UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina – 2020

Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC – 2020

Compare essa e outras resoluções da UFSC pelo fisicaevestibular.com.br com outras e você verá que ela:

Tem melhor visual e mais ilustrações esclarecedoras.

Foi feito para alunos que realmente tenham dificuldades nos conceitos de Física e Matemática procurando sempre explicar os menores detalhes.

Não coloca apenas as fórmulas procurando sempre mostrar suas procedências e utilidades.

Sempre que preciso procura explicar por meio de desenhos e ilustrações.

Não queima etapas explicando sequência por sequência.

A preocupação com que o aluno entenda as resoluções é muito grande. O professor se coloca no lugar do aluno.

Muitas vezes fornece informações além das necessárias para as resoluções, mas úteis nos próximos Vestibulares.

 E muito, muito mais.

UFSC

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é uma instituição de ensino superior pública federal brasileira, sendo a maior universidade do estado de Santa Catarina e uma das principais da Região Sul do Brasil.

A sede e a cidade universitária ficam em Florianópolis, no Campus Reitor João David Ferreira Lima, também chamado de Campus Trindade, que concentra a grande maioria dos cursos. 

É considerada uma das principais instituições de ensino superior do Brasil – é a 7ª melhor universidade pública do país, na avaliação do INEP.

A UFSC oferece 120 cursos de graduação e 149 programas de pós-graduação, além de atuar também no ensino básico

Além do ensino, a universidade conta com laboratórios, equipamentos culturais e sociais e diversos projetos de extensão, que incluem, por exemplo, o Hospital Universitário.

01- (Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC – 2020)

Tecnologia Assistiva é uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social.

BRASIL. Subsecretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Comitê de Ajudas Técnicas. Tecnologia assistiva. Brasília: CORDE, 2009. p. 30.

Sobre produtos assistivos, é correto afirmar que:

01. os óculos comuns funcionam com base no fenômeno da interferência dos raios luminosos.

02. a almofada para alívio de pressão impede a distribuição uniforme do peso do usuário, reduzindo a pressão concentrada nas proeminências ósseas
04. o andador aumenta a base de apoio do usuário e lhe dá mais estabilidade
08. a rampa portátil permite que a força aplicada para mover um objeto sobre ela seja menor do que a força para movê-lo verticalmente.

16. a física é importante para a criação e o desenvolvimento de produtos na área de tecnologia assistiva.

02- (Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC – 2020)

Acelerômetros são sensores inerciais utilizados para monitoramento de movimentos.

Atualmente, têm sido integrados em diversas tecnologias assistivas, particularmente em sistemas de detecção de quedas, que permitem o monitoramento de idosos em sua residência e a assistência médica de forma emergencial.

O princípio básico de funcionamento de um acelerômetro é um sistema de massa e mola. As molas são governadas pela Lei de Hooke, o que permite medir a aceleração conhecendo-se o deslocamento de uma massa.

Na figura abaixo, é apresentado um acelerômetro constituído por uma massa m e uma mola de constante elástica K que é mantido perpendicular ao chão e realiza algumas medidas de acelerações verticais.

Na posição A, medida em relação à parte inferior da esfera, a mola se encontra no seu estado relaxado.

Na posição B, medida em relação à parte inferior da esfera, o sistema está em equilíbrio dinâmico.

Sobre o assunto abordado e com base no exposto acima, é correto afirmar que:

01. quando a massa m está na posição B, medida em relação à parte inferior da esfera, a aceleração do acelerômetro tem módulo igual à aceleração gravitacional ɡ.
02. quando a massa m está na posição B, medida e m relação à parte inferior da esfera, o deslocamento ΔX é dado por ∆ = mg/k.
04. quando a massa m está na posição A, medida em relação à parte inferior da esfera, a aceleração do acelerômetro tem sentido vertical para baixo e módulo igual à aceleração gravitacional ɡ.
08. quando a massa m está na posição C, medida em relação à parte inferior da esfera, a aceleração do acelerômetro tem sentido vertical para cima e módulo igual à aceleração gravitacional ɡ.
16. para medir a aceleração centrípeta de um carrossel, o acelerômetro deveria ser posicionado na mesma direção do seu eixo de rotação.
32. molas são os únicos objetos que podem ser modelizados de acordo com a Lei de Hooke.

03- (Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC – 2020)

O avanço tecnológico tem facilitado a acessibilidade de pessoas com deficiências físicas em diversas situações.

As plataformas elevatórias e elevadores para piscinas são exemplos disso.

Em um ambiente de piscina, esses equipamentos oferecem maior independência para pessoas com mobilidade reduzida.

Considere um elevador de piscina e seu movimento de levar uma jovem com massa de 80 kg da beira da piscina até certa profundidade da água.

As figuras a seguir mostram a sequência dos movimentos.
Despreze o peso da cadeira.
Figura 1 movimento uniforme de elevação (movimento vertical) da jovem.
Figura 2 movimento uniforme lateral (movimento horizontal) da jovem.
Figura 3 movimento uniforme de descida (movimento vertical) da jovem até a profundidade desejada.
Figura 4 jovem em repouso dentro da água da piscina e na profundidade desejada.

Sobre o assunto abordado e com base no exposto acima, é correto afirmar que:
01. para elevar a jovem 40 cm no tempo de 3 s, o motor do elevador deve desenvolver a potência deaproximadamente 0,14 CV.
02. na sequência dos movimentos das Figuras 1, 2 e 3, o momento (torque) da força peso em relação ao ponto A não se altera.
04. a força aplicada pelo motor do elevador sobre a haste que suporta a jovem não é constante em todo o movimento da Figura 3.
08. a força aplicada pelo motor do elevador sobre a haste que suporta a jovem, na Figura 4, é menor do que na Figura 2, porque o peso da jovem diminui dentro da água.
16. a força aplicada pelo motor do elevador sobre a haste que suporta a jovem, na Figura 4, é menor do que 800 N.
32. à medida que a jovem entra na água, a pressão hidrostática na ponta dos seus dedos dos pés diminui.

04- (Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC – 2020)

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Com o avanço das tecnologias modernas, muitos tipos diferentes de dispositivos estão disponíveis para apoiar a mobilidade dos deficientes visuais, permitindo que eles caminhem com maior rapidez e segurança, já que essas tecnologias oferecem informações sobre a forma do caminho e a posição dos obstáculos.

A figura abaixo mostra uma pessoa com deficiência visual caminhando com uma bengala eletrônica.

Dois sensores ultrassônicos são montados na bengala e cooperam com sensores de infravermelho (IV) para criar um sistema complementar capaz de fornecer uma medida confiável da distância do obstáculo.
Ambos os sensores emitem ondas que são refletidas nos obstáculos e calculam a distância destes a partir da diferença entre o tempo de emissão e o de recebimento da onda refletida.

Sensores vibratórios junto com uma campainha são usados para emitir um sinal sonoro e vibrar se a bengala estiver prestes a atingir qualquer obstáculo.
Sobre o assunto abordado e com base na figura e no exposto acima, é correto afirmar que:
01. os sensores ultrassônicos da bengala emitem ondas com comprimento de onda superior a 2,0 cm.
02. o ultrassom e o infravermelho não são ondas eletromagnéticas dentro do espectro visível.
04. os obstáculos de vidro são considerados opacos para a radiação infravermelha.
08. o ultrassom emitido pela bengala pode causar incômodo quando percebido pelo ouvido humano.
16. o infravermelho se propaga no ar com velocidade inferior à do ultrassom.
32. o ultrassom é eficaz para detectar qualquer obstáculo, já que não é absorvido por nenhum objeto.
64. o infravermelho não é uma radiação ionizante.

05- (Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC – 2020)

PARA PESSOAS QUE CONSEGUEM MOVER A CABEÇA MAS TÊM DIFICULDADE EM FALAR E MOVER OS MEMBROS

Para pessoas que conseguem mover a cabeça mas têm dificuldade em falar e mover os membros, uma ponteira laser adaptada aos óculos e um quadro de comunicação (figura ao lado) podem ser uma solução útil.
laser permite que uma pessoa com movimento limitado aponte diretamente para letras, palavras e frases em um painel de comunicação. As ponteiras laser são simples e fáceis de usar, além de fornecerem uma maneira extremamente rápida e eficiente de comunicação.
Sobre o assunto abordado e com base no exposto acima, é correto afirmar que:
01. de acordo com o modelo atômico de Bohr, ocorre um processo de emissão espontânea de um fóton pelo átomo, causando a transferência do elétron excitado para um nível de energia mais alta.
02. a luz do laser não pode sofrer difração, por isso pode ser muito intensa.
04. a luz produzida por um laser apresenta apenas uma frequência.
08. a luz produzida pelo laser é extremamente direcional.
16. de acordo com o modelo atômico de Bohr, um fóton absorvido por um elétron causa a transferência deste de um nível de energia mais baixa para um nível de energia mais alta.
32. na produção do laser, um fóton externo estimula um elétron excitado a passar para um estado de mais baixa energia com a emissão de um fóton de mesma energia do fóton incidente; após o efeito, ambos os fótons se propagam juntos no espaço.

Resolução comentada das questões de Física da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC – 2020

01-

O1. Falsa os óculos comuns são lentes convergentes ou divergentes cujo fenômeno principal é a refração (mudança da velocidade de propagação da luz quando ela atravessa meios ópticos diferentes), mudando de direção, convergindo ou divergindo.

O2. Falsa a almofada ergonômica foi pensada para proporcionar a distribuição de peso do usuário (e não impedi-la). Dessa forma diminui a pressão de pico em proeminências ósseas. 

O4. Correta o andador, diferente das bengalas, por exemplo, tem mais de um ponto de apoio no chão, o que aumenta a base de suporte e dá mais estabilidade ao usuário.

O8. Correta a rampa portátil é um plano inclinado que decompõe a força peso numa parcela na direção do movimento inclinado que permite que a força aplicada para mover um objeto sobre ela seja menor do que a força para movê-lo verticalmente.

16. Correta veja as explicações acima.

R- (04 + 08 + 16) = 28

02-

Força elástica – Lei de Hooke

R- (02 + 04 + 08) = 14

03-

02- Falsa o momento ou torque da força peso P é fornecido por M = F.d onde F = P e d a distância de P até o ponto A. Veja que P é constante mas d varia então o momento varia.

04. Correta essa força aplicada pelo motor (Fm) na figura 3 que produz um movimento uniforme é a força peso (Fm = P), pois a força resultante é nula (MU).

08. Falsa essa força aplicada pelo motor do elevador sobre a haste que suporta a jovem, na figura 4, é menor do que na Figura 2, mas não é porque o peso diminui, mas porque quando ela penetra na água surge a força do empuxo (vertical e para cima).

16. Correta na figura 4 você tem sobre ela o peso vertical e para baixo constante valendo P = 800 N, mas tem também o empuxo vertical e para cima de maneira que a força sobre a haste seja (800 N – E), menor que 800 N.

R- (01 + 04 + 16) = 21

04-

01. Falsa uma onda sonora com comprimento de onda de até 10 mm(1 cm) é classificada como ultrassom.

02. Correta o ultrassom é uma onda sonora e o infravermelho está associado ao calor se propagando de modo semelhante ao ultra som dentro do espectro visível.

04. Correta   O comprimento de onda do infra vermelho a temperatura de 300 K é cerca de 10.000 nm e a 600 K é 5.000 nm. Para esses comprimentos de onda, bem maiores do que o extremo superior do espectro visível, o vido é opaco.

08. Falsa o ultra som não é percebido pelo ouvido humano.

16. falsa a velocidade do infravermelho no ar é aproximadamente igual à da luz, maior que a do ultrassom.

32. Falsa O ultrassom, em geral, se propaga através de líquidos, tecidos e sólidos.

64. Correta a radiação não ionizante refere-se à radiação eletromagnética que possui comprimento de onda maior que 100 nm (ou ainda, com frequências menores que 3×1015Hz), abrangendo o todo o espectro eletromagnético com frequências iguais ou inferiores às do ultravioleta, infra vermelho, micro-ondas, etc. 

R- (02 + 04 + 64) = 70

05-

01- Falsa Quando submetido à energia eletromagnética, o elétron absorve energia e passa a ocupar um nível mais energético do átomo, ou seja, um estado excitado, possuindo uma forte tendência a retornar ao seu nível “natural”. Se o átomo está no estado excitado e novamente recebe uma radiação, esta pode estimular o átomo a passar para o estado fundamental, emitindo outro fóton de energia igual à que foi submetido.

02- Falsa A utilização adequada do laser, também permite a reprodução e a observação de fenômenos como difração e interferência, nos quais a natureza ondulatória da luz se manifesta claramente.

04. Correta Monocromática: ou seja, a luz do laser apresenta somente um comprimento de onda e, consequentemente, uma única cor, ou seja, apenas uma frequência.

08. Correta Direcional: o feixe de luz produzido por um laser é formado por ondas produzidas na mesma direção (extremamente direcional) e é bastante estreito, ou seja, propaga-se na mesma direção e sofre o mínimo de dispersão.

16. Correta

32. Correta Cada órbita do elétron possui um nível energético. Quando submetido à energia eletromagnética, o elétron absorve energia e passa a ocupar um nível mais energético do átomo, ou seja, um estado excitado, possuindo uma forte tendência a retornar ao seu nível “natural”. Se o átomo está no estado excitado e novamente recebe uma radiação, esta pode estimular o átomo a passar para o estado fundamental, emitindo outro fóton de energia igual à que foi submetido.

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O fóton emitido possui a mesma energia da radiação que estimulou a emissão e, ao atingir outro átomo em mesmo estado, também estimula a emissão de outros fótons com características iguais, produzindo um efeito em cascata. Quando o número de fótons emitidos for maior do que os absolvidos, o laser produz luz.

R- (04 + 08 + 16 + 32) = 60

 

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