UFSC – UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA – 2022
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - 2022
Compare essa e outras resoluções da UFSC - 2022 pelo fisicaevestibular.com.br com outras e você verá que ela:
Tem melhor visual e mais ilustrações esclarecedoras.
Foi feito para alunos que realmente tenham dificuldades nos conceitos de Física e Matemática procurando sempre explicar os menores detalhes.
Não coloca apenas as fórmulas procurando sempre mostrar suas procedências e utilidades.
Sempre que preciso procura explicar por meio de desenhos e ilustrações.
Não queima etapas explicando sequência por sequência.
A preocupação com que o aluno entenda as resoluções é muito grande. O professor se coloca no lugar do aluno.
Muitas vezes fornece informações além das necessárias para as resoluções, mas úteis nos próximos Vestibulares.
E muito, muito mais.
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é uma instituição de ensino superior pública federal brasileira, sendo a maior universidade do estado de Santa Catarina e uma das principais da Região Sul do Brasil.
A sede e a cidade universitária ficam em Florianópolis que concentra a grande maioria dos cursos. Possui campi em Araranguá, Curitibanos, Joinville e Blumenau.
É considerada uma das principais instituições de ensino superior do Brasil - é a 7ª melhor universidade pública do país, na avaliação do INEP.
No ranking mundial da Times Higher Education, a UFSC é uma das oito brasileiras entre as 800 melhores universidades do mundo. No mesmo ranking, ela também é a 9ª melhor universidade da América Latina; ainda é a 23ª melhor latino-americana pelo QS World University Rankings, sendo a oitava entre as brasileiras e a quarta entre as federais.
No ranking anual do jornal Folha de S.Paulo, ela é a 7ª melhor universidade brasileira, com boa parte dos cursos avaliados estando entre os dez melhores do país.
A UFSC oferece 120 cursos de graduação e 149 programas de pós-graduação, além de atuar também no ensino básico. Além do ensino, a universidade conta com laboratórios, equipamentos culturais e sociais e diversos projetos de extensão, que incluem, por exemplo, o Hospital Universitário.
01- (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA – UFSC – 2022)
em um percurso de ida e volta em linha reta, totalizando 1.500 m.
Após a competição, um professor de Física modelizou os movimentos deles com os gráficos de velocidade versus tempo representados abaixo.
Considerando os gráficos e o exposto acima, é correto afirmar que:
Resolução:
Soma (02 + 08 + 32) = 42
02- (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA – UFSC – 2022)
Durante uma visita a um aeroporto internacional, um professor começou a discutir com os estudantes do Ensino Médio sobre o desenvolvimento da indústria aeroespacial e suas consequências para o transporte de passageiros.
Junto a esse desenvolvimento, houve um aumento na rigidez das normas de segurança para a operação dos aeroportos, em especial naquelas voltadas a minimizar os efeitos das condições climáticas.
No que diz respeito aos pousos e decolagens, a manutenção do nível de aderência entre os pneus e a pista nas diferentes situações contribui para a redução do número de acidentes.
O controle desse nível está relacionado a uma análise do atrito da pista.
Assim, os estudantes se lembraram das discussões em sala e pensaram em um aparato experimental para determinar os coeficientes de atrito entre a borracha dos pneus e a pista.
O aparato consiste de um bloco retangular, de massa m, revestido da borracha que compõe os pneus das aeronaves.
Esse bloco é preso a um veículo por meio de um sensor que permite determinar o valor da força () exercida pelo veículo ao se mover com velocidade constante, como ilustra a figura acima.
Com base na situação exposta, é correto afirmar que:
01. o coeficiente de atrito medido será menor do que o coeficiente de atrito estático máximo entre a borracha e o asfalto da pista.
02. o atrito dependerá da área de contato entre o bloco e a pista.
04. em um dia de chuva ou neve, o coeficiente de atrito será menor do que em um dia seco.
08. o atrito entre o bloco e a pista depende da velocidade com que o carro se move.
32. o tipo de asfalto utilizado não interfere no valor do coeficiente de atrito medido.
Resolução:
04. em um dia de chuva ou neve, o coeficiente de atrito será menor do que em um dia seco.
contrário ao movimento ou à sua tendência e que surge devido à rugosidade (reentrâncias e saliências muitas vezes microscópicas) que surgem entre as superfícies que estão em contato.
Em dia de chuva ou neve essas reentrâncias ou saliências diminuem (preenchidas pela água ou neve) fazendo com que a força de atrito diminua e, consequentemente o coeficiente de atrito também diminua.
08. o atrito entre o bloco e a pista depende da velocidade com que o carro se move.
Falsa comprova-se experimentalmente que depois que o movimento foi iniciado (atrito dinâmico ou cinético), a força de atrito não depende da velocidade com que o carro se move.
Soma (01 + 04 + 16) = 21
03- (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA – UFSC – 2022)
A cidade de Gramado, localizada a 850 m acima do nível do mar, na serra gaúcha, inaugurou em 2013 o parque Snowland, o primeiro parque de neve indoor do Brasil.
O parque tem 48.000 de área total, dos quais 16.000 correspondem a uma estrutura fechada onde ocorre a experiência com neve.
Nessa construção há três ambientes: (1) montanha de neve, (2) vilarejo alpino e (3) observatório e restaurantes, conforme a figura abaixo.
Quando um visitante quer esquiar na pista de esqui, que possui 120 m de extensão e 15 m de altura, recebe uma roupa especial, pois tem que entrar no ambiente da montanha de neve, onde a temperatura é aproximadamente -5 .
Já no vilarejo alpino, onde fica a pista de patinação, a temperatura é aproximadamente 18 , e o visitante pode usar roupas normais.
Com base no exposto acima, é correto afirmar que:
01. roupas especiais são utilizadas na montanha porque a temperatura é muito baixa e o frio intenso passa pelas roupas normais.
02. a variação da temperatura entre a montanha de neve e o vilarejo alpino é de aproximadamente 41,4 .
04. em Gramado, a água só ferve quando alcança temperaturas superiores a 100 .
08. duas cadeiras idênticas, uma colocada na montanha de neve e a outra colocada no vilarejo alpino, estarão com a mesma energia térmica ao atingirem o equilíbrio térmico com os respectivos meios.
16. o gelo embaixo dos esquis, submetido à força peso do esquiador, diminui seu ponto de fusão. 32. no restaurante, o fluxo de calor entre o chocolate quente dentro do copo e a mão de quem o bebe depende, entre outros fatores, do material que constitui o copo.
Resolução:
01. roupas especiais são utilizadas na montanha porque a temperatura é muito baixa e o frio intenso passa pelas roupas normais.
Falsa o frio intenso não passa pelas roupas normais pois quem se transfere é o calor e essa transferência ocorre devido à diferença de temperatura entre dois ou mais corpos onde o calor (energia térmica) se desloca sempre do corpo de maior para o de menor temperatura.
02. a variação da temperatura entre a montanha de neve e o vilarejo alpino é de aproximadamente 41,4 .
Correta pelo enunciado a temperatura no vilarejo alpino é de aproximadamente 18 e na montanha de neve – 5 o que implica numa diferença de temperatura em graus celsius de
Converter temperaturas de uma escala para a outra não é o mesmo que converter intervalos de temperatura entre as escalas
04. em Gramado, a água só ferve quando alcança temperaturas superiores a 100 .
Falsa pelo enunciado, Gramado está localizada a 850 m acima do nível do mar e, pelo gráfico abaixo você verifica que a pressão atmosférica diminui com a altitude.
Quanto menor a pressão menor a temperatura de ebulição da água.
Ao nível do mar a água ferve a 100 .
Em Gramado, onde a pressão atmosférica é menor, a água ferve a uma temperatura menor que 100 .
No fundo de uma mina, a água ferverá a uma temperatura maior que 100 .
08. duas cadeiras idênticas, uma colocada na montanha de neve e a outra colocada no vilarejo alpino, estarão com a mesma energia térmica ao atingirem o equilíbrio térmico com os respectivos meios.
Falsa Como a temperatura é um número que está associado ao grau, nível de vibração (energia cinética) das moléculas de um corpo, quanto maior a temperatura maior a energia térmica do corpo.
Sendo as cadeiras idênticas e com a mesma massa, aquela colocada no vilarejo alpino quando em equilíbrio térmico com o ambiente alpino terá uma temperatura maior e consequentemente energia cinética “térmica” maior que a cadeira que for colocada na montanha de neve quando em equilíbrio térmico com o ambiente da montanha.
16. o gelo embaixo dos esquis, submetido à força peso do esquiador, diminui seu ponto de fusão.
Correta esse fenômeno chama-se regelo no qual um aumento de pressão provoca uma diminuição da temperatura de fusão-solidificação da água e, devido a esse fato você consegue fundir o gelo mesmo que ele esteja a temperaturas abaixo de 0 , submetendo-o à pressões elevadas.
32. no restaurante, o fluxo de calor entre o chocolate quente dentro do copo e a mão de quem o bebe depende, entre outros fatores, do material que constitui o copo.
Correto trata-se da condução (fluxo) de calor pelo material que constitui o copo expressa pela lei de Fourier cuja expressão matemática está abaixo.
A constante K é denominada de coeficiente de condutividade térmica é uma característica da natureza do material que separa os dois meios.
Soma (02 + 16 + 32) = 50
04- (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA – UFSC – 2022)
Algumas pistas destinadas a voos internacionais ficam um pouco distantes do terminal de passageiros.
Desse modo, quando o avião está taxiando após a aterrissagem, ônibus são enviados para levar os passageiros ao descerem dos aviões para o terminal.
Devido ao tráfego, esses ônibus se movem com velocidade de no máximo 18 km/h, enquanto os aviões se aproximam com velocidade igual a 36 km/h, como ilustra a figura da esquerda abaixo.
Considerando a figura e o exposto acima, é correto afirmar, sobre a onda sonora produzida pela turbina do avião, que:
01. é causada pelo movimento dos dispositivos mecânicos em seu interior e se propaga no ar com a criação de regiões de compressão e rarefação no meio; por isso, a onda produzida pode ser classificada como transversal.
02. à medida que ela se propaga, a energia da perturbação é dissipada. Essa dissipação depende do meio e da frequência da onda.
04. à medida que o avião se afasta da torre, o controlador percebe o som da turbina mais grave.
08. à medida que o ônibus se aproxima do avião, o motorista percebe o som da turbina mais agudo. 16. a velocidade de propagação da onda é de 340 m/s no ar, porém no vácuo ela se propaga com uma velocidade de 3.108 m/s.
32. o comprimento da onda percebido pelo motorista do ônibus será maior do que quando o ônibus e o avião estiverem parados.
Resolução:
01. é causada pelo movimento dos dispositivos mecânicos em seu interior e se propaga no ar com a criação de regiões de compressão e rarefação no meio; por isso, a onda produzida pode ser classificada como transversal.
Falsa trata-se de uma onda sonora produzida pelas turbinas do avião cujas características estão a seguir:
02. à medida que ela se propaga, a energia da perturbação é dissipada. Essa dissipação depende do meio e da frequência da onda.
Correta a energia da onda sonora está relacionada com a intensidade sonora que, por sua vez está relacionada com a amplitude do som e com a frequência. (veja teoria abaixo).
Intensidade Sonora
É a característica do som que nos permite distinguir um som forte de um som fraco e está relacionada com a energia transportada pela onda que, quanto mais perto da fonte mais forte será o som e mais afastado da fonte, mais fraco.
Dessa maneira, o som emitido, por exemplo, por uma britadeira, será mais forte (maior amplitude,
maior intensidade, maior energia) para uma pessoa perto da mesma e mais fraco (menor amplitude, menor intensidade, menor energia) para uma pessoa afastada da mesma.
A absorção sonora ocorre quando parte da energia sonora incidente no meio em que está se propagando é dissipada, transformando-se em energia térmica e isso acarreta na diminuição da amplitude da onda que se propaga e consequentemente na redução da intensidade sonora e da energia sonora.
A energia sonora é a energia produzida pelas vibrações sonoras ao viajar pelo ar, água ou qualquer outro meio.
Como o som se propaga com velocidades diferentes nos diversos meios a energia sonora também dependerá desse meio (tipo de material do mesmo, sua densidade e estrutura interna, etc.) e, conforme o meio de propagação se V = .f e se V varia o comprimento de onda e a frequência f também variarão.
04. à medida que o avião se afasta da torre, o controlador percebe o som da turbina mais grave.
Correta trata-se do efeito Doppler (teoria abaixo)
Efeito Doppler
Refere-se à variação da frequência notada por um observador quando a distância entre ele e uma fonte de ondas está aumentando ou diminuindo.
Na aproximação entre fonte e observador, o mesmo perceberá o som emitido pela fonte mais agudo (maior frequência, recebe maior número de frentes de onda na unidade de tempo) do que perceberia se fonte e observador estivessem parados.
Nesse caso, o comprimento de onda aparente percebido pelo observador será menor que o comprimento da onda emitido pela fonte (observador O1 das figuras abaixo).
No afastamento entre fonte e observador, o mesmo perceberá o som emitido pela fonte mais grave (menor frequência, recebe menor número de frentes de onda na unidade de tempo) do que perceberia se fonte e observador estivessem parados.
08. à medida que o ônibus se aproxima do avião, o motorista percebe o som da turbina mais agudo.
Correta veja 04
16. a velocidade de propagação da onda é de 340 m/s no ar, porém no vácuo ela se propaga com uma velocidade de 3.108 m/s.
Falsa ondas sonoras são ondas longitudinais (veja 01)
32. o comprimento da onda percebido pelo motorista do ônibus será maior do que quando o ônibus e o avião estiverem parados.
Falsa Na aproximação entre fonte e observador, o mesmo perceberá o som emitido pela fonte mais agudo (maior frequência, recebe maior número de frentes de onda na unidade de tempo) do que perceberia se fonte e observador estivessem parados.
Nesse caso, o comprimento de onda aparente percebido pelo observador será menor que o comprimento da onda emitido pela fonte (veja 04)
Soma (02 + 04 + 08) = 14
05- (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA – UFSC – 2022)
Após assistir a um comercial na internet sobre uma armadilha para mosquitos, um estudante resolveu construir a sua, a qual apelidou de “garrafa mortal”.
Sua armadilha, ilustrada acima, era formada por uma garrafa Pet de 2 litros com uma abertura lateral.
No lado oposto da abertura, acoplou dois pequenos exaustores (ventiladores) e, no interior da garrafa, colocou uma lâmpada azul envolvida por duas telas metálicas, uma grossa e uma fina, isoladas eletricamente entre si.
Entre a tela grossa e a tela fina, existe uma ddp de 2.000 V, proveniente de uma fonte de corrente contínua.
O estudante, ao tocar simultaneamente nas duas telas, não sente o choque, porque a fonte é de baixa potência.
O funcionamento é simples: os mosquitos, atraídos pela luz azul, aproximam-se da abertura na garrafa, onde são quase “capturados” pelo fluxo de ar e levados a tocar nas telas metálicas ao mesmo tempo, recebendo o choque mortal.
Considerando o exposto acima, é correto afirmar que:
01. no instante em que um mosquito leva o choque, uma corrente elétrica percorre as duas telas. 02. a morte dos mosquitos ocorre porque a tensão é muito baixa.
04. o comprimento de onda da luz azul é menor que o comprimento de onda da luz verde.
08. na ausência de mosquitos, não existe um campo elétrico nem um campo magnético entre as duas telas metálicas.
16. se o estudante aumentar a intensidade da luz azul da lâmpada, os fótons que compõem essa radiação aumentarão sua energia.
32. uma das explicações possíveis para o estudante não sentir o choque é que a corrente que atravessa sua mão é muito baixa para provocar desconforto.
Resolução:
01. no instante em que um mosquito leva o choque, uma corrente elétrica percorre as duas telas.
Correto o choque elétrico no mosquito é provocado pela passagem de corrente elétrica pelo corpo do mosquito o que só pode ocorrer quando ele entra em contato simultaneamente com as
duas telas metálicas a grossa e a fina, ambas percorridas por corrente elétrica que, através do corpo do mosquito fecham o circuito, passando a percorrer o corpo do mesmo o que provoca o choque mortal do mesmo.
02. a morte dos mosquitos ocorre porque a tensão é muito baixa.
Falsa Os danos causados pelo choque são causados por uma corrente elétrica que passa através do corpo humano ou de um animal qualquer e possuem uma relação maior com a corrente elétrica e a resistência elétrica exercida pelo corpo do que com a voltagem (tensão, ddp).
Efeito fisiológico quando a corrente elétrica flui através de organismos vivos ela atua diretamente sobre o sistema nervoso, que atua sobre os músculos do corpo, provocando contrações musculares.
04. o comprimento de onda da luz azul é menor que o comprimento de onda da luz verde.
Verdadeira veja tabela abaixo
08. na ausência de mosquitos, não existe um campo elétrico nem um campo magnético entre as duas telas metálicas.
Falsa Toda corrente elétrica, inclusive as que percorrem cada tela, é causada por um campo elétrico que exerce forças sobre os portadores de carga (no caso, elétrons livres) que constituem a mesma.
Toda corrente elétrica, inclusive as que percorrem cada tela) (grossa e fina) origina ao seu redor um campo magnético que é independente da ausência ou presença de mosquitos.
16. se o estudante aumentar a intensidade da luz azul da lâmpada, os fótons que compõem essa radiação aumentarão sua energia.
Falsa a intensidade da luz da lâmpada está relacionada com a frequência dos fótons (Veja teoria abaixo)
Frequência mínima de corte
32. uma das explicações possíveis para o estudante não sentir o choque é que a corrente que atravessa sua mão é muito baixa para provocar desconforto.
Correta veja (02)
Soma (01 + 04 + 32) = 37