Voltar Inicial Enem Mecânica Óptica

 

 

 

 

 

RESOLUÇÕES

 

01- Enunciado do princípio de Arquimedes:

“Todo corpo total ou parcialmente mergulhado num líquido em equilíbrio, recebe uma força dr direção vertical e sentido  para cima denominada de Empuxo, cuja intensidade  é igual ao peso do volume de líquido deslocado“

A. Falsa  ---  depende das dimensões do volume imerso, pois o empuxo é o peso do volume de líquido deslocado que pode ser maior que o peso do material e, assim, ele flutuará  ---  é o caso de um navio.

B. Correta  ---  Correta, veja (A).

C.  Falsa  ---  veja (A) e, se o corpo estiver totalmente imerso o empuxo (peso do volume de líquido deslocado) é menor que o peso do objeto pois E=ρlíquido.Vliq.desloc.g e P= ρcorpo.Vliq.desloc.g  ---  como, ρcorpo > ρlíquido, ele afunda.

D. Falsa  --- E=ρlíquido.Vliq.desloc.g.

E. Falsa  ---  para que ele flutue o peso deve ser igual ao empuxo e o local (g) é o mesmo para as duas expressões matemáticas.

R- B.

02- A. Falsa  ---  no movimento retilíneo uniforme a velocidade é constante e não existe aceleração.

B. Correta  ---  o período de um pêndulo simples é fornecido por T=2π√(ℓ/g)  ---  medindo o comprimento ℓ do fio e determinando experimentalmente o período de oscilação T, através da fórmula você consegue determinar a aceleração da gravidade g.

C. Correta  ---  basta utilizar a equação de Torricelli V2=Vo2 + 2.g.h, onde, na queda livre a=g, conhecidos Vo=0, V e h.

D. Correta  ---  como não existe atrito a força responsável pela descida é Pp=mgsenα  ---  a força resultante vale FR=m.a  ---  Pp=FR  ---  mgsenα = ma  ---  a=gsenα  ---  o ângulo α é conhecido e a aceleração a você calcula por Torricelli.

E. Correta  ---  E=ρlíquido.Vcorpo.g.

R- A.

03- Se você diminui a resistência R mantendo constante a diferença de potencial U, você estará aumentando a corrente elétrica i, pois R=U/i e R e i são inversamente proporcionais  ---  por outro lado, com U constante, se i aumenta a potência elétrica também aumenta (P=U.i)  ---  o aumento da potência provoca maior aquecimento da resistência e, consequentemente da água  ---  R- C.

04- Leia atentamente a teoria a seguir, se você não a domina:

O Eletromagnetismo estuda os fenômenos que surgem da interação entre campo elétrico e campo magnético. Hans Christian Oersted, em 1820, realizou uma experiência fundamental para o desenvolvimento do eletromagnetismo, na qual constatou que a agulha de uma bússola era defletida sob a ação de uma corrente elétrica percorrendo um fio condutor próximo à bússola. A agulha da bússola ocupa sempre uma posição perpendicular ao plano que contém o fio e o centro da agulha. As linhas de indução são circunferências concêntricas com o fio.

Suponha que esse fio condutor esteja atravessando um cartão, colocado perpendicularmente a ele.  Colocando limalha de ferro sobre o cartão, essa limalha se orientará no campo magnético segundo as linhas de força do campo.  Observa-se que a limalha de ferro se distribui segundo circunferências concêntricas, cujo centro está no próprio condutor (figura 1). Na figura 2, o fio condutor está colocado perpendicularmente à folha a esta folha de papel.

O sentido do campo depende do sentido da corrente no fio. A agulha da bússola se alinha com esse campo.

* Um dos processos práticos para se determinar a direção e o sentido do vetor indução magnética  ou vetor campo magnético, é a regra da mão direita. Esse sentido de depende do sentido da corrente que o origina.

Você coloca o polegar no sentido da corrente com a mão espalmada (primeira figura), em seguida você fecha a mão

 para pegar o fio (segunda figura) e o sentido da “fechada” de mão é o sentido do vetor (terceira figura). Observe na terceira figura que  é sempre tangente às linhas de indução em cada ponto.

* Comprova-se experimentalmente que a intensidade do campo magnético depende da intensidade da corrente elétrica i (quantidade de cargas elétricas que fluem no condutor num dado intervalo de tempo), da distância r do fio até o ponto (P) onde se quer o campo magnético e do meio onde o condutor se encontra. Essa dependência de com o meio é fornecida pela constante μ que recebe o nome de permeabilidade magnética do meio e no vácuo ela vale

 μo=4π.10-7T.m/A. Matematicamente:

R- E. 

05- A. Falsa  ---  a variação de energia interna foi de ∆U=Q – W=100 – 60=40J.

B. Correta  ---  veja (A).

C, D e E  --- Falsas  --- veja (A).

R- B.

06- O trabalho da força peso é negativo na subida, positivo na descida e nulo num deslocamento horizontal e fornecido por W=P.h ou W=m.g.h.

 O trabalho da força peso (energia transferida) entre dois pontos A e B, não depende da trajetória, mas apenas da altura (h) vertical entre A e B e é fornecido por W=+P.h na descida e por W= -P.h na subida por qualquer trajetória, ou seja, qualquer um dos dois planos inclinados

O trabalho realizado (energia transferida) para elevar o mesmo bloco a uma mesma altura com velocidade constante é o mesmo nas duas figuras, mas a força mínima exercida pelo homem é menor na figura da direita (2), já que o deslocamento é maior.

R- A.

07- I. Falsa  ---  se propagam no ar (ondas de rádio,TV...), nos alimentos (microondas), em diagnósticos, cristalografia,... (raios X), etc.

II. Falsa  ---  ondas mecânicas necessitam de um meio material para se propagarem, por exemplo, o som.

III. Falsa  ---  ondas transportam energia sem transportarem matéria.

IV. Correta  ---  o som, que é uma onda mecânica longitudinal se propaga no ar com velocidade maior do que na água.

V. Correta.

VI. Correta  ---  mesma fase, a amplitude resultante é a soma das amplitudes de cada onda.

R- B.

 

 

Exercícios