Voltar Inicial Enem Mecânica Óptica

 

 

 

 

 

A UEM é uma instituição pública de ensino superior, mantida pelo Estado do Paraná. Com sede na cidade de Maringá, possui campus nas cidades de Cianorte, Cidade Gaúcha, Goioerê, Ivaiporã e Umuarama, e extensões nas cidades

nas cidades de Iguatemi (Fazenda Experimental) e Porto Rico (Centro de Pesquisa em Porto Rico - Nupélia). Considerada uma das melhores universidades do Brasil, a UEM possui cursos de destaque em todo o âmbito nacional.  O curso mais concorrido é o de Medicina, com a concorrência de 267,4 candidatos por vaga no vestibular

 

 01-(UEM-PR-013)

Analise as alternativas abaixo e assinale o que for correto.

01) O gráfico da velocidade em função do tempo, para um móvel descrevendo um Movimento Retilíneo e Uniforme, é uma reta paralela ao eixo dos tempos.

02) O gráfico da posição em função do tempo, para um móvel descrevendo um movimento Retilíneo e Uniforme, é uma reta, e o coeficiente angular dessa reta fornece a velocidade do móvel.

04) O gráfico do espaço percorrido em função do tempo é uma reta para um móvel que realiza um Movimento

Uniforme qualquer.

08) O espaço percorrido por um móvel, em um dado intervalo de tempo, pode ser obtido calculando-se a “área sob a curva” do gráfico da velocidade em função do tempo, para aquele dado intervalo de tempo.

16) O gráfico da velocidade em função do tempo, para um móvel descrevendo um Movimento Retilíneo Uniformemente Variado, é uma parábola.

 

02-(UEM-PR-013)

Analise as alternativas abaixo e assinale o que for correto.

01) No Sistema Internacional de Unidades, a unidade de densidade volumétrica é o kg/m3.

02) A pressão é uma grandeza escalar.

04) A diferença de pressão entre dois pontos no interior de um líquido homogêneo em repouso é proporcional à diferença da altura entre esses dois pontos.

08) A pressão que uma força exerce sobre um objeto é diretamente proporcional à área sobre a qual a força é aplicada.

16) Quando um corpo é imerso em um líquido, uma força, na direção vertical, é exercida sobre o corpo, e o módulo dessa força é diretamente proporcional ao volume do líquido deslocado

 

03-(UEM-PR-013)

Com relação ao comportamento térmico dos gases ideais, assinale o que for correto.

01) Mantendo-se a temperatura de uma amostra de gás ideal constante, a variação da pressão dessa amostra é

inversamente proporcional à variação de seu volume.

02) Mantendo-se a pressão de uma amostra de gás ideal constante, a temperatura da amostra é inversamente proporcional ao volume dessa amostra.

04) Em condições idênticas de temperatura e pressão, gases que ocupam volumes idênticos possuem o mesmo número de partículas.

08) A energia cinética média das partículas de uma amostra de gás ideal é diretamente proporcional à temperatura da amostra.

16) Mantendo-se o volume constante, a pressão de uma amostra de gás ideal é diretamente proporcional à velocidade média das partículas desse gás elevada ao quadrado.

 

04-(UEM-SC-013)

Uma barra homogênea de 50 cm de comprimento e 1 kg de massa, a 20ºC, é constituída por uma substância de

coeficiente de dilatação linear de 2.10-6 ºC-1 e calor específico de 0,5 cal/(gºC). Uma certa quantidade de calor é fornecida à barra, e sua temperatura é elevada a 50 ºC. Desprezando as perdas de calor para o meio, analise as alternativas abaixo e assinale o que for correto.

01) A quantidade de calor fornecida à barra é de aproximadamente 1,5.104 cal.

02) A variação do comprimento da barra é de aproximadamente 3.10-3 cm.

04) A capacidade térmica da barra é de aproximadamente 500 cal/ºC.

08) Se o coeficiente de dilatação linear da barra fosse o dobro, a quantidade de calor necessário para variar a

temperatura da barra de 20ºC até 50ºC seria de aproximadamente 3,0.104 cal.

16) A densidade linear de massa da barra permanece perfeitamente inalterada quando a barra é aquecida de 20ºC até 50ºC.

 

05-(UEM-PR-013)

Uma bola de 2 kg é lançada horizontalmente de uma altura de 30 m com velocidade inicial de 10 m/s. Considerando

g = 9,8 m/s2 e desprezando a resistência do ar, analise as alternativas abaixo e assinale o que for correto.

01) 1 s após o lançamento, a esfera atinge a altura máxima.

02) A esfera atinge o solo somente 3 s após o lançamento.

04) A energia cinética inicial da esfera é de aproximadamente 200 J.

08) A função horária da posição da esfera na direção horizontal é uma função de primeiro grau.

16) A variação da energia potencial gravitacional da esfera, do instante em que ela é lançada até o instante em que ela atinge o solo, é de aproximadamente 588 J.

 

06-(UEM-PR-013)

Sobre os conceitos relativos à formação de campos magnéticos e à atuação de forças magnéticas, analise as alternativas

abaixo e assinale o que for correto.

01) Um ímã, ou um condutor metálico percorrido por uma corrente elétrica, origina um campo magnético na região do espaço que o envolve.

02) O campo magnético no interior de um solenóide é diretamente proporcional à intensidade da corrente elétrica que flui no solenóide e ao número de espiras desse solenóide.

04) A força magnética que surge em um fio condutor percorrido por uma corrente elétrica é perpendicular à direção de propagação das cargas elétricas nesse condutor.

08) Condutores elétricos paralelos percorridos por correntes elétricas de mesmo sentido se repelem.

16) O vetor campo magnético, em cada ponto do espaço onde existe um campo magnético, é tangente às linhas do campo magnético que passam por esse ponto

 

07-(UEM-PR-013)

Quatro dispositivos elétricos idênticos são utilizados em conjunto com uma bateria alcalina na construção de circuitos

elétricos de corrente contínua. Com base nessas informações, analise as alternativas abaixo e assinale o que for correto.

01) Se esses dispositivos forem resistores elétricos ôhmicos e estiverem associados em série, a resistência elétrica do arranjo será máxima e os resistores serão percorridos pela mesma corrente elétrica.

02) Se esses dispositivos forem resistores elétricos ôhmicos e estiverem associados em paralelo, a potência dissipada no circuito elétrico será máxima e os resistores estarão submetidos à mesma diferença de potencial elétrico, quando os terminais da bateria forem conectados aos terminais desse arranjo.

04) Se esses dispositivos forem capacitores e estiverem associados em série, todos os capacitores estarão sob a mesma diferença de potencial e a capacitância do arranjo será máxima, quando os terminais da bateria forem conectados aos terminais do arranjo.

08) Se esses dispositivos forem capacitores e estiverem associados em paralelo, a carga elétrica total acumulada no arranjo será a menor possível, quando os terminais da bateria forem conectados aos terminais do arranjo.

16) Se esses dispositivos forem capacitores, quando os terminais da bateria forem conectados aos terminais de um arranjo formado com esses capacitores, a energia potencial elétrica total, acumulada no arranjo, será maior, quando os capacitores estiverem associados em paralelo.

 

08-(UEM-PR-013)

Uma fina placa metálica plana e infinita A, disposta no vácuo ao nível do mar na posição horizontal, está ligada ao pólo

positivo de uma bateria de 12 V. Uma outra placa metálica B, idêntica à A e ligada ao pólo negativo da mesma bateria, é colocada em uma posição imediatamente acima de A, de forma que as duas placas permaneçam separadas por uma distância d = 5 mm, formando um capacitor de placas paralelas. Uma pequena esfera metálica, de massa m e carga elétrica q, permanece em repouso quando é solta em um ponto P qualquer equidistante a A e B. Com base nessas informações, adote que a energia potencial gravitacional é nula ao

nível do mar, analise as alternativas abaixo e assinale o que for correto.

01) O campo elétrico no interior das placas é uniforme, está direcionado na vertical, de baixo para cima, e possui módulo de 2,4 kV/m.

02) O trabalho líquido que a força elétrica realiza sobre a esfera metálica é de 60μJ.

04) Quando a esfera é transladada na horizontal, o trabalho efetuado pela força gravitacional sobre essa esfera é maior do que o trabalho efetuado pela força elétrica que age sobre ela.

08) A carga elétrica que está acumulada na esfera metálica é q=mg/E, sendo E o módulo do campo elétrico no interior das placas.

16) A energia potencial elétrica da esfera é qEd/2, enquanto sua energia potencial gravitacional é  mgd/2.

 

09-(UEM-PR-013)

Com base nos conceitos relacionados à óptica geométrica, analise as alternativas abaixo e assinale o que for correto.

01) Quanto maior for o índice de refração de um meio refringente, menor será sua refringência e maior será a velocidade de propagação da luz visível nesse meio.

02) Segundo a 1a. lei da refração, o raio luminoso incidente I, o raio refratado R e a normal N à superfície de separação S entre dois meios refringentes pertencem ao mesmo plano.

04) Quando um raio de luz monocromática passa de um meio mais refringente para um meio menos refringente, o raio luminoso se aproxima da normal.

08) O índice de refração de um meio material depende das características físicas da luz que se propaga nesse meio.

16) Para qualquer par de meios materiais onde a luz visível possa se propagar, a razão entre o maior e o menor índice de refração desses meios fornece o ângulo limite para que o fenômeno da reflexão interna total possa ser observado.

 

10-(UEM-PR-013)

Em relação ao Movimento Circular e Uniforme, analise as alternativas abaixo e assinale o que for correto.

01) No Sistema Internacional de Unidades, a unidade da velocidade angular é o rad/s.

02) O período de rotação é o intervalo de tempo em que um móvel, que descreve um Movimento Circular e Uniforme, percorre um ciclo completo.

04) A aceleração centrípeta é proporcional à velocidade angular ao quadrado.

08) O módulo da velocidade tangencial é constante.

16) A aceleração tangencial é proporcional à velocidade tangencial ao quadrado.

 

11-(UEM-PR-013)

Um bloco de 6 kg está em repouso sobre um plano inclinado de 30º com a horizontal. Considerando g = 9,8 m/s2, analise

as alternativas abaixo e assinale o que for correto.

01) O módulo da componente da força peso do bloco na direção perpendicular ao plano inclinado é aproximadamente

51 N.

02) A força de atrito estático que o plano inclinado exerce sobre o bloco está na direção paralela ao plano inclinado e no sentido ascendente.

04) Sendo o coeficiente de atrito estático entre o plano inclinado e o bloco igual a 0,7, a força de atrito que o

plano inclinado exerce sobre o bloco é de aproximadamente 48 N.

08) O módulo da força normal que o plano inclinado exerce sobre o bloco é de aproximadamente 29 N.

16) A força resultante que atua sobre o bloco é a própria força de atrito que o plano inclinado exerce sobre o bloco, pois é ela a responsável por manter esse bloco em repouso.

 

12-(UEM-PR-013)

A posição de um móvel, deslocando-se em linha reta, varia com o tempo na forma x(t)= 5 + 10t – 2t2, com x dado em

metros e t em segundos. Com base nessas informações, analise as alternativas abaixo e assinale o que for correto.

01) A aceleração do móvel é negativa.

02) No instante t = 2,5 s, a velocidade do móvel é nula.

04) Entre os instantes t = 0 s e t = 5 s, o deslocamento é nulo.

08) Após t = 2,5 s, o móvel desloca-se em sentido oposto ao inicial.

16) O gráfico da velocidade do móvel em função do tempo é uma parábola com concavidade para baixo.

 

13-(UEM-PR-013)

Analise as alternativas abaixo e assinale o que for correto.

01) Quando dois corpos quaisquer são submetidos à eletrização por atrito, eles adquirem cargas elétricas de sinais opostos, que são produzidas durante a fricção das nuvens eletrônicas dos átomos que compõem esses corpos.

02) Corpos que apresentam excesso de cargas elétricas positivas são capazes de repelir corpos negativamente carregados.

04) Em um condutor elétrico metálico, as cargas elétricas em excesso se distribuem em sua superfície externa, implicando que o campo elétrico em seu interior é nulo.

08) Quando um corpo eletrizado A atrai um condutor elétrico B, o condutor B pode estar eletrizado com uma carga de sinal oposto à carga de A, ou pode estar eletricamente neutro.

16) Em uma esfera metálica carregada, as cargas elétricas em excesso se distribuem em sua superfície externa,

implicando que o potencial elétrico em seu interior é constante.

 

14-(UEM-PR-013)

Analise as alternativas abaixo e assinale o que for correto.

01) O princípio da constância da velocidade da luz estabelece que a velocidade da luz no vácuo tem o mesmo valor para todos os observadores, qualquer que seja seu movimento ou o movimento da fonte de luz.

02) O princípio da incerteza de Heisenberg estabelece que quanto maior a precisão na determinação da posição de um corpo, menor é a precisão na determinação da velocidade desse corpo.

04) No modelo atômico de Bohr, os elétrons descrevem órbitas elípticas em torno do núcleo atômico, com energias diretamente proporcionais à distância desses elétrons ao centro do núcleo atômico.

08) Quando radiação ultravioleta incide sobre a superfície polida de um metal de transição, elétrons podem ser arrancados dessa superfície em resposta ao efeito Compton relativo à interação dessa radiação com os elétrons de valência do metal.

16) A radioatividade consiste na emissão de partículas e radiações eletromagnéticas por núcleos atômicos instáveis que, após a emissão, transformam-se em núcleos mais estáveis.

 

 

Resoluções