UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS - UFT - 2022
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Foi feito para alunos que realmente tenham dificuldades nos conceitos de Física e Matemática procurando sempre explicar os menores detalhes.
Não coloca apenas as fórmulas procurando sempre mostrar suas procedências e utilidades.
Sempre que preciso procura explicar por meio de desenhos e ilustrações.
Não queima etapas explicando sequência por sequência.
A preocupação com que o aluno entenda as resoluções é muito grande. O professor se coloca no lugar do aluno.
Muitas vezes fornece informações além das necessárias para as resoluções, mas úteis nos próximos vestibulares.
E muito, muito mais.
A Universidade Federal do Tocantins (UFT) é uma instituição de ensino superior pública federal brasileira, multicâmpus, sediada na cidade de Palmas, capital
do estado do Tocantins, com câmpus em Arraias, Gurupi, Miracema do Tocantins e Porto Nacional.
A UFT oferece mais de 50 cursos presenciais de graduação, entre licenciaturas, bacharelados e tecnológicos, cinco cursos a distância (EaD) e ainda cursos na modalidade semi-presencial para formação de professores (Parfor), além de programas de pós-graduação stricto sensu - com 31 cursos de mestrado (19 acadêmicos e 12 profissionais) e seis doutorados -, e diversas opções de pós-graduação lato sensu (especializações e MBAs).
A UFT foi a primeira universidade brasileira a estabelecer quotas para estudantes indígenas em seus processos seletivos, já no primeiro vestibular da instituição, realizado em 2004, e a primeira universidade brasileira também a estabelecer cotas para estudantes quilombolas, em 2013.
01- (UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS – UFT – 2022)
A Lei de Coulomb comprovada experimentalmente no século XVIII, relacionou a interação entre cargas elétricas que deveria ser descrita por uma lei semelhante à da interação gravitacional. Considere três partículas com cargas de mesma intensidade e equidistantes.
Assinale a alternativa que ilustra a(s) força(s) atuando sobre cada uma delas.
FORÇA ELÉTRICA – LEI DE COULOMB
Lei de Coulomb
No caso do exercício veja a figura abaixo:
R- D
02- (UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS – UFT – 2022)
Uma esfera de massa M é abandonada a partir do repouso de uma altura H sobre uma superfície inclinada e sem atrito, conforme ilustrado na figura.
Assinale a alternativa que corresponde ao ponto de retorno da esfera.
(A) A
(B) B
(C) C
(D) D
A seguir está a teoria necessária para a resolução do exercício.
Energia Mecânica
Sistemas conservativos
No caso do exercício como não existe atrito entre as superfícies inclinadas e a esfera, a força responsável pelo movimento da esfera é a força peso que é uma força conservativa.
Assim, você pode considerar o sistema como conservativo onde a energia mecânica em cada ponto de toda trajetória é a mesma.
R- C
03- (UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS – UFT – 2022)
Um bloco de massa M está sendo puxado com velocidade constante, ao longo de uma superfície plana, por uma força de módulo F que faz ângulo θ com a horizontal, conforme figura.
O coeficiente de atrito cinético entre o bloco e a superfície é μ e a gravidade local é g.
Assinale a alternativa que corresponde ao módulo da força normal entre a superfície e o bloco.
(A) N > M.g
(B) N < M.g
(C) N = M.g
(D) N = μ.M.g
Colocando todas as forças que agem sobre o bloco e, como ele é sólido você pode colocá-las no centro geométrico do mesmo (figura I)
R- A
04- (UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS – UFT – 2022)
O experimento denominado “método da vela” é utilizado para abordar qualitativamente o fenômeno químico do teor de oxigênio em um volume de ar.
Este experimento também pode ser utilizado para analisar a influência da pressão do ar na altura da coluna de água.
O experimento consiste em colocar uma vela acesa dentro de uma cuba transparente com água e, em seguida, um copo de vidro é colocado sobre a vela, cobrindo-a totalmente, porém sem encostar no fundo da cuba, conforme ilustrado na figura.
Decorrido alguns instantes, e a partir da observação do experimento é CORRETO afirmar que ocorre um(a)
(A) aumento da pressão do ar no interior do copo, reduzindo a altura da coluna de água dentro do copo.
(B) redução da pressão do ar no interior do copo, aumentando a altura da coluna de água dentro do copo.
(C) aumento da pressão do ar no interior do copo, aumentando a altura da coluna de água dentro do copo.
(D) redução da pressão do ar no interior do copo, reduzindo a altura da coluna de água dentro do copo.
A vela acesa consome parte do oxigénio que se encontra no interior do copo e, passado algum tempo devido à formação de dióxido de carbono, a chama diminui até se apagar.
A partir desse momento, o ar no interior do copo arrefece, contraindo-se e diminuindo consideravelmente a pressão no interior.
A pressão do ar no interior do copo é menor do que a pressão do ar à sua volta (pressão atmosférica), e por isso o ar atmosférico empurra a água para o interior do copo, fazendo-a subir.
A água ao subir vai comprimir o ar e aumentar novamente a pressão no interior do copo. Este movimento de subida da água para quando se equilibra a pressão do ar interior com a pressão do ar exterior.
Observação: Uma explicação errada, muitas vezes associada a esta experiência, está relacionada com o consumo de oxigénio durante a combustão. No entanto, a variação do volume de gás devido à combustão da vela é insignificante, ou seja, a quantidade de gás antes e após a combustão é sensivelmente a mesma.
R- B
05- (UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS – UFT – 2022)
O som emitido pelos instrumentos musicais possui características próprias chamadas elementos formadores, das quais pode-se destacar o timbre, a intensidade e a altura.
Analise as afirmativas a seguir com relação ao timbre, a intensidade e a altura sonora.
I. Timbre: é o que permite diferenciar a mesma nota musical emitida por diferentes instrumentos.
II. Intensidade: é a quantidade de ondas emitidas por um instrumento musical.
III. Altura: é o que distingue um som agudo (trompete) de um som grave (trombone).
De acordo com o texto, assinale a alternativa CORRETA.
(A) As afirmativas I, II e III estão corretas.
(B) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
(C) Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
(D) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
Resolução:
I. Timbre: é o que permite diferenciar a mesma nota musical emitida por diferentes instrumentos
Correta O timbre é uma qualidade sonora que permite distinguir dois sons de mesma altura (mesma frequência) e mesma intensidade, emitidos por instrumentos diferentes tocando a mesma nota musical ou acorde.
II. Intensidade: é a quantidade de ondas emitidas por um instrumento musical.
Falsa Intensidade Sonora é a característica do som que nos permite distinguir um som forte de um som fraco e está relacionada com a energia transportada pela onda que, quanto mais perto da fonte mais forte será o som e mais afastado da fonte, mais fraco.
Dessa maneira, o som emitido, por exemplo, por uma britadeira, será mais forte para uma pessoa
perto da mesma e mais fraco para uma pessoa afastada da mesma.
III. Altura: é o que distingue um som agudo (trompete) de um som grave (trombone).
Correta a velocidade de vibração da fonte sonora (lâmina, corda, membrana, etc.) é que vai definir sua altura.
As vibrações lentas produzem sons graves e as vibrações rápidas produzem sons agudos.
A altura dos sons depende também do tamanho dos corpos que vibram. Uma corda fina e curta produz sons mais agudos que os de uma corda longa e grossa.
Uma flauta pequenina de tubo bem fino também produz sons mais agudos do que um instrumento de sopro com um tubo longo e grosso como a tuba.
A altura do som está relacionada com sua frequência, ou seja, a altura (tom) é a qualidade do som que permite ao ouvido distinguir um som grave, de baixa frequência, de um som agudo, de alta frequência.
R- C