Santa Casa – 2021

FM. Santa Casa – SP – 2021

Compare essa e outras resoluções da Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo pelo fisicaevestibular.com.br com outras e você verá que ela:

Tem melhor visual e mais ilustrações esclarecedoras.

Foi feito para alunos que realmente tenham dificuldades nos conceitos de Física e Matemática procurando sempre explicar os menores detalhes.

Não coloca apenas as fórmulas procurando sempre mostrar suas procedências e utilidades.

Sempre que preciso procura explicar por meio de desenhos e ilustrações.

Não queima etapas explicando sequência por sequência.

A preocupação com que o aluno entenda as resoluções é muito grande. O professor se coloca no lugar do aluno.

Muitas vezes fornece informações além das necessárias para as resoluções, mas úteis nos próximos Vestibulares.

 E muito, muito mais.

https://fisicaevestibular.com.br/novo/wp-content/uploads/universidades-2020/santacasa/Sata%20Casa_html_5867cc98.png

Para ingressar no curso de Graduação em Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo é necessário prestar o Vestibular organizado pela Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp).

São oferecidas 120 vagas anualmente.

Inserida no Complexo Hospitalar da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo está posicionada entre as melhores Instituições de Ensino Superior em Medicina do país, segundo avaliação realizada pelo Ministério da Educação (Enade), em 2013.  

A sua contribuição para o desenvolvimento na área da saúde é evidenciada pelas inúmeras pesquisas científicas, tanto na área básica quanto clínica, contando com cerca de 40 grupos de pesquisa registrados no Ministério de Ciência e Tecnologia. Alunos e docentes desenvolvem reconhecidas atividades de pesquisas tecno-científicas em diversas entidades, como Hospital Central, Hospital São Luís Gonzaga, Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental, Centro de Saúde-Escola Barra Funda e Hospital Geriátrico Dom Pedro II.

https://fisicaevestibular.com.br/novo/wp-content/uploads/universidades-2020/santacasa/Sata%20Casa_html_cab2d32.png

01- (Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo – SP – 2021)

https://fisicaevestibular.com.br/novo/wp-content/uploads/universidades-2020/santacasa/Sata%20Casa_html_fd76c5a1.jpg

Duas pessoas se deslocam por uma avenida, uma de bicicleta, com velocidade de 30 km/h, e a outra de patinete, com velocidade de 20 km/h.

 

02- (Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo – SP – 2021)

https://fisicaevestibular.com.br/novo/wp-content/uploads/universidades-2020/santacasa/Sata%20Casa_html_fd76c5a1.jpg

A figura mostra um pêndulo simples que oscila entre os pontos R e S.

O ponto P é o mais baixo da trajetória da massa do pêndulo.

intensidade da força resultante que age sobre a massa é

(A) diferente de zero apenas no ponto P.

(B) nula apenas nos pontos R e S.

(C) nula apenas no ponto P.

(D) diferente de zero em todos os pontos da trajetória.

(E) nula nos pontos P, R e S.

 

03- (Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo – SP – 2021)

https://fisicaevestibular.com.br/novo/wp-content/uploads/universidades-2020/santacasa/Sata%20Casa_html_fd76c5a1.jpg

Em 1687, em sua famosa obra Princípios Matemáticos da Filosofia Natural, o físico inglês Isaac

Newton formulou três leis que constituem a base para a compreensão dos comportamentos dinâmico e estático dos corpos materiais, tanto na Terra como no espaço.

A primeira é a lei da inércia, a segunda lei é a que relaciona a força resultante que age sobre um objeto com a aceleração que ele adquire e a terceira é a lei da ação e reação.

Um vaso em repouso sobre uma mesa é um exemplo

(A) da primeira lei, apenas.

(B) da segunda e da terceira leis, apenas.

(C) da terceira lei, apenas.

(D) da primeira e da segunda leis, apenas.

(E) das três leis.

 

04- (Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo – SP – 2021)

https://fisicaevestibular.com.br/novo/wp-content/uploads/universidades-2020/santacasa/Sata%20Casa_html_fd76c5a1.jpg

 

05- (Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo – SP – 2021)

https://fisicaevestibular.com.br/novo/wp-content/uploads/universidades-2020/santacasa/Sata%20Casa_html_fd76c5a1.jpg

Os tecidos do corpo humano possuem diferentes capacidades de transmitir calor.

 

06- (Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo – SP – 2021)

https://fisicaevestibular.com.br/novo/wp-content/uploads/universidades-2020/santacasa/Sata%20Casa_html_fd76c5a1.jpg

Existe uma circulação vertical do ar na atmosfera terrestre.

Em uma das células de circulação, o ar sobe na região do equador e desce nas regiões dos trópicos, como mostra a figura.

Quando uma massa de ar faz o trajeto de A para B indicado na figura, a pressão, a densidade e a temperatura dessa massa de ar aumentam.

Considerando o ar como um gás ideal, o gráfico que representa a transformação sofrida por essa massa de ar quando se desloca de A para B é

 

07- (Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo – SP – 2021)

https://fisicaevestibular.com.br/novo/wp-content/uploads/universidades-2020/santacasa/Sata%20Casa_html_fd76c5a1.jpg

A figura mostra o esquema de um eclipse.

No instante em que ele ocorria, uma pessoa encontrava-se no ponto indicado pela letra P, na superfície da Terra.

Essa pessoa observa um eclipse

(A) parcial do Sol.

(B) parcial da Lua.

(C) anular do Sol.

(D) total da Lua.

(E) total do Sol.

 

08- (Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo – SP – 2021)

https://fisicaevestibular.com.br/novo/wp-content/uploads/universidades-2020/santacasa/Sata%20Casa_html_fd76c5a1.jpg

A percepção das cores pelo sistema visual humano deve-se à presença de três tipos de cones na retina, um mais sensível à luz de cor vermelha, outro à luz de cor verde e outro mais sensível à luz de cor azul.

O gráfico mostra as sensibilidades relativas desses cones.

Sabendo que os valores de x no eixo das abscissas desse gráfico são crescentes, a grandeza nele representada corresponde

(A) à velocidade de propagação da luz.

(B) à frequência da luz.

(C) ao comprimento de onda da luz.

(D) à amplitude da onda da luz.

(E) à energia da onda de luz.

 

09- (Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo – SP – 2021)

https://fisicaevestibular.com.br/novo/wp-content/uploads/universidades-2020/santacasa/Sata%20Casa_html_fd76c5a1.jpg

A figura representa uma partícula eletrizada que se desloca horizontalmente com movimento retilíneo e velocidade constante.

Em certo instante, ela penetra na região demarcada pelo quadrado, na qual existe um campo magnético uniforme de direção vertical e sentido para cima (perpendicular ao plano e apontando para o leitor), que a faz descrever a trajetória mostrada.

Para que essa partícula continuasse em movimento retilíneo com velocidade constante, na região em que atua o campo magnético, deveria existir um campo elétrico, também uniforme, de direção

(A) perpendicular ao plano do quadrado e de mesmo sentido que o do campo magnético.

(B) horizontal, perpendicular à direção da velocidade inicial da partícula e de sentido para o lado para o qual a partícula foi desviada.

(C) horizontal e de mesmo sentido da velocidade inicial da partícula.

(D) horizontal, perpendicular à direção da velocidade inicial da partícula e de sentido oposto ao lado para o qual a partícula foi desviada.

(E) perpendicular ao plano do quadrado e de sentido oposto ao sentido do campo magnético.

 

10- (Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo – SP – 2021)

https://fisicaevestibular.com.br/novo/wp-content/uploads/universidades-2020/santacasa/Sata%20Casa_html_fd76c5a1.jpg

Em 1913, o físico dinamarquês Niels Bohr propôs um modelo para explicar o átomo de hidrogènio

Quando o elétron se encontra no estado fundamental do átomo de hidrogênio, ou seja, na órbita n = 1, a energia vale –13,6 eV.

Para transitar a órbitas com n maiores, o elétron deve absorver quantidades bem definidas de energia.

Segundo o modelo de Bohr, ao sofrer uma transição da órbita n = 1 para a órbita n = 3, o elétron deve absorver uma quantidade de energia de, aproximadamente,

(A) 18,1 eV.

(B) 9,1 eV.

(C) 15,1 eV.

(D) 4,5 eV.

(E) 12,1 eV.

 

Resolução comentada das questões de Física do vestibular da Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo - SP

 

 

01-

Relação entre velocidade escalar (V) e angular (W) no MCU

https://fisicaevestibular.com.br/novo/wp-content/uploads/migracao/formulario/cinematica/0411552001532105841_formulrio%20completo_html_e9ab243.png

R- E

02-

R- D

03-

Primeira Lei de Newton (Princípio da Inércia)https://fisicaevestibular.com.br/novo/wp-content/uploads/migracao/formulario/0263295001529901801_dinampaulon(1)_html_m1d66cba3.png

O vaso em repouso obedece à Primeira Lei de Newton, pois tem força resultante nula.

Segunda lei de Newton ou

Princípio Fundamental da Dinâmica

https://fisicaevestibular.com.br/novo/wp-content/uploads/migracao/formulario/0263295001529901801_dinampaulon(1)_html_158c33e0.png

Matematicamente:

https://fisicaevestibular.com.br/novo/wp-content/uploads/migracao/formulario/0263295001529901801_dinampaulon(1)_html_m3f8b03e3.png

Terceira Lei de Newton ou Princípio da ação e reação

Quando um corpo exerce uma força sobre outro, simultaneamente este outro reage sobre o primeiro aplicando-lhe uma força de mesma intensidade, mesma direção, mas sentido contrário”

O vaso em repouso obedece à Terceira Lei de Newton Lei de Newton, pois o vaso exerce sobre a mesa uma força normal de compressão e simultaneamente a mesa reage sobre o vaso uma força de reação de mesma intensidade, mesma direção, mas sentido contrário, que vai equilibrar o seu peso

R- E

04-

Determinando a densidade da mistura água + álcool

https://fisicaevestibular.com.br/novo/wp-content/uploads/migracao/formulario/hidro/0202505001532056602_formulrio%20hidrosttica_html_m2c9af457.png

R- C

05-

Lei de Fourier

As relações acima são expressas pela lei de Fourier através da equação

https://fisicaevestibular.com.br/novo/wp-content/uploads/migracao/termica/propagacao/i_2bd5cd43bcdd426c_html_b2fae6f1.png

constante K é denominada de coeficiente de condutividade térmica é uma característica da natureza do material que separa os dois meios.

Não é preciso acertar as unidades, pois é pedida a relação entre os fluxos e as unidades se cancelarão.

Pele

Gordura

R- B

06-

R- A

07-

Observe atentamente a figura abaixo de uma eclipse solar (Umbra = Sombra)

https://fisicaevestibular.com.br/novo/wp-content/uploads/migracao/formulario/optica01/0301219001548293557_optica01_html_33c413ef.png

Observe na figura do enunciado que a pessoa está na região de penumbra.

R- A

08-

Observando o gráfico você verifica que quem tem maior valor no eixo x é a cor vermelha e o menor é azul.

que as demais cores, ela apresentará o maior comprimento de onda e podemos concluir que o gráfico apresenta esta grandeza no eixo x .

R- C

09-

Força magnética sobre uma carga móvel imersa num campo magnético

No caso do exercício quando a carga q penetra na região do campo magnético que está saindo da página (tela) apontando para o leitor e com velocidade horizontal e para direita, a força magnética sobre ela, aplicando a regra da mão esquerda seria horizontal e para baixo se a carga fosse positiva.

Mas como a força está desviando essa carga para cima essa carga deve ser negativa.

R- B

10-

R- E