UNEMAT – 2022
Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) - 2022
Compare essa e outras resoluções da Universidade do Estado de Mato Grosso - Unemat – 2022 e dos vestibulares das demais Universidades pelo fisicaevestibular.com.br com outras e você verá que ela:
Tem melhor visual e mais ilustrações esclarecedoras.
Foi feito para alunos que realmente tenham dificuldades nos conceitos de Física e Matemática procurando sempre explicar os menores detalhes.
Não coloca apenas as fórmulas procurando sempre mostrar suas procedências e utilidades.
Sempre que preciso procura explicar por meio de desenhos e ilustrações.
Não queima etapas explicando sequência por sequência.
A preocupação com que o aluno entenda as resoluções é muito grande. O professor se coloca no lugar do aluno.
Muitas vezes fornece informações além das necessárias para as resoluções, mas úteis nos próximos vestibulares.
E muito, muito mais
A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) é uma universidade pública brasileira, fundada em 1978 e mantida pelo governo do estado de Mato Grosso, com sede administrativa no município de Cáceres.
Possui campus nos municípios de Alta Floresta, Alto Araguaia, Barra do Bugres, Cáceres, Colíder, Diamantino, Juara, Luciara, Nova Mutum, Nova Xavantina, Pontes e Lacerda, Sinop e Tangará da Serra.
A contribuição desta universidade é bastante relevante, principalmente para o interior de Mato Grosso, formando milhares de profissionais.
A Unemat adota como formas de seleção para ingresso na graduação o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e o vestibular próprio tradicional.
Nas duas modalidades, a Universidade reserva 25% das vagas para estudantes que se autodeclaram negros ou pardos e se enquadram no Programa de Integração e Inclusão Étnico-Racial (Piier/Negros), 5% das vagas para candidatos indígenas pelo Piier/Indígenas, 35% para alunos oriundos de escolas públicas e 40% para ampla concorrência.
01- (Universidade do Estado de Mato Grosso - Unemat – 2022)
Antes de Galileu Galilei (1564-1642), acreditava-se que para um corpo permanecer em movimento deveria ter sempre uma força aplicada a ele e, ao ser retirada, esse corpo buscava seu lugar natural entrando em repouso.
Posterior a Galileu, Isaac Newton (1643-1727) publica, no ano 1687, o livro Princípios Matemáticos da Filosofia Natural, com três leis sobre o movimento, sendo que a Primeira Lei afirma que: "Qualquer corpo permanece em seu estado de repouso ou de movimento retilíneo uniforme,
a menos que seja obrigado a modificar tal estado por forças aplicadas a ele".
Considerando a Primeira Lei de Newton, assinale a alternativa correta.
(A) Não é possível diferenciar o repouso do movimento retilíneo uniforme, uma vez que a força resultante nos dois movimentos é igual a zero.
(B) Não é possível diferenciar o repouso do movimento retilíneo uniforme, uma vez que a aceleração nos dois movimentos é igual a zero.
(C) O que diferencia o repouso do movimento retilíneo uniforme é que, no repouso, a aceleração é igual a zero e, no movimento retilíneo, ela é constante.
(D) O que diferencia o repouso do movimento retilíneo uniforme é que, no repouso, a velocidade do corpo é igual a zero e, no movimento retilíneo, ela é constante.
(E) O que diferencia o repouso do movimento retilíneo uniforme é que, no repouso, a força que atua no corpo é igual a zero e, no movimento retilíneo ela é constante.
Princípio da Inércia (Primeira Lei de Newton)
“Todo corpo que esteja em repouso ou em movimento retilíneo e uniforme (movendo-se em trajetória reta com velocidade vetorial constante), tende a continuar nestes estados se a força resultante que age sobre ele for nula”.
R- D
02- (Universidade do Estado de Mato Grosso - Unemat – 2022)
Chamamos de Efeito Joule quando um equipamento tem como função transformar energia elétrica
em calor, como por exemplo: chuveiro elétrico, ferro elétrico, chapinha, resistor, entre outros.
No caso dos resistores é usual dizermos que ele dissipa a potência elétrica que recebe do circuito elétrico na forma de calor.
Por definição, sabemos que a potência é dada pela equação P = U.i (P = potência; U = ddp e i = intensidade de corrente), mas pela lei de Ohm, temos que U = R.i ou i = U/R (U = ddp; R =
Resistência e i = intensidade de corrente), logo, podemos escrever que P = R.i2 ou P = U2/R.
Se manter constante a ddp nos terminais do resistor, o valor da potência P vai depender exclusivamente da resistência R.
Mantida a ddp nos terminais de um resistor, a Potência será:
(A) Triplicada quando a resistência elétrica for reduzida de um terço.
(B) Triplicada quando a resistência elétrica for triplicada.
(C) Reduzida de um terço quando a resistência elétrica for reduzida de um terço.
(D) Aumentada de um terço quando a resistência elétrica for nonuplicada.
(E) Reduzida de um terço quando a resistência elétrica for nonuplicada.
Efeito Joule
Efeito Joule num condutor metálico, os elétrons livres da corrente elétrica, durante suas movimentações, sofrem continuamente colisões com os átomos da rede cristalina desse condutor, transferindo a eles parte de sua energia cinética e, como resultado, os átomos do condutor, como um todo, passam a vibrar com uma energia maior.
Esse aumento do “nível de vibração” dos átomos do condutor provocam um aumento de sua temperatura, fazendo-o liberar energia térmica (calor). Esse fenômeno é denominado efeito Joule.
R- A
03- (Universidade do Estado de Mato Grosso - Unemat – 2022)
Atualmente, o mundo, devido ao número elevado de pessoas e aos avanços tecnológicos, consome muita energia com tendência para que continue aumentando.
Porém, são utilizadas fontes energéticas convencionais que estão se esgotando ou são poluentes. Para o aproveitamento da energia solar pode-se utilizar os coletores térmicos, que transformam luz
solar em calor.
Um material ideal que pode ser usado com esse fim, deve apresentar como características:
(A) Ser bom emissor de radiação luminosa e absorver pouca radiação infravermelha.
(B) Ser bom absorvedor de radiação luminosa e emitir pouca radiação infravermelha.
(C) Ser mau emissor de radiação luminosa e absorver muita radiação infravermelha.
(D) Ser bom refletor de radiação luminosa e absorver muita radiação infravermelha.
(E) Ser mau refletor de radiação luminosa e emitir muita radiação infravermelha.
Quando a energia radiante (radiação que se propaga na forma de onda eletromagnética) atinge a superfície de um corpo uma parte é absorvida, outra refletida e outra refratada.
A parte absorvida fica retida no corpo sob forma de calor (energia térmica, radiação infravermelha) e, por isso um coletor térmico deve ser bom absorvedor de radiação luminosa (energia radiante) e emitir pouca radiação infravermelha (energia térmica, calor) absorvendo-a, pois sua função é provocar aquecimento.
R- B