Enem 2020
Enem 2020 – Presencial e Digital
Compare essa e outras resoluções do ENEM e dos vestibulares das demais Universidades pelo fisicaevestibular.com.br com outras e você verá que ela:
Tem melhor visual e mais ilustrações esclarecedoras.
Foi feito para alunos que realmente tenham dificuldades nos conceitos de Física e Matemática procurando sempre explicar os menores detalhes.
Não coloca apenas as fórmulas procurando sempre mostrar suas procedências e utilidades.
Sempre que preciso procura explicar por meio de desenhos e ilustrações.
Não queima etapas explicando sequência por sequência.
A preocupação com que o aluno entenda as resoluções é muito grande. O professor se coloca no lugar do aluno.
Muitas vezes fornece informações além das necessárias para as resoluções, mas úteis nos próximos enens.
E muito, muito mais.
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova criada em 1998 pelo Ministério da Educação do Brasil (MEC) que é utilizada como ferramenta para avaliar a qualidade geral do ensino médio no país. Posteriormente, o exame começou a ser utilizado como exame de acesso ao ensino superior em universidades públicas brasileiras através do SiSU(Sistema de Seleção Unificada).
O Enem é o maior exame do Brasil, que contou com mais de 8,2 milhões de inscritos em 2016.
A nota do Enem pode ser utilizada como acesso ao ensino superior em universidades brasileiras que aderiram ao Enem como forma única ou parcial de seleção.
Cada universidade tem autonomia para aderir ao novo Enem conforme julgue melhor.
Nos mesmos moldes do Prouni, o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é totalmente online e permitirá ao estudante escolher cursos e vagas entre as instituições de ensino superior participantes que utilizarão o Enem como unica forma de ingresso.
A nota também é utilizada por pessoas com interesse em ganhar pontos para o Programa Universidade para Todos (Prouni).
A participação na prova serve como certificação de conclusão do ensino médio para pessoas maiores de 18 anos de idade.
ENEM Presencial - 2020
01- (ENEM – MEC - 020)
As panelas de pressão reduzem o tempo de cozimento dos alimentos por elevar a temperatura de
ebulição da água.
Os usuários conhecedores do utensílio normalmente abaixam a intensidade do fogo em panelas
de pressão após estas iniciarem a saída dos vapores.
Ao abaixar o fogo, reduz-se a chama, pois assim evita-se o(a)
A) aumento da pressão interna e os riscos de explosão.
B) dilatação da panela e a desconexão com sua tampa.
C) perda da qualidade nutritiva do alimento.
D) deformação da borracha de vedação.
E) consumo de gás desnecessário.
Ao nível do mar onde a pressão atmosférica é normal e vale 1 atm, em uma panela aberta a água ferve a 100 oC. Se essa panela for fechada, o vapor de água que se forma no seu interior, não
se dissipa para o ambiente aumentando a pressão interna da panela, podendo chegar até a 2 atm, onde a água ferve a uma temperatura de aproximadamente 120 oC.
Assim, os alimentos cozinham em menor tempo, com menos gasto de energia térmica, consumindo menos gás.
As panelas de pressão possuem válvulas de segurança que funcionam quando a pressão atingir um ponto perigoso.
R- E
02- (ENEM - MEC- 020)
Os fones de ouvido tradicionais transmitem a música diretamente para os nossos ouvidos.
Já os modelos dotados de tecnologia redutora de ruído — Cancelamento de Ruído (CR) — além de transmitirem música, também reduzem todo ruído inconsistente à nossa volta, como o barulho de turbinas de avião e aspiradores de pó.
Os fones de ouvido CR não reduzem realmente barulhos irregulares como discursos e choros de bebês.
Mesmo assim, a supressão do ronco das turbinas do avião contribui para reduzir a “fadiga de ruído”, um cansaço persistente provocado pela exposição a um barulho alto por horas a fio.
Esses aparelhos também permitem que nós ouçamos músicas ou assistamos a vídeos no trem ou
no avião a um volume muito menor (e mais seguro).
Disponível em: http://tecnologia.uol.com.br. Acesso em: 21 abr. 2015 (adaptado).
A tecnologia redutora de ruído CR utilizada na produção de fones de ouvido baseia-se em qual fenômeno ondulatório?
A) Absorção.
B) Interferência.
C) Polarização.
D) Reflexão.
E) Difração.
Veja abaixo uma noção de interferência construtiva e destrutiva de ondas
Se os pulsos tiverem a mesma amplitude e a mesma fase teremos interferência construtiva.
Se os pulsos tiverem a mesma amplitude e em oposição de fase teremos interferência destrutiva.
No caso do exercício, para que o ruído externo se anule é necessário que seja emitida em sentido contrário, uma onda de fase oposta (mas de mesma frequência e mesma amplitude) que elimine o barulho do ambiente externo fazendo com que em cada ponto suas amplitudes se subtraiam e se anulem através de uma interferência destrutiva.
É o que acontece com os fones de ouvido CR da figura abaixo onde ocorre interferência destrutiva.
R- B
03- (ENEM - MEC- 020)
Um estudante tem uma fonte de tensão com corrente contínua que opera em tensão fixa de 12 V. Como precisa alimentar equipamentos que operam em tensões menores, ele emprega quatro resistores de 100 Ω para construir um divisor de tensão.
Obtém-se este divisor associando os resistores, como exibido na figura.
Os aparelhos podem ser ligados entre os pontos A, B, C, D e E, dependendo da tensão especificada.
Ele tem um equipamento que opera em 9,0 V com uma resistência interna de 10 kΩ.
Entre quais pontos do divisor de tensão esse equipamento deve ser ligado para funcionar
corretamente e qual será o valor da intensidade da corrente nele estabelecida?
A) Entre A e C; 30 mA.
B) Entre B e E; 30 mA.
C) Entre A e D; 1,2 mA.
D) Entre B e E; 0,9 mA.
E) Entre A e E; 0,9 mA.
Observe na figura fornecida que você tem uma associação série cujas características estão fornecidas a seguir:
Características da associação série de resistores
No caso do exercício, a tensão (ddp) total de U = 12 V está aplicada nos terminais A e E.
R- D
04- (ENEM - MEC- 020)
Embora a energia nuclear possa ser utilizada para fins pacíficos, recentes conflitos geopolíticos
têm trazido preocupações em várias partes do planeta e estimulado discussões visando o combate
ao uso de armas de destruição em massa.
Além do potencial destrutivo da bomba atômica, uma grande preocupação associada ao emprego
desse artefato bélico é a poeira radioativa deixada após a bomba ser detonada.
Qual é o processo envolvido na detonação dessa bomba?
A) Fissão nuclear do urânio, provocada por nêutrons.
B) Fusão nuclear do hidrogênio, provocada por prótons.
C) Desintegração nuclear do plutônio, provocada por elétrons.
D) Associação em cadeia de chumbo, provocada por pósitrons.
E) Decaimento radioativo do carbono, provocado por partículas beta
Fissão Nuclear
A fissão nuclear consiste numa reação que se inicia com o choque de um nêutron com um núcleo instável (átomo de urânio) que proporciona a quebra deste último e, por este motivo, é chamado de fissão nuclear (separação, divisão do núcleo).
Esse núcleo se rompe formando dois núcleos menores e mais nêutrons ocasionando uma reação em cadeia.
Essa reação acontece com a explosão de uma bomba nuclear e consegur liberar uma quantidade muito grande de energia.
R- A
05- (ENEM - MEC- 020)
Mesmo para peixes de aquário, como o peixe arco-íris, a temperatura da água fora da faixa ideal
, bem como sua variação brusca, pode afetar a saúde do animal.
Para manter a temperatura da água dentro do aquário na média desejada, utilizam-se dispositivos de aquecimento com termostato.
Por exemplo, para um aquário de 50 L, pode-se utilizar um sistema de aquecimento de 50 W otimizado para suprir sua taxa de resfriamento.
Essa taxa pode ser considerada praticamente constante, já que a temperatura externa ao aquário é mantida pelas estufas.
Utilize para a água o calor específico e a densidade .
Se o sistema de aquecimento for desligado por 1 h, qual o valor mais próximo para a redução da temperatura da água do aquário?
Equação fundamental da calorimetria (calor sensível ou calor específico)
Acertando as unidades:
R- C
06- (ENEM - MEC- 020)
Uma pessoa percebe que a bateria de seu veículo fica descarregada após cinco dias sem uso.
No início desse período, a bateria funcionava normalmente e estava com o total de sua carga nominal, de 60 Ah.
Pensando na possibilidade de haver uma corrente de fuga, que se estabelece mesmo com os
dispositivos elétricos do veículo desligados, ele associa um amperímetro digital ao circuito do veículo.
Qual dos esquemas indica a maneira com que o amperímetro deve ser ligado e a leitura por ele realizada?
A teoria está a seguir:
Amperímetros
Intensidade e sentido da corrente elétrica i
No caso do exercício a pessoa quer medir a intensidade i da corrente elétrica que a bateria lança no circuito do veículo por meio do amperímetro que deve ser associado em série com a bateria e o circuito do veículo o que acontece nas alternativas (B) e (D).
R- B
07- (ENEM - MEC- 020)
Nos desenhos animados, com frequência se vê um personagem correndo na direção de um abismo, mas, ao invés de cair, ele continua andando no vazio e só quando percebe que não há nada sob seus
pés é que ele parade andar e cai verticalmente.
No entanto, para observar uma trajetória de queda num experimento real, pode-se lançar uma bolinha, com velocidade constante (V0), sobre a superfície de uma mesa e verificar o seu movimento de queda até o chão.
Qual figura melhor representa a trajetória de queda da bolinha?
Todo corpo lançado horizontalmente com velocidade Vo de um ponto próximo da superfície da Terra, desprezados os atritos do ar, fica sujeito unicamente à força peso, (sempre de direção vertical e sentido para baixo) e que obedece à trajetória da figura abaixo, que é um arco de parábola.
Essa trajetória parabólica é devida à composição de um movimento horizontal uniforme (com velocidade horizontal constante) com um movimento vertical uniformemente variado (com velocidade vertical variável sujeita à aceleração da gravidade g)
R- D
08- (ENEM - MEC- 020)
Há muitos mitos em relação a como se proteger de raios, cobrir espelhos e não pegar em facas,
garfos e outros objetos metálicos, por exemplo.
Mas, de fato, se houver uma tempestade com raios, alguns cuidados são importantes, como evitar ambientes abertos.
Um bom abrigo para proteção é o interior de um automóvel, desde que este não seja conversível.
OLIVEIRA, A. Raios nas tempestades de verão. Disponível em: http://cienciahoje.uol.com.br. Acesso em: 10 dez. 2014 (adaptado).
Qual o motivo físico da proteção fornecida pelos automóveis, conforme citado no texto?
A) Isolamento elétrico dos pneus.
B) Efeito de para-raios da antena.
C) Blindagem pela carcaça metálica.
D) Escoamento da água pela lataria.
E) Aterramento pelo fio terra da bateria.
Blindagem eletrostática
Se, no interior de um condutor oco em equilíbrio eletrostático o campo elétrico é nulo, qualquer
aparelho elétrico e eletrônico, quando colocado em seu interior ficará protegido de influências perturbadoras externas.
Esse fenômeno foi comprovado experimentalmente por Michael Faraday ao encerrar-se no interior de uma gaiola condutora, onde verificou não haver manifestação de fenômenos elétricos no seu interior. Essa gaiola deve ser feita de material condutor de eletricidade e não precisa ser contínua, podendo ser uma rede metálica, por isso recebeu o nome de gaiola.
Foi adaptada para proteger instrumentos e aparelhos de grande sensibilidade colocados em seu interior.
A blindagem eletrostática (gaiola de Faraday) também é utilizada nos carros e aviões, oferecendo
proteção contra descargas elétricas. Construções também são feitas utilizando blindagem eletrostática, a fim de proteger seus equipamentos elétricos e eletrônicos.
R- C
09- (ENEM - MEC- 020)
As moedas despertam o interesse de colecionadores, numismatas e investidores há bastante tempo. Uma moeda de 100% cobre, circulante no período do Brasil Colônia, pode ser bastante valiosa.
O elevado valor gera a necessidade de realização de testes que validem a procedência da moeda, bem como a veracidade de sua composição.
Sabendo que a densidade do cobre metálico é próxima de 9 g cm−³, um investidor negocia a aquisição de um lote de quatro moedas A, B, C e D fabricadas supostamente de 100% cobre e massas 26 g, 27 g, 10 g e 36 g, respectivamente.
Com o objetivo de testar a densidade das moedas, foi realizado um procedimento em que elas foram sequencialmente inseridas em uma proveta contendo 5 mL de água, conforme esquematizado.
Com base nos dados obtidos, o investidor adquiriu as moedas
A) A e B.
B) A e C.
C) B e C.
D) B e D.
E) C e D.
As moedas que possuem a mesma densidade que a do cobre são as B e D
R- D
10- (ENEM - MEC- 020)
Você foi contratado para sincronizar os quatro semáforos de uma avenida, indicados pelas letras O, A, B e C, conforme a figura.
Os semáforos estão separados por uma distância de 500 m.
Segundo os dados estatísticos da companhia controladora de trânsito, um veículo, que está
inicialmente parado no semáforo O, tipicamente parte com aceleração constante de até atingir a velocidade de e, a partir daí, prossegue com velocidade constante.
Você deve ajustar os semáforos A, B e C de modo que eles mudem para a cor verde quando o veículo estiver a 100 m de cruzá-los, para que ele não tenha que reduzir a velocidade em nenhum
momento.
Considerando essas condições, aproximadamente quanto tempo depois da abertura do semáforo O os semáforos A, B e C devem abrir, respectivamente?
A) 20 s, 45 s e 70 s.
B) 25 s, 50 s e 75 s.
C) 28 s, 42 s e 53 s.
D) 30 s, 55 s e 80 s.
E) 35 s, 60 s e 85 s.
R- D
11- (ENEM - MEC- 020)
Por qual motivo ocorre a eletrização ilustrada na tirinha?
A) Troca de átomos entre a calça e os pelos do gato.
B) Diminuição do número de prótons nos pelos do gato.
C) Criação de novas partículas eletrizadas nos pelos do gato.
D) Movimentação de elétrons entre a calça e os pelos do gato.
E) Repulsão entre partículas elétricas da calça e dos pelos do gato.
Eletrização por atrito
No caso do exercício pela ilustração da tirinha, esse processo de eletrização por atrito ocorre com a movimentação de elétrons entre a calça e os pelos do gato
R- D.
12- (ENEM - MEC- 020)
Em uma usina geradora de energia elétrica, seja através de uma queda-d’água ou através de vapor
sob pressão, as pás do gerador são postas a girar.
O movimento relativo de um ímã em relação a um conjunto de bobinas produz um fluxo magnético variável através delas, gerando uma diferença de potencial em seus terminais.
Durante o funcionamento de um dos geradores, o operador da usina percebeu que houve um
aumento inesperado da diferença de potencial elétrico nos terminais das bobinas.
Nessa situação, o aumento do módulo da diferença de potencial obtida nos terminais das bobinas resulta do aumento do(a)
A) intervalo de tempo em que as bobinas ficam imersas no campo magnético externo, por meio de uma diminuição de velocidade no eixo de rotação do gerador.
B) fluxo magnético através das bobinas, por meio de um aumento em sua área interna exposta ao campo magnético aplicado.
C) intensidade do campo magnético no qual as bobinas estão imersas, por meio de aplicação de campos magnéticos mais intensos.
D) rapidez com que o fluxo magnético varia através das bobinas, por meio de um aumento em sua velocidade angular.
E) resistência interna do condutor que constitui as bobinas, por meio de um aumento na espessura dos terminais.
Geradores Mecânicos
Agora que você tem noção de fluxo magnético você pode resolver o exercício baseado na lei de Faraday sobre força eletromotriz induzida.
R- D
13- (ENEM - MEC- 020)
Herschel, em 1880, começou a escrever sobre a condensação da luz solar no foco de uma lente e queria verificar de que maneira os raios coloridos contribuem para o aquecimento.
Para isso, ele projetou sobre um anteparo o espectro solar obtido com um prisma, colocou termômetros nas diversas faixas de cores e verificou nos dados obtidos que um dos termômetros iluminados indicou um aumento de temperatura maior para uma determinada faixa de frequências.
SAYURI, M.; GASPAR, M. B. Infravermelho na sala de aula. Disponível em: www.cienciamao.usp.br. Acesso em: 15 ago. 2016 (adaptado).
Para verificar a hipótese de Herschel, um estudante montou o dispositivo apresentado na figura. Nesse aparato, cinco recipientes contendo água, à mesma temperatura inicial, e separados por um material isolante térmico e refletor são posicionados lado a lado (A, B, C, D e E) no interior de uma caixa de material isolante térmico e opaco.
A luz solar, ao entrar na caixa, atravessa o prisma e incide sobre os recipientes.
O estudante aguarda até que ocorra o aumento da temperatura e a afere em cada recipiente.
Em qual dos recipientes a água terá maior temperatura ao final do experimento?
A) A
B) B
C) C
D) D
E) E
Dispersão da luz branca
A dispersão luminosa é o fenômeno da separação da luz policromática branca em suas cores componentes, o que ocorre quando a luz branca sofre refração, como por exemplo, num prisma de vidro.
A luz policromática branca é composta de infinitas cores (frequências), das quais destacamos o vermelho, alaranjado, amarelo, verde, azul, anil e violeta.
Na experiência descrita no enunciado do exercício Herschel verificou que a quantidade de energia radiante associada às diferentes faixas de frequência da radiação, desde o infravermelho até o ultravioleta (não visíveis) passando pelas radiações visíveis crescia do ultravioleta para o
infravermelho.
Então, quando essas radiações incidem sobre os recipientes com água como no caso do exercício a radiação infravermelha provocará maior aquecimento da água, já que ela gera aumento das oscilações nas cargas elétricas que constituem os átomos, por isso, esse tipo de radiação está associado ao calor.
As radiações de infravermelho são também chamadas de “ondas de calor”.
R- A
14- (ENEM - MEC- 020)
Os manuais de refrigerador apresentam a recomendação de que o equipamento não deve ser
instalado próximo a fontes de calor, como fogão e aquecedores, ou em local onde incida diretamente a luz do sol.
A instalação em local inadequado prejudica o funcionamento do refrigerador e aumenta o consumo
de energia.
O não atendimento dessa recomendação resulta em aumento do consumo de energia porque
A) o fluxo de calor por condução no condensador sofre considerável redução.
B) a temperatura da substância refrigerante no condensador diminui mais rapidamente.
C) o fluxo de calor promove significativa elevação da temperatura no interior do refrigerador.
D) a liquefação da substância refrigerante no condensador exige mais trabalho do compressor.
E) as correntes de convecção nas proximidades do condensador ocorrem com maior dificuldade.
A função do refrigerador é retirar calor da fonte fria (parte interna do dispositivo onde um gás “fluido” é comprimido no compressor) e liberar calor para a fonte quente (ambiente externo), através do condensador que é uma serpentina externa, localizada na parte de trás da geladeira, na qual o vapor se liquefaz, liberando assim calor para o ambiente externo. Por isso a parte de trás do refrigerador é mais quente.
Quanto mais calor (energia térmica) o condensador libera para o ambiente menor ficará a temperatura da substância refrigerante interna aumentando a eficiência do refrigerador.
Então se o refrigerador for instalado próximo a fontes de calor, como fogão e aquecedores, ou em local onde incida diretamente a luz do sol essa transferência de calor para o ambiente externo será dificultada porque aumenta a temperatura externa já que o calor flui com mais facilidade por condução e convecção quanto maior for a diferença de temperatura entre o condensador e o meio ambiente.
Assim, para manter a temperatura interna do refrigerador deve-se exigir um trabalho maior do compressor sobre o fluido a ser comprimido, aumentando o consumo de energia elétrica.
Observe pela explicação acima que as alternativas A e D podem ser consideradas corretas.
Um mergulhador fica preso ao explorar uma caverna no oceano.
Dentro da caverna formou-se um bolsão de ar, como mostrado na figura, onde o mergulhador se
abrigou.
Durante o resgate, para evitar danos a seu organismo, foi necessário que o mergulhador passasse
por um processo de descompressão antes de retornar à superfície para que seu corpo ficasse novamente sob pressão atmosférica.
O gráfico mostra a relação entre os tempos de descompressão recomendados para indivíduos nessa situação e a variação de pressão.
Considere que a aceleração da gravidade seja igual a e que a densidade da água seja de
.
Em minutos, qual é o tempo de descompressão a que o mergulhador deverá ser submetido?
A) 100
B) 80
C) 60
D) 40
E) 20
Uma das consequências do teorema de Stevin é de que todos os pontos da mesma linha (nível horizontal) inclusive os pontos P e Q estão sujeitos à mesma pressão.
R- C
15- (ENEM - MEC- 020)
A Torre Eiffel, com seus 324 metros de altura, feita com treliças de ferro, pesava 7 300 toneladas quando terminou de ser construída em 1889.
Um arquiteto resolve construir um protótipo dessa torre em escala 1:100, usando os mesmos materiais (cada dimensão linear em escala de 1:100 do monumento real).
Considere que a torre real tenha uma massa Mtorre e exerça na fundação sobre a qual foi erguida uma
pressão Ptorre. O modelo construído pelo arquiteto terá uma massa Mmodelo e exercerá uma pressão Pmodel..
Como a pressão exercida pela torre se compara com a pressão exercida pelo protótipo? Ou seja, qual é a razão entre as pressões (Ptorre)/(Pmodelo) ?
A) 100
B) 101
C) 102
D) 104
E) 106
PRESSÃO PR
R- C
16- (ENEM - MEC- 020)
Pesquisadores da Universidade de Tecnologia de Viena, na Áustria, produziram miniaturas de objetos em impressoras 3D de alta precisão.
Ao serem ativadas, tais impressoras lançam feixes de laser sobre um tipo de resina, esculpindo o objeto desejado.
O produto final da impressão é uma escultura microscópica de três dimensões, como visto na imagem ampliada.
A escultura apresentada é uma miniatura de um carro de Fórmula 1, com 100 micrômetros de
comprimento.
Um micrômetro é a milionésima parte de um metro.
Usando notação científica, qual é a representação do comprimento dessa miniatura, em metro?
R- C
17- (ENEM - MEC- 020)
Uma torneira está gotejando água em um balde com capacidade de 18 litros.
No instante atual, o balde se encontra com ocupação de 50% de sua capacidade.
A cada segundo caem 5 gotas de água da torneira, e uma gota é formada, em média, por de água.
Quanto tempo, em hora, será necessário para encher completamente o balde, partindo do instante atual?
Regra de três
R- B
18- (ENEM - MEC- 020)
A exposição a barulhos excessivos, como os que percebemos em geral em trânsitos intensos, casas
noturnas e espetáculos musicais, podem provocar insônia, estresse, infarto, perda de audição, entre outras enfermidades.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, todo e qualquer som que ultrapasse os 55
decibéis (unidade de intensidade do som) já pode ser considerado nocivo para a saúde.
O gráfico foi elaborado a partir da medição do ruído produzido, durante um dia, em um canteiro de obras.
Nesse dia, durante quantas horas o ruído esteve acima de 55 decibéis?
A) 5
B) 8
C) 10
D) 11
E) 13
Veja na figura abaixo os números de horas em que o ruído esteve acima de 55 decibéis:
De 2h até 5h tempo de duração 3h
De 6h até 9h tempo de duração 3h
De 11h até 14h tempo de duração 3h
De 16h até 17h tempo de duração 1h
De 19h até 22h tempo de duração 3h
Tempo total = 3h + 3h + 3h + 1h + 3h = 13 horas
R- E
19- (ENEM - MEC- 020)
O consumo de espumantes no Brasil tem aumentado nos últimos anos.
Uma das etapas do seu processo de produção consiste no envasamento da bebida em garrafas semelhantes às da imagem.
Nesse processo, a vazão do líquido no interior da garrafa é constante e cessa quando atinge o nível de envasamento.
Qual esboço de gráfico melhor representa a variação da altura do líquido em função do tempo, na garrafa indicada na imagem?
Vamos dividir a altura da garrafa até o nível de envasamento em dois trechos a partir de baixo para cima PQ e QR.
Trecho PQ sendo a vazão do líquido (quantidade de líquido que cai na garrafa em cada instante) constante e esse trecho corresponde ao de um cilindro de volume constante, então a altura hPQ aumenta linearmente (na mesma proporção) com o tempo com o gráfico hxt sendo representado por uma reta inclinada.
Trecho QR sendo a vazão do líquido (quantidade de líquido que cai na garrafa em cada instante) constante e esse trecho corresponde a um tronco de cone com a largura diminuindo (se afunilando), então nesse trecho hQR o nível do líquido vai subindo de maneira mais rápida à medida que a garrafa vai se tornando mais fina. Assim, nesse trecho o gráfico hxt tem um forma não linear (não reta) aumentando cada vez mais.
O gráfico que mais se aproxima das conclusões acima é o da alternativa B.
R- B
ENEM DIGITAL – 2020
20- (ENEM - MEC- 020)
O adaptador de tomada tipo T (Figura 1) é um acessório utilizado em domicílios para ligar vários aparelhos eletrodomésticos em uma única tomada.
Conectar três aparelhos de alta potência em um mesmo adaptador pode superaquecê-lo e, consequentemente, provocar um incêndio.
O circuito da Figura 2A representa um aparelho de resistência elétrica R ligado ao adaptador de resistência elétrica r.
Na Figura 2B está representado um circuito com três aparelhos de resistência elétrica R ligados ao mesmo adaptador.
Em ambos os circuitos, os pontos C e D são os terminais de uma mesma tomada elétrica.
Considere todos os resistores ôhmicos.
Comparando-se a Figura 2B com a Figura 2A, verifica-se que o possível superaquecimento do adaptador de tomada acontece em decorrência do aumento da
A) tensão em R.
B) corrente em R.
C) tensão entre C e D.
D) corrente entre C e D.
E) resistência equivalente entre C e D.
O adaptador de tomada tipo T e resistência elétrica r conhecido também por benjamim tem seus terminais ligados nos pontos C e D de uma mesma tomada elétrica o que implica que a tensão
(ddp ou voltagem) U é a mesma que a da tomada, como por exemplo, U = 110 V.
Assim, tanto na figura 2A como na figura 2B os pontos estão sujeitos à mesma ddp (tensão, voltagem) U, o que elimina a alternativa C.
No circuito da figura 2A que estão associados em série a resistência equivalente vale
E a corrente elétrica iA que passa por r é a mesma que passa por R (característica da associação série).
No circuito da figura 2B a resistência equivalente é calculada conforme a sequência da figura abaixo:
R- D
21- (ENEM - MEC- 020)
Para se deslocar e obter alimentos, alguns mamíferos, como morcegos e golfinhos, contam com a
sofisticada capacidade biológica de detectar a posição de objetos e animais pela emissão e recepção de ondas ultrassônicas.
O fenômeno ondulatório que permite o uso dessa capacidade biológica é a
A) reflexão.
B) difração.
C) refração.
D) dispersão.
E) polarização.
Essa sofisticada capacidade biológica de detectar a posição de objetos e animais pela emissão e recepção de ondas ultrassônicas que possuem alguns mamíferos como o golfinho e o morcego é explicada pela reflexão do ultrassom.
A reflexão do som é um fenômeno que ocorre quando o som que estava se propagando num meio,
atinge uma superfície refletora e retorna ao meio de origem
Após retornarem ao animal que a emitiu essas ondas permitem que eles avaliem a distância e as dimensões do(s) elemento(s) que as refletiram.
R- A
22- (ENEM - MEC- 020)
Um fabricante de termômetros orienta em seu manual de instruções que o instrumento deve ficar três minutos em contato com o corpo para aferir a temperatura.
Esses termômetros são feitos com o bulbo preenchido com mercúrio conectado a um tubo capilar de vidro.
De acordo com a termodinâmica, esse procedimento se justifica, pois é necessário que
A) o termômetro e o corpo tenham a mesma energia interna.
B) a temperatura do corpo passe para o termômetro.
C) o equilíbrio térmico entre os corpos seja atingido.
D) a quantidade de calor dos corpos seja a mesma.
E) o calor do termômetro passe para o corpo.
Depois desse tempo (aproximadamente 3 minutos) que o termômetro e o corpo humano deixam de trocar calor foi atingido o equilíbrio térmico e eles ficam com a mesma temperatura
R- C
23- (ENEM - MEC- 020)
No Autódromo de Interlagos, um carro de Fórmula 1 realiza a curva S do Senna numa trajetória curvilínea.
Enquanto percorre esse trecho, o velocímetro do carro indica velocidade constante.
Quais são a direção e o sentido da aceleração do carro?
A) Radial, apontada para fora da curva.
B) Radial, apontada para dentro da curva.
C) Aceleração nula, portanto, sem direção nem sentido.
D) Tangencial, apontada no sentido da velocidade do carro.
E) Tangencial, apontada no sentido contrário à velocidade do carro.
Aceleração no Movimento Circular em trajetórias Curvas
Considere um móvel de massa m descrevendo um movimento circular uniforme MCU, onde a velocidade escalar, tangencial ou linear V e a angular W é constante, numa trajetória plana, de raio R.
Conforme a cinemática vetorial, devido ao fato de o vetor velocidade ser sempre tangente à trajetória em cada ponto, esse vetor velocidade variará continuamente e fará surgir sobre o móvel uma aceleração centrípeta (aC) com as seguintes características:
R- B
24- (ENEM - MEC- 020)
O leite UHT (do inglês Ultra-High Temperature) é o leite tratado termicamente por um processo que
recebe o nome de ultrapasteurização.
Elevando sua temperatura homogeneamente a 135 °C por apenas 1 ou 2 segundos, o leite é esterilizado sem prejudicar significativamente seu sabor e aparência.
Desse modo, ele pode ser armazenado, sem a necessidade de refrigeração, por meses.
Para alcançar essa temperatura sem que a água que o compõe vaporize, o leite é aquecido em alta pressão.
É necessário, entretanto, resfriar o leite rapidamente para evitar o seu cozimento.
Para tanto, a pressão é reduzida subitamente, de modo que parte da água vaporize e a temperatura diminua.
O processo termodinâmico que explica essa redução súbita de temperatura é a
A) convecção induzida pelo movimento de bolhas de vapor de água.
B) emissão de radiação térmica durante a liberação de vapor de água.
C) expansão livre do vapor de água liberado pelo leite no resfriamento.
D) conversão de energia térmica em energia química pelas moléculas orgânicas.
E) transferência de energia térmica durante a vaporização da água presente no leite.
Pelo enunciado resfriar o leite deve ser resfriado rapidamente para evitar o seu cozimento com a pressão sendo reduzida subitamente, de modo que parte da água vaporize e a temperatura diminua.
Para que parte da água líquida que está junto com o leite se transforme em vapor ela deve receber calor para se vaporizar e esse calor (energia térmica) é retirado do leite resfriando-o.
R- E
25- (ENEM - MEC- 020)
Os ventos solares são fenômenos caracterizados por feixes de partículas carregadas, lançadas pelo Sol, no espaço, em alta velocidade.
Somente uma pequena fração dessas partículas atinge a atmosfera nos polos, provocando as auroras.
A chegada dessas partículas à superfície pode gerar efeitos indesejáveis, interferindo nas telecomunicações, no tráfego aéreo e nas linhas de transmissão de energia elétrica.
Esses efeitos são minimizados na Terra pela ação de seu(sua)
A) ionosfera.
B) campo geomagnético.
C) camada de ozônio.
D) campo gravitacional.
E) atmosfera.
O vento solar é uma corrente de partículas liberadas pelo sol cuja transmissão varia constantemente em velocidade, densidade e temperatura.
Quando essas partículas com alta velocidade atingem o campo magnético da Terra são impedidas de entrar pelo mesmo, sofrendo deflexão (desvios laterais) devido ás sua cargas elétrica e esses desvios são maiores nas regiões da Terra nas quais a intensidade do campo magnético é maior (polos) onde surgem luzes coloridas no céu (auroras) devido à interação dessas partículas carregadas de energia com a camada magnética da terra,
Assim, o campo magnético da Terra minimiza a chegada dessas partículas à sua superfície diminuindo efeitos indesejáveis, que interferem nas telecomunicações, no tráfego aéreo e nas linhas de transmissão de energia elétrica.
R- B
26- (ENEM - MEC- 020)
O custo de implantação de redes de transmissão aumenta linearmente com a distância da hidroelétrica, de modo que a partir de uma certa distância, o uso de energia solar fotovoltaica, que não depende da distância, é favorecido.
Assim, em regiões isoladas da Amazônia, como é muito caro levar energia elétrica produzida por
hidroelétricas através de redes de transmissão, o uso da energia solar fotovoltaica torna-se uma alternativa viável.
Dessa forma, o gráfico que representa qualitativamente os custos do uso de energia solar fotovoltaica (ESF) e da implantação de redes de transmissão (RT) em função da distância é
Como o custo de implantação de redes de transmissão (RT) aumenta linearmente com a distância da hidroelétrica que as produziu até a região de consumo esse aumento linear significa que a relação custo distância é diretamente proporcional, ou seja, aumentam proporcionalmente como uma função do primeiro grau cujo gráfico Custoxdistância é representado por uma reta inclinada ascendente (gráfico abaixo).
Já o uso de energia solar fotovoltaica (ESF), que não depende da distância, possui um valor fixo (constante) cujo gráfico está representado abaixo.
R- B
27- (ENEM - MEC- 020)
Os materiais são classificados pela sua natureza química e estrutural, e as diferentes aplicações requerem características específicas, como a condutibilidade térmica, quando são utilizados, por exemplo, em utensílios de cozinha.
Assim, os alimentos são acondicionados em recipientes que podem manter a temperatura após o preparo.
Considere a tabela, que apresenta a condutibilidade térmica (K ) de diferentes materiais utilizados na confecção de panelas.
Qual dos materiais é o recomendado para manter um alimento aquecido por um maior intervalo de tempo?
A) I
B) II
C) III
D) IV
E) V
Lei de Fourier
As relações acima são expressas pela lei de Fourier através da equação
A constante K é denominada de coeficiente de condutividade térmica é uma característica da natureza do material que separa os dois meios.
Normalmente o fluxo de calor é expresso em calorias por segundo (cal/s) e, como ele é proporcional a Φ (veja fórmula) seu valor é elevado para os bons condutores (por exemplo, prata, K = 0,99 cal/s.cm.oC) e baixo para os bons isolantes (por exemplo, ar, K=0,000061 cal/s.cm.oC).
Para manter a temperatura após o preparo o material tem que ser bom isolante térmico (menor valor), no caso de cerâmica.
R- E
28- (ENEM - MEC- 020)
As células fotovoltaicas (placas semicondutoras compostas de silício) são os componentes principais dos painéis solares e são capazes de converter, com certa eficiência, parte da energia dos
raios solares em energia elétrica.
Essa conversão é causada pelo fenômeno físico denominado “efeito fotoelétrico”, que pode ocorrer em uma variedade de materiais, incluindo metais e semicondutores.
Na superfície dos metais, a sequência de eventos que caracteriza esse efeito, de forma simplificada, é a
A) absorção de fótons e a emissão de elétrons.
B) absorção de elétrons e a emissão de fótons.
C) emissão de fótons e a absorção de elétrons.
D) absorção e a emissão de elétrons.
E) absorção e a emissão de fótons.
A geração de corrente elétrica pelos painéis solares ocorre quando os fótons (partículas de luz solar) colidem com os átomos do material do painel solar sendo absorvidos por esse material, provocando assim a emissão de elétrons.
È esse fluxo de elétrons emitidos (removidos) que originam a corrente elétrica, provocando a conversão de parte da energia dos raios solares em energia elétrica.
R- A
29- (ENEM - MEC- 020)
Diversos brinquedos são constituídos de pilhas ligadas a um motor elétrico.
A figura mostra uma pilha e um motor acoplados, em que ε representa a força eletromotriz (FEM) da pilha, ε’ representa a força contraeletromotriz (FCEM) do motor e r e r’ são resistências internas.
Um problema comum que danifica esses brinquedos é o travamento do eixo do motor
O que ocorre com a FCEM e com a energia fornecida pelas pilhas, que ocasiona danos ao motor, quando seu eixo de rotação é travado?
A) A FCEM iguala-se com a FEM e toda a energia fornecida pela pilha fica armazenada no circuito
B) A FCEM sofre grande aumento e toda a energia fornecida pela pilha passa a ser dissipada na forma de calor.
C) A FCEM inverte a polaridade e toda a energia fornecida pela pilha é devolvida para ela na forma de energia potencial.
D) A FCEM reduz-se a zero e toda a energia fornecida pela pilha passa a ser dissipada na resistência interna do motor.
E) A FCEM mantém-se constante e toda a energia fornecida pela pilha continua sendo transformada em energia mecânica.
Quando você trava o eixo de rotação do motor você está impedindo que ele transforme a energia fornecida pela bateria em energia mecânica (energia útil) que vai movimentar o carrinho e fazendo com que sua FCEM (E’) fique nula.
Se E’ = 0 (eixo do motor travado) a equação do receptor fica U = 0 + r’.i U = r´.i assim o motor age como se fosse um resistor de resistência r’ que dissipará toda energia fornecida pelo gerador (pilha) transformando-a em energia térmica (efeito Joule), podendo queimá-lo.
R- D
30- (ENEM - MEC- 020)
O desfibrilador salva vidas de pessoas que são acometidas por ataques cardíacos ou arritmias.
Ele dispõe de um capacitor que pode ser carregado por uma fonte com uma alta tensão.
Usando o desfibrilador, pode-se fornecer energia ao coração, por meio de um choque elétrico, para
que ele volte a pulsar novamente em seu ritmo normal.
Um socorrista dispõe de um desfibrilador com capacitor de 70 microfarads que pode armazenar cerca de 220 J de energia, quando conectado a uma tensão de 2 500 V.
O valor da carga armazenada por esse desfibrilador, em coulomb, é de
A) 0,015.
B) 0,088.
C) 0,175.
D) 3,15.
E) 11,4.
Veja um resumo da teoria abaixo:
Capacitor ou condensador
Capacitância ou Capacidade de um capacitor
No caso do exercício são fornecidos:
R- C
31- (ENEM - MEC- 020)
No final do século XIX, muitos cientistas estavam interessados nos intrigantes fenômenos observados nas ampolas de raios catódicos, que são tubos sob vácuo em que se ligam duas placas a uma fonte de alta tensão.
Os raios catódicos passam através de um orifício no ânodo e continuam o percurso até a outra extremidade do tubo, onde são detectados pela fluorescência produzida ao chocarem-se com um revestimento especial, como pode ser observado na figura.
Medições da razão entre a carga e a massa dos constituintes dos raios catódicos mostram que a sua identidade independe do material do cátodo ou do gás dentro das ampolas
Essa radiação invisível detectada nas ampolas é constituída por
A) ânions.
B) cátions.
C) prótons.
D) elétrons.
E) partículas alfa.
Cargas de mesmo sinal se repelem e cargas de sinais opostos se atraem.
Essa radiação invisível é constituída por elétrons (cargas negativas) já que são repelidas (emitidas) pelo Cátodo (polo negativo) e movem-se em direção ao Ânodo (polo positivo).
Além disso, observe que ao penetrarem nas placas sofrem desvios para baixo sendo atraídos pela placa positiva e repelidos pela negativa.
R- D
32- (ENEM - MEC- 020)
O gráfico mostra o início da trajetória de um robô que parte do ponto A (2 ; 0), movimentando-se para cima ou para a direita, com velocidade de uma unidade de comprimento por segundo, no plano cartesiano.
O gráfico exemplifica uma trajetória desse robô, durante 6 segundos.
Supondo que esse robô continue essa mesma trajetória, qual será sua coordenada, após 18 segundos de caminhada, contando o tempo a partir do ponto A?
A) (0 ; 18)
B) (18 ; 2)
C) (18 ; 0)
D) (14 ; 6)
E) (6 ; 14)
Mantendo a sequência de trajetória fornecida, após 18 s, o robô está no ponto (14;6)
R- D
Clique aqui para ver sobre o tema!