UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

 

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS - UFT - 2022

Compare essa e outras resoluções da UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS - UFT - 2022​​ e dos vestibulares das demais Universidades pelo fisicaevestibular.com.br com outras e você verá que ela:

Tem melhor visual e mais ilustrações esclarecedoras.

Foi feito para alunos que realmente tenham dificuldades nos conceitos de Física e Matemática procurando sempre explicar os menores detalhes.

Não coloca apenas as fórmulas procurando sempre mostrar suas procedências e utilidades.

Sempre que preciso procura explicar por meio de desenhos e ilustrações.

Não queima etapas explicando sequência por sequência.

A preocupação com que o aluno entenda as resoluções é muito grande. O professor se coloca no lugar do aluno.

Muitas vezes fornece informações além das necessárias para as resoluções, mas úteis nos próximos vestibulares.

 E muito, muito mais.

Universidade Federal do Tocantins (UFT)​​ é uma instituição de ensino superior pública federal brasileira, multicâmpus, sediada na cidade de Palmas, capital

do estado do Tocantins, com​​ câmpus em ArraiasGurupiMiracema do Tocantins e Porto Nacional.​​ 

A​​ UFT​​ oferece mais de 50 cursos presenciais de graduação, entre licenciaturas, bacharelados e tecnológicos, cinco cursos a distância (EaD) e ainda cursos na modalidade semi-presencial para formação de professores (Parfor), além de programas de pós-graduação stricto sensu - com 31 cursos de mestrado (19 acadêmicos e 12 profissionais) e seis doutorados -, e diversas opções de pós-graduação lato sensu (especializações e MBAs).

A UFT foi a primeira universidade brasileira a estabelecer quotas para estudantes indígenas em seus processos seletivos, já no primeiro vestibular da instituição, realizado em 2004, e a primeira universidade brasileira também a estabelecer cotas para estudantes quilombolas, em 2013.

01-​​ (UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS – UFT – 2022)

A​​ Lei de Coulomb​​ comprovada experimentalmente no século XVIII,​​ relacionou​​ a​​ interação​​ entre​​ cargas elétricas​​ que deveria ser​​ descrita por uma lei semelhante​​ à da​​ interação gravitacional. Considere três partículas com cargas de mesma intensidade e equidistantes.​​ 

Assinale a​​ alternativa​​ que​​ ilustra a(s) força(s) atuando sobre cada uma delas.

FORÇA ELÉTRICA – LEI DE COULOMB

Lei de Coulomb

No caso do exercício veja a figura abaixo:

R- D

 

02-​​ (UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS – UFT – 2022)

Uma​​ esfera​​ de​​ massa M​​ é​​ abandonada​​ a​​ partir do repouso​​ de uma​​ altura H​​ sobre uma​​ superfície inclinada e sem atrito,​​ conforme ilustrado​​ na figura.

Assinale​​ a alternativa​​ que corresponde ao​​ ponto de retorno da esfera.​​ 

(A)​​ A​​ 

(B)​​ B​​ 

(C)​​ C​​ 

(D)​​ D​​ 

A seguir está a teoria necessária para a resolução do exercício.

Energia Mecânica

Sistemas conservativos

No caso do exercício​​ como​​ não existe atrito​​ entre as​​ superfícies inclinadas e a esfera,​​ a​​ força​​ responsável pelo movimento​​ da esfera é a​​ força peso que é uma força conservativa.

Assim, você pode considerar o​​ sistema como conservativo​​ onde a​​ energia mecânica em cada ponto​​ de toda trajetória​​ é a mesma.

R- C

 

03-​​ (UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS – UFT – 2022)

Um​​ bloco​​ de​​ massa M​​ está sendo puxado com​​ velocidade constante,​​ ao longo de uma​​ superfície plana,​​ por uma​​ força de módulo F que faz ângulo θ com a horizontal,​​ conforme​​ figura.​​ 

O​​ coeficiente de atrito cinético​​ entre o​​ bloco e a superfície é​​ μ​​ e a​​ gravidade local é​​ g.

Assinale a​​ alternativa​​ que corresponde ao​​ módulo da força normal entre a superfície e o bloco.​​ 

(A)​​ N > M.g​​ 

(B)​​ N < M.g​​ 

(C)​​ N = M.g​​ 

(D)​​ N = μ.M.g​​ 

Colocando todas as forças​​ que agem​​ sobre o bloco​​ e, como ele é sólido você pode colocá-las no​​ centro geométrico do mesmo​​ (figura I)

 ​​ ​​ ​​ ​​ ​​​​ 

R- A

 

04-​​ (UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS – UFT – 2022)

O​​ experimento denominado​​ “método da vela”​​ é utilizado para abordar qualitativamente o​​ fenômeno químico do teor de oxigênio em um volume de ar.​​ 

Este experimento também pode ser utilizado para​​ analisar a influência da pressão do ar na altura da coluna de água.

O experimento consiste em​​ colocar uma vela acesa dentro de uma cuba transparente com água​​ e, em seguida, um​​ copo de vidro é colocado sobre a vela,​​ cobrindo-a totalmente,​​ porém sem encostar no fundo da cuba, conforme ilustrado​​ na figura.

Decorrido alguns instantes, e a​​ partir da observação do experimento​​ é​​ CORRETO​​ afirmar​​ que​​ ocorre um(a)​​ 

(A)​​ aumento da pressão do ar no interior do copo, reduzindo a altura da coluna de água dentro do copo.​​ 

(B)​​ redução da pressão do ar no interior do copo, aumentando a altura da coluna de água dentro do copo.​​ 

(C)​​ aumento da pressão do ar no interior do copo, aumentando a altura da coluna de água dentro do copo.​​ 

(D)​​ redução da pressão do ar no interior do copo, reduzindo a altura da coluna de água dentro do copo.​​ 

A​​ vela acesa consome​​ parte do​​ oxigénio​​ que se encontra no​​ interior do copo​​ e, passado algum tempo devido à​​ formação de dióxido de carbono, a chama diminui até se apagar.​​ 

A​​ partir desse momento, o​​ ar no interior​​ do copo​​ arrefece, contraindo-se e​​ diminuindo​​ consideravelmente a​​ pressão no interior.​​ 

A​​ pressão do ar​​ no interior do copo​​ é menor​​ do que a​​ pressão do ar à sua volta​​ (pressão atmosférica), e por isso o​​ ar atmosférico empurra a água para o interior do copo, fazendo-a subir.​​ 

A​​ água ao subir​​ vai​​ comprimir o ar e​​ aumentar novamente a pressão no interior do copo.​​ Este​​ movimento de subida da água​​ para​​ quando se equilibra a pressão do ar interior com a pressão do ar exterior.​​ 

Observação:​​ Uma​​ explicação errada,​​ muitas vezes associada a esta experiência, está relacionada com o​​ consumo de oxigénio durante a combustão.​​ No entanto, a​​ variação do volume de gás devido à combustão da vela é insignificante,​​ ou seja, a​​ quantidade de gás​​ antes e após a combustão é​​ sensivelmente a mesma.

R- B

 

05-​​ (UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS – UFT – 2022)

O​​ som emitido​​ pelos​​ instrumentos musicais​​ possui​​ características próprias​​ chamadas elementos formadores, das quais pode-se destacar​​ o timbre, a intensidade​​ e​​ a altura.​​ 

Analise as afirmativas a seguir com relação ao​​ timbre, a intensidade​​ e​​ a altura sonora.​​ 

I. Timbre:​​ é o que permite​​ diferenciar a mesma nota musical emitida por diferentes instrumentos.​​ 

II. Intensidade:​​ é a​​ quantidade de ondas emitidas​​ por um​​ instrumento musical.​​ 

III. Altura:​​ é o que​​ distingue um som agudo​​ (trompete) de um​​ som grave​​ (trombone).​​ 

De acordo com o​​ texto, assinale a​​ alternativa CORRETA.​​ 

(A)​​ As afirmativas I, II e III estão corretas.​​ 

(B)​​ Apenas as afirmativas I e II estão corretas.​​ 

(C)​​ Apenas as afirmativas I e III estão corretas.​​ 

(D)​​ Apenas as afirmativas II e III estão corretas.​​ 

Resolução:

I. Timbre:​​ é o que permite​​ diferenciar a mesma nota musical emitida por diferentes instrumentos

Correta ​​  ​​​​ timbre é uma qualidade sonora que permite distinguir dois sons de mesma altura (mesma frequência) e mesma intensidade, emitidos por instrumentos diferentes tocando a mesma nota musical ou acorde.

II. Intensidade:​​ é a​​ quantidade de ondas emitidas​​ por um​​ instrumento musical.​​ 

Falsa​​ ​​ Intensidade Sonora​​ ​​ é​​ a característica do som que nos permite distinguir um som forte de um som fraco e está relacionada com a energia transportada pela onda que, quanto mais perto da fonte mais forte será o som e mais afastado da fonte, mais fraco.

Dessa maneira, o som emitido, por exemplo, por uma britadeiraserá mais forte para uma pessoa​​ 

perto da​​ mesma e mais fraco para uma pessoa afastada da mesma.

III. Altura:​​ é o que​​ distingue um som agudo​​ (trompete) de um​​ som grave​​ (trombone).​​ 

Correta​​ ​​  ​​ ​​​​ a velocidade de vibração da fonte sonora (lâmina, corda, membrana, etc.) é que vai definir sua altura.

As vibrações lentas produzem sons graves e as vibrações rápidas produzem sons agudos.

altura dos sons depende também do tamanho dos corpos que vibramUma corda fina e curta produz sons mais agudos que os de uma corda longa e grossa.

Uma flauta pequenina de tubo bem fino também produz sons mais agudos do que um instrumento de sopro com um tubo longo e grosso como a tuba.

altura do som está relacionada com sua​​ frequência, ou seja, a altura (tom) é a qualidade do som que permite ao ouvido distinguir um som grave, de baixa frequência, de um som agudo, de alta​​ frequência

R- C