- O  vidro  espelhado  das  garrafas  térmicas  evita  a  propagação  do  calor  por ________________________.

IV - O  congelador  de  uma  geladeira, instalado  na  parte  superior, tem  por  objetivo  provocar  a  transmissão  do  calor por __________________ .

V - Para  facilitar  a  retirada  de  uma  tampa  metálica  presa num  vidro  pode-se  derramar  água  quente  na  tampa  para que  o  calor, transmitido  por ____________________  provoque  a  dilatação  da  mesma.

(A)  condução  / convecção / irradiação  / convecção / condução

(B)  irradiação / convecção  / condução  / condução  / convecção

(C)  convecção  / condução  / irradiação / condução  / convecção

(D)  condução  / condução / convecção / convecção  / irradiação

(E)  irradiação  / condução  / condução / convecção  / convecção

 

03-(COLÉGIO NAVAL-011-012)

  Leia  o  texto  a  seguir.

Um  mar  em  busca  de  água

A  diminuição  do  Mar  Morto, localizado  entre  Israel  e  a Jordânia, já  suscitou  vários  projetos  para  salvá-lo.  O  mais recente  deles, desenvolvido  por  uma  firma  de  engenharia americana, prevê  a  construção  de  um  canal  que  o  ligaria  ao Mar  Vermelho.  Como  o  Mar  Morto  se  encontra  a  420  metros abaixo  do  nível  do  mar, as  águas  do  Mar  Vermelho  teriam impulso  natural  para  chegar  até  ele.  No  caminho, seriam instaladas  usinas  de  dessalinização  com  dois  grandes objetivos: evitar  o  aumento  da  salinidade  do  Mar  Morto  que, pelas  características  do  solo  onde  repousa, é  dez  vezes maior  que  a  dos  oceanos  e  disponibilizar  água  doce  para  a

agricultura  e  uso  doméstico  nas  margens  do  canal.

(Revista  Veja - Edição  2215 - 04/ 05/ 2011)

Com  base  no  texto  acima, analise  as  afirmativas  abaixo.

 

I - Uma  embarcação  colocada  no  Mar  Vermelho  sofrerá  o  mesmo empuxo  quando  for  colocada  no  Mar  Morto.

II - O  ponto  de  ebulição  da  água  ao  nível  do  Mar  Morto  é superior  a  212°F, pois  a  pressão  atmosférica  é  maior.

III- O  trabalho  realizado  pela  força  peso  para  deslocar  uma massa  de  1000kg  de  água  do  Mar  Vermelho  para  o  Mar Morto, considerando  a  gravidade  local  constante  e  igual a  10 m/s2, é  de  4.200.000  joules.

IV - A  pressão  hidrostática  sofrida  por  uma  pessoa  ao  mergulhar  no  Mar  Morto  é  menor  que  a  pressão  sofrida  por ela  quando  for mergulhar  no  Mar  Vermelho  na  mesma  profundidade.

Assinale  a  opção  correta.

(A)  Apenas  as  afirmativas  I  e  III  são  verdadeiras.             (B)  Apenas  as  afirmativas  I  e  IV  são  verdadeiras.

(C)  Apenas  as  afirmativas  III e  IV  são  verdadeiras.            (D)  Apenas  as  afirmativas  II e  IV  são  verdadeiras.

(E)  Apenas  as  afirmativas  II e  III são  verdadeiras.

 

04-COLÉGIO NAVAL-011-012)

 Durante  uma  expedição  ao  Pólo  Sul, um  pesquisador  precisou usar  água  líquida na  temperatura  de  50°C  para

fazer  um  determinado  experimento.  Para  isso  pegou  2kg  de  gelo  que  se encontravam  à  temperatura  de  -20°C  e  colocou  numa  fonte  térmica  que  fornecia  20 kcal/min.  Qual  foi  o  tempo, em  unidades do  Sistema  Internacional, que  o  pesquisador  esperou  para continuar  o  seu  experimento?

Dados: calor  específico  do  gelo = 0,5 cal/g°C; calor  específico  da  água  = 1 cal/g°C e calor  latente  de  fusão  do  gelo  = 80 cal/g

(A)  500                          (B)  640                                (C)  720                            (D)  840                             (E)  900

 

05-(COLÉGIO NAVAL-011-012)

Num  laboratório  de  Física, um  professor  sugeriu  aos  alunos que  montassem  um  circuito  elétrico, que  pudesse  funcionar  de forma  plena  e  eficiente.  Para  isso  disponibilizou  os seguintes  elementos:

Com  as  lâmpadas  ligadas  em  série  e  desprezando-se  as resistências  do  fio  e  da  bateria, é  correto  afirmar  que  o circuito  apresentado  pelos  alunos  é  percorrido  por  uma  corrente  de

(A)  3A, tem  resistência  equivalente  igual  a  4Ω  e  possui  4 lâmpadas.

(B)  3A, tem  resistência  equivalente  igual  a  8Ω  e  possui  4 lâmpadas.

(C)  4A, tem  resistência  equivalente  igual  a  12Ω  e  possui  3 lâmpadas.

(D)  3A, apresenta  potência  total  igual  a  9W  e  possui  4  lâmpadas.

(E)  4A, apresenta  potência  total  igual  a  36W  e  possui  3  lâmpadas

 

06-(COLÉGIO NAVAL-011-012)

Analise  a  figura  a  seguir.

Uma  pessoa  encontra-se  parada  em  um  ponto  P, distante  de  um obstáculo  e  de  uma  fonte  sonora  que  emite  ondas  conforme  a configuração  mostrada  na  figura  acima.  Um  som  emitido  pela fonte  no  instante  to = Os  passa  pelo  ponto  P  no  instante t1 = 0,5 s  e  retorna  ao  ouvido  da  pessoa  no  instante t2 =2,5s, após  ter  colidido  com  o  obstáculo.  Considerando  a velocidade  do  som  no  ar  como  sendo  constante  e  igual  a 340m/ s, é  correto  afirmar  que  o  comprimento  de  onda, a  frequência  da  fonte  emissora  e  a  distância  da  pessoa  até  o obstáculo  valem, respectivamente:

(A) λ=0,17m; f =1000Hz; d = 170m      (B) λ = 0,34m; f =1000Hz; d=340m.      (C)  λ =0,34m; f=2000Hz; d=170m

(D) λ =0,51m; f=1000Hz; d=340m        (E)  λ =0, 51m; f =2000Hz; d=680m

 

 

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