Universidade Virtual do Estado de São Paulo – UNIVESP – 2022
Compare essa e outras resoluções da Universidade Virtual do Estado de São Paulo – UNIVESP – 2022 e dos vestibulares das demais Universidades pelo fisicaevestibular.com.br com outras e você verá que ela:
Tem melhor visual e mais ilustrações esclarecedoras.
Foi feito para alunos que realmente tenham dificuldades nos conceitos de Física e Matemática procurando sempre explicar os menores detalhes.
Não coloca apenas as fórmulas procurando sempre mostrar suas procedências e utilidades.
Sempre que preciso procura explicar por meio de desenhos e ilustrações.
Não queima etapas explicando sequência por sequência.
A preocupação com que o aluno entenda as resoluções é muito grande. O professor se coloca no lugar do aluno.
Muitas vezes fornece informações além das necessárias para as resoluções, mas úteis nos próximos vestibulares.
E muito, muito mais
A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP) é uma universidade pública do estado de São Paulo, destinada a oferecer cursos semipresenciais para todo o estado. É a primeira universidade pública virtual do Brasil.
Seus cursos são oferecidos em parceria com a Universidade de São Paulo, Universidade Estadual de Campinas, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", o Centro Paula Souza e a Fundação Padre Anchieta.
Seus cursos realizam-se no Ambiente virtual de aprendizagem (AVA), onde ocorre interação de tutor e alunos, além de disponibilizar videoaulas, bibliotecas digitais e os conteúdos pedagógicos. Também ocorrem encontros presenciais para atividades e avaliações.
Hoje a instituição conta com pouco mais de 50 mil alunos distribuídos em 412 polos em 359 municípios paulistas, (374 implantados e 38 em processo de implantação), dos quais, utilizam uma plataforma virtual para acessar as vídeos aulas, acessar bibliografias online e tirar dúvidas com facilitadores virtuais que são alunos de mestrado e doutorado de um convenio firmado entre a UNIVESP e a USP, UNESP e Unicamp.
Os alunos são avaliados com atividades virtuais e 1 prova presencial de cada disciplina no polo, além de terem que realizar um projeto que integre todos os conhecimentos aprendidos no semestre em curso.
01- (Universidade Virtual do Estado de São Paulo – UNIVESP – 2022)
Um atleta completou uma corrida de 100 m em 10,0 s.
Sabendo que ele percorreu os primeiros 34 m em 4,0 s, a sua velocidade média no trecho restante
dessa corrida foi de
(A) 10,0 m/s.
(B) 10,5 m/s.
(C) 11,0 m/s.
(D) 11,5 m/s.
(E) 12,0 m/s.
Resolução:
Se a distância total do percurso foi de 100 m percorridos em 10 s e, na primeira etapa percorreu 34 m em 4 s , então na segunda etapa deverá percorrer ∆S = 100 – 34 = 66 m em ∆t = 10 – 4 = 6 s.
Vm = ∆S ∆t = 66 6
R- C
02- (Universidade Virtual do Estado de São Paulo – UNIVESP – 2022)
Ao flutuar nas águas de um lago, certa canoa, quando desocupada, fica sujeita à ação de uma força de empuxo de intensidade igual a 400 N.
Considerando a aceleração da gravidade igual a 10
duas pessoas de 70 kg cada uma e flutua nas águas desse mesmo lago, ela sofre a ação de uma força de empuxo de intensidade igual a
(A) 540 N.
(B) 1 100 N.
(C) 1 400 N.
(D) 1 800 N.
(E) 5 400 N.
Teoria:
Teorema de Arquimedes – Empuxo
Enunciado do princípio de Arquimedes
Expressão matemática do Empuxo
Resolução
R- D
03- (Universidade Virtual do Estado de São Paulo – UNIVESP – 2022)
Na parte final de um salto de paraquedas, com este já aberto, o paraquedista desce com velocidade
constante.
Durante essa parte da descida, a energia potencial gravitacional do paraquedista
(A) permanece constante e a sua energia cinética aumenta.
(B) aumenta e a sua energia cinética permanece constante.
(C) aumenta e a sua energia cinética diminui.
(D) diminui e a sua energia cinética permanece constante.
(E) diminui e a sua energia cinética aumenta.
Teoria:
Energia Cinética
Energia potencial gravitacional
Com o paraquedas já aberto, o paraquedista desce com velocidade constante e, portanto, em
Portanto, durante esse trecho da queda a energia potencial gravitacional do paraquedista diminui
e a sua energia cinética permanece constante.
R- D
04- (Universidade Virtual do Estado de São Paulo – UNIVESP – 2022)
Em um local ao nível do mar, um bloco metálico, a 50
Quando o sistema atingiu o equilíbrio térmico, observou-se que no interior do calorímetro havia água no estado líquido, gelo e o bloco metálico.
A temperatura de equilíbrio desse sistema foi de
Inicialmente você tem gelo a - 10
R- B
05- (Universidade Virtual do Estado de São Paulo – UNIVESP – 2022)
Uma pessoa observa um quadro, localizado em uma parede às suas costas, por meio de um espelho plano colocado na parede à sua frente, como mostrado na figura.
Despreze as espessuras do quadro e do espelho.
Sabendo que a distância entre os olhos dessa pessoa e o espelho é de 1,0 m e que a distância entre os olhos da pessoa e a imagem do quadro, conjugada pelo espelho, é de 4,0 m, a distância L
entre essas duas paredes é de
(A) 3,0 m.
(B) 3,5 m.
(C) 4,0 m.
(D) 4,5 m.
(E) 5,0 m.
Resumo teórico:
Espelhos planos
Características da imagem num espelho plano
Resolução:
A distância do objeto quadro (parede) até o espelho que é fornecida (L) é a mesma que a distância da imagem do quadro (parede) até o espelho, que é também L.
É fornecida a distância entre os olhos da pessoa e a imagem do quadro, conjugada pelo espelho, que é de 4m (em vermelho na figura)
Portanto, a distância pedida L = 4 – 1 = 3 m.
R- A
06- (Universidade Virtual do Estado de São Paulo – UNIVESP – 2022)
Uma sala é iluminada por um conjunto de quatro lâmpadas de 15 W cada uma, as quais
permanecem acesas simultaneamente por 6,0 horas a cada dia.
O consumo diário de energia elétrica desse conjunto de lâmpadas é
(A) 0,06 kWh.
(B) 0,09 kWh.
(C) 0,24 kWh.
(D) 0,30 kWh.
(E) 0,36 kWh
Formulário:
Potência Elétrica
Consumo de energia elétrica (kWh)
Resolução:
São dados:
R- E