Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA) – SP – 2021
Compare essa e outras resoluções da FAMEMA – SP – 2021 pelo fisicaevestibular.com.br com outras e você verá que ela:
Tem melhor visual e mais ilustrações esclarecedoras.
Foi feito para alunos que realmente tenham dificuldades nos conceitos de Física e Matemática procurando sempre explicar os menores detalhes.
Não coloca apenas as fórmulas procurando sempre mostrar suas procedências e utilidades.
Sempre que preciso procura explicar por meio de desenhos e ilustrações.
Não queima etapas explicando sequência por sequência.
A preocupação com que o aluno entenda as resoluções é muito grande. O professor se coloca no lugar do aluno.
Muitas vezes fornece informações além das necessárias para as resoluções, mas úteis nos próximos Vestibulares.
E muito, muito mais.
A Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA) é uma das Faculdades de Medicina Públicas do estado de São Paulo, localiza-se na região Sul de Marília, região centro-oeste do Estado de São Paulo (Também conhecida como Alta Paulista), a cerca de 450 km da capital.
Pública e gratuita, a Faculdade de Medicina de Marília oferece 120 vagas, sendo 80 para Medicina e 40 para Enfermagem
No Vestibular 2020, o total foi de 15.978 inscritos.
A Famema adota o Programa de Inclusão com Mérito no Ensino Superior Público Paulista (Pimesp), destinando 15% das vagas por curso para candidatos que cursaram integralmente o ensino fundamental e o médio em escolas públicas.
Das vagas destinadas ao Pimesp, 35% são reservadas a candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas.
O exame será composto por 40 questões objetivas (múltipla escolha), 8 questões discursivas e uma redação
O corpo docente da Instituição conta com 289 profissionais (207 docentes e 82 assistentes de ensino), com a seguinte titulação: 120 especialistas, 74 mestres, 85 doutores, 08 pós-doutores e 02 livre-docentes.
O Complexo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília reúne os Hospitais de Ensino, Ambulatórios. Subdividindo-se em:
– Hospital das Clínicas de Marília Unidade I (Clínico-Cirúrgico)
-Hospital das Clínicas de Marília Unidade II (Materno-Infantil)
-Hospital das Clínicas de Marília Unidade III (São Francisco)
-Hemocentro
-Ambulatório de Especialidades Governador Mário Covas
-Instituto de Olhos de Marília
-Oncoclínica
-Centro de Reabilitação Lucy Montoro – Unidade Marília
01-(Faculdade de Medicina de Marília – FAMEMA – 2021)
Um motociclista, partindo do repouso, acelera uniformemente sua motocicleta até atingir uma velocidade desejada que, atingida, é mantida constante, de acordo com o gráfico.
O deslocamento realizado pela motocicleta no período de tempo em que ela é uniformemente acelerada foi de
(A) 200 m.
(B) 500 m.
(C) 400 m.
(D) 300 m.
(E) 100 m.
02-(Faculdade de Medicina de Marília – FAMEMA – 2021)
Um modelo de bolsa possui uma alça de couro com suas extremidades presas a uma parte horizontal indeformável da bolsa.
Considere que a bolsa, ao ser usada apoiada sobre o ombro pelo ponto intermediário da alça, mantenha-se na forma mostrada na figura.
Suponha que o conteúdo da bolsa esteja uniformemente distribuído em seu interior e que a massa desse conteúdo, somada com a massa da bolsa, resulte em 1,6 kg.
(B) 16 N.
(C) 10 N.
(D) 6 N.
(E) 20 N.
03-(Faculdade de Medicina de Marília – FAMEMA – 2021)
Sabendo que o calor específico da água tem por definição o valor 1 cal/goC, um estudante deseja determinar o valor do calor específico de um material desconhecido.
Para isso, ele dispõe de uma amostra de 40 g desse material, de um termômetro na escala Celsius, de um recipiente de capacidade térmica desprezível e de uma fonte de calor de fluxo invariável. Primeiramente, o estudante coloca 100 g de água no interior do recipiente e observa que, para elevar de 20 ºC a temperatura dessa quantidade de água, são necessários 5 minutos de exposição à fonte de calor.
Em seguida, o estudante esvazia o recipiente e coloca em seu interior a amostra, verificando que, para elevar de 20 ºC a temperatura da amostra, a exposição à mesma fonte de calor deve ser de 1 minuto apenas.
O valor do calor específico procurado pelo estudante é
04-(Faculdade de Medicina de Marília – FAMEMA – 2021)
(A) 360 N.
(B) 480 N.
(C) 180 N.
(D) 520 N.
(E) 660 N.
05-(Faculdade de Medicina de Marília – FAMEMA – 2021)
Para ilustrar as relações entre as grandezas básicas da eletrodinâmica, um professor construiu um teste de habilidade motora para seus alunos.
Trata-se de um brinquedo cujo desafio é fazer um anel condutor passear ao longo de um fio resistivo e desencapado, sem tocá-lo.
Como estímulo, o professor avisou que os alunos que não conseguissem evitar que o anel tocasse o fio deveriam explicar as leis de Ohm aos colegas que faltaram à aula.
Na figura, é representado o momento em que um aluno toca o fio resistivo com o anel, a 4 cm do ponto A, fazendo o amperímetro indicar 0,05 A.
Os fios utilizados e seus conectores, a fonte de tensão de 3 V, o amperímetro e o anel com seu suporte podem ser considerados ideais, sendo que o fio resistivo ligado entre os pontos A e B é ôhmico, mede 60 cm, tem área de secção transversal constante e está montado em uma base isolante.
Os dados obtidos nessa brincadeira permitem encontrar o valor da resistência elétrica de todo o comprimento do fio resistivo. Esse valor é
(A) 900 Ω.
(B) 300 Ω.
(C) 450 Ω.
(D) 150 Ω.
(E) 600 Ω.
Resolução comentada das questões de Física da Faculdade de Medicina de Marília – FAMEMA – 2021
01-
O trecho em que o movimento da motocicleta é uniformemente acelerado (velocidade aumentando de maneira uniforme) está compreendido entre t = 0 e t = 40 s quando sua velocidade está aumentando de V = 0 a V = 10 m/s e, a partir daí permanece constante (10 m/s).
Relação entre o deslocamento ∆S e o gráfico da velocidade x tempo de um MUV.
Em todo gráfico VXt a área entre a reta representativa e o eixo dos tempos é numericamente igual à variação de espaço ΔS, entre dois instantes quaisquer t1 e t2.
O deslocamento pedido corresponde à área do triângulo hachurado da figura abaixo.
R- A
02-
Primeira figura
Peso, vertical e para baixo aplicada em seu centro de massa (centro geométrico, o conteúdo da bolsa está uniformemente distribuído em seu interior).
Força de tração que cada alça aplica nas extremidades da bolsa e que possuem a mesma intensidade T já que o ângulo de inclinação θ é o mesmo;
Segunda figura
Método das projeções das forças sobre os eixos horizontal (x) e vertical (y), perpendiculares entre si.
R- C
03-
Equação fundamental da calorimetria (calor sensível ou calor específico)
ÁGUA
Material
R- B
04-
R- C
05-
Veja na sequência das figuras abaixo que a corrente elétrica percorre o fio resistivo só o trecho de 4 cm, pois no ponto C desvia para o amperímetro, percorrendo apenas o trecho de resistência AC de comprimento 4 cm, de resistência elétrica R, sob ddp de U = 3 V e percorrido pela corrente indicada pelo amperímetro ideal i = 0,05 A.
Cálculo da resistência R desse trecho AC
Segunda lei de Ohm (Resistividade)
R- A