UEMG 2022
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) - 2022
Compare essa e outras resoluções da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) – 2022 pelo fisicaevestibular.com.br com outras e você verá que ela:
Tem melhor visual e mais ilustrações esclarecedoras.
Foi feito para alunos que realmente tenham dificuldades nos conceitos de Física e Matemática procurando sempre explicar os menores detalhes.
Não coloca apenas as fórmulas procurando sempre mostrar suas procedências e utilidades.
Sempre que preciso procura explicar por meio de desenhos e ilustrações.
Não queima etapas explicando sequência por sequência.
A preocupação com que o aluno entenda as resoluções é muito grande. O professor se coloca no lugar do aluno.
Muitas vezes fornece informações além das necessárias para as resoluções, mas úteis nos próximos Vestibulares.
E muito, muito mais.
A Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) é uma instituição pública estadual de ensino superior multicampi, que oferece mais de vinte cursos distribuídos em seis cidades mineiras: Belo Horizonte (sede), Barbacena, Frutal, João Monlevade, Poços de Caldas, Ubá e Passos.
A UEMG tem uma forte vocação para a educação na área de meio ambiente. É intuito do estado expandir e oferecer, a outros estados brasileiros, aos países da América Latina e aos países de língua portuguesa uma ferramenta para a recuperação de áreas degradadas e educação ambiental, com o apoio e acompanhamento da UEMG.
Além do tradicional vestibular, que mantém seu cronograma e metodologia de seleção, o vestibulando poderá também optar pela utilização do seu resultado no ENEM.
Até o final do ano, a UEMG será a terceira maior universidade pública de Minas Gerais, com mais de 18 mil alunos. Seis fundações educacionais se vincularão à UEMG. A iniciativa amplia o número de vagas em cursos de ensino superior, assegurando ensino público, gratuito e de qualidade.
01-(Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG – 2022)
Considere os seguintes instrumentos de observação e registro astronômico, identifique-os de acordo com a sequência apresentada e assinale a alternativa correta.
(A) Telescópio refletor; telescópio refrator; radiotelescópio.
(B) Telescópio refrator; radiotelescópio; telescópio refletor.
(C) Telescópio catadióptrico; telescópio refrator; radiotelescópio.
(D) Telescópio refrator; telescópio refletor; radiotelescópio.
Resolução:
(I). Telescópio refrator (ou luneta) o funcionamento do aparelho pode ser explicado ao se analisar o comportamento da luz ao passar por lentes. A primeira lente que a luz encontra é a Objetiva, que ao receber os raios luminosos forma uma imagem real e invertida em um de seus focos.
A segunda lente é a ocular que utiliza como seu objeto a imagem da lente objetiva. A ocular tem como finalidade aumentar a imagem formada pela primeira lente, de maneira que o observador possa visualizá-la.
(II) Telescópio refletor é um telescópio óptico que usa uma combinação de espelhos curvos e planos para refletir a luz e formar uma imagem.
Utilizando-se de dois espelhos, em que o espelho primário focaliza a luz em um ponto comum em frente à sua própria superfície refletora, o espelho secundário é projetado em uma posição próxima a esse ponto focal, obstruindo, de forma parcial, a luz de alcançar o espelho primário.
(III) Radiotelescópio observa as ondas de rádio emitidas por fontes de rádio, normalmente através
através de uma ou um conjunto de antenas parabólicas de grandes dimensões.
R- D
02-(Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG – 2022)
Qual nome se dá ao efeito físico que é decorrente da alteração da frequência ondulatória
provocada pelo movimento relativo de aproximação ou afastamento entre a fonte de onda e o observador?
(A) Bose-Einstein.
(B) Casimir.
(C) Bremsstrahlung.
(D) Doppler-Fizeau.
Resolução:
Efeito Doppler-Fizeau.
R- D
03-(Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG – 2022)
A seguinte figura ilustra o “aparelho de Morin”, utilizado em laboratórios de Física no século XIX para registrar o movimento de um corpo em queda livre; no caso, um corpo metálico cônico com uma caneta presa a si para, durante a queda, registrar no papel milimetrado colado no cilindro, que gira em rotação uniforme, o traçado do movimento desse corpo.
Diante do exposto, qual será o traçado registrado em um gráfico de espaço d em função do tempo t, para esse corpo em queda livre?
Resolução:
R- A
04-(Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG – 2022)
Teoria necessária para a resolução do exercício:
Energia Relativística (Equação “de campo” de Einstein)
Resolução:
R- C
05-(Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG – 2022)
Em um poço imaginário que atravessasse toda a Terra, o que ocorreria com uma pedra deixada cair
desde uma de suas extremidades?
Obs.: Desconsidere os efeitos da resistência do ar, da temperatura, da pressão e da rotação do planeta.
(A) Pararia no centro da Terra.
(B) Permaneceria oscilando entre as duas extremidades do poço.
(C) Sairia pela outra extremidade e se perderia no espaço.
(D) Pararia na metade do caminho, na primeira metade da queda, antes de atingir o centro
da Terra
Teoria:
A intensidade do campo gravitacional g da Terra varia, em função da distância a partir de seu centro, conforme o gráfico abaixo.
Para pontos no interior da Terra (r < R) o valor de g aumenta linearmente com a distância, medida a partir de seu centro onde g = 0 (o gráfico é uma reta).
Para pontos na superfície (e regiões próximas dela) o valor de g é aproximadamente 9,8 e para pontos externos à superfície à superfície diminui com o quadrado da distância (o gráfico chama-se hipérbole equilátera).
Resolução:
A explicação a seguir só é válida se for desconsiderado os efeitos da resistência do ar, da temperatura, da pressão e da rotação do planeta.
Observe no gráfico acima que, a partir de qualquer ponto de onde é abandonada na superfície da Terra de valor gs, à medida que a pedra vai caindo nesse poço imaginário em direção ao centro da Terra o valor de sua aceleração da gravidade g vai diminuindo até chegar ao centro da Terra onde é nula (g = 0) e, a partir daí, continuando seu movimento em direção da superfície do lado oposto esse valor de g vai aumentando até chegar à superfície do outro lado do poço de intensidade novamente gs.
Sendo o peso da pedra P = m.g e m constante (mesma pedra, P é diretamente proporcional a g) o mesmo aconteceria com o peso P onde o valor é máximo na superfície Ps puxando-o em direção ao centro da Terra, vai diminuindo até chegar ao centro da Terra onde o peso da pedra seria nulo (P = 0, ausência de peso, imponderabilidade) e, ao passar pelo centro, a pedra começaria a desacelerar pois agora está sendo puxada para o centro pelo peso P na direção oposta até chegar à superfície do outro lado do planeta com peso Ps.
Em termos de velocidade se a pedra partir da superfície com velocidade nula, ela aceleraria até chegar ao centro da Terra onde sua velocidade seria máxima e, a partir daí, ultrapassaria o centro e sua velocidade iria diminuindo agora até chegar à superfície no outro extremo do poço com velocidade nula quando pararia, inverteria seu movimento e iniciaria o caminho de volta repetindo o ciclo permanecendo oscilando entre as duas extremidades do poço como se estivesse num movimento harmônico simples (MHS).
R- B
Observação: se houvesse atrito, devido ao mesmo, a pedra perderia energia e finalmente ficaria parada no centro da Terra.
06-(Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG – 2022)
No desenvolvimento das máquinas térmicas, especialmente durante a Revolução Industrial,
surgiram equipamentos para retirar água das minas de carvão, como a “máquina de Savery” (ver ilustração), e, mais tarde, a máquina de Newcomen.
Nesse sentido, James Watt introduziu, anos depois, um dispositivo que melhorou muito a eficiência mecânica da máquina termodinâmica. Que dispositivo era esse?
(A) Eolípila de Heron.
(B) Condensador.
(C) Válvula termostática.
(D) Pistão.
James Watt observou as falhas da máquina a vapor criada por Thomas Newcomen.
Verificou que a perda de grandes quantidades de calor era o defeito mais grave da máquina, e idealizou então o condensador, seu primeiro grande invento, dispositivo que seria mantido separado do cilindro, mas conectado a ele que evitaria a constante perda de energia.
Ao acrescentar um condensador de vapor e utilizar artifícios para manter os cilindros fechados a fim de evitar a entrada de ar, James Watt conseguiu aumentar em 75% o rendimento da antiga máquina de Newcomen.
R- B