Exercícios resolvidos da UNEMAT 2015

A Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) é uma universidade pública brasileira, fundada em 1978 e mantida pelo governo do estado de Mato Grosso, com sede no município de Cáceres. Possui Campi nas cidades de Alta FlorestaAlto AraguaiaBarra do BugresColíderDiamantinoJuaraLuciara,Nova MutumNova XavantinaPontes e LacerdaSinop e Tangará da Serra

Forma de ingresso

Para o primeiro semestre letivo a universidade adota o SISU, que utiliza a nota do ENEM, como forma de ingresso, onde 100% das vagas ofertadas utilizarão o programa como forma única de seleção, sendo 50% reservadas a estudantes oriundos da rede pública de ensino e outras 25% para o programa de Inclusão Ético-Racial. Entretanto, na seleção do segundo semestre letivo, o tradicional, 

O vestibular continuará sendo a forma de ingresso.

01-(UNEMAT-MT-015)

Diversas empresas vêm anunciando que esta será a década da implantação do turismo espacial, o

qual deve ser inaugurado em 2014, tanto que, neste ano, pela primeira vez, uma nave comercial atingiu a estratosfera ao chegar a 25 mil metros de altura e rompeu a barreira do som.

Mas, o que mais impressionou foi a passagem do vácuo para a atmosfera: com um sistema de desaceleração, o veículo concluiu em temperaturas espantosamente baixas a fase crítica do voo. Em voos de 2,5 horas valerão, para os futuros turistas, cinco minutos de gravidade zero. Disponível em: http://www.brasilturismo.blog.br/turismoespacial-voos-ocorr…. (adaptado) Acesso em: 31 out. 2013.

(A) A espaçonave entra na atmosfera em movimento de queda livre, a mesma de um corpo ao ser largado de nossas mãos, pois o campo gravitacional terrestre não varia com altitude.

(B) O conceito de vácuo, transmitido no texto, refere-se a uma região de diferentes pressões, tanto que, ao sair dele e entrar na atmosfera, é preciso usar desacelerador.

(C) A afirmação de que atingiu a gravidade zero é errônea, pois ela fica ligeiramente baixa, fazendo com que os corpos flutuem na espaçonave, o que denominamos de imponderabilidade.

(D) Caso não houvesse os desaceleradores, a temperatura externa da espaçonave tenderia a zero.

(E) Fora da estratosfera existe somente vácuo.

02-(UNEMAT-MT-015)

Um fato interessante que ocasionalmente ocorre quando viajamos de carro é levarmos um pequeno

choque ao sairmos do veículo ou ao tocá-lo em sua lataria.

A carga eletrostática acumulada no carro é devida a que fator? Assinale a alternativa correta.

(A) Assim como uma espira, ao passar por um campo magnético, gera uma corrente elétrica, o carro, ao passar pelo campo magnético do planeta, gera cargas eletrostáticas.

-(B) O atrito da lataria do carro com o ar gera o acúmulo de cargas eletrostáticas.

(C) Falha na construção do carro deixa a bateria ligada à carroceria; desta forma, propicia a descarga elétrica.

(D) Esse fenômeno só acontece quando chove, pois cargas elétricas são arrastadas pelas gotas da chuva e acumulam no carro.

(E) O corpo humano pode ser considerado uma bateria biológica. Devido ao suor produzido pelo indivíduo e ao atrito do carro com o ar, eles se comportam como ânodo e cátodo, respectivamente,

gerando eletricidade estática, e quando um toca o outro ocorre a descarga elétrica.

03-(UNEMAT-MT-015)

A dengue ainda é um dos grandes problemas que o Brasil enfrenta. Essa doença é transmitida por um mosquito que se reproduz em águas paradas. Assim como o mosquito da dengue, existem outros

insetos que são capazes de pousar sobre a água.

Assinale a alternativa que explica o pouso de insetos sobre a água.

(A) O princípio de Arquimedes.

(B) O princípio do empuxo.

(C) A tensão superficial.

(D) O efeito de capilaridade.

(E) O princípio de repulsão entre cargas elétricas das pernas do inseto e a da água.

 

Confira a resolução dos Exercícios