UEMG 2022

 

Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) - 2022

 

Compare essa e outras resoluções da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) ​​ 2022​​ pelo fisicaevestibular.com.br com outras e você verá que ela:

Tem melhor visual e mais ilustrações esclarecedoras.

Foi feito para alunos que realmente tenham dificuldades nos conceitos de Física e Matemática procurando sempre explicar os menores detalhes.

Não coloca apenas as fórmulas procurando sempre mostrar suas procedências e utilidades.

Sempre que preciso procura explicar por meio de desenhos e ilustrações.

Não queima etapas explicando sequência por sequência.

A preocupação com que o aluno entenda as resoluções é muito grande. O professor se coloca no lugar do aluno.

Muitas vezes fornece informações além das necessárias para as resoluções, mas úteis nos próximos Vestibulares.

 E muito, muito mais.

A Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) é uma instituição pública estadual de ensino superior multicampi, que oferece mais de vinte cursos distribuídos em seis cidades mineiras: Belo Horizonte (sede), Barbacena, Frutal, João Monlevade, Poços de Caldas, Ubá e Passos.

A UEMG tem uma forte vocação para a educação na área de meio ambiente. É intuito do estado expandir e oferecer, a outros estados brasileiros, aos países da América Latina e aos países de língua portuguesa uma ferramenta para a recuperação de áreas degradadas e educação ambiental, com o apoio e acompanhamento da UEMG.

Além do tradicional vestibular, que mantém seu cronograma e metodologia de seleção, o vestibulando poderá também optar pela utilização do seu resultado no ENEM.

Até o final do ano, a UEMG será a terceira maior universidade pública de Minas Gerais, com mais de 18 mil alunos. Seis fundações educacionais se vincularão à UEMG. A iniciativa amplia o número de vagas em cursos de ensino superior, assegurando ensino público, gratuito e de qualidade.

 

01-(Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG – 2022)

Considere os​​ seguintes instrumentos​​ de​​ observação​​ e​​ registro astronômico,​​ identifique-os​​ de acordo com a​​ sequência​​ apresentada​​ e​​ assinale a alternativa correta.

(A)​​ Telescópio refletor; telescópio refrator;​​ radiotelescópio.

(B)​​ Telescópio refrator; radiotelescópio;​​ telescópio refletor.

(C)​​ Telescópio catadióptrico; telescópio refrator;​​ radiotelescópio.

(D)​​ Telescópio refrator; telescópio refletor;​​ radiotelescópio.

Resolução:

(I).​​ Telescópio refrator (ou luneta)​​ ​​ o​​ funcionamento do aparelho pode ser explicado ao se analisar o comportamento da luz ao passar​​ por lentes.​​ A​​ primeira lente​​ que a luz encontra é a Objetiva, que ao receber os raios luminosos forma uma imagem real e invertida em um de seus focos.​​ 

A​​ segunda lente​​ é a ocular que utiliza como seu objeto a imagem da lente objetiva. A ocular tem como finalidade aumentar a imagem formada pela primeira lente, de maneira que o observador possa visualizá-la.​​ 

(II)​​ Telescópio refletor​​  é um telescópio óptico que usa uma combinação​​ de espelhos curvos e planos para refletir a luz​​ e formar uma imagem.

Utilizando-se de​​ dois espelhos,​​ em que o​​ espelho primário​​ focaliza a luz em um ponto comum em frente à sua própria superfície refletora, o​​ espelho secundário​​ é projetado em uma posição próxima a esse ponto focal, obstruindo, de forma parcial, a luz de alcançar o espelho primário.

(III)​​ Radiotelescópio​​  observa as ondas de rádio emitidas por fontes de rádio, normalmente através​​ 

através​​ de uma ou um conjunto​​ de antenas parabólicas de​​ grandes dimensões.​​ 

R- D

 

02-(Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG – 2022)

Qual nome se dá ao efeito físico​​ que é​​ decorrente da alteração da frequência​​ ondulatória

Ver a imagem de origem

​​ provocada pelo​​ movimento​​ relativo de aproximação ou afastamento entre​​ a fonte de onda e o observador?

(A)​​ Bose-Einstein.

(B)​​ Casimir.

(C)​​ Bremsstrahlung.

(D)​​ Doppler-Fizeau.

Resolução:

Efeito Doppler-Fizeau.

R- D

 

03-(Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG – 2022)

A​​ seguinte figura​​ ilustra o​​ “aparelho de​​ Morin”,​​ utilizado em laboratórios de Física no​​ século XIX para registrar o​​ movimento de um​​ corpo em queda livre;​​ no caso, um​​ corpo​​ metálico cônico​​ com uma​​ caneta presa a si​​ para,​​ durante a queda,​​ registrar​​ no​​ papel​​ milimetrado colado no cilindro, que gira em​​ rotação uniforme,​​ o​​ traçado do movimento​​ desse corpo.​​ 

Diante do exposto,​​ qual será o​​ traçado registrado em um gráfico de espaço​​ d​​ em função do tempo​​ t,​​ para esse corpo​​ em​​ queda livre?

Resolução:

R- A  ​​​​ 

 

04-(Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG – 2022)

Teoria necessária para a resolução do exercício:

Energia Relativística (Equação “de campo” de Einstein)

Resolução:

R- C

 

05-(Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG – 2022)

Em um​​ poço imaginário​​ que​​ atravessasse​​ toda a Terra,​​ o que​​ ocorreria com uma pedra​​ deixada cair​​ 

desde uma de suas​​ extremidades?

Obs.:​​ Desconsidere os efeitos da​​ resistência​​ do​​ ar, da​​ temperatura, da​​ pressão​​ e da​​ rotação do planeta.

(A)​​ Pararia no centro da Terra.

(B)​​ Permaneceria oscilando entre as duas​​ extremidades do poço.

(C)​​ Sairia pela outra extremidade e se perderia​​ no espaço.

(D)​​ Pararia na metade do caminho, na primeira​​ metade da queda, antes de atingir o centro

da Terra

Teoria:

A intensidade do campo gravitacional g da Terra varia, em função da distância a partir de seu centro, conforme o gráfico abaixo.

Para pontos no interior da Terra (r < R) o valor de g aumenta linearmente com a distância, medida a partir de seu centro onde g = 0 (o gráfico é uma reta).

Para pontos na superfície (e regiões próximas dela) o valor de g é aproximadamente 9,8​​  e para pontos externos à superfície  à superfície diminui com o quadrado da distância (o gráfico chama-se hipérbole​​ equilátera).

Resolução:

A explicação a seguir só é válida se​​ for​​ desconsiderado os efeitos da resistência do ar, da temperatura, da pressão e da rotação do planeta.

Observe no​​ gráfico acima​​ que, a​​ partir​​ de qualquer ponto​​ de​​ onde é abandonada​​ na​​ superfície da Terra​​ de valor gs,​​ à medida que a​​ pedra vai caindo nesse poço imaginário em direção ao centro da Terra​​ o valor de sua​​ aceleração da gravidade g vai diminuindo até chegar ao centro da Terra​​ onde é​​ nula​​ (g = 0)​​ e, a partir daí,​​ continuando seu movimento​​ em direção da superfície​​ do lado oposto​​ esse​​ valor​​ de g​​ vai aumentando até chegar à superfície do outro lado do poço​​ de intensidade novamente gs.

Sendo o​​ peso​​ da pedra​​ P = m.g​​ e​​ m constante​​ (mesma pedra, P é diretamente proporcional a g)​​ o​​ mesmo aconteceria com o peso P​​ onde o valor é​​ máximo na superfície​​ Ps​​ puxando-o em direção ao centro da Terra, vai​​ diminuindo até chegar ao​​ centro da Terra​​ onde o​​ peso da pedra seria nulo​​ (P = 0,​​ ausência de peso, imponderabilidade)​​ e, ao​​ passar pelo centro,​​ a pedra​​ começaria a​​ desacelerar​​ pois​​ agora está sendo puxada​​ para o centro​​ pelo peso P​​ na direção oposta​​ até​​ chegar à superfície do outro lado do planeta com peso Ps.

Em​​ termos de velocidade​​ se a pedra​​ partir da superfície com​​ velocidade nula,​​ ela​​ aceleraria​​ até chegar ao​​ centro da Terra​​ onde sua​​ velocidade seria máxima​​ e, a partir daí,​​ ultrapassaria o centro​​ e sua​​ velocidade iria diminuindo agora até chegar à superfície no outro extremo do poço com​​ velocidade nula​​ quando pararia, inverteria seu movimento e iniciaria o caminho de volta​​ repetindo o ciclo​​ permanecendo​​ oscilando entre as duas extremidades do poço​​ como se estivesse num movimento harmônico simples (MHS).

R- B

Observação:​​ se​​ houvesse atrito,​​ devido ao mesmo, a pedra​​ perderia energia​​ e finalmente​​ ficaria parada no centro da Terra.

06-(Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG – 2022)

No​​ desenvolvimento das máquinas térmicas,​​ especialmente durante a Revolução​​ Industrial,

surgiram equipamentos para​​ retirar água das minas de carvão, como a​​ “máquina de Savery” (ver ilustração), e, mais​​ tarde, a máquina de Newcomen.​​ 

Nesse​​ sentido,​​ James Watt introduziu,​​ anos depois,​​ um​​ dispositivo que melhorou muito a​​ eficiência mecânica da máquina​​ termodinâmica.​​ Que dispositivo era esse?

(A)​​ Eolípila de Heron.

(B)​​ Condensador.

(C)​​ Válvula termostática.

(D)​​ Pistão.

James Watt​​ observou as falhas da máquina a vapor criada por Thomas Newcomen.

​​ Verificou​​ que a​​ perda de grandes quantidades de calor era o defeito mais grave da máquina, e idealizou então o​​ condensador,​​ seu primeiro grande invento, dispositivo que seria mantido separado do cilindro, mas conectado a ele​​ que​​ evitaria a constante perda de energia.​​ 

Ao acrescentar um​​ condensador de vapor e utilizar​​ artifícios para manter os cilindros fechados a fim de evitar a entrada de ar, James Watt conseguiu​​ aumentar em 75% o rendimento da antiga máquina de Newcomen.

R- B

 

 

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