UNESP – 2021

UNESP – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – 2021

Compare essa e outras resoluções da UNESP – SP – 2021 pelo fisicaevestibular.com.br com outras e você verá que ela:

Tem melhor visual e mais ilustrações esclarecedoras.

Foi feito para alunos que realmente tenham dificuldades nos conceitos de Física e Matemática procurando sempre explicar os menores detalhes.

Não coloca apenas as fórmulas procurando sempre mostrar suas procedências e utilidades.

Sempre que preciso procura explicar por meio de desenhos e ilustrações.

Não queima etapas explicando sequência por sequência.

A preocupação com que o aluno entenda as resoluções é muito grande. O professor se coloca no lugar do aluno.

Muitas vezes fornece informações além das necessárias para as resoluções, mas úteis nos próximos Vestibulares.

 E muito, muito mais.

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Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) é uma universidade pública brasileira, com atuação no ensino, na pesquisa e na extensão de serviços à comunidade.

A instituição é uma das três universidades mantidas pelo governo do estado de São Paulo, ao lado da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

A UNESP distingue-se das outras universidades estaduais por sua estrutura multicampi que abrange 24 municípios do estado – 21 campi  no interior, um campus na cidade de São Paulo, um campus em São Vicente e um campus em Registro(estes 2 últimos campi tendo sido os primeiros de uma universidade pública no litoral paulista).

A Unesp foi a segunda colocada entre as universidades públicas no “VIII Prêmio Melhores Universidades”, presenteado anualmente pela publicação Guia do Estudante, da Editora Abril.  

Classificação Acadêmica das Universidades Mundiais (ARWU – sigla em inglês classificou a universidade entre as posições 301ª- 400ª no mundo e entre as cinco melhores instituições de ensino superior do Brasil.

UNESP - 1o dia - Biológicas

 

01- (UNESP – SP – 2021)

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A figura mostra a visão aérea de um parque onde existem ruas que podem ser utilizadas para corridas e caminhadas.

Nesse parque há uma pista ABCA em que uma pessoa corre dando voltas sucessivas.

Considerando que as medidas dos segmentos AB, BC e AC são, respectivamente, 60 m, 80 m e 100 m, e que o tempo cronometrado para dar uma volta no trecho BCDB foi de 40 s, a velocidade escalar média desenvolvida por essa pessoa nessa volta foi de

(A) 4,1 m/s.

(B) 6,0 m/s.

(C) 5,2 m/s.

(D) 4,8 m/s.

(E) 3,6 m/s.

 

02- (UNESP – SP – 2021)

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Para simular o sistema respiratório humano, um aparato com duas bexigas representando os pulmões, uma membrana elástica representando o músculo diafragma e um tubo flexível em forma de “Y”, representando a traqueia e os brônquios, foi montado dentro de um recipiente plástico que representava a caixa torácica.

Na figura 1, as bexigas estão vazias.

Deslocando-se a membrana elástica para baixo, as bexigas se enchem, conforme a figura 2.

Em uma analogia entre esse aparato e o sistema respiratório humano, o deslocamento da membrana elástica para baixo corresponde

(A) à contração do diafragma, que aumenta o volume da caixa torácica, fazendo com que a pressão interna dos pulmões fique maior do que a pressão ambiente.

(B) à contração do diafragma, que diminui o volume da caixa torácica, fazendo com que a pressão interna dos pulmões fique menor do que a pressão ambiente.

(C) à contração do diafragma, que aumenta o volume da caixa torácica, fazendo com que a pressão interna dos pulmões fique menor do que a pressão ambiente.

(D) ao relaxamento do diafragma, que aumenta o volume da caixa torácica, fazendo com que a pressão interna dos pulmões fique maior do que a pressão ambiente.

(E) ao relaxamento do diafragma, que aumenta o volume da caixa torácica, fazendo com que a pressão interna dos pulmões fique menor do que a pressão ambiente.

 

03- (UNESP – SP – 2021)

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Três esferas, x, y e z, feitas com materiais diferentes e de massas iguais estavam, inicialmente, à mesma temperatura ambiente foram mergulhadas, simultaneamente, em água pura em ebulição, até entrarem em equilíbrio térmico com a água.

Em seguida, foram retiradas da água e deixadas sobre uma superfície isolante, até voltarem à mesma

temperatura ambiente.

Os calores específicos dos materiais das esferas são , de modo que .

Com os resultados desse experimento, foram construídos o gráfico 1, relativo ao aquecimento das esferas até a temperatura de ebulição da água, e o gráfico 2, relativo ao resfriamento das esferas, até retornarem à temperatura ambiente.

Considerando que as trocas de calor tenham ocorrido a uma taxa constante, a representação dos gráficos 1 e 2 é:

​​ 

 

 

04- (UNESP – SP – 2021)

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Para analisar a queda dos corpos, um estudante abandona, simultaneamente, duas esferas maciças, uma de madeira e outra de aço, de uma mesma altura em relação ao solo horizontal.

Se a massa da esfera de aço fosse maior do que a massa da esfera de madeira e não houvesse resistência do ar, nesse experimento

(A) a esfera de madeira chegaria ao solo com menor velocidade do que a de aço.

(B) as duas esferas chegariam ao solo com a mesma energia mecânica.

(C) a esfera de madeira cairia com aceleração escalar menor do que a de aço.

(D) a esfera de aço chegaria ao solo com mais energia cinética do que a de madeira.

(E) a esfera de aço chegaria primeiro ao solo.

 

05- (UNESP – SP – 2021)

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Em uma barbearia existem dois espelhos planos verticais, paralelos e distantes 3 m um do outro, com a face refletora de um voltada para a face refletora do outro.

Um cliente está sentado de frente para um deles, a 1 m de distância dele.

Na figura, fora de escala, pode-se notar a infinitude de imagens geradas devido a reflexões sucessivas nesses espelhos.

Nessa situação, considerando as distâncias informadas e as características das imagens formadas por espelhos planos, a distância entre a cabeça do cliente, indicada pela seta azul na figura, e a imagem da sua cabeça, indicada pela seta vermelha, é de

(A) 3 m.

(B) 4 m.

(C) 7 m.

(D) 5 m.

(E) 6 m.

 

06- (UNESP – SP – 2021)

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Desenvolvida em 1935 por Charles F. Richter, com a colaboração de Beno Gutenberg, a escala Richter permite determinar a magnitude (M) de um terremoto, fenômeno que libera uma grande quantidade de energia (E) que se propaga pela Terra em todas as direções.

A magnitude e a energia de um terremoto podem ser relacionadas pela expressão a seguir, em que E é expressa em erg, uma unidade de medida de energia do sistema CGS.

logE = 11,8 + 1,5M

A tabela apresenta os efeitos gerados por um terremoto, de acordo com sua magnitude na escala Richter:

​​ No dia 6 de janeiro de 2020, o sul de Porto Rico foi atingido por um terremoto que liberou uma

quantidade de energia . Considerando a tabela e que 1 erg = , esse terremoto

(A) foi destrutivo em áreas até 100 km do epicentro.

(B) danificou casas mal construídas em regiões próximas ao epicentro.

(C) não foi sentido e não causou danos.

(D) causou sérios danos em uma grande faixa, sendo considerado um grande terremoto.

(E) causou graves danos em áreas a centenas de quilômetros do epicentro, sendo considerado um enorme terremoto.

 

07- (UNESP – SP – 2021)

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Procurando economizar energia, Sr. Artur substituiu seu televisor de LCD de 100 W por um de LED

de 60 W, pelo qual pagou R$ 1.200,00.

Considere que o Sr. Artur utilizará seu novo televisor, em média, durante cinco horas por dia e que

1 kWh de energia elétrica custe R$ 0,50.

O valor pago pelo novo televisor corresponderá à energia elétrica economizada devido à troca dos televisores em, aproximadamente,

(A) 450 meses.

(B) 400 meses.

(C) 600 meses.

(D) 550 meses.

(E) 500 meses

 

08- (UNESP – SP – 2021)

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A Força Aérea Brasileira (FAB) pretende realizar em breve o ensaio em voo do primeiro motor aeronáutico hipersônico feito no país.

O teste integra um projeto mais amplo cujo objetivo é dominar o ciclo de desenvolvimento de veículos hipersônicos.

Além do motor hipersônico, o projeto, chamado de Propulsão Hipersônica 14-X, prevê a construção de um veículo aéreo não tripulado (VANT), onde esse motor será instalado.

​​ O quadro mostra um comparativo entre a velocidade atingida pelo VANT 14-X e por outros veículos aéreos.

Esses veículos podem ter suas velocidades descritas pelo número de Mach (ou “velocidade Mach”), que é uma medida adimensional de velocidade.

O número Mach indica a razão entre a velocidade de um corpo num meio fluido e a velocidade do som nesse meio.

Assim, se um corpo chegou ao número de Mach 5 no ar, ele atingiu cinco vezes a velocidade do som no ar, ou seja, 1 700 metros por segundo.

No caso do VANT 14-X, ele poderá atingir uma velocidade, que corresponderá, aproximadamente, ao número de

(A) Mach 98.

(B) Mach 35.

(C) Mach 127.

(D) Mach 7.

(E) Mach 10.

 ​​ ​​ ​​ ​​ ​​ ​​ ​​ ​​​​ UNESP - 2o dia – Exatas e HumanidadesCursos

 

09- (UNESP – SP – 2021)

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Analise o diagrama, que representa as fases da água conforme as condições de pressão e temperatura.

Um dos métodos de conservação de alimentos, conhecido como liofilização, consiste em congelar toda a água neles presente e fazê-la sublimar, ou seja, passar diretamente para o estado gasoso, sem passar pelo estado líquido.

São condições de temperatura e pressão em que há possibilidade de ocorrer a sublimação da água:

 

10- (UNESP – SP – 2021)

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Um veículo (I) está parado em uma rodovia retilínea quando, no instante t = 0, outro veículo (II) passa por ele com velocidade escalar de 30 m/s.

Depois de determinado intervalo de tempo, os dois veículos passam a trafegar com velocidades

escalares iguais, conforme demonstra o gráfico.

Desprezando as dimensões dos veículos, a distância que os separava no instante em que suas velocidades escalares se igualaram é de

(A) 600 m.

(B) 650 m.

(C) 550 m.

(D) 500 m.

(E) 700 m.

 

11- (UNESP – SP – 2021)

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Para alcançar o teto de uma garagem, uma pessoa sobe em uma escada AB e fica parada na posição indicada na figura 1.

A escada é mantida em repouso, presa por cordas horizontais, e apoiada no chão.

Considerando um eixo passando pelo ponto B, perpendicular ao plano que contém a figura 2, para o cálculo dos momentos aplicados pelas forças sobre a escada, a intensidade da força de tração é

(A) 375 N.

(B) 280 N.

(C) 430 N.

(D) 525 N.

(E) 640 N.

12- (UNESP – SP – 2021)

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A figura representa um feixe formado por dois raios de luz monocromática, um azul e um vermelho, que se propagam juntos pelo ar em uma direção definida pela reta r e incidem, no ponto P, sobre uma lâmina de faces paralelas constituída de vidro homogêneo e transparente.

Após atravessarem a lâmina, os dois raios de luz emergem separados e voltam a se propagar pelo ar. Sendo ​​ os índices de refração absolutos do vidro para as cores azul e vermelha,

respectivamente, e sabendo que , a figura que melhor representa a propagação desses raios pelo ar após emergirem da lâmina de vidro é: ​​  ​​​​  ​​ ​​ ​​ ​​ ​​ ​​ ​​ ​​ ​​ ​​​​ 

 

13- (UNESP – SP – 2021)

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Em uma pista de patinação no gelo, um rapaz e uma garota estão inicialmente em repouso, quando ele começa a empurrá-la, fazendo com que ela percorra cinco metros em linha reta.

O gráfico indica a intensidade da resultante das forças aplicadas sobre a garota, em função da distância percorrida por ela.

Sabendo que a massa da garota é 60 kg, sua velocidade escalar, após ela ter percorrido 3,5 m, será

(A) 0,4 m/s.

(B) 0,6 m/s.

(C) 0,8 m/s.

(D) 1,2 m/s.

(E) 1,0 m/s.

 

14- (UNESP – SP – 2021)

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Uma família saiu de casa no mês de julho de 2020 e esqueceu de desligar da tomada alguns dos aparelhos elétricos de sua residência, deixando-os em stand-by (modo de espera).

As figuras mostram as indicações no medidor da energia elétrica na residência nos dias 01.07.2020 e 30.07.2020, período de 30 dias em que essa família esteve ausente.

A potência total de todos os aparelhos que permaneceram em modo de espera durante a ausência da família é de

(A) 20 W.

(B) 50 W.

(C) 2,0 W.

(D) 0,5 W.

(E) 5,0 W.

 

15- (UNESP – SP – 2021)

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Quando a velocidade de um avião aumenta, o deslocamento das moléculas da atmosfera provoca um aumento da chamada pressão dinâmica ​​ sobre o avião.

Se a altitude de voo é mantida constante, a pressão dinâmica, dada em Pa, pode ser calculada por

, sendo v o módulo da velocidade do avião em relação ao ar, em m/s, e k uma constante positiva, que depende da altitude.

O gráfico que representa a relação correta entre ​​ e v é:

 

Resolução comentada das questões de Física do vestibular da UNESP – SP – 2021

 

01-

O triângulo ABC é pitagórico (os lados 60,80 e 100 são proporcionais a 3, 4 e 5 “todos multiplicados por 20”) sendo que no vértice B está o ângulo reto, o lado AC é a hipotenusa e os outros 2 são os catetos.

Denominando o ângulo do vértice C de , você pode calcular o seno de ​​ 

Agora você pode calcular a medida do segmento BD utilizando o triângulo hachurado da figura a seguir:

Para calcular o comprimento do trecho CD você pode aplicar Pitágoras no triângulo BCD.

R- D

02-

Observe nas figuras que a quantidade (massa) de ar no interior do diafragma, e consequentemente no entorno das bexigas (pulmões) permanece a mesma e, quando você puxa a membrana elástica para baixo (contraindo o músculo diafragma e simulando o processo de inspiração) está aumentando o volume dessa massa de ar no interior do diafragma tornando-a mais rarefeita e diminuindo a pressão que esse ar exerce sobre as bexigas.

Portanto da figura 1 para a figura 2 você está aumentando o volume e diminuindo a pressão numa transformação considerada isotérmica (mesma temperatura que é a do corpo humano) cuja equação é P.V = constante o que implica que P e V são inversamente proporcionais.

Se a pressão do ar ao redor das bexigas (pulmões) diminui, o volume delas deve aumentar o que é provocado pela entrada de ar.

R- C

03-

Equação fundamental da calorimetria (calor sensível ou calor específico)

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 Quanto maior for o calor específico de uma substânciamaior será a quantidade de calor necessária para variar sua temperatura de um mesmo valor, ou seja, quanto maior o calor específico de um corpo maior será sua dificuldade em ser aquecido ou resfriado.

Gráfico da quantidade de calor (Q) recebida por um corpo em função da temperatura θ

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A taxa de calor fornecido no aquecimento ou retirado no resfriamento é a mesma.

No aquecimento de θamb até ​​ a equação utilizada é Q = m.c.( - θamb) e, como a massa m e a variação de temperatura ( - θamb) é a mesma para as três esferas o calor específico de cada uma é diretamente proporcional à quantidade de calor que cada uma recebe.

Assim, quanto menor o calor específico (esfera x), menor será a quantidade de calor necessária para ​​ aquecer essa esfera da temperatura ambiente até a temperatura de ebulição demorando mais tempo nesse aquecimento e quanto maior o calor específico (esfera Z), maior a quantidade de calor necessária para aquecer da temperatura ambiente até a temperatura de ebulição essa esfera demorando menos tempo nesse aquecimento.

No resfriamento, acontece a mesma coisa, apenas que em vez de receber calor os corpos estão perdendo na mesma taxa que na situação anterior e, no gráfico as retas são descendentes

R- A

04-

Desprezando-se a resistência do ar, dois corpos abandonados com velocidade inicial nula de uma mesma altura da superfície da Terra, tem a mesma aceleração da gravidade (g), percorrem as mesmas distâncias com as mesmas velocidades, e consequentemente chegam juntos ao solo (no mesmo instante), e com a mesma velocidade, independente de suas massas.

Assim, as alternativas (A), (C) e (E) são falsas.

Como no solo a energia mecânica é só a energia cinética, se a esfera B tem maior massa ela terá maior energia cinética e consequentemente maior energia mecânica.

R- D

05-

Características da imagem num espelho plano

ponto objeto (O) e o ponto imagem (i) são simétricos em relação ao espelho, ou seja, a distância do

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objeto ao espelho é a mesma que a distância da imagem ao espelho e contidos numa mesma reta perpendicular ao plano do espelho.

Espelhos planos paralelos

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Observe atentamente a sequência de imagens da figura abaixo analise, procurando entender as

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distâncias fornecidas entre os espelhos e as respectivas imagens.

Lembre-se de que o observador objeto enxerga apenas as imagens que estão à sua direita (sentido de seus olhos)

No caso do exercício as distâncias estão identificadas na figura abaixo

A distância pedida entre o observador O (seta azul) e a imagem de sua cabeça i’ (seta vermelha) é fornecida por d = 1 + 1 + 4 = 6 m.

R- E

06-

R- B

07-

 

Regra de três

R- B

08-

Transformando a velocidade do som fornecida na tabela Vsom = 340 m/s em km/h ​​  ​​​​ 

Vsom = 340x3,6 ​​ Vsom = 1 224 km/h ​​ 

Número de Mach ​​ n = velocidade do Vant 14-Xvelocidade do som​​ =  ​​​​  ​​​​ n = 9,8 ​​ ​​ n ​​ 10

R- E

09-

No gráfico fornecido o ponto triplo (tríplice) comum às três curvas é o ponto onde a substância (no caso a água) encontra-se em equilíbrio nos três estados sólido, líquido e vapor, ou seja, nesse ponto

a substância está em estado de coexistência de estados sólido, líquido e vapor.

Para que ocorra a sublimação (passagem direta do estado sólido região verde escura para a região azul clara do gráfico) as condições de temperatura e pressão devem ser menores que esses parâmetros no ponto triplo da água.

Assim, a pressão deve ser inferior à do ponto triplo (menor que 0,61 Pa) e a temperatura menor que a do ponto triplo (inferior a 0,01 oC).

A alternativa D está errada porque nesse ponto ocorre a coexistência nos três estados e interessa apenas na passagem do sólido para o vapor.

A única alternativa que satisfaz as condições acima é a E.

R- E

Obs. Se você estiver interessado abaixo está uma explicação simples do processo de liofilização.

10-

É pedida a distância que os separa no instante em que suas velocidades escalares se igualam o que ocorre no instante t = 30 s.

Em todo gráfico VXt área entre a reta representativa e o eixo dos tempos é numericamente

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R- B

11-

Para o cálculo do momento (torque) de cada força vamos colocar o polo O (tendência de rotação) no ponto B, estabelecendo o sentido horário de tendência de rotação em torno de O como positivo e calcular o momento de cada força em relação a O.

Lembre-se de que o momento pode ser calculado como sendo o produto da distância d pela linha de ação da força, ou seja, você prolonga a força e d é a distância desse prolongamento até o polo ​​ (ponto B). O ângulo entre esse prolongamento da força e a distância d deve ser de 90o.

R- A

12-

Lâmina de faces paralelas

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Como são dois raios de luz com índices de refração absolutos do vidro diferentes para as cores azul e vermelha, ao passarem (sofrendo refração) do ar para o vidro, no interior do vidro eles são separados (dispersados), pois no interior do vidro suas velocidades ficam diferentes..

Quando a luz passa de um meio menos refringente (menor indice de refração, no caso o ar) para um meio mais refringente (maior índice de refração, no caso o vidro), o ângulo de refração será menor que o ângulo de incidência (ele se aproxima da normal) e menor será a velocidade da luz nele.

Assim, nessa refração do ar para o vidro, ambos se aproximam da normal.

Na segunda refração, ao saírem da lâmina de vidro passando para o ar, sofrem nova refração. emergindo paralelos entre si e paralelos ao feixe incidente.

R- C

13-

 

Trabalho de uma força resultante variável

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Entre 0 e 2 m o trabalho realizado pela força resultante é numericamente igual à área da do triãngulo hachurado na figura abaixo.

Teorema da energia cinética

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R- E

14-

​​ 

R- B

15-

Para v = 500 m/s ​​ Pd = k.5002 = k. 250 00010 000​​ ​​ Pd = 25k

R- C