Voltar Inicial Enem Mecânica Óptica

 

 

 

 

 

RESOLUÇÕES

 

01- A força de atrito estático máxima é a maior força de atrito que você aplica no corpo, o que ocorre quando o guarda-roupa está na iminência de movimento, e, a partir daí ela se transforma em força de atrito cinético ou dinâmico  ---  constata-se experimentalmente que a força de atrito estático máximo (ainda em repouso) é maior que a força de atrito cinético (depois que ele entrou em movimento), pois as reentrâncias e saliências das superfícies em contato estão mais encaixadas com o corpo em repouso, dificultando mais a movimentação  ---  o guarda-roupa só entra em movimento porque a intensidade da força resultante aplicada pelos dois irmãos é maior que o valor máximo da força de atrito estático entre o guarda-roupa e o chão  ---  R- D.
02- Cálculo da energia mecânica no ponto mais alto M, de onde ele parte do repouso VM=0  ---  EM=EcM + EpM=mVM2/2

+ mgh=m.02/2 + m.10.40  ---  EM=400m  ---  pelo enunciado ele chegou na base N, com 72% da energia anterior  ---

EN=0,72.400m=288m  ---  EN=EcN + EpN=mVN2/2 + mgh=mVN2/2 + m.10.0  ---  EN=mVN2/2   ---  EM=EN  ---  288m=

mVN2/2  ---  VN=√(576)  ---  VN=24m/s  ---  R- E.

03- Barômetro é um aparelho que mede pressão atmosférica, mas também serve para medir a altitude de um lugar, pois

P=d.g.h é uma função também da altura h  ---  Se a experiência de Torricelli fosse realizada no cume de uma montanha muito alta, a altura da coluna de mercúrio será menor que ao nível do mar, pois a pressão atmosférica diminui com a altitude  ---  R- D.

04- R- D.

05- Efeito Doppler  ---  refere-se à variação da freqüência notada por um observador quando a distância entre ele e uma fonte de ondas está aumentando ou diminuindo.

Na aproximação entre fonte e observador, o mesmo perceberá o som emitido pela fonte mais agudo (maior freqüência, recebe maior número de frentes de onda na unidade de tempo) do que perceberia se fonte e observador estivessem parados. Nesse caso, o comprimento de onda aparente percebido pelo observador será menor que o comprimento da onda emitido pela fonte (observador O1 da figura abaixo)..

No afastamento entre fonte e observador, o mesmo perceberá o som emitido pela fonte mais grave (menor freqüência, recebe menor número de frentes de onda na unidade de tempo) do que perceberia se fonte e observador estivessem parados. Nesse caso, o comprimento de onda aparente percebido pelo observador será maior que o comprimento da onda emitido pela fonte (observador O2 da figura acima).

Observe que o motorista da ambulância não percebe nenhuma alteração no som emitido pela sirene, pois eles se movem juntos  ---  o efeito Doppler também é válido para a luz (onda eletromagnética transversal). Assim, a frequência da luz aumenta ( a cor da luz tende para o azul) quando a distância observador- fonte estiver diminuindo e diminui (a cor da luz tende para o vermelho) quando a distância observador-fonte estiver aumentando. A velocidade relativa observador-fonte é muito grande.

R- B.

06- Se denominarmos de V a velocidade do som, Vff a velocidade da fonte,Vo a velocidade do observador, f a freqüência real emitida pela fonte, a freqüência aparente fa percebida pelo observador será fornecida pela expressão:

Orientando a trajetória do observador para a fonte, os sinais de Vo e Vf serão positivos a favor dessa orientação e negativos contra essa orientação.

 

Exemplos:

No caso do exercício  ---  fonte se aproximando do observador parado  ---  fa=f.V(V- Vf)  ---  1000=f.333/(333 – Vf) (I)  ---  fonte se afastando do observador parado  ---  fa=f.V/(V + Vf)  ---  875=f.333(333 – Vf) (II)  ---  (I)/(II)  --- 1000/875=333Vf/(333 – Vf)x(333 + Vf)/333Vf  ---  333000 – 1000Vf=291375 + 875  ---  Vf=41625/1875  ---  Vf=22,2m/s  ---  R – A.

07- V)  ---  verdadeira, depende da estrutura molecular dos materiais que estão sendo atritados.

(F)  ---   Quando um condutor neutro (oco ou maciço) é eletrizado recebendo, por exemplo, elétrons, na região

indicada nas figuras, esses elétrons em excesso se repelem e como o material é condutor (permitem a movimentação de elétrons livres) eles tendem a se deslocarem ficando o mais longe possível, que é sua superfície externa  ---   Como os isolantes não permitem a movimentação de elétrons livres, neles, os elétrons não se deslocam e ficam na região onde

foram colocados.

(V)  ---   Na figura abaixo você dispõe de uma placa de vidro e de um pano de lã presos em suportes isolantes (para não

descarregar), ambos inicialmente neutros. Em seguida, são atritados (esfregados) e depois separados e isolados sem influência elétrica externa de outros corpos. Nessas condições, a quantidade de cargas elétricas (elétrons livres) que um cede é a mesma que o outro recebe, ou seja, o vidro cederá elétrons e adquirirá carga positiva +Q e a lã receberá elétrons e ficará com carga de mesmo módulo, mas negativa –Q.

(V)  ---  haverá movimentação de cargas elétricas em ambos (barra metálica e corpo humano) descarregando a barra metálica.

R- A.

08- A lã adquiriu carga elétrica negativa e o vidro, carga elétrica positiva, ambas de módulo  ---  Q=3,2.10-9C  ---  regra de três  ---  1 e  ---  1,6.10-19C – n e  ---  3,2.10-9C  ---  1,6.10-19n=3,2.10-9  ---  n=3,2.10-9/1,6.10-19  ---  n=2.1010 elétrons  --  R- A.

09- I. Correta  ---  R=VAB/i  ---  veja na expressão que R é inversamente proporcional a i.

II. Falsa  ---  P=VAB2/R  ---  se R aumenta, P diminui  ---  veja na expressão que P e R são inversamente proporcionais.

III. Falsa  ---  veja (II).

IV. Correta  ---  P=R.i2  ---  se i é a mesma, se R aumenta, P aumenta.

V. Falsa  ---  Veja anteriores

R- A.

10- Como todos devem estar ligados na voltagem da casa eles devem estar associados em paralelo onde a voltagem é a mesma U=220V  ---  cálculo da corrente em cada aparelho  ---  P=i.U  ---  i=P/U  ---  if=880/220=4 A  ---  ic=2200/220=10 A  ---  ia=1210/220=5,5 A  ---  il=440/220=2 A  ---  it=110/220=0,5 A  ---  a soma das correntes que não pode ultrapassar i=16 A é a da alternativa C  ---  R- C.

11- O Eletromagnetismo estuda os fenômenos que surgem da interação entre campo elétrico e campo magnético. Hans Christian Oersted, em 1820, realizou uma experiência fundamental para o desenvolvimento do eletromagnetismo, na qual constatou que a agulha de uma bússola era defletida sob a ação de uma corrente elétrica percorrendo um fio condutor próximo à bússola. A agulha da bússola ocupa sempre uma posição perpendicular ao plano que contém o fio e o centro da agulha. As linhas de indução são circunferências concêntricas com o fio.

Suponha que esse fio condutor esteja atravessando um cartão, colocado perpendicularmente a ele.  Colocando limalha de ferro sobre o cartão, essa limalha se orientará no campo magnético segundo as linhas de força do campo.  Observa-se que a limalha de ferro se distribui segundo circunferências concêntricas, cujo centro está no próprio condutor (figura 1). Na figura 2, o fio condutor está colocado perpendicularmente à folha a esta folha de papel.

O sentido do campo depende do sentido da corrente no fio. A agulha da bússola se alinha com esse campo.

* Um dos processos práticos para se determinar a direção e o sentido do vetor indução magnética  ou vetor campo magnético, é a regra da mão direita. Esse sentido de depende do sentido da corrente que o origina.

Você coloca o polegar no sentido da corrente com a mão espalmada (primeira figura), em seguida você fecha a mão n pra pegar o

 fio (segunda figura) e o sentido da “fechada” de mão é o sentido do vetor (terceira figura). Observe na terceira figura que  é sempre tangente às linhas de indução em cada ponto.

R- B.

12- (I) – Falsa  ---  o dia corresponde ao período de rotação da Terra em torno de si mesma.

(II) – Correta  ---  Um ano-luz é a distância percorrida pela luz em um ano no vácuo, com v=c=3.108m/s.

(III) – Correta  ---  V=d/t  ---  3.108=1,5.1011/t  ---  t=1,5.1011/3.108  ---  t=0,5.103=500s
R- E.

13- Lei da Gravitação Universal  ---  após minucioso estudo das Leis de Kepler, Newton concluiu que toda dinâmica do sistema solar era devido à forças de interação entre todos os elementos que o compunham ( Sol, planetas, satélites dos planetas, etc) e que eram essas forças que mantinham os planetas em órbitas. Denominou-as de forças gravitacionais e enunciou a lei de gravitação universal.

 “matéria atrai matéria com forças cujas intensidades são diretamente proporcionais ao produto de suas massas e inversamente proporcionais ao quadrado da distância que os separa”

 

 Onde:

F -  intensidade da força gravitacional (N)  ---  M e m - massa dos corpos que se atraem (kg)  ---  r -  distância entre o centro dos dois corpos (m)  ---  G - constante de gravitação universal (Nm2/kg2)

(I) – Falsa

(II) – Correta

(III) – Falsa  ---  Se a distância entre dois corpos diminui a metade, a força de atração entre os dois é multiplicada por quatro.
R- C.
14-
(F)  ---  o valor da velocidade da luz no vácuo é 3.108m/s ou 3.105km/s.

(V)  ---  cada cor possui determinada frequência e consequentemente comprimento de onda característica dela.

(V)  ---  durante o dia a atmosfera filtra os raios solares, nessa passagem pela atmosfera as ondas curtas de luz ( violeta, anil e azul ) encontram obstáculos nela (partículas de poeira, poluição, gotículas de água infiltradas nas moléculas de gás) e espalham-se, já ondas de luz de maior comprimento de onda ( verde, amarela, laranja e vermelha ) conseguem contornar esses obstáculos e chegar até nós na cor amarela, que é o resultado da soma do azul, laranja, e vermelho (nessa ordem).

(V)  ---  veja anterior.

R- B.

15- Maria  ---   Errada  ---  a água numa panela no fogão se aquece por convecção, correntes de água quente subindo e de água fria descendo.

Tereza  ---  Correta  ---  o tabuleiro transfere calor aos pães por condução (molécula a molécula, sem deslocamento de matéria.

Socorro  ---  Errada  ---  quem aquece é o calor de seu corpo e não os cobertores, estes apenas retém o calor.

R- D.

  

 

Exercícios