Voltar Inicial Enem Mecânica Óptica

 

 

 

 

 

FMABC-014

A Faculdade de Medicina do ABC, também conhecida como FMABC, é uma instituição de ensino superior localizada no município de Santo André, no estado de São Paulo.

É mantida pela Fundação do ABC, entidade civil sem fins lucrativos instituída pelos municípios de Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul (SP).

nstituição de ensino que motivou a origem da Fundação do ABC em 1967, a Faculdade de Medicina do ABC foi oficializada um ano depois, em 1968, e iniciou a primeira turma em Santo André em 1969. É considerada hoje uma das melhores escolas médicas e de ciências da saúde do País. Exemplo disso é a nota máxima 5 obtida em 2011 no Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) nos cursos de Medicina e Ciências Farmacêuticas.

A faculdade oferece programas que compreendem cursos de Graduação e Pós-Graduação, para diferentes segmentos dentro da área da saúde e, da mesma forma, para diferentes níveis profissionais. Para Graduação estão disponíveis os seguintes programas educacionais: Medicina, Ciências Farmacêuticas, Enfermagem, Fisioterapia, Gestão em Saúde Ambiental, Nutrição, Terapia Ocupacional

O sistema que é adotado para a seleção de alunos em seus cursos é a prova vestibular tradicional, que acontece somente uma vez por ano.

 


01-(FMABC-SP-014)

Um corpo de massa m é lançado obliquamente, em relação a uma superfície horizontal, com uma velocidade inicial de módulo igual a Vo. O ângulo de lançamento, em relação à direção horizontal, é ө e o

módulo da aceleração da gravidade g. Desprezando qualquer forma de atrito, a expressão que permite determinar o alcance máximo (Amáx) obtido pelo corpo, em função de Vo, ө e g é:

(A) Amáx = 2.m.Vo.cosө/g (B) Amáx = 2.m.Vo2.cosө.cosө/g (C) Amáx = 2.m.Vo.(senө.cosө)2/g


(D) Amáx = 2.Vo.(senө.cosө)2/g (E) Amáx = 2.Vo2.senө.cosө/g



02-(FMABC-SP-014)

Um próton de massa 1,6.10-27kg e carga elétrica 1,6.10-19C é acelerado por uma diferença de potencial e penetra, por uma abertura A, perpendicularmente ao campo magnético uniforme de uma câmara de um espectrômetro de massa, com velocidade inicial (Vo) de valor 8.105m/s. A intensidade do campo magnético

no interior da câmara é de 4.10-1 T. O próton atinge o ponto F de um filme fotográfico colocado no interior da câmara. Com base nessas informações, podemos dizer que a distância (d) entre os pontos A e F e o intervalo de tempo decorrido desde o instante em que o próton penetra na câmara até o impacto com o filme valem, respectivamente, (Adote π=3)

(A) 0,02m e 2,5.10-8s (B) 0,04m e 7,5.10-8s (C) 0,02m e 1,25.10-8s (D) 0,04m e 5,0.10-8s

(E) 0,02m e 7,5.10-8s


03-(FMABC-SP-014)

Uma esfera é lançada com velocidade inicial Vo do alto de uma plataforma horizontal de altura h, num local

onde a aceleração da gravidade vale g e deve cair no interior da caçamba de um caminhão que, partindo deum certo ponto, vai percorrer uma distância L, num plano horizontal, com velocidade constante Vc.

A velocidade Vc do caminhão em função de L, g e h será dada por


(04-(FMABC-SP-014)

A imagem corresponde a um filtro de luz vermelha. Se incidirmos um feixe de luz branca em uma das faces

desse filtro, a luz que, após atravessá-lo, emergirá, pela face oposta, será vista por um observador como sendo

(A) uma mistura de todas as frequências da luz branca, com exceção do vermelho, que foi subtraído pelo filtro.

(B) uma luz vermelha, pois o filtro vermelho reflete difusamente apenas o vermelho e subtrai as demais frequências da luz branca.

(C) uma luz ciano, pois o filtro irá bloquear o vermelho e irá emergir as frequências do azul e do verde que, quando combinadas, resultam no ciano.

(D) uma luz vermelha, pois o filtro irá subtrair as demais frequências da luz branca, refratando apenas a frequência do vermelho.

(E) uma luz branca, pois o filtro serve apenas para provocar a refração da luz incidente, desviando, portanto, a trajetória do raio emergente.


05-(FMABC-SP-014)

Considere duas cordas elásticas e de densidades lineares diferentes (uma corda grossa e outra corda fina) emendadas, como mostra a figura. Quando um pulso é produzido na extremidade livre da corda mais fina, ele se propaga com velocidade V até encontrar a junção das duas cordas. Após o pulso incidir no ponto de junção das cordas , observaremos

(A) os fenômenos da reflexão do pulso na corda mais fina e o de refração do pulso na corda mais grossa, ambos sem inversão de fase tanto do pulso refletido quanto do pulso refratado e ambos com a mesma velocidade V do pulso incidente.

(B) os fenômenos da reflexão do pulso na corda mais fina, com inversão de fase do pulso refletido e manutenção da velocidade V do pulso incidente, e o da refração do pulso na corda mais grossa, sem inversão de fase do pulso refratado e com velocidade diferente da do pulso incidente.

(C) o fenômeno da continuidade do pulso na corda mais fina, sem inversão de fase do pulso, porém com velocidade de propagação diferente da velocidade do pulso incidente.

(D) os fenômenos da refração do pulso na corda mais fina e o da reflexão do pulso na corda mais grossa, ambos com inversão de fase tanto do pulso refletido quanto do pulso refratado e ambos com a mesma velocidade V do pulso incidente.

(E) os fenômenos da refração do pulso na corda mais fina, com inversão de fase do pulso refratado e manutenção da velocidade V do pulso incidente, e o da reflexão do pulso na corda mais grossa, sem inversão de fase do pulso refletido e com velocidade diferente da do pulso incidente.


Resoluções