ACAFE – MEDICINA – 2021

ACAFE – MEDICINA – 2021

Compare essa e outras resoluções da ACAFE pelo fisicaevestibular.com.br com outras e você verá que ela:

Tem melhor visual e mais ilustrações esclarecedoras.

Foi feito para alunos que realmente tenham dificuldades nos conceitos de Física e Matemática procurando sempre explicar os menores detalhes.

Não coloca apenas as fórmulas procurando sempre mostrar suas procedências e utilidades.

Sempre que preciso procura explicar por meio de desenhos e ilustrações.

Não queima etapas explicando sequência por sequência.

A preocupação com que o aluno entenda as resoluções é muito grande. O professor se coloca no lugar do aluno.

Muitas vezes fornece informações além das necessárias para as resoluções, mas úteis nos próximos Vestibulares.

 E muito, muito mais.

Com o objetivo de desenvolver o ensino superior em Santa Catarina, 16 Fundações Educacionais criadas pelos municípios se uniram em torno da constituição de um órgão com as atribuições de planejar, articular e coordenar ações integradas entre elas. Nasce então, em 2 de maio de 1974, a Associação Catarinense das Fundações Educacionais – ACAFE, que vem se fortalecendo até os dias atuais.

Das 15 Fundações iniciais, mantenedoras de Instituições de Ensino Superior – IES isoladas, o Sistema ACAFE evoluiu para configurar, hoje, um conjunto de 16 IES, sendo 11 Universidades e 5 Centros Universitários. A ACAFE é uma sociedade civil sem fins lucrativos que congrega as fundações educacionais criadas no Estado de Santa Catarina por lei dos poderes públicos estaduais e municipais.

O objetivo desta união é promover o intercâmbio administrativo, técnico e científico entre as Instituições de Educação Superior, na busca de soluções para problemas comuns nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e administração.

01- (ACAFE – Associação Catarinense das Fundações Educacionais –Medicina – 2021)https://fisicaevestibular.com.br/novo/wp-content/uploads/universidades-2020/famema/7c3c8d0f79536b147b9060c165879401_html_fd76c5a1.jpg

Um carrinho de brinquedo descreve um círculo, no sentido anti-horário, com velocidade de módulo constante.

A figura que representa corretamente os vetores velocidade e aceleração é a:

02- (ACAFE – Associação Catarinense das Fundações Educacionais –Medicina – 2021)

https://fisicaevestibular.com.br/novo/wp-content/uploads/universidades-2020/famema/7c3c8d0f79536b147b9060c165879401_html_fd76c5a1.jpg

Um rapaz lança aqui na Terra uma pedra de 100 g verticalmente para cima e ela atinge a altura máxima de 5 m.

Imagine agora que essa pedra foi lançada da mesma forma e com a mesma velocidade inicial na Lua.

Com base no exposto, marque a alternativa correta que indica qual a relação entre o tempo de subida da pedra na Terra e o tempo de subida da pedra na Lua. Dados: gTerra = 10 m/s2 e gLua = 1,6 m/s2.

03- (ACAFE – Associação Catarinense das Fundações Educacionais –Medicina – 2021)

https://fisicaevestibular.com.br/novo/wp-content/uploads/universidades-2020/famema/7c3c8d0f79536b147b9060c165879401_html_fd76c5a1.jpg

Em uma simulação de colisão, esquematizada da figura abaixo, um carro a 90 km/h, transportando um boneco de 80 Kg, bate frontalmente com uma parede.

O tempo de colisão foi de 0,10 s.

A alternativa correta que apresenta o módulo da força média que o cinto de segurança exerce sobre o boneco durante a colisão, em Newtons, é:

04- (ACAFE – Associação Catarinense das Fundações Educacionais –Medicina – 2021)

https://fisicaevestibular.com.br/novo/wp-content/uploads/universidades-2020/famema/7c3c8d0f79536b147b9060c165879401_html_fd76c5a1.jpg

A Energia Eólica é limpa e renovável, não emite poluentes, além de não exaurir na natureza.

É considerada a fonte de energia mais limpa do planeta.

Pode ser obtida em locais diversificados da Terra, desde que sejam implantadas as instalações

adequadas, denominadas Aerogeradores, que são capazes de captar o movimento do vento.

Na figura abaixo é apresentado o esquema básico de funcionamento de um Aerogerador.

Considerando o exposto e a figura acima, assinale a alternativa correta que completa as lacunas das frases a seguir.

O vento possui__________________ que é transmitida para as pás, fazendo o rotor girar.

O rotor transmite o movimento ao multiplicador de velocidade.

No multiplicador de velocidade as duas engrenagens possuem a mesma velocidade

__________________ no ponto de contato, mas diferentes velocidades __________________, o que permite que o eixo do gerador atue com sua velocidade ideal.

Finalmente, o gerador transforma a __________________ em _________________.

A. ( ) energia cinética – angular – lineares – energia cinética – energia elétrica

B. ( ) energia potencial – angular – lineares – energia térmica – energia cinética

C. ( ) energia cinética – angular – lineares – energia multiplicada – energia elétrica

D. ( ) energia cinética – linear – angulares – energia cinética – energia elétrica

05- (ACAFE – Associação Catarinense das Fundações Educacionais –Medicina – 2021)

https://fisicaevestibular.com.br/novo/wp-content/uploads/universidades-2020/famema/7c3c8d0f79536b147b9060c165879401_html_fd76c5a1.jpg

Um professor de Física desafiou seus alunos a criarem um método experimental para encontrar a massa m de um cubo, mas sem usarem balanças.

Marta, uma de suas alunas, realizou os seguintes procedimentos (esquematizados na figura

abaixo):

(1) preparou uma tábua com área A na parte superior, espessura h e com massa 10,0 kg;

(2) verificou que a tábua ficou 1,0 cm imersa ao ser colocada na água;

(3) verificou que a tábua ficou 1,6 cm imersa quando o cubo de massa m foi colocado na sua parte superior;

(4) finalmente, calculou o valor da massa m do cubo com os dados obtidos.

A alternativa correta que apresenta o valor da massa m do cubo, em quilogramas, é:

06- (ACAFE – Associação Catarinense das Fundações Educacionais –Medicina – 2021)

https://fisicaevestibular.com.br/novo/wp-content/uploads/universidades-2020/famema/7c3c8d0f79536b147b9060c165879401_html_fd76c5a1.jpg

Travando o calor

A Física moderna está possibilitando cada vez mais descobertas e desenvolvimento tecnológico.

Um exemplo dessas possibilidades está sendo investigada na Universidade Nacional de Cingapura, onde pesquisadores estão utilizando o princípio da “simetria anti-paridade-tempo (APT)” para “travar”, em certa posição, o movimento da energia térmica de materiais mais quentes.

Fonte: Disponível em: https://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=calor-travado-lugar-sem-seespalhar&id=01017019 0812#.XXlDli5KjIU. Acesso em: 10 de set. de 2019 [Adaptada].

Analise, com base na física clássica, as afirmações a seguir:

l. A energia interna de um corpo depende da sua temperatura.

ll. A energia térmica é propagada de uma extremidade para a outra de uma colher por meio da convecção térmica.

lll. Só pode ser chamado de calor a energia térmica em trânsito.

lV. O fluxo de energia térmica de um sistema para outro depende da diferença de temperatura entre esses sistemas.

V. A agitação das moléculas de um corpo influencia no valor de sua energia interna total.

07- (ACAFE – Associação Catarinense das Fundações Educacionais –Medicina – 2021)

https://fisicaevestibular.com.br/novo/wp-content/uploads/universidades-2020/famema/7c3c8d0f79536b147b9060c165879401_html_fd76c5a1.jpg

Existem vários modelos de motor elétrico didático para se apresentar em feiras de ciência.

Um estudante montou um deles, o qual funciona com um solenoide, que é ligado e desligado, um eixo de ferro, um pedaço de papel alumínio e uma bateria.

O papel alumínio realiza a função de interruptor, ligando e desligando o circuito. Desta forma, quando o circuito é ligado, o solenoide atrai o eixo de ferro.

O esquema visto de cima está sendo mostrado na figura abaixo.

Com base no exposto, marque com V as afirmações verdadeiras e com F as falsas.

( ) O campo magnético gerado no interior do solenoide é diretamente proporcional ao seu número de espiras.

( ) Se invertermos os polos da bateria, a força magnética aplicada sobre o eixo de ferro, quando o circuito estiver ligado, será de repulsão.

( ) O papel alumínio, funcionando como interruptor, faz com que, no interior do solenoide, o fluxo magnético seja variável.

( ) O campo magnético gerado no interior do solenoide é diretamente proporcional ao comprimento do solenoide.

( ) Se trocarmos a bateria por outra de maior ddp, o eixo de ferro será atraído com uma força magnética mais intensa.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

Resolução comentada das questões de Física da ACAFE – Associação Catarinense das Fundações Educacionais – Medicina – 2021)

01-

Trata-se de um movimento circular uniforme (MCU)

Velocidade e aceleração centrípeta no Movimento Circular Uniforme

 No movimento circular uniforme, movimento em que a intensidade (módulo) da velocidade

vetorial é constante, mas sua direção   e sentido variam, pois é tangente à trajetória em cada ponto.

A aceleração centrípeta  é responsável pela variação da direção do vetor velocidade, surgindo, portanto, somente em movimentos circulares.

Observação: Se a trajetória for retilínea, não tem curva e, portanto, .

R- A

02-

Veja o resumo teórico abaixo:

Lançamento vertical para cima

Considere um corpo lançado verticalmente para cima, a partir de um ponto A (origem), com velocidade escalar inicial Vo.

Na Terra:

Na Lua:

R- A

03-

Veja o resumo teórico abaixo:

Impulso e Quantidade de Movimento

Impulso de uma força

Teorema do impulso

R- C

04-

A massa m de vento com certa velocidade V possui energia cinética (Ec.

Quando esse vento atravessa as pás do Aerogeradorgerador, ele transmite essa energia cinética às pás do Aerogerador fazendo-as juntamente com o rotor girarem.

Esse movimento giratório das pás e do rotor é transmitido até o Multiplicador de Velocidade.

Veja na figura que as engrenagens estão ligadas por meio de seus dentes e a maior que possui mais dentes possui também maior raio.

Acoplamento de polias e engrenagens

 Pode-se interligar duas ou mais  polias através de uma correia (figura 1) ou acoplar duas ou mais engrenagens (figura 2)

Todos os pontos da correia (admitidos inextensíveis) têm mesma velocidade escalar (linear) V que todos os pontos da periferia de cada polia, desde que não ocorra deslizamento.

O mesmo ocorre com todos os dentes de cada polia engrenada, que tem a mesma velocidade escalar (linear) V.

Assim, V1 = V2   W1.R1 = W2.R2 = constante    para que W.R = constante eles devem ser inversamente proporcionais e, assim aquele de menor raio R (ligado ao Eixo de Alta Velocidade) deve maior velocidade angular W que aquele de maior raio que é o Multiplicador de Velocidade, ou seja raios diferentes possuem velocidades angulares diferentes.

A função do gerador é transformar a energia cinética em energia elétrica, devido à lei de Faraday.

R- D

05-

Trata-se do Empuxo de Arquimedes cujo resumo teórico está a seguir:

Enunciado do princípio de Arquimedes

Expressão matemática do Empuxo

R- C

06-

Energia interna de um gás perfeito

II. Falsa

Esse fenômeno é a condução térmica cuja explicação está a seguir:

Condução térmica

III. Correta

Calor

IV. Correta

Lei da condução térmica de calor (Lei de Fourier)

V. Correta

afirmação vista em (I) indica que a temperatura de um gás é a medida da energia cinética média de suas moléculas.

 Observe nas figuras abaixo que quanto maior a temperatura maior é o movimento vibratório das

moléculas do gás e consequentemente maior a energia cinética (Ec) de suas moléculas, o que

Como consequência da expressão acima, você deve observar que:

  Aumento de temperatura    (ΔT > 0)    aumento de energia interna    (ΔU > 0).

 Diminuição de temperatura    (ΔT < 0)    diminuição de energia interna    (ΔU < 0).

 Temperatura constante   (ΔT = 0)    energia interna constante    (ΔU = 0).

R- B

07-

(V ) O campo magnético gerado no interior do solenoide é diretamente proporcional ao seu número de espiras.

(F ) Se invertermos os polos da bateria, a força magnética aplicada sobre o eixo de ferro, quando o circuito estiver ligado, será de repulsão

Imã atrai ferro independente da polaridade. Assim, força magnética aplicada sobre o eixo de ferro, quando o circuito estiver ligado, será de atração.

(V) O papel alumínio, funcionando como interruptor, faz com que, no interior do solenoide, o fluxo magnético seja variável.

O alumínio funciona como um interruptor ligando e desligando a corrente elétrica que passa pelas espiras do solenoide o que faz surgir ou não um campo magnético, o que provoca um variação de campo magnético no decorrer do tempo e consequentemente criando um fluxo magnético variável o interior do solenoide.

(F ) O campo magnético gerado no interior do solenoide é diretamente proporcional ao comprimento do solenoide

Veja na expressão abaixo que o comprimento L está no denominador, então é inversamente proporcional.

(V) Se trocarmos a bateria por outra de maior ddp, o eixo de ferro será atraído com uma força magnética mais intensa.

Se a ddp U da bateria aumenta a corrente elétrica i também aumentará.

Veja nas expressões B =  que B é diretamente proporcional a i (se i aumenta B também aumentará).

Se B amenta o fluxo magnético e consequentemente a força magnética sobre o eixo de ferro também aumentarão.

R- B