UNIVESP 2020
UNIVESP – 2020
Compare essa e outras resoluções da UNIVESP e dos vestibulares das demais Universidades pelo fisicaevestibular.com.br com outras e você verá que ela:
Tem melhor visual e mais ilustrações esclarecedoras.
Foi feito para alunos que realmente tenham dificuldades nos conceitos de Física e Matemática procurando sempre explicar os menores detalhes.
Não coloca apenas as fórmulas procurando sempre mostrar suas procedências e utilidades.
Sempre que preciso procura explicar por meio de desenhos e ilustrações.
Não queima etapas explicando sequência por sequência.
A preocupação com que o aluno entenda as resoluções é muito grande. O professor se coloca no lugar do aluno.
Muitas vezes fornece informações além das necessárias para as resoluções, mas úteis nos próximos vestibulares.
E muito, muito mais.
A Universidade Virtual do Estado de São Paulo – Univesp é uma instituição de ensino superior vinculada à Casa Civil do Governo do Estado de São Paulo. Foi criada pela Lei no 14.836, de 20 de julho de 2012, credenciada junto ao Conselho Estadual de Educação de São Paulo pela Portaria CEE – GP no 120/2013, de 22 de março de 2013, e credenciada para a oferta de cursos superiores na modalidade a distância pela Portaria no 945, de 18de setembro de 2015, do MEC
a UNIVESP, o aluno aprende de forma ativa. E isso acontece tanto em momentos on-line como em encontros presenciais, nos chamados polos.
Grande parte do curso é realizado em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Trata-se de uma plataforma on-line na qual os estudantes desenvolvem atividades acadêmicas que incluem assistir a videoaulas, acessar material didático e bibliografia das disciplinas e tirar dúvidas do conteúdo com tutores.
Já os polos são espaços físicos onde os alunos contam com infraestrutura (computadores, impressoras e acesso à internet) e realizam atividades como provas, discussões em grupo, trabalhos orientados por tutores. Ali, também podem solicitar serviços de secretaria acadêmica, assim como tirar suas dúvidas sobre o AVA.
Graduação
01- (Universidade Virtual do Estado de São Paulo – Univesp – 2020)
No dicionário, matéria é tudo aquilo que tem massa e ocupa lugar no espaço, ou qualquer substância que compõe um corpo sólido, líquido ou gasoso.
O estado físico da matéria está relacionado com as forças que atuam em seu interior.
A matéria pode apresentar-se em qualquer estado físico, conforme a pressão e temperatura.
Um esquema das mudanças de fase de uma substância é mostrado na Figura abaixo.
Considere os pontos I, II, III, IV, V e VI mostrados na Figura e assinale a alternativa correta em relação ao processo de mudança de fase da matéria.
a) O ponto indicado por I é chamado de fusão. Neste processo, há a adição de calor ao sistema e se a substância considerada for pura, a fusão do sólido ocorre à temperatura constante (ponto de fusão) b) A sublimação de uma substância pode ser representada pelo ponto VI. Este processo é dado pela passagem da substância da fase gasosa para a fase líquida e calor é retirado do sistema para que a sublimação ocorra
c) O ponto II representa o processo de vaporização, onde a substância passa do seu estado físico líquido para o estado gasoso. Este processo pode ser classificado em ebulição, evaporação e calefação. No processo de calefação, a vaporização ocorre de maneira lenta e natural, enquanto na ebulição e na evaporação a substância rapidamente muda de fase
d) A solidificação de uma substância é dada pela passagem da matéria em seu estado líquido para o estado sólido. Este processo é representado pelo ponto III e para que ele ocorra há a necessidade de adicionar calor ao sistema
e) Quando a matéria passa do estado líquido para o gasoso, processo chamado de vaporização (ponto II), as partículas no interior desta substância ficam mais próximas umas das outras, devido ao calor adicionado
02- (Universidade Virtual do Estado de São Paulo – Univesp – 2020)
A partir de testes cognitivos se obtém que o tempo de reação dos seres humanos em média é de cerca de 0,2 s = 200 ms (milissegundos).
Trata-se do tempo entre a percepção de um movimento e a realização de uma resposta motora. Considere que uma pessoa, cuja resposta motora/mecânica siga a média populacional descrita e esteja submetida às circunstâncias listadas.
I. Medir com um cronômetro o tempo de queda de um objeto, a partir do repouso e bem descrito pelo
modelo de queda livre, de uma altura de 20 cm (considere g = 10 ).
II. Frear um carro que se desloca a 54 km/h (20 m/s) após surgimento repentino de um obstáculo 2 m
à frente evitando a colisão (considere que o movimento do carro modelado por movimento desacelerado em taxa constante).
III. Desviar de uma bola que se desloca horizontalmente a 20 m/s com velocidade constante que partiu de uma distância de 5 m.
Considerando que resposta mecânica em tempos menores ou iguais a 200 ms é considerada “improvável”, e em tempos maiores que 200 ms é considerada “possível”.
Assinale a alternativa que classifica corretamente as situações de I a III.
a) I – possível; II – possível; III – possível
b) I – improvável; II – possível; III – improvável
c) I – possível; II – improvável; III – possível
d) I – improvável; II – improvável; III – possível
e) I – improvável; II – improvável; III – improvável
03- (Universidade Virtual do Estado de São Paulo – Univesp – 2020)
“Cabo de guerra” além de ser expressão popular que identifica tanto a disputa entre entidades antagônicas, também caracteriza um antigo esporte que já participou das olimpíadas entre 1900 e 1920.
Sua origem não é precisa, mas há documentação de ter sido praticada desde o século 8 a.C na China Imperial para treinamento militar.
Considere que duas pessoas A e B irão disputar cabo de guerra.
A tem massa 80 kg e consegue com o movimento de recolhimento dos braços fazer força de 1000 N;
B tem massa 100 kg que consegue fazer força de 800 N.
Ambos os competidores devem manter os corpos posicionados de maneira vertical durante a disputa, e podem, então, serem modelados como pontos materiais.
Perde a disputa aquele que cruzar primeiro uma linha posta a alguns metros adiante de cada competidor.
Considere que ambos competidores dispõem do coeficiente de atrito de 1,0 entre a sola do sapato o chão, e, se necessário, admita que a aceleração da gravidade é de 10 .
Assinale a alternativa correta que apresenta um fato verdadeiro.
a) A ficará em equilíbrio assim como B e a disputa ficará empatada
b) B estará submetido à uma força resultante de 800N e vencerá
c) A estará submetido à uma força resultante de 1000N e vencerá
d) B estará submetido à uma aceleração de 12,5 e A de 10, ganha A
e) A, B e a corda serão todos submetidos à uma força de 200N
04- (Universidade Virtual do Estado de São Paulo – Univesp – 2020)
“A temperatura dos oceanos está aumentando em ritmo mais rápido do que anteriormente estimado, ameaçando uma grande quantidade de espécies marinhas e podendo resultar na elevação do nível do mar, revelou um estudo de cientistas americanos e chineses divulgado nesta quinta-feira [10/01/2019]. As conclusões, divulgadas na revista Science, contrariam pesquisas anteriores que apontavam uma estagnação do aquecimento global nos últimos anos. (…) “
O aquecimento dos oceanos é um indicador importante das mudanças climáticas, e temos provas robustas de que ocorre de modo mais rápido do que pensávamos (…)
Em torno de 93% do excesso de calor – preso na atmosfera pelos gases causadores do efeito estufa provenientes de combustíveis fósseis – se acumula nos oceanos. (…)
O aquecimento global existe e já tem grandes consequências “enfatizaram em comunicado os
a) 1 mil bombas atômicas
b) 1 milhão de bombas atômicas
c) 100 milhões de bombas atômicas
d) 1 bilhão de bombas atômicas
e) 10 bilhões de bombas atômicas
05- (Universidade Virtual do Estado de São Paulo – Univesp – 2020)
A astronomia observacional, além de fornecer dados para análise científica da evolução do universo, também permitiu o desenvolvimento de tecnologia.
Observar o céu permitiu o desenvolvimento de sistemas de navegação em terra, orientados pelas estrelas no céu e a observação de estrelas e planetas que levou ao desenvolvimento de bens tecnológicos modernos como a Câmera Digital (câmera CCD), muito presente no cotidiano na atualidade.
Invenção esta de 1969, de Willard S. Boyle e George E. Smith e laureada com o prêmio Nobel há 10 anos.
Neste ano de 2019, o prêmio Nobel foi dado aos cientistas suíços Michel Mayor e Didier Queloz, que em 1995 obtiveram a primeira descoberta conclusiva de um planeta fora do sistema solar.
O exoplaneta tem massa de cerca da metade da massa de Júpiter e orbita a estrela 51 Pegasi da
constelação de Pégaso – que tem aproximadamente a mesma massa que o Sol.
A observação foi realizada a partir das “variações periódicas na velocidade radial da estrela”.
Os cientistas determinaram que a órbita desse planeta, em torno da 51 Pegasi, tem pouca excentricidade e pode ser considerada circular, com apenas 8 milhões de quilômetros de raio.
Massa de Júpiter = 320 Massa da Terra; Massa do Sol = 330 000 Massa da Terra; Distância (média) Sol – Terra =
Assinale a alternativa que corretamente identifica, a partir dos valores obtidos pelos cientistas, a magnitude da força gravitacional entre 51 Pegasi e o planeta, em relação à força existente entre o Sol e a Terra.
a) 160 vezes maior
b) 3000 vezes maior
c) 5625 vezes maior
d) 16000 vezes maior
e) 56250 vezes maior
06- (Universidade Virtual do Estado de São Paulo – Univesp – 2020)
Base de lançamento de foguetes de Alcântara no Brasil
É mais próxima do equador que existe no mundo, o que a torna estratégica para o lançamento de satélites geoestacionários.
Lançado da estação de Alcântara, um satélite precisa de menor consumo de combustível para correção em sua órbita, estando já muito próximo do plano da órbita que desenvolverá.
Os satélites posicionados na órbita geoestacionária mantêm movimento estacionário (fixo) com respeito à superfície da Terra, acompanhando-a em seu giro, e são fundamentais para o sistema de
telecomunicações, para calibração e orientação do Sistema de Posicionamento Global (GPS) e para o mapeamento atmosférico, climático e ambiental.
A igualdade entre a força centrípeta e a força gravitacional entre o satélite e a Terra leva ao raio da órbita geoestacionária de cerca de .
Considere que o raio terrestre no equador é de cerca de , e lembre-se que o período de rotação da terra em relação a seu eixo é de 24h.
Considerando um referencial fixo no centro da Terra, assinale a alternativa que indica corretamente
os valores respectivos da velocidade do satélite, ainda na base, antes de ser lançado e o módulo da diferença entre essa velocidade e de quando ele for posto em órbita geoestacionária.
Considere = 3.
a) 1.500 km/h e 2.800 km/h
b) 6.000 km/h e 4.250 km/h
c) 1.500 km/h e 8.500 km/h
d) 1.500 km/h e 34.000 km/h
e) 6.000 km/h e 60.000 km/h
07- (Universidade Virtual do Estado de São Paulo – Univesp – 2020)
O Brasil está desenvolvendo um dos laboratórios mais avançados de ótica no mundo, o laboratório Sirius – em Campinas/SP, com tecnologia nacional que é produto dos esforços dos cientistas e engenheiros brasileiros envolvidos no projeto.
“As seis primeiras estações experimentais de pesquisa do Sirius – nanoscopia de raios X, espalhamento coerente de raios X, micro e nano cristalografia macromolecular, por exemplo –, acessíveis a partir do próximo ano [2019], foram selecionadas para atender tanto à demanda da nova ciência e da tecnologia avançada” e às tecnologias mais utilizadas pelo usuário, como para permitir o avanço de investigações em áreas estratégicas como óleo e gás, saúde, entre outras, ressalta Antônio José Roque da Silva [diretor-geral do CNPEM e responsável pelo projeto Sirius desde 2009]
A luz, ou radiação, síncrotron é um tipo de radiação eletromagnética de alto fluxo e alto brilho que se estende por uma faixa ampla do espectro eletromagnético desde a luz infravermelha, passando pela radiação ultravioleta e chegando aos raios X.
A luz síncrotron é capaz de penetrar a matéria e revelar características da estrutura molecular e atômica.
Considere que se deseja estudar as propriedades dos materiais por meio da radiação síncrotron cujos comprimentos de onda envolvidos estão na escala molecular (nanômetro), 1nm = . Assinale a alternativa que apresenta corretamente, a frequência em Hz da radiação que tem comprimento de onda nesta escala e o tipo de radiação a que corresponde.
Adote para a velocidade da luz o valor de .
08- (Universidade Virtual do Estado de São Paulo – Univesp – 2020)
Em linhas gerais todo dispositivo constitui uma cadeia de transformação de energia.
O desempenho de dispositivos em geral é dado por parâmetros de operação como potência e eficiência.
A eficiência é dada pela proporção entre potência útil (que contabiliza a energia presente após a realização da cadeia de transformação do dispositivo) e potência retirada da fonte de energia que alimenta o dispositivo (no caso de dispositivos elétricos, a energia retirada da rede elétrica comercial – que consta das “contas de luz”).
Em um carregador de celular temos a conversão da energia elétrica disponibilizada na rede elétrica para uma tensão constante mais baixa (também energia elétrica).
Esta tensão na saída atua para recarregar a bateria do celular (revertendo as reações químicas que armazenam energia para uso pelo celular), o valor de corrente é determinado pelo celular a que se destina o seu emprego.
Em um determinado carregador se vê as inscrições abaixo.
*Considere que o valor AC é um valor efetivo escolhido de modo a não influenciar o cálculo da potência em relação ao que se faz com valores fixos de tensão e corrente.
Quanto às afirmações verdadeiras sobre este dispositivo, assinale a alternativa correta.
a) A eficiência do carregador é de cerca de 17%
b) A energia gasta pelo carregador ao operar por 1h é de 0,5 kWh
c) A eficiência do carregador é de 80%
d) A resistência do circuito de entrada é de 60 ohm
e) A resistência elétrica do circuito de saída é de 0,4 ohm
Resolução comentada das questões de Física da UNIVESP – 2020
01-
Se você não domina a teoria, ela está a seguir:
Mudanças de estado físico da matéria
Características moleculares dos sólidos
Características moleculares dos líquidos
Características moleculares dos gases
Os gases não possuem forma própria e seu volume é variável, já que suas moléculas se deslocam em todas as direções e sentidos.
Observe pelo que foi fornecido acima que, se você quiser fazer com que um corpo mude de estado físico passando de sólido para líquido e depois para gasoso (tem que ser nessa ordem), ele deve receber calor, para aumentar o movimento vibratório de suas moléculas aumentando assim sua temperatura.
Do mesmo modo, a passagem gasoso, líquido e sólido (nessa ordem), só pode ocorrer se o corpo perder calor (diminuir sua temperatura).
Mudanças de estado físico
R- A
02-
I. Improvável
II. Improvável
III. Possível
R- D
03-
Cálculo da força de atrito sobre cada pessoa:
Pessoa A FatA = .NA = .PA = .mA.g = 1,0.80.10 FatA = 800 N.
Pessoa B FatB = .NB = .PB = .mB.g = 1,0.100.10 FatB = 1000 N.
A força exercida entre os dois através da corda (ação e reação, tem a mesma intensidade) e trata-se da força de tração T na corda.
Quem manda é a força de atrito que é a responsável pelo movimento e que em B é de FatB = 1000 N para a direita (se movendo para trás) e em A é de FatA = 800 N para a esquerda (se movendo para trás).
Isso ocorre porque quando os pés empurram o chão pra frente o chão reage empurrando o corpo para trás.
Então, quem importa são as forças de atrito vencendo a de B que faz o sistema se mover para a direita. Se o atrito dele for menor (caso de A), ele vai se deslocar pra frente e vai perder o cabo de guerra.
A intensidade da força de tração T na corda vale T = 1000 – 800 = 200 N
Assim, a força resultante sobre B vale FR = 1000 – 200 = 800 N para a direita e vencerá.
R- B
04-
R- D
05-
Expressão matemática da lei da Gravitação Universal
F1 força gravitacional entre 51 Pegasi e o exoplaneta.
F2 força gravitacional entre Sol e Terra.
R- E
06-
Na superfície da Terra R = 4.104 km, T = 24 h e = 3.
R- C
07-
Pela tabela fornecida a radiação cujo comprimento de onda é da ordem de 1 n m é o raio (1 nm está entre 0,01 nm e 10 nm).
R- B
08-
Pelo enunciado a potência útil (que contabiliza a energia presente após a realização da cadeia de transformação do dispositivo) equivale à potência de saída (menor potência) onde Usaída = 5 V e isaída = 2 A Pu = is.Us = 2.5 Pu = 10 W.
Pelo enunciado a potência recebida da fonte que fornece energia elétrica (que contabiliza a energia presente após a realização da cadeia de transformação do dispositivo) equivale à potência de entrada (maior potência) onde Uentrada = 120 V e ientrada = 0,5 A Pe = ie.Ue = 0,5.120 Pe = 60 W.
A eficiência (rendimento) é fornecida por = = = = 0,166 = 16,6 %
R- A