Exercícios de Movimento uniforme e encontro de móveis em MU

Movimento uniforme e encontro de móveis em MU

Exercícios

01-(CFTSC) Às 13:30h, partiu um ônibus de Florianópolis em direção a Laguna. A distância entre as cidades é de 100 km, e o

motorista manteve uma velocidade média de 60 km/h ao fazer esse percurso. A que horas o ônibus chegou a Laguna?

a) Às 15:10h. b) Às 14:50h. c) Às 14:30h.

d) Às 15:50h. e) Às 16:10h.

02-(MACKENZIE-SP) Uma partícula descreve um movimento uniforme cuja função horária é S= -2 + 5t, com S em metros e t em segundos.Nesse caso, podemos afirmar que a velocidade escalar da partícula é:

a) -2ms e o movimento é retrógrado

b) -2m/s e o movimento é progressivo

c) 5m/s e o movimento é progressivo

d) 5m/s e o movimento é retrógrado

e) -2,5m/s e o movimento é retrógrado

03-(UC-GO) A figura mostra a posição de um móvel, em movimento uniforme, no instante t=0.

Sendo 5m/s o módulo de sua velocidade escalar, pede-se:

a) a função horária dos espaços;

b) o instante em que o móvel passa pela origem dos espaços

04-(PUC-SP) A função horária das posições de um móvel sobre uma trajetória retilínea é S= 10 – 2t (no SI). Pede-se:

a) a posição do móvel no instante 6s

b) o deslocamento do móvel entre os instantes 1s e 4s

c) o instante em que o móvel passa pela origem das posições

05-(EEM-SP) Ao longo de uma pista de corrida de automóveis existem cinco postos de observação, onde são registrados os instantes em que por eles passam um carro em treinamento. A distância entre dois postos consecutivos é 500m. Durante um treino registraram-se os tempos indicados na tabela.

a) Determine a velocidade média desenvolvida pelo carro no trecho compreendido entre os postos 2 e 4.

b) É possível afirmar que o movimento do carro é uniforme? Justifique a resposta

06-(ESPM-SP) Um ponto material possui velocidade escalar constante de valor absoluto 70 km/h e se movimenta em sentido oposto ao da orientação positiva da trajetória. No instante inicial, esse ponto passa pelo marco 560 km na trajetória. Determine o instante em que o móvel passa pela origem dos espaços.

07-(FGV-RJ) Em uma passagem de nível, a cancela é fechada automaticamente quando o trem está a 100 m do início do cruzamento. O trem, de comprimento 200 m, move-se com velocidade constante de 36 km/h. Assim que o último vagão passa pelo final do cruzamento, a cancela se abre liberando o tráfego de veículos.

Considerando que a rua tem largura de 20 m, o tempo que o trânsito fica contido desde o início do fechamento da cancela até o início de sua abertura, é, em s,

a) 32. b) 36. c) 44.

d) 54. e) 60.

08-(FUVEST-SP) O sistem GPS (Global Positioning System) permite localizar um receptor especial, em qualquer lugar da Terra, por meio de sinais emitidos por satélites. Numa situação particular, dois satélites, A e B, estão alinhados sobre uma reta que tangencia a superfície da Terra no ponto 0 e encontram-se à mesma distância de 0.

O protótipo de um novo avião, com um receptor R, encontra-se em algum lugar desta reta e seu piloto deseja localizar sua própria posição. Os intervalos de tempo a emissão dos sinais pelo satélite A e B e sua recepção por R são, respectivamente, ΔtA=68,5.10-3s e ΔtB=64,8.10-3s.

Desprezando os possíveis efeitos atmosféricos e considerando a velocidade de propagação dos sinais como igual a velocidade c da luz no vácuo (c=3.105km/s), determine:

a) a distância D, em km/h, entre cada satélite e o ponto 0,

b) a distância x, em km, entre o receptor R, no avião, e o ponto 0,

c) a posição do avião, identificada pela letra R, localizando-a no esquema abaixo.

09-(UFRJ-RJ) Dois trens, um de carga e outro de passageiros, movem-se nos mesmos trilhos retilíneos, em sentidos opostos, um aproximando-se do outro, ambos com movimentos uniformes. O trem de carga, de 50 m de comprimento, tem uma velocidade de módulo igual a 10 m/s e o de passageiros, uma velocidade de módulo igual a v. O trem de carga deve entrar num desvio para que o de passageiros possa prosseguir viagem nos mesmos trilhos, como ilustra a figura.
No instante focalizado, as distâncias das dianteiras dos trens ao desvio valem 200 m e 400 m, respectivamente.

Calcule o valor máximo de v para que não haja colisão.

10-(UFSM-RS) No instante em que um índio dispara uma flecha contra a sua presa, que se encontra a 14m de distância, ela corre, tentando fugir.

Se a flecha e a presa se deslocam na mesma direção e no mesmo sentido, com velocidades de módulos 24m/s e 10 m/s, respectivamente, o intervalo de tempo levado pela flecha para atingir a caça, em segundos, é

a) 0,5. b) 1. c) 1,5.

d) 2. e) 2,5.

11-(UFGRS-RS) Um caminhoneiro parte de São Paulo com velocidade escalar constante de módulo igual a 74km/h. No mesmo instante parte outro de Camaquã, no Rio Grande do Sul, com velocidade escalar constante de 56km/h.

Em que cidade eles se encontrarão?

a) Camboriú b) Garopaba c) Laguna

d) Araranguá e) Torres

12- (FUVEST-SP) João está parado em um posto de gasolina quando vê o carro de seu amigo, passando por um ponto P, na estrada, a 60 km/h. Pretendendo alcançá-lo, João parte com seu carro e passa pelo mesmo ponto P, depois de 4 minutos, já a 80 km/h. Considere que ambos dirigem com velocidades constantes.
Medindo o tempo, a partir de sua passagem pelo ponto P, João deverá alcançar
seu amigo, aproximadamente, em

a) 4 minutos b) 10 minutos c) 12 minutos

d) 15 minutos e) 20 minutos

13-(UEL-PR) Um cão persegue uma lebre de forma que enquanto ele dá 3 saltos ela dá 7 saltos.

Dois saltos do cão equivalem a cinco saltos da lebre. A perseguição inicia-se em um instante em que a lebre está a 25 saltos à frente do cão.

Considerando-se que ambos deslocam-se em linha reta, é correto afirmar que o cão alcança a lebre após ele ter:

a) Percorrido 30m e a lebre 70m.

b) Percorrido 60m e a lebre 140m.

c) Dado 70 saltos.

d) Percorrido 50m.

e) Dado 150 saltos.

14-(PUC-SP)
Alberto saiu de casa para o trabalho exatamente às 7h, desenvolvendo, com seu carro, uma velocidade constante de 54km/h. Pedro, seu filho, percebe imediatamente que o pai esqueceu sua pasta com documentos e, após 1min de hesitação, sai para encontrá-lo, movendo-se também com velocidade constante. Excelente aluno em Física, calcula que como saiu 1min após o pai, demorará exatamente 3min para alcançá-lo.

Para que isso seja possível, qual a velocidade escalar do carro de Pedro?

a) 60 km/h b) 66 km/h c) 72 km/h

d) 80 km/h e) 90 km/h

15-(UEPI)Um passageiro perdeu um ônibus que saiu da rodoviária há 5 minutos e pega um táxi para alcançá-lo. O ônibus desenvolve uma velocidade de 60 km/h e o táxi, de 90 km/h. O intervalo de tempo necessário ao táxi para alcançar o ônibus é, em minutos:

a) 10 b) 20 c) 30 d) 32 e) 35

16-(CFT-MG-2008) Duas esferas A e B movem-se ao longo de uma linha reta, com velocidades constantes e iguais a 4 cm/s e 2 cm/s. A figura mostra suas posições num dado instante.

A posição, em cm, em que A alcança B é

a) 4. b) 8. c) 11. d) 12.

17- (FUVEST-SP-2009) Marta e Pedro combinaram encontrar-se em um certo ponto de uma auto-estrada plana, para seguirem viagem juntos. Marta, ao passar pelo marco zero da estrada, constatou que, mantendo uma velocidade média de 80 km/h, chegaria na hora certa ao ponto de encontro combinado. No entanto, quando ela já estava no marco do quilômetro 10, ficou sabendo que Pedro tinha se atrasado e, só então, estava passando pelo marco zero, pretendendo continuar sua viagem a uma velocidade média de 100 km/h. Mantendo essas velocidades, seria previsível que os dois amigos se encontrassem próximos a um marco da estrada com indicação de

a) km 20 b) km 30
c) km 40 d) km 50 e) km 60

18-(UERJ-RJ-010) Dois automóveis, M e N, inicialmente a 50 km de distância um do outro, deslocam-se com velocidades

constantes na mesma direção e em sentidos opostos. O valor da velocidade de M, em relação a um ponto fixo da estrada, é igual a 60 km/h. Após 30 minutos, os automóveis cruzam uma mesma linha da estrada.

Em relação a um ponto fixo da estrada, a velocidade de N tem o seguinte valor, em quilômetros por hora:

a) 40 b) 50 c) 60 d) 70

19-(UERJ-RJ-010) Um foguete persegue um avião, ambos com velocidades constantes e mesma direção. Enquanto o foguete

percorre 4,0 km, o avião percorre apenas 1,0 km. Admita que, em um instante t1, a distância entre eles é de 4,0 km e que, no instante t2, o foguete alcança o avião.

No intervalo de tempo t2– t1, a distância percorrida pelo foguete, em quilômetros,
corresponde aproximadamente a:

a) 4,7 b) 5,3

c) 6,2 d) 8,6

20-(UFG-GO-010) O GPS (sigla em inglês para sistema global de posicionamento) é composto por uma malha de 24 satélites que

orbitam a Terra a uma altitude fixa e com velocidade constante. Nesses satélites estão instalados relógios atômicos que podem aferir o tempo com precisão de nanossegundos. Os satéli­tes emitem ondas eletromagnéticas que se propagam com a velocidade da
luz c. Essas ondas são codificadas de modo a fornecer as coordenadas do satélite e o instante em que o sinal foi emitido. Num certo instante t, o receptor capta os sinais de vários satélites e, a partir dos sinais obtidos de quatro satélites distintos, calcula as coordenadas (x, y, z) do receptor e o instante de tempo da recepção.

A figura a seguir representa uma versão unidimensional de um GPS, na qual os satélites foram substituídos por duas antenas fixas que emitem sinais informando suas posições e os instantes da emissão (X1, t1) e (X2, t2). Um veículo equipado com um GPS, que se move em uma dimensão, pode ter sua localização X e o instante t conhecidos, obtendo simultaneamente os sinais das duas ante­nas.

Considerando o exposto, determine:

a) as equações que fornecem a posição e o instante de tempo do veículo (X e t) em função das coordenadas das antenas, dos instantes de emissão e da velocidade da luz c;

b) a posição do veículo e sua distância da antena mais próxima, quando t1 = 2T e t2 = T, em função de X1, L e T.

21-(UEL-PR-011)
O cavalo anda nas pontas dos cascos. Nenhum animal se parece tanto com uma estrela do corpo de balé quanto um puro sangue em perfeito equilíbrio, que a mão de quem o monta parece manter suspenso. Degas pintou-o e procurou concentrar todos os aspectos e funções do cavalo de corrida: treinamento, velocidade, apostas e fraudes, beleza, elegância suprema. Ele foi um dos primeiros a estudar as verdadeiras figuras do nobre animal em movimento, por meio dos instantâneos do grande Muybridge. De resto, amava e apreciava a fotografia, em uma época em que os artistas a desdenhavam ou não ousavam confessar que a utilizavam.

(Adaptado de: VALÉRY, P. Degas Dança Desenho. São Paulo: Cosac & Naif, 2003, p. 77.)

Suponha que a sequência de imagens apresentada na figura foi obtida com o auxílio de câmeras fotográficas dispostas a cada 1,5 m ao longo da trajetória do cavalo.

Sabendo que a frequência do movimento foi de 0,5 Hz, a velocidade média do cavalo é:

a) 3 m/s b) 7,5 m/s c) 10 m/s

d) 12,5 m/s e) 15 m/s

22-(UNEMAT-MT-012)

Dois objetos tem as seguintes equações horárias: SA= 20+3t (SI) e SB=100-5t (SI). Então, a distancia inicial entre o

objeto A e B, o tempo decorrido até o encontro deles e o local de encontro são, respectivamente,

a. 80m, 20s e 0m b. 80m, 15s e 65m
c. 80m, 10s e 50m d. 120m, 20s e 0m e. 120m, 15s e 65m

Confira a Resolução Comentada