Voltar Inicial Enem Mecânica Óptica

 

 

 

 

 

A Universidade Católica de Pelotas é uma universidade filantrópica localizada na cidade de Pelotas, no Rio Grande do Sul.

Além de oferecer cursos de graduação em Pelotas, a UCPel atua em outros cinco municípios: Arroio Grande, Canguçu, Pinheiro Machado, Piratini e Santa Vitória

Possui,atualmente, uma estrutura que conta com um Campus onde se agregam os prédios do Diocesano e da Escola de Saúde. Conta com um Hospital Universitário, Farmácia Escola, Rádio Universidade AM, TV Universitária, uma Editora e uma livraria.

O Índice Geral de Cursos (IGC) colocou a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) entre as dez melhores universidades privadas brasileiras. Entre as privadas só do Rio Grande do Sul, a UCPel ficou em quinto lugar.

 

01-(UCPEL-RS-013)

A equação do princípio de Arquimedes nos informa que E = ρgV, onde ρ é a massa específica do fluido, g a aceleração

da gravidade local e V o volume de fluido deslocado. Com base na equação e em seus conhecimentos, qual das alternativas abaixo se apresenta correta?

(A) Um material que tem maior massa específica sempre afundará em um fluido de menor massa específica.

(B) Um corpo de maior massa específica pode flutuar em um fluido de menor massa específica.

(C) O empuxo é uma força vertical para cima e isso faz com que o corpo de maior massa específica sempre flutue no fluido de menor massa específica.

(D) O volume do objeto que está parcial ou totalmente imerso em um fluido não contribui em nada para a força de empuxo. Isso acontece devido ao fato de que o volume de fluido deslocado sempre permanece igual ao volume total do objeto que está parcial ou totalmente submerso.

(E) Dependendo da aceleração local da gravidade, o corpo de maior massa específica pode ou não flutuar no fluido de menor massa específica.

 

02- (UCPEL-RS-03)

Das maneiras descritas abaixo, qual NÃO pode ser usada para descobrir a aceleração da gravidade em um local

específico?

(A) Utilizar as equações do movimento retilíneo uniforme, desde que se conheça a massa do corpo que está em movimento e o tempo de duração do movimento.

(B) Utilizar um pêndulo simples, cujas configurações são conhecidas, e a equação que fornece seu período.

(C) Deixar cair, a partir do repouso, um objeto de massa desconhecida, em que se sabe a altura da qual foi solto e sua velocidade ao atingir o solo.

(D) Usar um objeto de massa desconhecida que desce um plano inclinado de um ângulo α em relação à horizontal, de atrito desprezível desconsiderado, e de velocidades va na posição “a” e vb na posição “b”.

(E) Utilizar um líquido de massa específica conhecida, um objeto de volume conhecido completamente imerso no fluido e, também, conhecer o valor da força de empuxo que age no objeto.

 

03-(UCPEL-RS-013)

A resistência de um chuveiro tem seu comprimento original reduzido de 1/8 de seu comprimento inicial. A resistência

continua submetida à mesma diferença de potencial à qual estava submetida antes da redução.

Marque a alternativa correta.

(A) Não há efeito algum, pois a diferença de potencial continuou a mesma.

(B) Terá sua resistência diminuída, reduzindo a temperatura de saída da água em relação ao seu estado inicial.

(C) Devido à diminuição da resistência, ocorre um aumento da corrente. Isso faz com que a água aqueça mais, devido ao aumento da potência dissipada por efeito Joule.

(D) Provoca uma diminuição da corrente que passa na resistência, a qual teve o comprimento reduzido.

(E) Diminui a resistência, o que causa um menor aquecimento da água. Entretanto, o consumo de energia elétrica aumenta, pois a potência dissipada por efeito Joule diminui.

 

04-(UCPEL-RS-013)

Considere cargas elétricas em movimento em um condutor retilíneo longo de resistência R devido a uma diferença de

potencial. Pode-se afirmar o seguinte:

(A) Ela gera um campo magnético, mas esse, como se origina de um único fio condutor, somente terá um pólo, ou seja, será um campo magnético, cujas linhas, que o descrevem, são abertas.

(B) Nesse caso, não surge um campo magnético ao redor do condutor, pois ele apresenta resistência à passagem das cargas.

(C) Só existirá um campo magnético ao redor do condutor, se houver, nas proximidades dele, algum outro campo magnético gerado por alguma carga em movimento ou por um ímã.

(D) Não há geração de campo magnético, pois somente imãs podem gerar campos magnéticos e, no caso descrito, as cargas em movimento são elétricas.

(E) Existe um campo magnético em um ponto no espaço ao redor do condutor. O valor do campo nesse ponto depende da quantidade de cargas que passam por uma seção transversal do condutor em um intervalo de tempo.

 

05-(UCPEL-RS-013)

Termodinâmica é a ciência que estuda o calor e suas transformações em energia mecânica. Baseado em seus estudos

sobre o assunto, o que acontece quando se adiciona 100 J de calor a um sistema que realiza 60 J de trabalho externo?

(A) A energia interna do sistema permanece a mesma, pois, de acordo com a primeira lei da termodinâmica, ela não varia.

(B) A energia interna do sistema aumenta em 40 J de acordo com a primeira lei da termodinâmica.

(C) A energia interna do sistema diminui de 60 J como explica a segunda lei da termodinâmica.

(D) A energia interna aumenta para 160 J como consequência da segunda lei da termodinâmica.

(E) Sem conhecer a temperatura do sistema, nada se pode afirmar.

 

06-(UCPEL-RS-013)

Considere os planos inclinados 1 e 2 na figura, onde o ângulo α é maior que o ângulo β, mas a altura “h” é a mesma

para os dois. Marque a alternativa que se mostra verdadeira, quando se quer elevar um corpo de massa “m” até a altura “h”, utilizando-se as rampas.

Considere o atrito desprezível.

(A) A energia necessária para elevar o corpo através do plano inclinado 1 é a mesma para o plano inclinado 2. Isso acontece apesar de as rampas terem inclinações diferentes e de o corpo percorrer distâncias diferentes durante a subida.

(B) A energia fornecida deverá ser menor para a rampa 1, pois a distância a ser percorrida até o topo, conforme a figura, é menor para essa rampa.

(C) Como o ângulo de inclinação α do plano inclinado 2 é menor, a energia gasta nessa rampa será menor.

(D) O trabalho é o mesmo nos dois casos, mas a energia é diferente, pois as inclinações e as distâncias percorridas até o topo de altura “h” são diferentes para cada rampa.

(E) Se a rampa 1 apresenta um ângulo de inclinação maior, precisamos aplicar uma força menor ao corpo para elevá-lo até a altura “h”.

 

07-(UCPRL-RS-013)

Considere as alternativas abaixo e analise as opções corretas.

I. Ondas eletromagnéticas não necessitam de um meio material para sua propagação; então, não são capazes de se propagar em regiões onde existe tal meio.

II. O som é uma onda mecânica capaz de se propagar no vácuo.

III. As ondas transportam energia e matéria e, por isso, estão muito presentes nas tecnologias contemporâneas, como internet, telefonia celular, dentre outras.

IV. A velocidade de propagação de uma onda mecânica varia conforme o meio em que ela se encontra.

V. A luz visível é um fenômeno ondulatório, uma onda eletromagnética.

VI. Sejam duas ondas, que se propagam na mesma direção e sentido e estão superpostas. Além disso, apresentam a mesma amplitude e a mesma fase. Então, o valor medido para a amplitude da onda resultante será maior que a amplitude original das duas ondas que a originaram.

Marque a opção certa.

(A) II, III e V estão corretas.                (B) IV, V e VI estão corretas.                         (C) I, III e IV estão corretas. 

(D) I, II e III estão corretas.                  (E) II, III e IV estão corretas.

 

 

Resoluções