UNESP 2020 – 2a fase
UNESP – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – segunda fase – 2020
Compare essa e outras resoluções da UNESP – SP – 2020 pelo fisicaevestibular.com.br com outras e você verá que ela:
Tem melhor visual e mais ilustrações esclarecedoras.
Foi feito para alunos que realmente tenham dificuldades nos conceitos de Física e Matemática procurando sempre explicar os menores detalhes.
Não coloca apenas as fórmulas procurando sempre mostrar suas procedências e utilidades.
Sempre que preciso procura explicar por meio de desenhos e ilustrações.
Não queima etapas explicando sequência por sequência.
A preocupação com que o aluno entenda as resoluções é muito grande. O professor se coloca no lugar do aluno.
Muitas vezes fornece informações além das necessárias para as resoluções, mas úteis nos próximos Vestibulares.
E muito, muito mais.
Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) é uma universidade pública brasileira, com atuação no ensino, na pesquisa e na extensão de serviços à comunidade.
A instituição é uma das três universidades mantidas pelo governo do estado de São Paulo, ao lado da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
A UNESP distingue-se das outras universidades estaduais por sua estrutura multicampi que abrange 24 municípios do estado – 21 campi no interior, um campus na cidade de São Paulo, um campus em São Vicente e um campus em Registro(estes 2 últimos campi tendo sido os primeiros de uma universidade pública no litoral paulista).
A Unesp foi a segunda colocada entre as universidades públicas no “VIII Prêmio Melhores Universidades”, presenteado anualmente pela publicação Guia do Estudante, da Editora Abril.
A Classificação Acadêmica das Universidades Mundiais (ARWU – sigla em inglês classificou a universidade entre as posições 301ª-400ª no mundo e entre as cinco melhores instituições de ensino superior do Brasil
01- (UNESP – SP – 2020 – segunda fase)
Para montar a fachada de seu restaurante, o proprietário considera duas maneiras diferentes de prender uma placa na entrada, conforme as figuras 1 e 2.
Nas duas maneiras, uma mesma placa de 4 m de comprimento e massa de 30 kg será presa a uma haste rígida de massa desprezível e de 6 m de comprimento, que será mantida em equilíbrio, na posição horizontal.
Na situação da figura 1, a haste é presa a uma parede vertical por uma articulação A, de dimensões desprezíveis, e por um fio ideal vertical, fixo em uma marquise horizontal, no ponto B.
Na situação da figura 2, a haste é presa à parede vertical pela mesma articulação A e por um fio ideal, preso no ponto C dessa parede.
Considerando g = 10 ,
a) represente as forças que atuam na haste e calcule a intensidade, em N, da força de tração no fio que prende a haste à marquise, na situação da figura 1.
b) calcule a intensidade, em N, da força aplicada pela articulação sobre a haste, na situação da figura 2.
02- (UNESP – SP – 2020 – segunda fase)
Uma placa retangular de espessura desprezível e de vértices PQRS é posicionada, em repouso, sobre o eixo principal de um espelho esférico gaussiano de vértice V, foco principal F e centro de curvatura C, de modo que a posição do vértice R da placa coincida com a posição do ponto C, conforme figura.
O raio de curvatura desse espelho mede 160 cm e o comprimento da placa é 40 cm.
a) Na figura apresentada no campo de Resolução e Resposta, construa, traçando raios de luz, a imagem P’S’ do lado PS dessa placa.
Identifique, nessa figura, os pontos P’ e S’ e classifique essa imagem como real ou virtual, justificando sua resposta.
b) Calcule, em cm, a distância entre a imagem P’S’, do lado PS, e a imagem Q’R’, do lado QR.
03- (UNESP – SP – 2020 – segunda fase)
O Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) tem o objetivo de orientar o consumidor quanto ao consumo e à eficiência energética dos principais eletrodomésticos nacionais.
A figura 1 ilustra a etiqueta de um chuveiro elétrico, apresentando a tensão nominal de funcionamento e as potências nominal e econômica (potência máxima e mínima do chuveiro).
Em um banheiro, foram instalados esse chuveiro (C) e duas lâmpadas idênticas (L), de valores nominais (110 V – 60 W) cada, conforme a figura 2.
a) Calcule a intensidade da corrente elétrica, em ampères, que atravessa o chuveiro e determine a resistência elétrica, em Ω, desse chuveiro quando ele opera com sua potência econômica.
b) Considere que as duas lâmpadas desse banheiro fiquem acesas simultaneamente por 30 minutos e que, nesse intervalo de tempo, o chuveiro permaneça ligado por 20 minutos, operando com sua potência nominal.
Admitindo que 1 kWh de energia elétrica custe R$ 0,50, calcule o gasto, em reais, gerado nos 30 minutos desse banho, devido ao funcionamento do chuveiro e das lâmpadas.
Resolução comentada das questões de Física da UNESP – SP – 2020 – segunda fase
01-
a)
Forças que agem sobre a haste:
Colocando o polo O (eixo de rotação) no ponto A, estabelecendo o sentido horário de rotação em torno de O como positivo e calculando o momento e cada força em relação a O:
b)
Forças que agem sobre a haste:
Primeira figura
Segunda figura
Terceira figura
02-
A imagem terá:
Natureza real (obtida na interseção dos próprios raios luminosos)
Localização antes de C
Tamanho maior que o do objeto (veja figura)
Orientação invertida em elação ao objeto
b) Quando o objeto (QR) está sobre o centro de curvatura C a imagem (Q’R’) estará sob C (Q’R’ = 160 cm de V) e terá as características fornecidas abaixo.
Objeto sobre o centro de curvatura C
Localização a imagem (P’S’) do objeto (PS) sedo dados P = 120 cm e f = 80 cm utilizando a equação
dos pontos conjugados de Gauss.
Equação dos pontos conjugados ou equação de Gauss para espelhos esféricos
A distância pedida entre a imagem P’S’, do lado PS, e a imagem Q’R’, do lado QR vale d = 240 – 160 d = 80 cm.
03-
a)
Fórmulas – Lei de Ohm
Observe na figura 1 que quando o chuveiro opera na potência econômica está sob potência de P = 2 200 W e na figura 2 que ele está sob ddp de U = (110 – (-110)) = 220 V (fios azul e vermelho).