Voltar Inicial Enem Mecânica Óptica

 

 

 

 

 

Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) é uma universidade pública brasileira, com sede em Campina Grande na Paraíba, e com campi nas cidades de Lagoa Seca, Guarabira, Catolé do Rocha, João Pessoa, Patos, Monteiro e Araruna.

Também faz parte da universidade o Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP), projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, que acolhe trabalhos dos mais talentosos artistas paraibanos.

1-(UEPB-PB-013)

Um jovem aluno de física, atendendo ao pedido de sua mãe para alterar a posição de alguns móveis da residência, começou empurrando o guarda-roupa do seu quarto, que tem 200 kg de massa. A força que ele empregou, de intensidade F, horizontal, paralela à superfície sobre a qual o guarda-roupa deslizaria, se mostrou insuficiente para deslocar o móvel. O estudante solicitou a ajuda do seu irmão e, desta vez, somando à sua força uma outra força igual, foi possível a mudança pretendida.
O estudante, desejando compreender a situação-problema vivida, levou-a para sala de aula, a qual foi tema de discussão. Para compreende-la, o professor apresentou aos estudantes um gráfico, abaixo, que relacionava as

intensidades da força de atrito (fe, estático, e fc, cinético) com as intensidades das forças aplicadas ao objeto deslizante.

Com base nas informações apresentadas no gráfico e na situação vivida pelos irmãos, em casa, é correto afirmar que
a) o valor da força de atrito estático é sempre maior do que o valor da força de atrito cinético entre as duas mesmas superfícies.
b) a força de atrito estático entre o guarda-roupa e o chão é sempre numericamente igual ao peso do guarda-roupa.
c) a força de intensidade F, exercida inicialmente pelo estudante, foi inferior ao valor da força de atrito cinético entre o guarda-roupa e o chão.
d) a força resultante da ação dos dois irmãos conseguiu deslocar o guarda-roupa porque foi superior ao valor máximo da força de atrito estático entre o guarda-roupa e o chão.
e) a força resultante da ação dos dois irmãos conseguiu deslocar o guarda-roupa porque foi superior à intensidade da força de atrito cinético entre o guarda-roupa e o chão.


02-(UEPB-PB-013)

Uma família decide ir, no final de semana, ao Beach Park que está localizado no Município de Aquiraz, na praia do

Porto das Dunas, no Ceará, a 16km de Fortaleza.
Uma das atrações para o público é o Toboágua Insano, com 40 metros de altura, que tem a dimensão vertical de um

prédio de 14 andares. Em função da sua altura e inclinação, o toboágua proporciona uma descida extremamente rápida. Por essas  características, o Insano é considerado o mais radical dos equipamentos do gênero no planeta. Numa manhã de domingo, um jovem, membro da família que foi visitá-lo, desce, a partir do repouso, o toboágua, com altura de 40 metros de altura, e mergulha numa piscina instalada em sua base. Supondo que o atrito ao longo do percurso  dissipe 28% da energia mecânica e considerando a aceleração da gravidade, g = 10 m/s2, a velocidade do jovem na base do toboágua, em m/s, é
a) 28,2                            b) 26,4                            c) 20,2                           d) 24,0                        e) 32,2

 

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Em 1643, o físico italiano Evangelista Torricelli (1608-1647) realizou sua famosa experiência, medindo a pressão atmosférica por meio de uma coluna de mercúrio, inventando, assim, o barômetro. Após esta descoberta, suponha que foram muitos os curiosos que fizeram várias medidas de pressão atmosférica. Com base na experiência de Torricelli, pode-se afirmar que o maior valor para altura da coluna de mercúrio foi encontrado:

 

a) no Pico do Jabre, ponto culminante do estado da Paraíba, no município de Maturéia.
b) no alto de uma montanha a 1500 metros de altitude.
c) no 10o andar de um prédio em construção na cidade de Campina Grande.
d) numa bonita casa de veraneio em João Pessoa, no litoral paraibano.
e) no alto do Monte Everest, o ponto culminante da Terra.

 

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Os precursores no estudo da hidrostática propuseram princípios que têm uma diversidade de aplicações em inúmeros “aparelhos” que simplificam as atividades extenuantes e penosas das pessoas, diminuindo muito o esforço físico, como também encontraram situações que evidenciam os efeitos da pressão atmosférica. A seguir, são apresentadas as situações- problema que ilustram aplicações de alguns dos princípios da Hidrostática.

Assinale a alternativa que corresponde, respectivamente, às aplicações dos princípios e do experimento formulados por:

a) Arquimedes (Situação 1), Pascal (Situação II) eArquimedes (Situação III)
b) Pascal (Situação 1),Arquimedes (Situação II) e Stevin (Situação III)
c) Stevin (Situação 1), Torriceili (Situação II) e Pascal (Situação III)
d) Pascal (Situação 1), Stevin (Situação II) e Torriceili (Situação III)
e) Stevin (Situação I),Arquimedes (Situação II) eTorricelli (Situação III)

Leia o Texto 1, a seguir, para responder às questões 05 e 06.

Texto 1:

Considere um observador O parado na calçada de uma rua quando uma ambulância passa com a sirene ligada

(conforme a figura acima). O observador nota que a altura do som da sirene diminui repentinamente depois que a ambulância o ultrapassa. Uma observação mais detalhada revela que a altura sonora da sirene é maior quando a ambulância se aproximado observador e menor quando a ambulância se afasta. Este fenômeno, junto com outras situações físicas nas quais ele ocorre, é denominado efeito Doppler.

 

05-(UEPB-PB-013)


Acerca do assunto tratado no texto 1, que descreve o efeito Doppler, analise e identifique, nas proposições a seguir, a(as) que se refere(m) ao efeito descrito.
1- Quando a ambulância se afasta, o número de cristas de onda por segundo que chegam ao ouvido do observador é maior.
II- As variações na tonalidade do som da sirene da ambulância percebidas pelo observador devem-se a variações de frequência da fonte sonora.
III- Quando uma fonte sonora se movimenta, a frequência do som percebida pelo observador parado é diferente da frequência real emitida pela fonte.
IV- E possível observar o efeito Doppler não apenas com o som, mas também com qualquer outro tipo de onda.
Após a análise feita, conclui-se que é(são) correta(s) apenas a(s) proposição(ões):
a) I                     b) III e IV                      c) II                          d) 1 e III                        e) II e IV

06-(UEPB-PB-013)


Ainda acerca do assunto tratado no texto 1, que descreve o Efeito Doppler, resolva a seguinte situação-problema:
Considere ainda o observador (conforme a figura) parado na calçada munido de um detector sonoro. Quando uma

 ambulância passa por ele a uma velocidade constante com a sirene ligada, o observador percebe que o som que ele ouvia teve sua frequência diminuída de 1000 Hz para 875 Hz. Sabendo que a velocidade do som no ar é 333,0 m/s, a velocidade da ambulância que passou pelo observador, em m/s, é
a) 22,2                     b) 23,0                         c) 24,6                             d) 32,0                            e) 36,0

 

Leia o Texto II, a seguir, para responder às questões 07 e 08.
Texto II:
A geração de eletricidade estática por atrito é mais comum do que se pode imaginar. Quando penteamos o cabelo num dia seco, podemos notar que os fios repelem-se uns aos outros. Ao tirarmos um agasalho de lã, notamos que os pelos

dos braços se arrepiam, atraídos pelo tecido. Ao caminharmos sobre um tapete de lã, o atrito dos sapatos com o tapete pode gerar cargas que se acumulam em nosso corpo. Ao se movimentarem, os veículos também podem se tornar eletrizados pelo atrito com o ar atmosférico. Além dessas, seria possível enumerar várias outras situações do dia a dia em que se pode constatar a eletrização por atrito. (Adaptado de JUNIOR, F.R. Os Fundamentos da Física. 8. cd. vol. 3. São Paulo: Moderna, 2003, p. 8)
07-(UEPB-PB-013)


Acerca do assunto abordado no texto II, que descreve alguns dos efeitos da eletrização por atrito, analise e identifique nas proposições a seguir, a(as) que explica(m) o processo de eletrização por atrito, escrevendo V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas, respectivamente:
( ) Nem todo par de corpos atritados se eletriza. É preciso que eles tenham diferentes tendências para reter ou ceder elétrons.
( ) Nos isolantes, as cargas elétricas, em excesso, distribuem-se sempre na superfície externa, quaisquer que sejam suas dimensões. Isso acontece porque, sendo cargas de mesmo sinal, elas repelem-se mutuamente de modo a manter a maior distância possível entre si.
( ) Os corpos atritados adquirem cargas de mesmo valor absoluto e sinais contrários.
( ) Não é possível eletrizar uma barra metálica segurando-a com a mão, porque tanto a barra metálica como o corpo humano são bons condutores.
Após a análise feita, assinale a alternativa que corresponde à sequência correta:
a) VFVV                      b) VVFV                        c) VVFF                          d) FVFV                      e) FFVV
(

08-(UEPB-PB-013)


Ainda acerca do exposto no texto II, que descreve alguns dos efeitos da eletrização por atrito, resolva a seguinte situação-problema:
Um pedaço de lã e um cilindro de vidro, ambos inicialmente neutros, são atritados de forma que a lã adquire uma carga

elétrica de -3,2.10-9C. Sendo a carga elétrica elementar e= - 1,6.1 0-19 C, após o atrito, a quantidade de elétrons que o cilindro de vidro perdeu para o pedaço de lã, é
a) 2,010
10
                        B) 5,0.1010                    c) 2,0.1028                      d) 5,2.1029                          e) 5,2.1020

09-(UEPB-PB-013)


O efeito Joule, em homenagem ao Físico Britânico James Prescott Joule, embora seja um inconveniente nas máquinas elétricas e nas linhas de transmissão, por representar perda de energia elétrica, tem grande utilidade em aquecedores

elétricos em geral: ferro elétrico, ebulidor, forno elétrico, fusíveis, lâmpadas incandescentes, etc... Este efeito consiste na dissipação de energia elétrica sob forma de energia térmica em um condutor, no qual se estabelece uma corrente elétrica em que Joule concluiu que a potência dissipada em uma resistência R, percorrida por uma corrente i, é dada por P = Ri2. Suponha que o valor de R seja variável e que a voltagem VAB aplicada a ela seja mantida constante.
Em relação ao exposto, se o valor de R for aumentado, analise e identifique, nas proposições a seguir, a(as) correta(s).
1- A corrente i diminuirá, porque a voltagem VAB permanece constante.
II- A potência P aumentará, porque P é diretamente proporcional à resistência R.
III- O valor da potência diminuirá, porque a influência da diminuição de corrente i sobre a potência P é maior do que a influência do aumento de resistência R.
IV- O valor de potência P aumentará, porque a corrente i permanece constante.
V- O valor de potência P permanecerá constante, porque o aumento de resistência R é compensado pela diminuição de corrente i.
Após a análise feita, conclui-se que é(são) correta(s) apenas a(s) proposição(ões):
a) II e IV                         b)I                            c) II, IV e V                      d) III e V                     e) I e III

Leia o Texto III, a seguir, para responder a questão 10.
Texto III:
“Modernamente, nos circuitos elétricos de resistências, edifícios e indústrias, em vez de fusíveis, utilizam-se dispositivos que têm base no efeito magnético da corrente elétrica e são chamados disjuntores. Em essência, o disjuntor é uma chave magnética que se desliga automaticamente quando a intensidade da corrente ultrapassa determinado valor. Os disjuntores são preferíveis aos fusíveis, não necessitam ser trocados. Uma vez removida a causa que provocou seu desligamento, para que a circulação da corrente elétrica se restabeleça.” (de JUNIOR, F.R. Os Fundamentos da Física. 8. ed. vol. 3. São Paulo: Moderna, 2003, p. 132)
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Acerca do assunto exposto no texto III, resolva a seguinte situação-problema:
Uma residência dispõe dos seguintes eletrodomésticos em um circuito elétrico: um ferro elétrico de 880 W, um chuveiro de 2200W, um aquecedor de 1210 W, um liquidificador de 440 W e um televisor de 110W. Se lhe fosse pedido para ligar os aparelhos descritos acima (com suas respectivas potências), numa residência cuja voltagem é de 220V, tendo, instalado, um disjuntor de 16 A, quais você não ligaria simultaneamente, a fim de não desligar o disjuntor?
a) Ferro elétrico, chuveiro elétrico, aquecedor e televisor.
b) Chuveiro elétrico, aquecedor, liquidificador.
c) Ferro elétrico, aquecedor, liquidificador e televisor.
d) Ferro elétrico, chuveiro elétrico, aquecedor e liquidificador.
e) Ferro elétrico, chuveiro elétrico e aquecedor.

Leia o Texto IV, a seguir, para responder à questão 11.
Texto IV:
Até o ano de 1820, os cientistas pensavam que os fenômenos elétricos e magnéticos eram totalmente independentes, isto é, que não havia qualquer relação entre eles. Naquele ano, o físico dinamarquês Hans Christian Oersted (1777-1851) realizou uma experiência bastante simples que se tornou famosa por alterar completamente essa ideia. (Adaptado de Máximo, Antonio eAlvarenga, Beatriz. Curso de Física. 5. ed. vol. único. São Paulo: Editora Sipione, 2000, p. 482)
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Na experiência de Oersted, o fio de um circuito passa sobre a agulha de uma bússola. Com a chave C aberta, a agulha alinha-se como mostra a figura 1. Fechando-se a chave C, a agulha da bússola assume nova posição (figura 2).


Acerca do assunto exposto no texto IV, e com base na experiência de Oersted, escreva V ou F
conforme as proposições sejam verdadeiras ou falsas, respectivamente: 2
( ) As cargas elétricas em movimento no fio geram um campo magnético que se soma ao campo terrestre, provocando o desvio da agulha.
( ) A agulha magnética se desvia, tendendo a se orientar em direção perpendicular à corrente elétrica.
( ) A corrente elétrica estabelecida no circuito gera um campo elétrico numa direção perpendicular à da corrente elétrica.
( ) as cargas elétricas em movimento no fio, estabelecidas no circuito, geram um campo magnético numa direção paralela à da corrente elétrica.
Após a análise feita, assinale a alternativa que corresponde à sequência correta:
a) VFFF                    b) VVFF                        c) FFVV                             d) VFVF                                e) FFVF
Leia a teoria a seguir:

 

Leia o Texto V, a seguir, para responder à questão 12.
Texto V:
O surgimento e a evolução das espécies, ou de estrelas, assim como a formação e a transformação de rios e montanhas são processos que ocorrem em grandes intervalos de tempo. Diferentemente, outros fenômenos acontecem em intervalos de tempo muito pequenos, a exemplo da emissão de luz por partículas de uma substância aquecida e o trajeto

dessa luz até o olho de um observador. A variedade das transformações não está só na amplitude das escalas de tempo, mas também nas dimensões espaciais envolvidas... Milhões de quilômetros podem ser considerados uma distância desprezível para certos processos astronômicos, em que se usa o ano-luz como unidade de medida de distância. Por outro lado, um milionésimo de metro pode ser considerado uma distância enorme, para certos processos no núcleo atômico (Texto extraído e adaptado de: Vários autores. Física 1° ano Ensino Médio. la edição. São Paulo; editora PD, 2010).
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De acordo com as informações trazidas no texto V e seus conhecimentos analise as três proposições que seguem:
I- O dia corresponde ao período de translação da Terra sobre si mesma, e o ano, tempo necessário para a Terra dar um giro completo em torno do Sol.
II- Um ano-luz é a distância percorrida pela luz em um ano.
III- Considerando que a luz no vácuo percorre 300 mil quilômetros em apenas um segundo e que a distância entre o planeta Terra e o Sol é de 1,5. 1011 m, o tempo que a luz do Sol leva para chegar à Terra é de 500s.
Após a análise feita, conclui-se que é(são) correta(s) apenas a(s) proposição(ões):
a) II e III                        b) II                          c) I e II                          d) I e III                        e) II e III

 

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Observando a tira abaixo, os personagens dialogam sobre a atração entre corpos, a qual pode ser melhor explicada pela

famosa lei da gravitação universal.

Analise as proposições que seguem sobre esta lei:
1- A lei da gravitação universal de Newton diz que os corpos se atraem na razão inversa de suas massas e na razão direta do quadrado de suas distâncias.
II- A lei da gravitação universal de Newton diz que os corpos se atraem na razão direta de suas massas e na razão inversa do quadrado de suas distâncias.
III- Se a distância entre dois corpos diminui a metade, a força de atração entre os dois é dividida por quatro.
Após a análise, para as proposições supracitadas, apenas é(são) verdadeira(s):
a) II e III                 b) 1 e III                       c) II                          d) I                             e) III

Leia o Texto VII e responda à questão 14.
Texto VII:
Um estudante de física, num dia de céu azul e sol escaldante, tenta “jogar” uma conversa intelectual, a fim de “azarar”

uma garota:
- Aí mina, chega mais. Estás vendo esse céu maneiro? Sabias que a luz do Sol nada mais é do que radiação eletromagnética composta por vários comprimentos de onda, viaja batida a 300 mil quilômetros por segundo, e porque a seção de choque de espalhamento é proporcional à quarta potência da freqüência da onda, o azul é mais espalhado do que o vermelho? Hein? O que tu achas?
- Vê se te enxerga...
(Texto extraído da obra de: OLIVEIRA, 1. S. Física Moderna: para iniciados, ínteressados e aficionados, volume 1. SSo Paulo: Editora livraria da Física, 2005)
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A respeito do assunto e da fala do estudante, analise as proposições a seguir, escrevendo V ou F conforme sejam verdadeiras ou falsas,
respectivamente:
( ) Ele argumenta bem sobre a velocidade da luz, uma vez que seu valor é 3. 108 km/s.
( ) A luz visível é composta por ondas eletromagnéticas com comprimentos de onda diferentes, cada um associado a uma cor.
( ) Em um dia de sol intenso, se olharmos diretamente para o Sol, o veremos com uma aparência amarelada, justamente porque o componente azul da luz é mais espalhado.
( ) Como a frequência do componente azul é maior que a frequência do componente vermelho, o azul é mais espalhado do que o vermelho.
Assinale a alternativa que corresponde à sequência correta:
a) FVFV                   b) FVVV                  c) FVVF                     d) VFVF                        e) VFVV

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Sabemos que no nosso dia a dia, muito se utiliza de expressões, cujo — RASCUNHO emprego comum contradiz a

ciência, como exemplo: “Estou morrendo de calor”. Atentando-se ao uso correto de expressões científicas no que se refere à transmissão de calor, analise as falas de três senhoras que dialogavam numa noite de inverno.
Maria: “Vou preparar um café para esquentar. Agora preciso ter cuidado pra ele não derramar no fogão, pois a água que se aquece por radiação logo ferverá “.
Tereza: ‘Enquanto você prepara o café, eu vou aquecer uns pões no tabuleiro de alumínio, que em contato com o fogo transfere o calor por condução para os pães “.
Socorro: ‘E para completar pego lençóis de lã no armário, para nos enrolarmos, já que estes se aquecem mais rápido que os lençóis de algodão”.
Das falas das senhoras acima descritas está(ão) correta(s):
a) As de Maria e Tereza                         b) As de Maria e Socorro                          c) As de Tereza e Socorro         

d) Apenas a de Tereza                            e) Apenas a de Maria

  

 

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