Unifesp 2022

 

UNIFESP – 2022

Compare essa e outras​​ resoluções da UNIFESP – 2022​​ pelo fisicaevestibular.com.br com outras e você verá que ela:

Tem melhor visual e mais ilustrações esclarecedoras.

Foi feito para alunos que realmente tenham dificuldades nos conceitos de Física e Matemática procurando sempre explicar os menores detalhes.

Não coloca apenas as fórmulas procurando sempre mostrar suas procedências e utilidades.

Sempre que preciso procura explicar por meio de desenhos e ilustrações.

Não queima etapas explicando sequência por sequência.

A preocupação com que o aluno entenda as resoluções é muito grande. O professor se coloca no lugar do aluno.

Muitas vezes fornece informações além das necessárias para as resoluções, mas úteis nos próximos Vestibulares.

 E muito, muito mais.

A​​ Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)​​ é uma instituição pública brasileira de ensino superior localizada no estado de São Paulo, sendo importante centro de graduação e pós-graduação no país, baseada no “tripé” Pesquisa-Ensino-Extensão.

É reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) como​​ uma das melhores instituições de ensino superior do país dentre aquelas avaliadas.

No Estado de São Paulo, a Unifesp foi a única instituição que conquistou a nota máxima, 05, e desempenho contínuo de 440 pontos, no ranking das universidades federais. Este é o terceiro ano em que o índice avalia a qualidade das instituições de ensino superior público federal e privado do país. O resultado é composto por avaliações dos cursos de graduações e de pós-graduações das instituições.

O ingresso acontece por​​ seleção pública (vestibular), através de dois sistemas:​​ SiSU (Sistema de Seleção Unificado do INEP/MEC para as universidades federais de todo o país) e o Sistema Misto.​​ 

A imensa maioria dos cursos de graduação da UNIFESP utiliza o SiSU para a seleção de novos alunos. O SiSU é adotado por uma ampla maioria de cursos da UNIFESP e utiliza exclusivamente a nota do ENEM do ano corrente para classificar os candidatos.

Todos os candidatos aos cursos que fazem a seleção pelo Sistema Misto fazem as provas do ENEM e também as provas de conhecimentos específicos  promovidas pela própria Universidade; as notas obtidas em todas estas provas serão conjugadas para determinação da nota final de cada candidato e sua consequente classificação.

Unidades universitárias

Departamentos e Disciplinas

Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas​​ (Guarulhos)

Escola Paulista de Enfermagem​​ (São Paulo)

Escola Paulista de Medicina​​ (São Paulo)

Escola Paulista de Política, Economia e Negócios​​ (Osasco)

Instituto de Ciência e Tecnologia​​ (São José dos Campos)

Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas​​ (Diadema)

Instituto de Saúde e Sociedade​​ (Baixada Santista)

Campi

Baixada Santista

Diadema

Guarulhos

Osasco

São José dos Campos

São Paulo

Zona Leste

01-(UNIFESP – SP – 2022)

Nas​​ duas extremidades da pista de pouso​​ e​​ decolagem​​ de alguns aeroportos há​​ áreas de escape,​​ cujo objetivo é​​ reter​​ os aviões caso eles não consigam parar até o final da pista.​​ 

A​​ superfície​​ dessas áreas de escape​​ é composta por um​​ material que se deforma devido ao peso da aeronave,​​ de modo a dificultar o seu deslocamento.​​ 

A​​ figura mostra​​ um avião​​ que​​ adentrou em uma dessas áreas de escape.

Considere​​ que esse avião​​ chegou à área de escape com velocidade de​​ 54 km/h,​​ percorrendo uma​​ trajetória retilínea,​​ com​​ aceleração média de 5,0​​ em​​ sentido contrário ao da velocidade, e que​​ parou​​ após um​​ intervalo de tempo igual​​ a 3,0 s.

a)​​ Converta a velocidade inicial do avião para m/s e​​ determine a distância, em metros, que ele percorreu na área de​​ escape.

b)​​ Suponha que a massa desse avião seja​​ ​​ ​​ e que apenas as forças de resistência atuem sobre ele durante​​ a frenagem.​​ 

Calcule, em​​ newtons,​​ a​​ intensidade média da resultante das forças de resistência​​ que atuaram sobre o​​ avião​​ durante a sua frenagem na área de escape.​​ 

Determine a​​ intensidade média do impulso, em N·s, aplicado por​​ essa resultante sobre o avião.

​​ 

Veja o formulário abaixo que pode lhe ser útil

b)​​ Pelo enunciado,​​ durante a frenagem​​ do avião na área de escape​​ apenas as​​ forças de resistência​​ 

​​ atuam sobre ele​​ provocando uma​​ desaceleração de​​ intensidade​​ aR​​ = 5 m/s2​​ em sentido​​ 

contrário ao da velocidade​​ o​​ que​​ significa que essa força​​ ​​ é a força resultante sobre o avião.

Quanto à​​ intensidade média do impulso, em N·s, aplicado por essa resultante sobre o avião veja o formulário abaixo:

Impulso de uma força

 

02-(UNIFESP – SP – 2022)

Uma das​​ empresas norte-americanas​​ que levou turistas em​​ voo suborbital​​ em 2021 utiliza uma​​ cápsula, onde acomoda​​ os passageiros, acoplada a um propulsor.​​ 

Após o lançamento,​​ quando o​​ conjunto atinge a​​ altura de 75 km​​ e​​ velocidade de​​ 1 000 m/s,​​ a​​ cápsula se desprende do propulsor​​ e​​ continua sua trajetória até a​​ altura aproximada de 105 km.​​ 

Em seguida,​​ a cápsula​​ retorna à superfície, amparada por paraquedas.

(aretestemfoundation.org. Adaptado.)

Considerando a​​ aceleração da gravidade constante e igual a 10​​ ​​ e a​​ massa da cápsula igual a 4,0​​ ,​​ calcule:

a)​​ a​​ energia cinética​​ e a​​ energia mecânica total​​ da cápsula, em relação ao solo,​​ no instante em que ocorre a sua separação​​ do propulsor,​​ ambas em joules.

b)​​ o​​ trabalho realizado pelo peso da cápsula, em joules, entre o momento em que ela se desprende do propulsor até o​​ momento em que ela atinge o ponto mais alto da trajetória.​​ 

Determine​​ o​​ trabalho realizado pelas forças de resistência​​ que atuaram sobre a cápsula, em joules, desde a​​ altura máxima até o seu pouso, desprezando a energia cinética da​​ cápsula na altura máxima​​ e no​​ instante do pouso.

a)​​ Veja o resumo teórico abaixo sobre os vários tipos de energia

Energia Cinética

Energia potencial gravitacional

Energia Mecânica

b)​​ 

Trabalho da Força Peso​​ – Veja formulário abaixo

 

03-(UNIFESP – SP – 2022)

Em um​​ recipiente de vidro​​ de​​ capacidade 250​​ ,​​ são colocados​​ 200​​ ​​ de glicerina,​​ ambos inicialmente a​​ 20​​ .​​ 

Em​​ seguida, esse conjunto​​ é aquecido até​​ 70​​ .

a)​​ Calcule a massa de glicerina, em gramas, colocada no recipiente​​ e a​​ quantidade de calor, em calorias, absorvida​​ pela glicerina durante o aquecimento,​​ desprezando​​ as perdas de calor e sabendo que a​​ massa específica​​ e o​​ calor​​ específico da glicerina​​ são, respectivamente,​​ 1,26 g/​​ e 0,60 cal/(g.).

b) Calcule, em​​ ,​​ o aumento do volume da glicerina​​ durante o aquecimento​​ e o​​ volume da região do recipiente​​ não ocupada pela glicerina quando​​ o conjunto​​ encontra-se a 70​​ ,​​ considerando que,​​ devido ao aquecimento,​​ o recipiente​​ tenha se dilatado 0,30​​ ​​ e que o​​ coeficiente de dilatação volumétrica da glicerina seja igual a​​ .

a)​​ Para o cálculo da massa de glicerina,​​ em gramas, colocada no recipiente​​ você deve se basear na ​​ teoria a seguir:

Massa específica

Cálculo do calor específico (sensível) c da glicerina​​ ​​ veja teoria

Equação fundamental da calorimetria (calor sensível ou calor específico)

b)​​ ​​ Se você não domina a teoria, ela está a seguir.

Dilatação dos líquidos

 

04-(UNIFESP – SP – 2022)

A​​ figura 1​​ mostra um​​ instrumento musical constituído por vários tubos, abertos em uma extremidade e fechados na​​ outra,​​ colocados lado a lado, e a​​ figura 2​​ mostra a​​ forma da onda​​ sonora estacionária​​ que corresponde à​​ frequência​​ fundamental​​ de vibração desses tubos.

(www.instrumentosnativos.com.br)

a)​​ Considerando​​ que a​​ velocidade de propagação​​ das​​ ondas sonoras no ar seja 340 m/s​​ e que a​​ frequência fundamental​​ da​​ onda emitida por um dos tubos desse instrumento seja 170 Hz,​​ calcule,​​ em metros, o​​ comprimento de onda​​ dessa onda​​ e o​​ comprimento desse tubo.

 

a)​​ 

Equação fundamental da ondulatória

 

Comprimentos de onda e frequências para um tubo fechado

 

 

05-(UNIFESP – SP – 2022)

a)​​ O enunciado fornece:

b)​​ Cálculo da resistência interna Ri​​ da bateria utilizando a equação do gerador fornecida a seguir:

Equação característica do gerador