Voltar Inicial Enem Mecânica Óptica

 

 

 

 

 

RESOLUÇÕES

 

01- 01. Correta  ---  Sendo a velocidade de qualquer móvel em MU constante o gráfico da velocidade é uma reta paralela ao

eixo dos tempos.

02. Correta  ---  Considere S1 e S2 como as posições de um móvel em MU nos instantes t1 e t2, conforme gráfico abaixo:

Observe que tgα=ΔS/Δt, mas V= ΔS/Δt e, portanto V=tgα  ---  em qualquer gráfico SXt  tgα (coeficiente angular da reta) é numericamente igual à velocidade escalar V.

04. Correta  ---  a função horária para qualquer móvel em UM é uma função do primeiro grau (gráfico é uma reta). 

08- Correta  ---  m todo gráfico VXt,  a área compreendida entre a reta representativa e o eixo do tempo é numericamente igual ao espaço (ΔS) percorrido pelo móvel.

A área do retângulo hachurado vale baseXaltura=(t2 – t1)XV=Δt.V ---  área = V.Δt  ---  ΔS=V. .Δt  --- 

16. Falsa  ---  num movimento uniformemente variado a função horária da velocidade é fornecida por V=Vo + a.t que é uma função do primeiro grau, cujo gráfico é uma reta.

R- (1,2,4,8)

02- 01. Correta  --- A densidade de um corpo (no caso um líquido) pode ser definida como sendo a grandeza física que fornece a quantidade de massa (matéria)  de que está concentrada num determinado volume. Chamando de m a quantidade de massa contida em certo volume V, a expressão matemática da densidade é:

No Sistema Internacional de Unidades (SI) a unidade de densidade é o quilograma por metro cúbico (kg/m3), mas são usados também o grama por centímetro cúbico (g/cm3) e o quilograma por litro (kg/L). Relações:

1g=10--3kg  ---  1cm3=10-6m3   ---  1g/cm3=103kg/m3   ---  1g/cm3=10-3kg/10-3L  --- 1gcm3=1 kg/L

Regra prática:

02. Correta  ---  a pressão sempre vai estar relacionada ao módulo da força que age perpendicularmente à superfície  ---  portanto, não importa em qual direção a força é exercida, ela na afeta a direção da pressão, que é sempre perpendicular a superfície  ---  assim, o que interessa é só a intensidade da pressão.

04. Correta  ---  A pressão exercida por uma coluna líquida não depende das dimensões do recipiente que a contém, mas apenas da natureza do líquido, fornecida pela sua densidade (d), do local (g) e da altura da coluna (h)  ---  entre dois pontos A e B de alturas hA e hB, a diferença de pressão é dada por (lei de Stevin)  ---  PA=dlíquido.g.hA  ---   PB=dlíquido.g.hB  ---   ∆P=PB – PA= dlíquido.g.hA - dlíquido.g.h---  ∆P=dlíquido.g.(hA – hB).

08- Falsa ---  são inversamente proporcionais  ---  P=F/A  ---  observe nessa fórmula  que para uma mesma força, quanto menor a área maior será a pressão exercida pela força  ---  como exemplos práticos, observe as figuras abaixo:

 

 

 

16. Correta  --- enunciado do princípio de Arquimedes:

“Todo corpo total ou parcialmente mergulhado num líquido em equilíbrio, recebe uma força de direção vertical e sentido  para cima denominada de Empuxo, cuja intensidade  é igual ao peso do volume de líquido deslocado“  ---  trata-se do empuxo  ---  E=dlíquido.Vlíquido deslocado.g.

R- 01,02,04,16)

03- 01. Correta  ---  numa isobárica a pressão é constante  ---  P=Po  ---  Po.Vo/To=P.V/T=constante  ---  Po.Vo=

P.V=constante  ---  observe nessa expressão que P é inversamente proporcional aV. 

02. Falsa  ---  numa isotérmica a temperatura é constante  ---  T=To  ---  Po.Vo/To=P.V/T=constante  ---  Vo/To= V/T=

constante  ---  observe nessa expressão que V é diretamente proporcional  V.a T.

04. Correta  ---  equação de Clapeyron  ---  P.V=nRT  ---  como P, V, T e R são constantes, n=m/M também será constante.

08. Correta  ---   a energia interna (U) de um gás perfeito monoatômico corresponde a soma das energias cinéticas médias (Ec) de todas as suas moléculas e, pela lei de Joule é fornecida por:

 A afirmação acima indica que a temperatura de um gás é a medida da energia cinética média de suas moléculas.

16- Correta  ---  mantido o volume constante, a pressão P é diretamente proporcional à temperatura T que, por sua vez,

é a medida da energia cinética média das moléculas (Ec=mV2/2).

R- (01, 04, 08, 16).

04- 01. Correta  ---  equação fundamental da calorimetria  ---  Q=m.c.(t – to)=1.0,5.(50 – 20)  ---Q=15kcal=15000cal  ---  Q=1,5.104cal.

02. Correta  ---  ∆ℓ = ℓo.α.(t – to)=0,5.2.10-6.(50 – 20)  ---  ∆ℓ = 30.10-6m=3.10-3cm.

04.Correta  --- C=∆Q/∆t=15000/30  ---  C=5.102=500cal/oC.

08- Falsa  ---  seria o dobro se o calor específico da barra fosse o dobro.

16. Falsa  ---  se o comprimento da barra aumenta, sua densidade linear deve diminuir (d=m/ℓ - d e ℓ são inversamente proporcionais)

R- (01. 02. 04)

05- 01. Falsa  ---  como trata-se de um lançamento horizontal a altura é máxima somente no instante do lançamento, ou seja, quando t=0.

02. Falsa  ---  na vertical trata-se de uma queda livre com Vo=0, h=30m e g=9,8n/s2  ---  ela chega ao solo, na vertical após percorrer h=30m  ---  h=Vo.t  g.t2/2  ---  30=0.t + 9,8.t2/2  ---  t2=6,1  ---  t≈2,4s.       

04. Falsa  ---  Ec=mV2/2=2.102/2  ---  Ec=100J.

08. Correta  ---  na horizontal o movimento é retilíneo e uniforme com velocidade constante Vx=Vo=10m/s e X= Xo + Vx.t.

16. Correta  ---  ∆Ep=Epi – Epf = m.g.hi – mghf =2.9,8.30 – 2.9,8.0=588 – 0  ---    ∆Ep=588J.

R- (08, 16).

06- 01. Correta  ---  cargas elétricas em movimento (no caso, elétrons livres) originam campo magnético no espaço que os circunda.

02. Correta  ---  No interior do solenóide o campo magnético tem a direção do eixo do solenóide,sentido fornecido pela regra da mão direita aplicada em uma de suas espiras e intensidade B=μ.N.i/L  ---  observe nessa expressão que o

 campo magnético B é diretamente proporcional à corrente elétrica i e ao número de espiras N.

04- Correta  ---  A direção e sentido de  sobre o fio condutor é fornecida pela regra da mão esquerda (veja figura abaixo) onde o dedo médio indica o sentido

médio indica o sentido da corrente elétrica i  ---  observe que a força magnética  é perpendicular ao plano que contém o campo magnético B e a corrente elétrica i.

08- Falsa  ---  Força de interação entre dois fios condutores paralelos

 

 Considere dois condutores retilíneos 1 e 2 percorridos, respectivamente por correntes elétricas i1 e i2, e separados por uma distância  d. Tem-se duas situações:

 As correntes elétricas tem mesmo sentido

Utilizando a regra da mão direita, você determina  que é o vetor indução magnética que o condutor 1 produz onde está o condutor 2.

O condutor 2, imerso no campo magnético de  ficará sujeito a uma força magnética , fornecida pela regra da mão esquerda.

Assim, o condutor 2 fica sujeito a uma força magnética  vertical e para cima.

Analogamente, o condutor 2 origina, onde está o condutor 1, um campo magnético , que, fornecido pela regra da mão direita estará saindo da folha de papel. Então surgirá sobre o condutor 1 uma força vertical e para baixo, fornecida pela regra da mão esquerda.

Situação final:

Dois fios condutores retilíneos, paralelos e próximos um do outro, sofrem forças de atração se as correntes que os percorrem tiverem mesmo sentido.

* Se as correntes elétricas tiverem sentidos contrários, procedendo da mesma forma que no item anterior, você observará que os dois fios sofrem força de repulsão.

Dois fios condutores retilíneos, paralelos e próximos um do outro, sofrem forças de repulsão se as correntes que os percorrem tiverem sentidos contrários.

16- Correta  --- 
 Por convenção, as linhas de indução “nascem” no pólo norte e “morrem” no pólo sul.

 O vetor campo magnético  é sempre tangente às linhas de indução em cada ponto. Observe na figura a representação

dos vetores  e , localizados nos pontos P, Q, R e S.

R- (01, 02, 04,16)

07- 01. Correta  ---  Associação série

Todos os resistores são ligados um em seguida ao outro. 

* A intensidade da corrente elétrica i é a mesma em todos os resistores

* A tensão U nos terminais da associação (entre A e B) é igual à soma das tensões em cada resistor, ou seja, U= U1+ U2 + U3

* A resistência equivalente (Req) é igual à soma das resistências parciais  ---  Req=R1+ R2 + R3

* Como a intensidade da corrente i é a mesma em cada resistor, a potência elétrica total dissipada será Pt = P1 + P2 + P3 = R1.i2 + R2.i2 + R3.i2  ---  Pt=(R1 + R2 + R3).i2  --- Pt=Req.i2

02- Correta  ---  Associação paralelo

Os resistores são associados pelos seus terminais, ou seja, todos saem de um mesmo ponto e todos chegam a um mesmo ponto.

* A diferença de potencial (tensão) U de toda a associação (entre A e B) é a mesma para todos os resistores

* A corrente total i é a soma das correntes parciais, ou seja, i=i1 + i2 + i3

 A potência elétrica dissipada no circuito é máxima.

04. Falsa  ---   Associação série – Os capacitores da figura estão associados em série onde a armadura positiva de cada capacitor está ligada à armadura negativa do outro e assim por diante.

No processo de carga, quando os capacitores em série estiverem ligados ao gerador de tensão U, as cargas que saem de uma armadura serão deslocadas para a seguinte até que as cargas de todas as armaduras tenham o mesmo módulo, ou seja, Q1=Q2=Q3=Q. Observe que, se as cargas são iguais e as capacitâncias são diferentes, a diferença de potencial (tensão) também será diferente

08- Falsa  ---  Associação paralelo – todas as placas positivas estão ligadas ao pólo positivo da bateria e o mesmo acontece com as placas negativas (veja figura abaixo).

 

Como estão associadas em paralelo, a diferença de potencial U é a mesma para todos os capacitores e a carga  total Q, do capacitor equivalente é a soma das cargas de cada capacitor (ou seja será a maior possível), ou seja, Q= Q1 + Q2 + Q3  ---  C.U= C1.U + C2.U + C3.U  --- 

Ceq=C1 + C2 + C3

16. Correta  ---  a energia potencial elétrica de um capacitor é fornecida por Epe=Q.U/2  ---  como Q é máxima na associação paralelo (veja 08) e a ddp U é a mesma, a energia potencial elétrica será máxima.

R- (01, 02 , 16).

08- 01. Correta  ---  a situação está esquematizada na figura  ---  cada placa fica eletrizada com cargas de mesmo

módulo, mas de sinais contrários e de mesmo sinal dos pólos da bateria onde estão ligados  ---  o vetor campo elétrico em cada um dos infinitos pontos entre as placas é uniforme (mesma intensidade, mesma direção  e mesmo sentido) e é orientado, se afastando das cargas positivas e se aproximando das negativas, ou seja, de baixo para cima.

02. Falsa  ---  a esfera de carga q está em repouso entre as placas  ---  W=F.d=F.0=0.

04. Falsa  ---  o trabalho realizado pela força peso quando a esfera se move na horizontal é nulo, pois o ângulo entre o peso e o deslocamento é 90o e cos 90º=0  ---  W=F,d,cos90o=F.d.0=0.

08. Correta  ---  a carga q está em repouso  ---  Fe=P  ---  q.E=mg  ---  q=mg/E.

16. Correta  ---  energia potencial elétrica  ---  Epe=q.U/2=q.E.d/2  ---  energia potencial gravitacional  ---  Epg=mgh=mgd/2.

R- (01, 08, 16).

09- 01. Falsa  ---  quanto maior o índice de refração de um meio, mais refringente ele será e menor será a velocidade da luz em seu interior.

02. Correta.

04. Falsa  ---  Lei de Snell-Descartes - A relação entre o seno do ângulo de incidência e o seno do ângulo de refração é uma grandeza constante denominada índice de refração do segundo meio em relação ao primeiro, ou seja,  seni/senr=n2/n1   

As expressões acima nos mostram que quando a luz passar de um meio menos refringente (menor indice de refração) para um meio mais refringente (maior índice de refração), o ângulo de refração será menor que o ângulo de incidência (ele se aproxima da normal) e menor será a velocidade da luz nele. (figura abaixo)

Pelo princípio da reversibilidade (caminho inverso), quando a luz passa de um meio mais refringente para um menos refringente sua velocidade aumenta e ele se afasta da normal.

08. Correta  ---  n=c/V  ---  n=c/λf.

16. Falsa  ---  L – ângulo limite  ---  senL=nmenor/nmaior.

R- (02, 08).

10- 01. Correta.

02. Correta  ---  definição de período T.

04. Correta  ---  ac=V2/R.

08. Correta  ---  a velocidade tangencial é uma grandeza vetorial e é sempre tangente à trajetória em cada ponto variando sua direção e sentido, mas sua intensidade (módulo)é constante.

16. Falsa.

R- (01, 02, 04, 08).

11- 01. Correta  ---  PN=Pcos30o=m.g.cos30o=6.9,9.√3/2=58,9.1,7/2  ---  PN=49,98≈51N.

02. Correta  ---  veja figura onde a força de atrito estático está representada por .

 

04. Falsa  ---  Fat=μ.Pp= μ.m.g.sen30o=0,7.6.9,8.0,5  ---  Fat=20,58N.

08. Falsa  ---  N=PN=51N (veja 1).

16. Falsa  ---  se o bloco está em repouso, a força resultante sobre ele é nula.

R- (01, 02).

12- 01. Correta  ---  a aceleração  vale  ---  at2/2=-2t2  ---  a/2 = - 2  ---  a=- 4m/s2.

02. Correta  ---  V=Vo + at= 10 – 4.2,5=0.

04. Falsa  ---  t=0  ---  x=5 + 10.0 – 2.02/2=5m  ---  t=5s  ---  x=5 + 10.5 – 2.52/2=30m  ---  ∆x=30 – 5=25m.

08- Correta  ---  no instante t=2,5s, quando V=0, ele pára e inverte o sentido de seu movimento.

16. Falsa  ---  a função da velocidade é V=Vo + a, que é do primeiro grau, portanto o gráficoVxt é uma reta.

R- (01, 02, 08).

13- 01- Falsa  ---  as cargas adquiras quando atritadas são elétrons transferidos de um corpo atrita para o outro, ficando com cargas elétricas de sinais opostos.

02. Falsa  ---  cargas de sinais opostos se atraem.

04. Correta  ---  as cargas elétricas em excesso possuem mesmo sinal e se repelem no material condutor tendendo a ficarem o mais longe possível que é na sua superfície externa implicando que o campo elétrico em seu interior é nulo.

08. Correta  ---  Um corpo eletrizado pode atrair um corpo neutro  ---  aproxima-se um condutor eletrizado, por exemplo,

negativamente de um condutor neutro, sem encostar, mas bem próximos (figura 1).Os elétrons livres do indutor serão repelidos, ficando o lado direito do induzido com excesso de elétrons e o lado esquerdo com falta de elétrons, fenômeno que recebe o nome de indução elétrica (figura 2). Observe na figura 2 que a força de atração entre as cargas negativas e positivas é maior que a força de repulsão entre as cargas negativasporque a distância entre as cargas que se atraem é menor e, quanto menor a distânciaentre cargas de mesmo módulo, maior a força entre elas.

Portanto, um corpo eletrizado pode atrair um corpo neutro, figura 3.

16. Correta.

R- (04, 08, 16).

14- 01. Correta.

02. Correta.

04. Falsa  ---  Leis de Bohr  ---  Primeira Lei: os elétrons podem girar em órbita somente a determinadas distâncias permitidas do núcleo  ---  Segunda Lei: um átomo irradia energia quando um elétron salta de uma órbita de maior energia para uma de menor energia.

08- Falsa.

16- Correta.

R- (01, 02, 16).

 

 

Exercícios