Dinâmica Impulsiva 2018/2019
Dinâmica Impulsiva
01-(ENEM-MEC-018)
Um projetista deseja construir um brinquedo que lance um pequeno cubo ao longo de um trilho horizontal, e o dispositivo precisa oferecer a opção de mudar a velocidade de lançamento. Para isso, ele utiliza uma mola e um trilho onde o atrito pode ser desprezado conforme a figura.
Para que a velocidade de lançamento do cubo seja aumentada quatro vezes, o projetista deve
(A) manter a mesma mola e aumentar duas vezes a sua deformação.
(B) manter a mesma mola e aumentar quatro vezes a sua deformação.
(C) manter a mesma mola e aumentar dezesseis vezes a sua deformação.
(D) trocar a mola por outra de constante elástica duas vezes maior e manter a deformação.
(E) trocar a mola por outra de constante elástica quatro vezes maior e manter a deformação.
02-(Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo – SP – 019)
Em um supermercado, uma pessoa empurra seu carrinho de compras com velocidade de 1 m/s por um corredor retilíneo.
Para mover o carrinho mais rápido, a pessoa dá sobre ele dois impulsos consecutivos de 0,5 s de duração cada um, exercendo uma força horizontal na mesma direção e no mesmo sentido do movimento do carrinho, cuja intensidade varia, em função do tempo, de acordo com o gráfico.
Sabendo que a massa total do carrinho é 50 kg e desprezando a ação das forças dissipativas sobre ele, a velocidade do carrinho ao final do segundo impulso é
(A) 1,4 m/s. (B) 1,1 m/s. (C) 1,5 m/s. (D) 1,2 m/s. (E) 1,3 m/s.
03- (FAMERP 2019 – Conhecimentos Gerais)
Analise o gráfico que mostra a variação da velocidade escalar, em função do tempo, de um automóvel de massa 1200 kg que se desloca em uma pista retilínea horizontal.
A intensidade média da força resultante sobre esse automóvel, no intervalo de tempo entre zero e quatro segundos, é
(A) 2400 N.
(B) 4800 N.
(C) 3000 N.
(D) 3600 N.
(E) 480 N.
04-(PUC-SP-019)
Considere uma partícula de massa m, suspensa por um fio que descreve um movimento circular de raio r, sobre uma superfície horizontal perfeitamente lisa e com velocidade angular constante, em torno de um eixo vertical imaginário, conforme representado na figura abaixo.
O módulo da tração no fio que sustenta a partícula está representado por T. Com relação à situação descrita, é CORRETO afirmar que:
A) O momento gerado pela força resultante é nulo em relação ao centro da trajetória.
B) O vetor quantidade de movimento é constante, pois a velocidade angular é constante.
C) O momento gerado pela força resultante, em relação ao centro da trajetória, é dado por r.Tcosθ.
D) O momento gerado pela força resultante, em relação ao centro da trajetória, é dado por r.Tsenθ.
05-(FUVEST-SP-018)
Uma caminhonete, de massa 2.000 kg, bateu na traseira de um sedã, de massa 1.000 kg, que estava
parado no semáforo, em uma rua horizontal.
Após o impacto, os dois veículos deslizaram como um único bloco.
Para a perícia, o motorista da caminhonete alegou que estava a menos de 20 km/h quando o acidente ocorreu. A perícia constatou, analisando as marcas de frenagem, que a caminhonete arrastou o sedã, em linha reta, por uma distância de 10 m.
Com este dado e estimando que o coeficiente de atrito cinético entre os pneus dos veículos e o asfalto, no local do acidente, era 0,5, a perícia concluiu que a velocidade real da caminhonete, em km/h, no momento da colisão era, aproximadamente,
06-(UNESP-SP-018)
A figura mostra a trajetória de um projétil lançado obliquamente e cinco pontos equidistantes entre si e localizados sobre o solo horizontal.
07- (Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo – 018)
08- (Faculdade de Medicina de Jundiaí “FMJ” –SP – 018)
A figura mostra o perfil de uma pista em que há um patamar de altura h em relação ao nível mais baixo.
Um bloco A, de massa m, é abandonado de uma altura H > h e colide frontalmente, de forma perfeitamente elástica, com o bloco B, também de massa m, em repouso no nível mais baixo da pista. Desprezando o atrito e a resistência do ar e sabendo que os corpos não perdem contato com a pista em momento algum, é correto afirmar que, após a colisão, o bloco A
(A) retorna até a altura h e o bloco B não atinge o patamar.
(B) retorna para a altura H e o bloco B não atinge o patamar.
(C) retorna para a altura H e o bloco B ultrapassa o patamar, atingindo o ponto P.
(D) para no local da colisão e o bloco B ultrapassa o patamar, atingindo o ponto P.
(E) para no local da colisão e o bloco B para sobre o patamar
09-(PUC-RJ/018)
Confira a resolução comentada