Cinemática – 2020

MECÂNICA – Vestibulares recentes -2020

Dinâmica

CINEMÁTICA

Conceitos – Movimento e Repouso

01- (Universidade Estadual de Roraima – UERR – 2020)

Em um dia ensolarado e ventilado, uma pessoa, com cabelos de fios finos e lisos, está em

movimento em relação ao chão.

Esta pessoa vira rapidamente a cabeça para direita, enquanto caminha.

Assinale a alternativa correta, considerando o texto desta questão, em um instante de tempo antes de terminar de virar a cabeça.

A) Os dentes superiores estão em movimento em relação ao nariz.

B) O nariz está em repouso em relação a nuca.

C) O joelho direito está em repouso em relação ao calcanhar do pé esquerdo.

D) O umbigo está em repouso em relação ao cotovelo direito.

E) O chão está em repouso em relação a ponta do queixo.

Se você não domina a teoria, ela está a seguir.

Repouso e movimento

Assim, no exemplo acima, a pessoa estará em movimento em relação à cidade, ou à uma árvore, ou aos trilhos e em repouso em relação ao trem (qualquer ponto fixo do trem).

R- B

02- (UNESPAR – PR – 2020)

Considere um pequeno avião voando horizontalmente com velocidade constante.

Se a roda do avião se soltar durante o voo, desprezando o atrito da roda com o ar, assinale a

alternativa correta.

a) Para o piloto do avião, que está num referencial inercial, a roda sempre será vista abaixo do ponto de onde se soltou;

b) Para um observador no solo, quando em referencial inercial, a trajetória da roda será a mesma como a descrita pelo piloto. Ou seja, movimento vertical em linha reta;

c) O tempo de queda da roda depende do valor de sua massa. Quanto maior, mais rápido a roda atinge o solo;

d) A roda atingirá o solo num ponto sempre atrás em relação ao avião porque depois de solta, ela não acompanhará o movimento do avião que continua se deslocando para frente;

e) A queda da roda é descrita pelo movimento retilíneo uniformemente acelerado na vertical, independente do referencial.

A trajetória de um corpo depende do referencial. Como exemplo, considere um vagão passando por uma plataforma com velocidade constante, tendo em seu interior uma pessoa sentada e, na plataforma, outra pessoa observando o vagão passar.

Um lustre se desprende do solo. Observe nas figuras abaixo que cada pessoa, ou seja, cada referencial observará trajetórias diferentes para o lustre. O primeiro observará uma reta vertical e o segundo um arco de parábola.

No caso do exercício, desprezando o atrito com o ar e o avião tendo velocidade constante, no

instante em que a roda se solta ela tem sempre a mesma velocidade horizontal que a do avião. Assim, para o piloto do avião, que está num referencial inercial, a roda sempre será vista abaixo do ponto de onde se soltou (veja figura acima).

R- A

03- (FUVEST-SP- 2020

Um drone voando na horizontal, em relação ao solo (como indicado pelo sentido da seta na figura), deixa cair um pacote de livros.

A melhor descrição da trajetória realizada pelo pacote de livros, segundo um observador em repouso no solo, é dada pelo percurso descrito na

(A) trajetória 1.

(B) trajetória 2.

(C) trajetória 3.

(D) trajetória 4.

(E) trajetória 5.

Lançamento horizontal

Colocando-se a origem do sistema de referência no ponto de lançamento, orienta-se, por exemplo, o eixo X para a direita e o eixo Y para baixo.

Decompõe-se, em cada instante o movimento em duas parcelas:

Segundo o eixo X   trata-se de um movimento horizontal uniforme com velocidade constante de intensidade Vo, que é a velocidade de lançamento  S = So + V.t  X= 0 + Vo.t   X = Vo.t

Segundo o eixo Y   trata-se de um movimento uniformemente variado com velocidade vertical inicia nula (Voy = 0, ou seja, é uma queda livre com o corpo abandonado da origem, sujeito apenas à aceleração da gravidade, de intensidade g, direção vertical e sentido para baixo. 

R- D

Velocidade média – Movimento Uniforme – Ultrapassagens

04- (Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública – 2020)

Praticar exercícios aeróbicos e ter uma alimentação balanceada são atitudes que podem manter o coração saudável e proporcionar uma vida mais longa.

Atividades como correr, nadar ou pedalar são capazes de tornar o coração mais eficiente e proteger o corpo de uma série de doenças.

Um participante de um triátlon nadou 5km, pedalou 12km e correu 8km.

Sabe-se que as velocidades médias por ele corridas e pedaladas foram, respectivamente, iguais ao dobro e ao triplo da velocidade média com que nadou.

Considerando que o tempo total gasto na realização das três modalidades esportivas foi de 1 hora e 45 minutos, pode-se afirmar que o participante nadou a uma velocidade média, em km/h, aproximadamente, igual a

A) 7,4

B) 9,8

C) 12,5

D) 14,8

E) 22,3

R- A

05- (CEDERJ – RJ – meio do ano – 019/020)

Uma partícula e um detector movimentam-se sobre uma linha reta, que define o eixo de coordenadas x.

Quan­do a partícula encontra-se na posição x0 = 0 m, com uma velocidade positiva de 10 m/s, o

detector está na posição x = 24m com velocidade, também positiva, de 4 m/s.

As com­ponentes (x) da posição e (vx) da velocidade da partícula ao longo do eixo x, medidas em relação ao detector, são dadas por:

(A) x = – 24 m, vx = 14 m/s

(B) x = – 24 m, vx = 6 m/s

(C) x = 24 m, vx = – 1 4 m/s

(D) x = 24 m, vx = – 6 m/s

Orientando a trajetória para direita, ambas as velocidades que são positivas serão para a direita (movimento progressivo, a favor dos marcos crescentes da trajetória) a velocidade

relativa de aproximação entre eles será o módulo da diferença entre as velocidades (se movem no mesmo sentido, se fosse em sentido contrário seria a soma).

Assim VR = Vx = 10 – 4 = 6 m/s.

Como a partícula se encontra 24 m à esquerda do detetor, sua posição em relação à ele será X = – 24 m.

R- B

06- Colégio Naval (CPACN) – 2019/2020

Considere dois navios de guerra, uma Corveta e uma Fragata navegando paralelamente e no mesmo sentido em um trecho retilíneo.

Sabendo que a Corveta apresenta comprimento 100 m e se locomove em movimento uniforme com velocidade escalar média de 20 m/s e a Fragata apresenta comprimento 130 m e se locomove também em movimento uniforme, mas com velocidade escalar média de 10 m/s. Calcule, em segundos, o intervalo de tempo necessário para que a Corveta ultrapasse a Fragata a partir do momento em que a frente da Corveta estiver posicionada exatamente ao lado da traseira da Fragata e ao finai da ultrapassagem quando a traseira da Corveta estiver posicionada exatamente ao lado da frente da Fragata, e assinale a opção correta

Se você não domina a teoria, ela está a seguir:

Ultrapassagens

 Dois móveis de tamanhos não desprezíveis numa ultrapassagem movendo-se no mesmo sentido, como um ônibus ultrapassando um caminhão.

Parar um deles, como por exemplo, o caminhão (como se fosse uma ponte ou túnel) e fazer o ônibus ultrapassá-lo utilizando velocidade relativa que no caso é VR = Vo – Vc, pois estão no mesmo sentido.

R- D

07- (ENEM-MEC-019)

A agricultura de precisão reúne técnicas agrícolas que consideram particularidades locais do solo ou lavoura a fim de otimizar o uso de recursos.

Uma das formas de adquirir informações sobre essas particularidades é a fotografia aérea de baixa altitude realizada por um veículo aéreo não tripulado (vant).

Na fase de aquisição é importante determinar o nível de sobreposição entre as fotografias.

A figura ilustra como uma sequência de imagens é coletada por um vant e como são formadas as sobreposições frontais.

O operador do vant recebe uma encomenda na qual as imagens devem ter uma sobreposição frontal de 20% em um terreno plano. Para realizar a aquisição das imagens, seleciona uma altitude H fixa de voo de 1 000 m, a uma velocidade constante de 50 m/s.

A abertura da câmera fotográfica do vant é de 90°. Considere tg(45°) = 1.

Com que intervalo de tempo o operador deve adquirir duas imagens consecutivas?

(A) 40 segundos.

(B) 32 segundos.

(C) 28 segundos.

(D) 16 segundos.

(E) 8 segundos.

Na figura abaixo temos duas fotos sucessivas sendo uma tirada quando a vant está no ponto A e a outra quando está no ponto B, separados por um intervalo de tempo e distantes d’ entre si.

Para facilitar vamos primeiro achar a distância d’ percorrida pela vant entre essas duas posições supondo que não tenha havido sobreposição frontal (figura abaixo).

R- B

08- (EsPCEx – AMAN – SP – RJ – 2020)

Considere um objeto que se desloca em movimento retilíneo uniforme durante 10 s.

O desenho abaixo representa o gráfico do espaço em função do tempo.

O espaço do objeto no instante t = 10 s, em metros, é

Denomina-se movimento uniforme (MU) qualquer movimento cuja velocidade escalar seja constante e diferente de zero.

Função horária do MU

Gráfico Sxt para um MU

Observe que tgα = ΔS/Δt, mas V= ΔS/Δt e portanto V = tgα  em qualquer gráfico SXt, tgα é numericamente igual à velocidade escalar V.

R- C

09- (FPS-Faculdade Pernambucana de Saúde-PE-2020)

O Sr. João sai de casa caminhando com velocidade escalar constante de 3,6 km/h, para ir à padaria que está a uma distância de 1,8 km.

Depois de transcorridos 10 minutos, seu filho Joãozinho sai de casa correndo para levar o cartão de crédito que seu pai havia esquecido.

Joãozinho encontra o seu pai no instante em que este chega à padaria.

Determine a velocidade escalar média de

R- B

10 -(Faculdade de Medicina de Marília – FAMEMA – SP – 2020)

De dentro do ônibus, que ainda fazia manobras para estacionar no ponto de parada, o rapaz, atrasado para o encontro com a namorada, a vê indo embora pela calçada.

Quando finalmente o ônibus para e o rapaz desce, a distância que o separa da namorada é de 180 m.

Sabendo que a namorada do rapaz se movimenta com velocidade constante de 0,5 m/s e que o rapaz pode correr com velocidade constante de 5 m/s, o tempo mínimo para que ele consiga alcançá-la é de

(A) 10 s.

(B) 45 s.

(C) 25 s.

(D) 50 s.

(E) 40 s.

O tempo mínimo para o encontro deve ocorrer ocorre quando eles se movem na mesma direção e, pelo enunciado no mesmo sentido.

Como se movem no mesmo sentido a velocidade relativa entre eles vale Vr = 5,0 – 0,5 = 4,5 m/s.

Funciona como se você parasse, por exemplo, a namorada e fizesse o rapaz se aproximar dela com

Vr = 4,5 m/s percorrendo S = 180 m Vr = 4,5 = t = t = 40 s.

R- E

11- (FAMERP–SP – Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto –- 2020)

Existem várias versões do Caminho de Santiago, que são trajetos percorridos anualmente por milhares de peregrinos que se dirigem à cidade de Santiago de Compostela, na Espanha, com a

finalidade de venerar o apóstolo Santiago Maior.

Considere que uma pessoa percorreu um desses caminhos em 32 dias, andando a distância total de 800 km e caminhando com velocidade média de 3,0 km/h.

O tempo que essa pessoa caminhou por dia, em média, foi de

(A) 7 horas e 20 minutos.

(B) 8 horas e 20 minutos.

(C) 7 horas e 40 minutos.

(D) 8 horas e 40 minutos.

(E) 9 horas e 40 minutos

R- B

12- (FGV – SP – Economia – 2020)

Dois amigos, Marcos e Pedro, estão às margens de um lago, no ponto A, e decidem nadar até um barco, que se encontra no ponto C.

Marcos supõe que chegará mais rápido se nadar direto do ponto A até o ponto C, enquanto Pedro supõe que seria mais rápido correr até o ponto B, que está sobre uma reta que contém o ponto C e é perpendicular à margem, e depois nadar até o barco.

Considere que a distância entre os pontos A e C seja 50 m, que a distância entre A e B seja 30 m, que a distância entre B e C seja 40 m, que Marcos e Pedro nadem com velocidade média de 1,0 m/s e que Pedro corra com velocidade média de 3,0 m/s.

Ao realizarem a travessia, partindo no mesmo instante,

(A) Marcos chega ao barco 1,0 segundo antes de Pedro.

(B) Marcos chega ao barco 0,5 segundo antes de Pedro.

(C) Pedro chega ao barco 1,0 segundo antes de Marcos.

(D) Pedro chega ao barco 0,5 segundo antes de Marcos.

(E) Pedro e Marcos chegam juntos ao barco.

R – E

13- (Faculdade de Medicina do ABC – FMABC – SP – 2020)

Diariamente, uma pessoa pratica caminhada, mantendo uma velocidade escalar média de 6,0 km/h durante 40 minutos.

Supondo que essa pessoa caminhe todos os dias, em trinta dias, ela caminhará a distância de

(A) 56 km.

(B) 120 km.

(C) 72 km.

(D) 200 km.

(E) 94 km.

R- B

14- (FUVEST-SP- 2020)

Um estímulo nervoso em um dos dedos do pé de um indivíduo demora cerca de 30 ms para chegar ao cérebro.

Nos membros inferiores, o pulso elétrico, que conduz a informação do estímulo, é transmitido pelo nervo ciático, chegando à base do tronco em 20 ms.

Da base do tronco ao cérebro, o pulso é conduzido na medula espinhal.

Considerando que a altura média do brasileiro é de 1,70 m e supondo uma razão média de 0,6 entre o comprimento dos membros inferiores e a altura de uma pessoa, podese concluir que as velocidades médias de propagação do pulso nervoso desde os dedos do pé até o cérebro e da base do tronco até o cérebro são, respectivamente:

(A) 51 m/s e 51 m/s

(B) 51 m/s e 57 m/s

(C) 57 m/s e 57 m/s

(D) 57 m/s e 68 m/s

(E) 68 m/s e 68 m/s

R- D

15- (Instituto Federal do Rio Grande do Sul – IFRS – RS – 2020)

Um menino percorre, de segunda-feira à sexta-feira, 380 m até a escola todas as manhãs.

Vem almoçar em casa e anda 24.000 cm para a escola de futebol 2 tardes na semana.

Nas demais 3 tardes, faz um percurso de ida de caminhada de 0,4 km.

Depois de todas as atividades, o menino sempre retorna para casa.

A distância mínima, em quilômetros, percorrida pelo menino durante a semana é

(A) 4,76.

(B) 6,00.

(C) 6,20.

(D) 6,96.

(E) 7,16.

R- E

16- (Instituto Federal do Rio Grande do Sul – IFRS – RS – 2020)

Um pedestre percorre, a pé, um caminho composto por dois trechos.

O primeiro trecho de 0,9 km é percorrido com velocidade média de 3,0 km/h e o segundo, de 0,5 km, é

percorrido com velocidade média de 5,0 km/h.

O caminho foi concluído sem paradas.

Assinale a alternativa que apresenta a velocidade média, em km/h, do caminho completo.

(A) 3,2

(B) 3,5

(C) 3,8

(D) 4,1

(E) 4,5

Veja o esquema abaixo:

R- B

17 -( IFSULDEMINASInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais – 2019/2020)

Partindo-se da casa de Toninho, caminhando 200m na direção norte e 300m na direção leste, chega-se à escola onde Toninho estuda.

Partindo-se da escola onde Toninho estuda, caminhando 600m na direção sul, chega-se à casa de seu amigo Pedro.

Se Toninho seguir em linha reta, sem desvios, partindo de sua casa em direção à casa de seu amigo Pedro, ele irá percorrer uma distância de:

a) 500m

b) 800m

c) 900m

d) 1.100m

Abaixo está a esquematização das trajetórias.

R- A

18- (Insper – SP – 2020)

Quando um avião de papel está a 1,5 metros do chão plano, ele inicia uma trajetória ascendente retilínea com ângulo constante de de inclinação em relação à horizontal.

Durante essa trajetória sua velocidade é constante e igual a 0,8 m/s, até atingir a altura de 2,9 metros em relação ao chão.

Do instante em que o avião começou sua trajetória de em relação à horizontal até atingir a altura de 2,9 m em relação ao chão, o tempo decorrido foi de

Altura inicial do avião em relação ao chão hi = 1,5 m

Altura final do avião em relação ao solo hf = 2,9 m.

Então a altura do avião em relação ao ponto de partida será h = hf – hi = 2,9 – 1,5 h = 1,4 m.

No triângulo retângulo abaixo você pode calcular a distância d que ele percorreu utilizando o seno do ângulo fornecido ().

R- B

 

19- (MACKENZIE – SP – 2020)

O modelo de uma locomotiva é construído com dimensões lineares vinte e cinco vezes menores que

as dimensões do original e de um material cuja massa específica volumétrica é 1/3 da massa específica do material com que será construída a locomotiva.

Admite-se invariável a aceleração gravitacional local. Sabe-se que a velocidade escalar média da locomotiva é .

Pode-se afirmar corretamente, então, que a velocidade escalar média do modelo vale, em km/h,

a) 4,00

b) 10,0

c) 12,5

d) 20,0

e) 25,0

R- A

20- (EAM – 2019/2020)

Um rapaz se desloca sempre em linha reta e no mesmo sentido por um percurso total de 20 km: a primeira metade com uma velocidade constante de 3,0 km/h e a segunda metade com uma velocidade constante de 5,0 km/h.

Considerando desprezível o intervalo de tempo necessário para a mudança na velocidade, assinale a opção que apresenta a velocidade média, em km/h, que mais se aproxima a do rapaz considerando o percurso total.

R- C

21- (Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública – 2020)

Pela primeira vez na história chinesa, uma cirurgia complexa foi feita de maneira totalmente remota, com o auxílio de tecnologia nacional e conexão 5G.

A operação foi realizada por um cirurgião do Primeiro Centro Médico, em Zhejiang, a uma distância de três mil quilômetros do paciente, que sofre com o mal de Parkinson.

O procedimento consistia na implantação de um chip diretamente no cérebro do paciente a fim de

realizar uma série de estímulos para reduzir os sintomas do mal de Parkinson, além de monitorar o avanço da doença e traçar um histórico médico completo para melhor tratar a enfermidade.

Disponível em: <https://www.terra.com.br/noticias>. Acesso em: ago. 2019.

Admitindo-se que a informação do comando do cirurgião viaja a uma velocidade escalar média de 3,0.108 m/s até o equipamento que realiza a operação, é possível estimar que o atraso mínimo entre o comando do cirurgião e a execução de um procedimento é de:

R- A

22- (UEA – AM – 2020)

Ana e Beatriz caminham em uma pista retilínea, na mesma direção e sentido, e com as respectivas velocidades constantes.

Sabe-se que a posição de Ana, PA, é dada por PA(t) = 200 + 25t, que a posição de Beatriz, PB, é dada por PB(t) = 500 + 20t e que o tempo t é dado em minutos.

Nessas condições, o tempo que Ana precisa para alcançar Beatriz é

(A) 60 minutos.

(B) 45 minutos.

(C) 25 minutos.

(D) 20 minutos.

(E) 40 minutos.

Encontro de móveis em MU

R- A

23- (UERJ – RJ – 2020)

A Polícia Rodoviária Federal revelou que os radares da Ponte Rio-Niterói são do tipo “inteligentes”, ou seja, calculam a velocidade média do condutor na via.

Dessa forma, o motorista que passar pelo primeiro aparelho terá o horário e a velocidade registrados pelo equipamento. Se ele alcançar o segundo radar antes do tempo necessário para percorrer o trecho, será multado.

Admita que a distância entre dois radares sucessivos na Ponte Rio-Niterói corresponde a um trecho de 1 km.

Um motorista percorreu 0,81 km desse trecho com velocidade de 90 km/h.

Sabendo que a velocidade máxima permitida na Ponte Rio-Niterói é de 80 km/h, estime a velocidade média máxima, em km/h, que o motorista deverá manter no restante do trecho para não ser multado.

24- (UFJF – MG – 2020)

Uma viagem de ônibus entre Juiz de Fora e o Rio de Janeiro normalmente é realizada com velocidade média de 60 km/h e tem duração de 3 horas, entre suas respectivas rodoviárias.

Uma estudante fez esta viagem de ônibus, e relatou que, após 2 horas do início da viagem, devido a obras na pista, o ônibus ficou parado por 30 minutos.

Depois disso, a pista foi liberada e o ônibus seguiu sua viagem, mas, devido ao engarrafamento na entrada da cidade do Rio de Janeiro até a rodoviária, a estudante demorou mais 2 horas.

Qual foi a velocidade média do ônibus na viagem relatada pela estudante?

(A) 60 km/h (B) 72 km/h (C) 45 km/h (D) 40 km/h (E) 36 km/h

Cálculo da distância d entre as duas cidades realizada com velocidade média de 60 km/h e duração de 3 horas.

R- D

25- (Universidade Federal de Lavras – UFLA – MG – 2020)

Um avião, após atingir sua altura de voo programada, passa a viajar com velocidade de cruzeiro, ou seja, com velocidade constante.

A figura indica um gráfico que representa a variação da distância percorrida x pelo avião em função do tempo, durante seu voo de cruzeiro.

Suponha que ele permaneça com essa velocidade durante 8 horas de voo.

A velocidade do avião e a distância percorrida, durante o período de 8 horas, são, respectivamente: (A) 800 km/h e 12.800 km

(B) 800 km/h e 6.400 km

(C) 1600 km/h e 6.400 km

(D) 1.600 km/h e 12.800 km

R- B

26- (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS – 019/020) 

Em outubro de 2018, na Indonésia, ocorreu um terrível acidente aéreo com um Boeing 737

Max 8 da empresa Lion Air, matando mais de 180 pessoas.

O avião decolou do aeroporto com um ângulo de 20° na direção Leste-Oeste, por uma distância de 2 km, e em seguida se deslocou para o norte, por uma distância de 15 km, antes de perder o contato com a torre de comando.

(Dados: sen 20° = 0,34 e cos 20° = 0,94).

Nessa situação, a alternativa que dá, respectivamente, os módulos dos vetores deslocamento

resultante nas direções vertical e horizontal é:

A) 0,68 km e 14,32 km.

B) 0,68 km e 15,12 km.

C) 1,8 km e 14,32 km.

D) 1,8 km e 16,64 km.

E) 1,8 km e 19,25 km.

R- ?

27- Universidade Federal de Uberlândia – UFU – MG – meio do ano – 2019/2020

O morcego é um animal que possui um sistema de orientação por meio da emissão de ondas sonoras.

Quando esse animal emite um som e recebe o eco 0,3 segundos após, significa que o obstáculo está a que distância dele? (Considere a velocidade do som no ar de 340m/s).

A) 102m. B) 51m. C) 340m. D) 1.133m

Eco

Veja na informação acima se, para cada 0,1 s o afastamento deve ser de 17 m, para cada 0,3 s deverá ser de d = 17×3 = 51 m.

R- B

28- (UFVJM – MG – 2020)

Uma das corridas mais rápidas e perigosas do mundo é composta por motocicletas de alto desempenho, que chegam à velocidade máxima de 300 km/h, sendo a velocidade média dessas corridas de 200 km/h.

Um dos competidores, devido a problemas técnicos em sua moto, percorreu 1/4 do trajeto com metade da velocidade média e o restante ele conseguiu percorrer na velocidade máxima da pista.

A velocidade média desse competidor, em km/h, é de:

A) 200

B) 160

C) 225

D) 275

Os dados do exercício estão na figura abaixo:

R- A

29- (UniCEUB – DF – 2020)

Uma caçamba, suspensa por rodízios montados em sua lateral e que podem girar livremente sobre trilhos, é movimentada horizontalmente de um ponto a outro em uma fábrica.

A caçamba é tracionada por uma engrenagem motorizada, presa a ela, que gira com velocidade angular constante.

A engrenagem movimenta a caçamba de maneira uniforme, uma vez que se conecta a uma cremalheira presa ao chão.

Com o uso, um dos dentes da engrenagem se quebrou e, agora, o movimento da caçamba não é mais uniforme, conforme indica o gráfico.

Sabendo que a caçamba só se movimenta se for empurrada por um dente da engrenagem, o tempo necessário para que ela avance 1 m de sua posição original, após a quebra, é mais próximo de

(A) 20 s.

(B) 35 s.

(C) 25 s.

(D) 55 s.

(E) 40 s.

R- D

Movimento Uniformemente variado (MUV)

30- (IFMT – MT – 2020)

Ao entrar no perímetro urbano de uma cidade, um viajante com velocidade constante de 72 km/h, em uma via retilínea, avista uma placa de sinalização com limite de velocidade de 40 km/h, e

logo aplica uma frenagem em seu carro que, após 4 s, atinge a velocidade de 36 km/h, atendendo ao limite estabelecido.

Se desprezarmos o atrito com o ar e considerarmos apenas o sistema veículo-estrada, qual o módulo da aceleração aplicada pelo motorista nessa frenagem?

R- C

31- (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco – IFPE – meio do ano – 2019/2020)

Em uma estrada rodoviária existe um radar de leitura da velocidade dos veículos que estipula uma velocidade limite de 50 km/h, porém, os equipamentos são dimensionados para punir o infrator com uma tolerância em torno de 10%.

Dessa forma, o motorista será multado caso atinja uma velocidade acima de 54 km/h na posição de leitura de sua velocidade. Supondo que o veículo esteja a 90 km/h e a uma distância de 50 metros do ponto de leitura de sua velocidade, determine a desaceleração mínima necessária, expressa em m/s2, para que o motorista não seja multado.

a) 3 b) 4 c) 5 d) 2 e) 1

Velocidade inicial do veículo Vo = 90 km/h/3,6 = 25 m/s; velocidade final do veículo V = 54 km/h/3,6 = 15 m/s; distância que deve ser percorrida para essa variação de velocidade d = 50 m e aceleração a = ?.

Equação de Torricelli

V2 = Vo2 + 2.a.d 152 = 252 + 2.a.50 225 = 625 + 100.a 100.a = 225 – 625 a = – 400/100 a = – 4 m/s2 (o sinal negativo significa que ele está desacelerando)

R- B

32- (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco – IFPE – 2020)

Uma esfera descreve um movimento em trajetória retilínea.

Os valores de suas velocidades, no decorrer do tempo, foram representados no diagrama horário da FIGURA abaixo.

Determine o deslocamento da esfera, expresso em metros, no intervalo de tempo de 0 a 20s.

Em todo gráfico Vxt o deslocamento é numericamente igual à área entre a reta representativa e o eixo do tempo entre os instantes pedidos.

Você pode calcular a área total pela soma das áreas A1, A2 e A3, conforme figura abaixo:

R- B

33– (Insper – SP – 2020)

Considere que a numeração crescente regular dos imóveis de uma avenida determine o sentido progressivo da trajetória no estudo do movimento dos veículos.

Certo carro está parado em um cruzamento, no número 1000 da avenida, e seu motorista espera o sinal verde do semáforo para poder arrancar.

Ao arrancar, ele passa a desenvolver um movimento com aceleração constante; em seguida, ele é obrigado a frear, pois o semáforo adiante exibe o sinal vermelho.

Na frenagem, a desaceleração também é constante, até que o carro para completamente em frente ao número 350.

O gráfico que melhor representa, qualitativamente, as posições ocupadas pelo carro, em função do tempo, é

Resumo dos gráficos do espaço, velocidade e aceleração do MUV, com a > 0 e com

a < 0.

Observe pelo enunciado que a numeração crescente regular dos imóveis de uma avenida determina o sentido progressivo da trajetória.

Como o carro se desloca do número 1000 para o número 350 da avenida ele se move no sentido de numeração decrescente e, portanto está em movimento retrógrado.

Observe nos gráficos acima que no primeiro trecho o movimento é retrógrado e acelerado (curva de concavidade para baixo) e no segundo trecho ele está freando e parando e o movimento é retrógrado e retardado (curva com concavidade para cima). E, como ele para no no 350 a curva não chega a encostar no eixo do tempo.

R- A

34- (PUC – Rio – 2020)

Dois trens A e B viajam em trilhos paralelos, em sentidos opostos, aproximando-se um do outro.

A velocidade de ambos os trens, em módulo e em relação ao solo, é de 100 km/h.

Quando os trens estão a uma distância de 10 km um do outro, o trem B começa a frear, diminuindo

sua velocidade a uma taxa constante.

Sabendo-se que os trens se cruzam no exato instante em que o trem B para, quanto tempo, em minutos, o trem B leva em seu processo de desaceleração?

(A) 4

(B) 8

(C) 10

(D) 15

(E) 20

Fixando um ponto A no início do trem A e outro B no início do trem B, orientando a trajetória para a direita, colocando o marco zero no ponto A e o marco 10 km no ponto B e, estudando o movimento apenas desses pontos (figura Abaixo).

R- A

35- Universidade Estadual de Maringá (UEM) – PR – 2020

 

Um automóvel trafega por uma avenida, em um trecho retilíneo e horizontal, no sentido Norte-Sul. Em certo ponto do percurso, esse automóvel se encontra parado em um semáforo.

Para encontrar a velocidade escalar média e a aceleração média no intervalo de tempo de t, precisamos saber as funções horárias do Movimento Retilíneo Uniforme (com aceleração nula):

E do Movimento Retilíneo Uniformemente Variado (aceleração diferente de zero), em conjunto com a expressão da velocidade em função do tempo:

Logo, essa afirmação está correta.

Portanto, as alternativas 02), 04) e 16) estão corretas.

36- Universidade Estadual de Maringá (UEM) – PR – 2020

As posições (em metros) em função do tempo (em segundos) ocupadas por um móvel sobre uma


A aceleração é definida como:

Portanto, as alternativas corretas são 02), 08) e 16).

37- (Faculdade de Tecnologia Termomecânica – SP- meio do ano – 019/020)

gráfico mostra como varia a posição s de um móvel que se desloca em linha reta, em função do tempo t.

respeito desse movimento, é correto afirmar que

(A) a aceleração é nula no intervalo 0 < t < t2.

(B) a aceleração é positiva no intervalo 0 < t < t1 e negativa no intervalo t2 < t < t3.

(C) a velocidade é positiva no intervalo t1 < t < t2.

(D) o movimento é retrógrado no intervalo t1 < t < t2.

(E) a área do gráfico fornece numericamente o deslocamento total do movimento

A. Correta  entre 0 e t1 o gráfico é uma reta ascendente com o espaço S aumentando de maneira uniforme com o tempo (movimento progressivo aceleração nula, ou seja um movimento uniforme progressivo com velocidade constante). Entre t1 e t2 ele está rem repouso com aceleração nula.

B. Falsa  Veja (A).. Falsa QUESTÃO 02

C. Falsa  Veja (A).. Falsa QUESTÃO 02

D. Falsa  Veja (A).. Falsa QUESTÃO 02

E. Falsa  a área do gráfico forneceria numericamente o deslocamento total do movimento se o gráfico fosse vxt.

R- A

38- (Universidade Católica de Brasília – UCB – MEDICINA – 2020)

Um veículo muda sua velocidade conforme o gráfico.

Calcule a distância percorrida no intervalo 0 t 6 s.

(A) 12 m

(B) 6,0 m

(C) 8,0 m

(D) 10 m

(E) 24 m

Em todo gráfico velocidadextempo o deslocamento do móvel é fornecido pela área compreendida entre a reta representativa (linha cheia) e o eixo dos tempos dentro do intervalo de tempo pedido.

Cálculo das áreas de cada figura hachurada abaixo.

R- A

(UCPEL – RS – 2020)

Leia com atenção o texto abaixo, para responder às questões 39 e 40.

VEÍCULO ROBÔ CONTROLADO POR DISPOSITIVOS MÓVEIS

Estudantes de Engenharia construíram um veículo robô controlado por dispositivo móvel utilizando um sistema operacional android e uma placa de prototipagem para controle e processamento.

Através de comandos do usuário, o veículo pode mover-se em todas as direções, e com o auxílio de sensores, as informações colhidas do ambiente são enviadas ao dispositivo.

O veículo foi desenvolvido para resolver tarefas de forma autônoma como, por exemplo, reconhecer obstáculos a sua frente e evitar colisões ou mover-se em um caminho pré-determinado.

Ainda, o sistema possibilita configurar aspectos relacionados à velocidade e à aceleração.

Um dos componentes utilizados no veículo robô é um sensor ultrassônico, fazendo com que o sistema possa reconhecer um obstáculo a sua frente e acione automaticamente a função frear.

O sensor emite um pequeno pulso sonoro de alta frequência que se propagará na velocidade do som no meio e, quando este pulso atingir um obstáculo, um sinal será refletido para o sensor.

Assim, a distância entre o sensor e o obstáculo pode então ser calculada, para isso o tempo entre a emissão e a recepção do sinal é identificado no dispositivo de aquisição de dados.

39- (UCPEL – RS – 2020)

Durante os testes com o veículo robô, os estudantes programaram o veículo para se movimentar em linha reta obedecendo a função , onde x representa sua posição, t o instante de tempo, A e B são constantes e as unidades estão de acordo com o sistema internacional de unidades.

No teste experimental, obtiveram uma tabela, representada abaixo, que relaciona os valores de posição do veículo com o tempo de movimento e um gráfico, ilustrado na figura abaixo, que representa o comportamento da velocidade do veículo em função do tempo.

A análise dos dados experimentais permite concluir que as constantes A e B valem, respectivamente,

R- E

40- (UCPEL – RS – 2020)

Em um segundo teste, para velocidades maiores, os estudantes necessitaram ajustar a desaceleração que o veículo deveria ter para evitar colisões.

Para tanto, mediram em 0,0125 s o tempo entre a emissão e a recepção do sinal pelo sensor quando

um obstáculo, localizado exatamente a frente do veículo, foi detectado.

Sabe-se que a função frear é acionada no exato instante em que o sensor recebe o sinal refletido.

Considerando que a velocidade de propagação das ondas sonoras no ar vale 340 m/s, que o veículo

estava se movendo com velocidade constante de 10 m/s antes da função frear ser acionada, o

módulo da aceleração constante que o veículo deve ter para evitar a colisão, nessas condições,

deve ser maior que:

Acontece que o carro também se moveu para a direita com velocidade de Vc = 10 m/s e só começou a frear quando recebeu o som que foi e voltou demorando t = 0,0125 s e, nesse tempo o carro se

R- B

41- (UCSAL – BA – 2020)

Um barco a motor sai do atracadouro e mantém a sua aceleração constante.

Ao atingir a velocidade v = 40m/s este já percorreu 160 m.

A aceleração da embarcação:

a) Vale 10 m/s² e tem direção e sentido do deslocamento.

b) Vale 5 m/s² e tem direção e sentido do deslocamento.

c) Varia com o tempo.

d) Vale 15 m/s² e tem direção ortogonal ao deslocamento.

e) É nula

Se o barco sai do atracadouro é claro que saiu com Vo = 0 e, após percorrer ∆S = 160 m ele tem velocidade de V = 40 m/s então só pode estar acelerando.

Pelos dados você deve usar a equação de Torricelli

Equação de Torricelli

R- B

42- (UFJF – MG – 2020)

Um teste de um carro esportivo foi realizado em uma pista longa, lisa, plana e reta.

O carro partiu do repouso em t igual a zero, foi uniformemente acelerado até um instante t1, foi mantido com velocidade constante, entre os instantes t1 e t2, paraquedas traseiros foram acionados

para frear o carro, em um movimento uniformemente desacelerado, até parar no instante t3. Selecione a alternativa que contém o gráfico que representa corretamente a aceleração do carro em função do tempo.

Entre t e t1 o movimento foi uniformemente acelerado com a velocidade aumentando de maneira uniforme e a aceleração (número acrescido à velocidade no mesmo intervalo de tempo) é constante e positiva.

Entre t1 e t2 a velocidade foi constante não sofrendo variação e a aceleração é nula.

Entre t2 e t3 o movimento foi uniformemente retardado com a velocidade diminuindo de maneira uniforme e a aceleração (número retirado da velocidade no mesmo intervalo de tempo) é constante e negativa.

R- B

43- (Universidade Federal de Lavras – UFLA – MG – 2020)

Um famoso corredor completou uma prova de atletismo de 200 m no tempo de 20,0 s.

O gráfico abaixo mostra a variação da velocidade em função do tempo durante o tempo de prova:

De acordo com o gráfico, o módulo de desaceleração impresso pelo velocista nos últimos 5 segundos de prova é:

O deslocamento total é de ∆S = 200 m e é fornecido pela soma das áreas em cada trecho.

44- (UFPR – PR – 2020).

Um observador inercial analisa o movimento de um dado objeto de massa m constante e constrói o gráfico v x t mostrado abaixo, em que v é a velocidade do objeto e t é o tempo.

O movimento ocorre numa linha reta.

Levando em consideração os dados apresentados no gráfico, assinale a alternativa que apresenta corretamente o valor do deslocamento x do objeto entre os instantes t = 0 e t = 5 s.

a) Δ = 5,0 m.

b) Δ = 7,5 m.

c) Δ = 10,0 m.

d) Δ = 12,5 m.

e) Δ = 15,0 m.

Em todo gráfico Vxt o deslocamento ΔS = Δ realizado pelo móvel é numericamente igual à área compreendida entre a reta representativa (linha cheia) e o eixo dos tempos)

Entre t=0 e t=5 s, ΔS corresponde à área do trapézio hachurada abaixo.


R- B

45- (Universidade Federal de Sergipe – UFS – SE – 2020)

Em uma competição de 100 m um atleta velocista acelerou a partir do repouso com uma aceleração constante e alcançou sua velocidade máxima em 4,4 s.

Durante o restante do percurso ele manteve essa velocidade máxima e terminou a corrida em um tempo total de 10,4 s.

A aceleração média do atleta durante a corrida toda foi aproximadamente de:

Em todo gráfico Vxt o deslocamento efetuado é numericamente igual à área (no caso de um trapézio, figura acima)

MA =

R- A

46- (UNESP – SP – 2020)

O gráfico representa a velocidade escalar de um nadador em função do tempo, durante um ciclo completo de braçadas em uma prova disputada no estilo nado de peito, em uma piscina.

Considerando que, em um trecho de comprimento 36 m, o nadador repetiu esse ciclo de braçadas e manteve o ritmo de seu nado constante, o número de braçadas completas dadas por ele foi em torno de

(A) 20.

(B) 35.

(C) 15.

(D) 30.

(E) 25.

Em todo gráfico da velocidade em função do tempo a área compreendida entre a reta representativa e o eixo do tempo é numericamente igual ao deslocamento.

Aproximando a área fornecida como sendo a área de dois trapézios e calculando o deslocamento ∆S

R- E

47- (UNICAMP – SP – 2020)

A volta da França é uma das maiores competições do ciclismo mundial.

Num treino, um ciclista entra num circuito reto e horizontal (movimento em uma dimensão) com

velocidade constante e positiva.

No instante t1 , ele acelera sua bicicleta com uma aceleração constante e positiva até o instante t2 . Entre t2 e t3 , ele varia sua velocidade com uma aceleração também constante, porém negativa.

Ao final do percurso, a partir do instante t3 , ele se mantém em movimento retilíneo uniforme.

De acordo com essas informações, o gráfico que melhor descreve a velocidade do atleta em função do tempo é

R- A

Movimentos Verticais

48- (UFGD – MS – 2020)

Há mais de 70 anos, um dos principais atrativos turísticos do México é a Quebrada de Acapulco:

mergulhadores saltam de rochas a 45 metros de altura, sobre as ondas do mar, sem qualquer

equipamento de proteção.

Considerando o salto como um movimento de queda livre de velocidade vertical inicial nula, desprezando-se a resistência do ar e tomando a aceleração da gravidade como g =10 , então o tempo entre o salto e a entrada na água, bem como a velocidade do mergulhador ao atingir a água, são, respectivamente:

(A) Tempo = 2,5 segundos, velocidade = 25 m/s.

(B) Tempo = 3,0 segundos, velocidade = 30 m/s.

(C) Tempo = 3,5 segundos, velocidade = 35 m/s.

(D) Tempo = 4,0 segundos, velocidade = 40 m/s.

(E) Tempo = 4,5 segundos, velocidade = 45 m/s.

Queda livre vertical

Corpo abandonado de certa altura h do solo

R- B

49- (UFAM-AM-2020)

Um estudante em pé no solo arremessa um caroço de tucumã verticalmente para cima.

O caroço sai da mão da estudante no momento em que se encontra 2,00 acima do solo com velocidade de 54/h .

Desprezando qualquer efeito do ar no movimento do caroço e sabendo que a estudante tira sua mão da trajetória do caroço, podemos afirmar que a distância que o caroço de tucumã percorrerá no ar antes de atingir o solo será de:

a) 9,25

b) 13,25

c) 22,5

d) 24,5 m

e) 26,5

Lançamento vertical para cima

Considere um corpo lançado verticalmente para cima, a partir de um ponto A (origem), com velocidade escalar inicial Vo.

R- D

50- (UniCEUB – DF – 2020)

Um corpo é abandonado do repouso, em queda livre, a partir de uma altura de 500 m do solo.

Admitindo que o valor da aceleração da gravidade seja 10 e que o ar não oferece resistência ao movimento do corpo, o valor absoluto da velocidade com a qual esse corpo atinge o solo é

(A) 150 m/s.

(B) 250 m/s.

(C) 50 m/s.

(D) 200 m/s.

(E) 100 m/s.

Corpo abandonado de certa altura h do solo

R- E

51- (UNIMONTES – MG – 2020)

Em um helicóptero, a 260 m do solo, encontra-se uma equipe de resgate.

Um paraquedista abandona o helicóptero e cai livremente por 2 s, quando o paraquedas abre.

A partir desse instante, considere o movimento vertical do paraquedista com velocidade constante.

A aceleração da gravidade no local é g = 10 .

O tempo decorrido desse voo, desde o momento que deixa o helicóptero ate atingir o solo, é de

A) 10 s.

B) 12 s.

C) 14 s.

D) 16 s.

1a etapa como ele abandona o helicóptero e cai livremente por 2 s você tem uma queda livre com Vo = 0 e t = 2s e g = 10 .

Corpo abandonado de certa altura h do solo

R- C

52- (Universidade Virtual do Estado de São Paulo – Univesp – 2020)

A partir de testes cognitivos se obtém que o tempo de reação dos seres humanos em média é de cerca de 0,2 s = 200 ms (milissegundos).

Trata-se do tempo entre a percepção de um movimento e a realização de uma resposta motora. Considere que uma pessoa, cuja resposta motora/mecânica siga a média populacional descrita e esteja submetida às circunstâncias listadas.

I. Medir com um cronômetro o tempo de queda de um objeto, a partir do repouso e bem descrito pelo

modelo de queda livre, de uma altura de 20 cm (considere g = 10 ).

II. Frear um carro que se desloca a 54 km/h (20 m/s) após surgimento repentino de um obstáculo 2 m

à frente evitando a colisão (considere que o movimento do carro modelado por movimento desacelerado em taxa constante).

III. Desviar de uma bola que se desloca horizontalmente a 20 m/s com velocidade constante que partiu de uma distância de 5 m.

Considerando que resposta mecânica em tempos menores ou iguais a 200 ms é considerada “improvável”, e em tempos maiores que 200 ms é considerada “possível”.

Assinale a alternativa que classifica corretamente as situações de I a III.

a) I – possível; II – possível; III – possível

b) I – improvável; II – possível; III – improvável

c) I – possível; II – improvável; III – possível

d) I – improvável; II – improvável; III – possível

e) I – improvável; II – improvável; III – improvável

I. Improvável

II. Improvável

III. Possível

R- D

53- (Escola de Especialistas de Aeronáutica – EEAR – 019/020)

Um atleta pratica salto ornamental, fazendo uso de uma plataforma situada a 5m do nível da água da piscina.

Se o atleta saltar desta plataforma, a partir do repouso, com que velocidade se chocará com a água? Obs.: despreze a resistência do ar e considere o módulo da aceleração da gravidade g = 10m/s2.

a) 10 m/s. b) 20 m/s. c) 30 m/s. d) 50 m/s.

Queda livre vertical

Corpo abandonado de certa altura h do solo

Aplicando a equação de Torricelli  V2 = 2.g.h = 2.10.5 =100  V = 10 m/s.

R- A

54- (Universidade Estadual do Maranhão – UEMA – MA – 2020) 

Uma lenda na História da Física é a da queda da maçã. Na década de 1660, quando Newton estava sentado sob uma macieira em um jardim viu uma maçã caindo de uma árvore.

Veio à sua mente um pensamento de que devia haver alguma razão para a maçã cair no chão e não ir para cima. Assim ele chegou à conclusão de que existe uma força exercida pela Terra que puxa (atrai) todos os objetos para baixo em sua direção.

Depois ele deu a essa força o nome de gravidade.

COMMONWEALTH SECRETARIAT. Training of trainers in science and technology education (Ásia Edition.

Uma maçã de 50g, em queda livre, toca o solo a uma velocidade de 8 m/s.

Considerando g = 10 e, desprezando as forças de resistência do ar, determine a altura que estava a maçã ao se desprender da macieira.

Queda livre vertical

Corpo abandonado de certa altura h do solo

55- (FPS-Faculdade Pernambucana de Saúde-PE-2020)

Uma bola de tênis colide com o chão e sobe verticalmente de uma distância de 1,25 m. Determine o intervalo de tempo que a bola permanece no ar antes de colidir novamente com o chão, ou seja, o tempo entre duas colisões subsequentes.

Desconsidere o atrito da bola com o ar e considere que a aceleração da gravidade no local é de g = 10 .

Dê sua resposta em segundos.

Lançamento vertical para cima

Considere um corpo lançado verticalmente para cima, a partir de um ponto A (origem), com velocidade escalar inicial Vo.

 tempo subida é igual ao tempo de descida.

 velocidade (Vode lançamento na origem é igual à mesma velocidade de chegada à origem, mas de sinal contrário (-Vo).

 Em qualquer ponto da trajetória o corpo tem duas velocidades de mesmo módulo, uma positiva na subida e uma negativa na descida.

R- B

Movimento Oblíquo

56- (UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina – 2020)

Veja um resumo da teoria

Equações do movimento na direção vertical

Movimento parcial na direção horizontal (eixo X)

R- A

57- (Universidade Estadual do Norte do ParanáUENP – 2020)

Uma pedra cai de um balão que se desloca horizontalmente.

A pedra permanece no ar durante 3 segundos e atinge o solo segundo uma direção que faz um ângulo de com a vertical.

Sobre o movimento do balão e da pedra, relacione as grandezas, na coluna da esquerda, com as magnitudes correspondentes, na coluna da direita.

(I) Velocidade do balão, em m/s. (A) 17,3

(II) Altura de que a pedra caiu, em m. (B) 34,6

(III) Distância que a pedra percorreu na horizontal, em m. (C) 45,0

(IV) Velocidade com que a pedra atinge o solo, em m/s. (D) 51,9

Assinale a alternativa que contém a associação correta.

a) I-A, II-C, III-D, IV-B.

b) I-A, II-D, III-B, IV-C.

c) I-B, II-A, III-D, IV-C.

d) I-B, II-D, III-C, IV-A.

e) I-C, II-A, III-B, IV-D.

Trata-se de um lançamento horizontal (o balão desloca-se horizontalmente) cujas equações são fornecidas a seguir:

Lançamento horizontal

Colocando-se a origem do sistema de referência no ponto de lançamento, orienta-se, por exemplo, o eixo X para a direita e o eixo Y para baixo.

Decompõe-se, em cada instante o movimento em duas parcelas:

R- A

58- (UFAM-AM-2020)

A figura a seguir mostra três trajetórias de uma bola de futebol, considerada como uma partícula, chutada a partir do repouso.

Nas três situações, despreza-se a resistência do ar

Considere as seguintes afirmativas:

I. O valor da componente vertical do vetor velocidade inicial da bola é igual nas três trajetórias.

II. O módulo do vetor velocidade inicial da bola nas três situações satisfaz a relação 0 < 0 < 0.

III. O tempo em que a bola permanece no ar é igual nas três situações.

Assinale a alternativa correta:

a) Somente a afirmativa I é verdadeira.

b) Somente a afirmativa II é verdadeira.

c) Somente a afirmativa III é verdadeira.

d) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.

e) Todas as afirmativas são verdadeiras.

Equações do movimento na direção vertical

Movimento parcial na direção horizontal (eixo X)

Sendo o movimento apenas na horizontal, a projeção do vetor aceleração da gravidade () no eixo X é nula, ou seja, na direção horizontal do lançamento oblíquo não existe aceleração e, nesse caso o movimento é uniforme (MU) com velocidade constante Vox = Vocosα.

R- D

Movimento Circular

59- (Faculdade de Medicina de Jundiaí – FMJ –SP – 2020)

Em uma competição de saltos ornamentais, uma atleta, após tirar seus pés da plataforma, iniciando a queda livre, deve fazer seu corpo girar uma vez e meia em torno de seu centro de gravidade, antes de tocar a água.

Considere que a aceleração gravitacional é igual a 10 e que a atleta deve realizar o giro enquanto seu centro de gravidade se desloca verticalmente por 5,0 m, a partir do repouso.

Para que a atleta consiga realizar esse salto com perfeição, seu corpo deve girar com velocidade angular média de

(A) 2,0π rad/s.

(B) 3,0π rad/s.

(C) 1,5π rad/s.

(D) 0,6π rad/s.

(E) 2,3π rad/s.

Cálculo do tempo que ele demora para percorrer h = 5 m, a partir do repouso (Vo = 0), em queda livre.

 Velocidade angular (W) de um MCU  observe na figura que, no intervalo de tempo Δt = t – to, raio que acompanha o móvel em seu movimento descreveu “varreu” um ângulo Δφ = φ – φo.

R- B

60- (ACAFE – Associação Catarinense das Fundações Educacionais –Medicina – 2020).

Em um parque de diversões, João tenta ganhar um prêmio no jogo dos dardos.

Para isso, deve acertar um ponto situado na periferia do disco do alvo.

O disco gira em MCU com a velocidade de 4,5 m/s e possui um raio de 45 cm.

João lança o dardo horizontalmente na direção do centro do alvo, distante 6m, quando o ponto está passando na extremidade superior do disco, como mostra a figura abaixo.

Com base no exposto, marque a alternativa que indica o módulo da velocidade de lançamento horizontal do dardo, em m/s, para que João acerte o ponto na extremidade inferior do disco do alvo.

Velocidade escalar (V) de um MCU

Para qualquer móvel em MCU, o espaço percorrido (ΔS) durante um período Δt = T (tempo que demora para efetuar uma volta completa) será ΔS = 2πR, onde R é o raio da circunferência.

R- C

61- (EsPCEx – AMAN – SP – RJ – 2020)

Acoplamento de polias e engrenagens

 

 Pode-se interligar duas ou mais  polias através de uma correia (figura 1) ou acoplar duas ou mais engrenagens (figura 2)

Todos os pontos da correia (admitidos inextensíveis) têm a mesma velocidade escalar V que todos os pontos da periferia de cada polia, desde que não ocorra deslizamento.

R- D

62- (Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo – SP – 2020)

O velocímetro dos automóveis indica a velocidade a partir do raio das rodas do automóvel e da contagem do número de voltas que essas rodas efetuam em certo intervalo de tempo.

Suponha que um velocímetro, calibrado para um automóvel com rodas de raio 30 cm, esteja indicando a velocidade de 90 km/h, mas está erroneamente instalado em um automóvel com rodas de raio 27 cm.

Esse automóvel está se movendo com velocidade de

63- (Universidade Federal de Lavras – UFLA – MG – 2020)

A linha do equador é uma linha imaginária ao redor do meio do planeta Terra.

A Terra é mais larga na linha do equador, com um raio de aproximadamente 6372 km.

Vários países são cortados pela linha do equador, entre eles o Brasil. No Brasil, a linha do equador está presente nos estados do Pará, Roraima, Amazonas e do Amapá. Macapá é a única capital brasileira cortada pela linha do equador.

Determine o módulo da velocidade linear de uma pessoa em Macapá sentada bem na linha imaginaria do equador, em relação ao centro da Terra.

Considere o valor de aproximadamente 3.

O módulo da velocidade linear CORRETA é

(A) 109 km/s

(B) 109 km/h

(C) 1 593 km/s

(D) 1 593 km/h

Velocidade escalar (V) de um MCU

Para qualquer móvel em MCU, o espaço percorrido (ΔS) durante um período Δt = T (tempo que demora para efetuar uma volta completa) será ΔS = 2πR, onde R é o raio da circunferência.

R = 6372 km; T (período) tempo que a terra demora para efetuar uma volta completa T = 24 h; e V = ?

Enquanto a Terra demora T = 24 h para efetuar uma volta completa uma pessoa na superfície

do Equador percorre ∆S = 2πR =2.3.6372 ∆S = 38232 km.

V = = = V = 1593 km/h

R- D