UECE 2022 EAD

 

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE – 2022​​ - EAD

Compare essa e outras resoluções da​​ UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE – 2022​​ pelo fisicaevestibular.com.br com outras e você verá que ela:

Tem melhor visual e mais ilustrações esclarecedoras.

Foi feito para alunos que realmente tenham dificuldades nos conceitos de Física e Matemática procurando sempre explicar os menores detalhes.

Não coloca apenas as fórmulas procurando sempre mostrar suas procedências e utilidades.

Sempre que preciso procura explicar por meio de desenhos e ilustrações.

Não queima etapas explicando sequência por sequência.

A preocupação com que o aluno entenda as resoluções é muito grande. O professor se coloca no lugar do aluno.

Muitas vezes fornece informações além das necessárias para as resoluções, mas úteis nos próximos Vestibulares.

E muito, muito mais

Universidade Estadual do Ceará (UECE),​​ é uma universidade pública mantida pela FUNECE (Fundação Universidade Estadual do Ceará), atualmente com mais de 23 mil alunos em todo o estado. É uma das maiores universidades do Ceará. É considerada a oitava melhor instituição estadual de ensino superior do Brasil e a primeira entre suas similares do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, de acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Data folha,em 2012.

O ingresso nos cursos de graduação da UECE é feito por meio do vestibular tradicional. Ele consiste em provas objetivas das disciplinas obrigatórias do ensino médio e uma redação. São 60 questões na primeira fase e 40 questões, divididas em 20/20 específicas, na segunda fase, além da redação.

O Vestibular para os cursos na​​ modalidade Educação à Distância​​ (EAD)​​ é realizado anualmente pela Secretaria de Apoio as Tecnologias Educacionais (Sate/Uece), em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Cursos de graduação a Distância (SATE)

Administração Pública

Artes Plásticas

Ciências Biológicas

Física

Geografia

Licenciatura em Ciência da Computação

Pedagogia

Matemática

Química

 

01-(UECE – Universidade Estadual do Ceará – 2022 - EAD)

 A velocidade​​ é​​ vetorial,​​ precisa do valor​​ (número com unidade), da direção e do sentindo do movimento, enquanto a velocidade escalar é uma grandeza escalar, em que​​ só é necessária a informação​​ do seu valor, desconsiderando-se a direção e o sentido.

I. Falsa​​  ​​​​ as​​ duas​​ podem ter​​ valor médio​​ e​​ valor instantâneo.

II. Falsa ​​​​  ​​ ​​ ​​​​ quem possui​​ orientação​​ (direção e sentido) é a​​ velocidade​​ (vetorial).​​ 

III. Falsa​​  ​​​​ os​​ pontos inicial e final​​ dependem do​​ referencial adotado, o que​​ influi no sentido do movimento.

IV. Correta​​ ​​ se o movimento for a​​ favor dos marcos crescentes​​ a​​ velocidade escalar será positiva​​ (movimento progressivo) e a​​ favor dos marcos decrescentes será negativa​​ (movimento retrógrado).

R- D

 

02-(UECE – Universidade Estadual do Ceará – 2022 - EAD)

Considerando o​​ conceito físico de campo magnético, é​​ correto​​ dizer que​​ uma forma​​ de​​ produzir​​ 

campo magnético é

I. Correta​​  ​​ ​​ ​​ ​​ ​​​​ 

Campo magnético originado por um condutor retilíneo extenso percorrido por corrente elétrica

 ​​ ​​ ​​​​ 

II. Correta​​ ​​ ímã é um material constituído de substância ferromagnética que provoca um​​ 

campo magnético à sua volta​​ capaz de magnetizar ou atrair materiais constituídos de ferro, cobalto e níquel,​​ devido,​​ justamente, ao​​ magnetismo.

III. Correta​​ 

Campo magnético no interior de um solenoide​​ (bobina)

Um solenoide ou uma bobina longa é constituído por um condutor enrolado por um número muito grande de espiras iguais, uma ao lado da outra, conforme figura abaixo.

Quando o solenoide é percorrido por corrente elétrica, a configuração de suas linhas de indução é obtida pela reunião das configurações de cada espira o que equivale à configuração das linhas de indução de um imã natural.

R- D

 

03-(UECE – Universidade Estadual do Ceará – 2022 - EAD)

Analise​​ as seguintes afirmações em relação ao​​ conceito físico de carga elétrica:​​ 

I.​​ A​​ carga elétrica​​ é​​ conservada.

II.​​ O​​ número total​​ de cargas​​ negativas e positivas​​ de um sistema​​ pode mudar.

III.​​ Por​​ convenção,​​ os elétrons possuem​​ carga positiva.

É​​ correto​​ o que se​​ afirma em​​ 

A)​​ II e III apenas.​​ 

B)​​ I e III apenas.​​ 

C)​​ I e II apenas.​​ 

D)​​ I, II e III.​​ 

I. Correta​​  ​​​​ em um sistema​​ eletricamente isolado​​ a carga elétrica não pode ser criada nem destruída, somente transferida entre corpos.

II. Correta​​ ​​ O​​ número total​​ de cargas negativas e positivas de um sistema pode mudar​​ desde que sejam transferidas para outro sistema.

III. Falsa​​ ​​ As cargas do elétron e do próton são opostas e​​ convencionou-se​​ atribuir ao​​ elétron carga negativa​​ e ao próton, carga positiva.

R- C

 

04-(UECE – Universidade Estadual do Ceará – 2022 - EAD)

Teoria:

Primeiro princípio da termodinâmica aplicado numa transformação Isobárica

Resolução:

R- C

 

05-(UECE – Universidade Estadual do Ceará – 2022 - EAD)

Elias tem​​ peso de 620 N​​ onde​​ g = 10,0​​ .​​ 

Se ele for para uma​​ região do espaço​​ em que​​ g = 2,5​​ ,​​ então, os​​ valores do seu peso e da sua​​ 

massa​​ serão,​​ respectivamente,​​ 

A)​​ 62 N e 10 kg.​​ 

B)​​ 155 N e 62 kg.​​ 

C)​​ 250 N e 62 kg.​​ 

D)​​ 248 N e 12,5 kg.​​ 

Se você não domina a teoria ela está a seguir:

Massa

A massa de um corpo uma grandeza escalar, positiva e invariável para cada corpo não dependendo do lugar onde ele se encontra.

Assim, a massa de um corpo é sempre a mesma em qualquer ponto da Terra, do​​ espaço ou de qualquer planeta.

 

Peso

Aceleração da Gravidade

 

Resolução:

R- B

 

 

 

 

 

 

 

UECE

Clique aqui para ver sobre o tema!

Confira as vídeo aulas!