RESOLUÇÕES DO VESTIBULAR DA UNEMAT-2015

RESOLUÇÕES DO VESTIBULAR DA UNEMAT-2015

01- (A) Falsa O campo gravitacional terrestre diminui com a altitude.

(B) Falsa como o vácuo é a ausência de matéria, em toda a extensão do mesmo a pressão é nula.

(C) Correta Não existe gravidade zero devido à atração entre os planetas com seus campos gravitacionais interagindo e  imponderabilidade é a sensação de ausência de peso. Um astronauta dentro da nave espacial e a própria nave tem a mesma velocidade orbital  V  e a mesma aceleração de queda g (queda livre), pois as órbitas são de mesmo raio. Assim, astronauta, nave, e tudo mais no veículo ficam em repouso uns em relação aos outros, flutuando, e o astronauta tem a sensação de ausência de peso.

(D) Falsa quando a espaçonave entra na atmosfera, apesar de desacelerar, o atrito de suas paredes externas com o ar torna-a muito aquecida, e a temperatura externa da espaçonave fica muito elevada.

(E) Falsa Existe ar até a exosfera, que é a camada que antecede o espaço sideral.

R- C

02- Suponha que uma pessoa, na época da seca, aproxime sua mão de um carro cuja carroceria apresente certa diferença de potencial com relação ao solo, que surge devido ao atrito com o ar gerando cargas eletrostáticas no mesmo. No instante em que a mão estiver suficientemente próxima ou encostando no carro, fluirá uma corrente que passará pelo ar, pelo corpo da pessoa e, através do seu pé, atingirá o solo.

R- B

03- A Tensão superficial é um efeito físico que ocorre na interface entre duas fases químicas. Ela faz com que a camada superficial de um líquido venha a se comportar como uma membrana elástica. Esta propriedade é causada pelas forças de coesão entre moléculas semelhantes, cuja resultante vetorial é diferente na interface. Enquanto as moléculas situadas no interior de um líquido são atraídas em todas as direções pelas moléculas vizinhas, as moléculas da superfície do líquido sofrem apenas atrações laterais e internas. Este desbalanço de forças de atração que faz a interface se comportar como uma película elástica como um látex.

Por causa da tensão superficial, alguns objetos mais densos que o líquido podem flutuar na superfície, caso estes se mantenham secos sobre a interface. Este efeito permite, por exemplo, que alguns insetos caminhem sobre a superfície da água e que poeira fina não afunde. A tensão superficial também é responsável pelo efeito de capilaridade, formação de gotas e bolhas, e imiscibilidade entre líquidos polares e apolares (separação de óleo e água).

R- C

 

Voltar para os Exercícios