|
RESOLUÇÔES
01- Entre A e B não tem atrito e a força na direção do movimento é a força resultante (veja figura) --- cálculo da
aceleração do movimento --- VB=VA + a.t --- 50 = 0 + a.2 --- a= 25m/s2 --- intensidade da força resultante --- princípio fundamental da dinâmica --- FR=m.a=800.25 --- FR=20 000N --- entre B e C (começo da subida da
rampa), houve energia perdida devido aos atritos de valor EP=190 000J --- energia mecânica em B --- EmB=mVB2/2 +
m.g.h=800.502/2 + 800.10.0 --- EmB=1 000 000J --- energia mecânica em C --- EmC=mVC2/2 + m.g.h=800.52/2 +
800.10.h --- EmC=10 000 + 8 000h --- observe que EmA = EP + EmC --- 1 000 000 = 190 000 + 10 000 + 8 000h ---
8 000h = 800 000 --- h=100m --- R- C.
02- Veja teoria abaixo:
O aparelho de ar condicionado deve ficar na parte mais alta do recinto, para que a ar frio mais denso, mais pesado
desça.
Garrafa térmica – Há aproximadamente um século, foi inventada por James Dewar e foi construída de maneira que evite a transmissão de calor pelos três processos (condução, convecção e irradiação).
A condução térmica é evitada pelo vácuo entre as paredes duplas e pela tampa de material isolante. A irradiação é evitada pelas paredes espelhadas que refletem as radiações tanto interna como externamente. A convecção é evitada pelo vácuo entre as paredes duplas.
O congelador deve ficar na parte superior da geladeira, pois o ar frio mais denso (mais pesado) desce e o ar quente menos denso
(mais leve) sobe, originando no interior da geladeira, correntes de convecção.
Para facilitar a retirada de uma tampa metálica presa num vidro pode-se derramar água quente na tampa para que o calor, transmitido por condução provoque a dilatação da mesma.
R- A.
03- I. Falsa --- enunciado do princípio de Arquimedes: “Todo corpo total ou parcialmente mergulhado num líquido em equilíbrio, recebe uma força de direção vertical e sentido para cima denominada de Empuxo, cuja intensidade é igual ao peso do volume de líquido deslocado“
Características do empuxo:
Observe na expressão acima que a intensidade do empuxo (força para cima) é diretamente proporcional à densidade do líquido no qual ele está total ou parcialmente imerso --- como a densidade da água do Mar Morto é maior que a do Mar Vermelho, a embarcação sofrerá maior empuxo no Mar Morto.
II. Correta --- quanto maior a profundidade maior será a pressão e, quanto maior a pressão maior será a temperatura de ebulição da água --- assim, o ponto de ebulição da água ao nível do Mar Morto é maior que o ponto de ebulição da água ao nível do mar que é de 100oC=292oF
III. Correta --- pelo texto fornecido a diferença de altura entre o Mar Morto e o Mar Vermelho é de h=420m --- WP=
P.h=m.g.h=1000x10x420=4 200 000J.
IV. Falsa --- a pressão hidrostática (devida somente à altura da coluna líquida) é fornecida por Ph=dágua.g.h --- observe nesta expressão que, com g e h são os mesmos, ela depende apenas da densidade do líquido --- será maior no Mar Morto porque aí a densidade da água é maior.
R- E.
04- De gelo a -20oC a gelo a 0oC --- calor sensível --- Q1=m.cgelo.∆θ=2.0,5.[0 – (-20)] --- Q1=20kcal --- de gelo a 0oC a água a 0oC --- calor latente de fusão --- Q2=m.L=2.80 --- Q2=160kcal --- de água a 0oC a água a 50oC --- calor sensível --- Q3= m.cágua.∆θ=2.1.(50 – 0) --- Q3=100kcal --- Qtotal=20 + 160 + 100=280kcal --- como a fonte térmica fornece 20kcal por minuto --- t=280kcal/20kcal/min=14minx60=840s --- R- D.
05- Veja na figura como o circuito deve ser montado numa associação série --- nessa associação, para que as lâmpadas
funcionem de maneira plena e eficiente, elas devem ser ligadas dentro das especificações (3V-9W) --- assim, cada lâmpada deve ser percorrida por uma corrente de P=i.U --- 9=3.i --- i=3 A --- a tensão total U=12V deve ser igual à soma das tensões de cada lâmpada, então você terá n=12V/3V=4 lâmpadas --- resistência de cada lâmpada --- R=U/i=3/3=1Ω --- resistência equivalente --- Req=4x1=4Ω --- potência total do circuito --- Pt=Ut.i=12.3 --- Pt=36W --- R- A.
06- 3 λ/2=0,51 --- 3λ=1,02 --- λ=0,34m --- equação fundamental da ondulatória --- V= λf --- 340=0,34.f --- f=1000Hz --- se a distância da pessoa ao obstáculo é d, o som vai e volta percorrendo 2d, com V=340m/s em ∆t=2,0s --- V=2d/∆t --- 340=2d/2,0 --- d=d=340m --- R- B.