UEA – AM – 2020

Universidade do Estado do Amazonas – UEA – AM – 2020

Compare essa e outras resoluções da UEA – AM e dos vestibulares das demais Universidades pelo fisicaevestibular.com.br com outras e você verá que ela:

Tem melhor visual e mais ilustrações esclarecedoras.

Foi feito para alunos que realmente tenham dificuldades nos conceitos de Física e Matemática procurando sempre explicar os menores detalhes.

Não coloca apenas as fórmulas procurando sempre mostrar suas procedências e utilidades.

Sempre que preciso procura explicar por meio de desenhos e ilustrações.

Não queima etapas explicando sequência por sequência.

A preocupação com que o aluno entenda as resoluções é muito grande. O professor se coloca no lugar do aluno.

Muitas vezes fornece informações além das necessárias para as resoluções, mas úteis nos próximos vestibulares.

 E muito, muito mais.

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) é uma universidade pública mantida pelo governo do Estado brasileiro do Amazonas. Oferece mais de 30 cursos distribuídos em dezessete campus na Região Metropolitana de Manaus e no interior do Amazonas.

Em nível de pós-graduação, a Universidade do Estado do Amazonas conta com 23 especializações (lato sensu), além de 7 Mestrados e dois Doutorados (stricto sensu). Possui cinco escolas superiores, a saber: Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA), Escola Superior de Tecnologia (EST), Escola Normal Superior (ENS), Escola Superior de Artes e Turismo (ESAT) e Escola Superior de Ciências Sociais (ESO).

Possui mais de 20 mil estudantes regularmente matriculados na graduação e, também, na pós-graduação.

Escolas Superiores em Manaus

Escola Normal Superior (ENS),

Escola Superior de Tecnologia (EST),

Escola Superior de Artes e Turismo (ESAT),

Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA) e

Escola Superior de Ciências Sociais (ESO).[3]

Campus no interior

  • Centro de Estudos Superiores de Itacoatiara

  • Centro de Estudos Superiores de Lábre

  • Centro de Estudos Superiores de Parintins

  • Centro de Estudos Superiores de São Gabriel da Cachoeira

  • Centro de Estudos Superiores de Tabatinga

  • Centro de Estudos Superiores de Tefé

  • Núcleo de Ensino Superior de Boca do Acre

  • Núcleo de Ensino Superior de Carauari

  • Núcleo de Ensino Superior de Coari

  • Núcleo de Ensino Superior de Eirunepé

  • Núcleo de Ensino Superior de Humaitá

  • Núcleo de Ensino Superior de Manacapuru

  • Núcleo de Ensino Superior de Manicoré

  • Núcleo de Ensino Superior de Maués

  • Núcleo de Ensino Superior de Novo Aripuanã

  • Núcleo de Ensino Superior de Presidente Figueiredo

01– (UEA – AM – 2020)

Ana e Beatriz caminham em uma pista retilínea, na mesma direção e sentido, e com as respectivas velocidades constantes.

Sabe-se que a posição de Ana, PA, é dada por PA(t) = 200 + 25t, que a posição de Beatriz, PB, é dada por PB(t) = 500 + 20t e que o tempo t é dado em minutos.

Nessas condições, o tempo que Ana precisa para alcançar Beatriz é

(A) 60 minutos.

(B) 45 minutos.

(C) 25 minutos.

(D) 20 minutos.

(E) 40 minutos.

02– (UEA – AM – 2020)

Marte possui dois pequenos satélites naturais, chamados Deimos e Fobos, que se acredita serem dois asteroides capturados pelo planeta.

Considere TD e TF os períodos de rotação e rD e rF os raios médios das órbitas de Deimos e Fobos, respectivamente.

Sabendo que TD = 4·TF, a razão vale, aproximadamente,

(A) 4,0.

(B) 2,5.

(C) 8,0

(D) 16,0.

(E) 0,5.

03– (UEA – AM – 2020)

Uma esfera de massa m = 200 g está presa à extremidade de uma mola helicoidal ideal. Essa mola possui constante elástica k = 400 N/m, comprimento natural e tem sua outra extremidade fixa em um pino vertical (P) fixo em uma superfície horizontal.

Essa esfera é colocada para girar até que a mola passe a medir L = 40 cm, quando a velocidade escalar da esfera se estabiliza, mantendo-se constante e igual a v = 12 m/s.

Desprezando todos os atritos, o comprimento natural da mola () é

(A) 34 cm.

(B) 18 cm.

(C) 14 cm.

(D) 22 cm.

(E) 12 cm

04– (UEA – AM – 2020)

Dois paralelepípedos, A e B, de densidades , estão totalmente imersos, em equilíbrio, em água.

O paralelepípedo A está preso pelo fio 1 a uma haste fixa, fora da água.

O paralelepípedo B está preso pelo fio 2, fixado no fundo do recipiente.

O volume do paralelepípedo B é o dobro do volume do paralelepípedo A e as densidades (d) dos paralelepípedos A, B e da água satisfazem a relação .

Sendo os módulos dos empuxos exercidos pela água, respectivamente, nos paralelepípedos A e B, temos que

05– (UEA – AM – 2020)

Depois de preparar um assado, um cozinheiro precisa retirar a forma de alumínio de dentro do forno. Para isso, ele protege suas mãos com luvas feitas de material isolante, pois apesar de conseguir

colocar as mãos dentro desse forno e suportar a alta temperatura do ar sem protegê-las, ele não pode tocar na forma quente sem a devida proteção térmica.

Isso ocorre porque

(A) apesar de o ar de dentro do forno e a forma estarem em equilíbrio térmico, o coeficiente de condutividade térmica do ar é menor do que o do alumínio.

(B) dentro do forno o calor flui mais rapidamente das mãos desprotegidas para o alumínio do que para o ar, causando possíveis queimaduras nas mãos.

(C) a forma de alumínio está mais quente do que o ar dentro do forno, uma vez que ela é metálica.

(D) apesar de a forma e o ar estarem a uma mesma temperatura, o calor se propaga mais rapidamente pelo ar do que pelo alumínio.

(E) gases são melhores condutores térmicos do que metais no estado sólido.

06– (UEA – AM – 2020)

Em um laboratório didático há um gerador de ondas estacionárias em que uma corda tem suas extremidades fixas, cada uma, em um motor.

Ao girar, os motores produzem oscilações na corda e, devido aos fenômenos da reflexão e da interferência, se estabelece o padrão estacionário de propagação representado na figura.

Considerando que a distância entre os pontos A e B, onde as extremidades da corda estão presas nos motores, seja L, que a frequência de propagação dessas ondas nessa corda seja f e que sua velocidade de propagação seja v, pode-se afirmar que

07– (UEA – AM – 2020)

A figura representa um feixe de laser propagando-se pelo ar e passando a propagar-se pela água.

A respeito desse fenômeno, pode-se afirmar que se trata da

(A) refração luminosa, em que o comprimento de onda do laser na água e no ar são iguais.

(B) refração luminosa, em que a frequência do laser na água e no ar são iguais.

(C) difração luminosa, em que a velocidade de propagação do laser na água e no ar são iguais.

(D) difração luminosa, em que a frequência do laser na água e no ar são iguais.

(E) refração luminosa, em que a velocidade de propagação do laser na água e no ar são iguais.

08– (UEA – AM – 2020)

A figura mostra algumas gotas de água que atuam como lentes esféricas sobre uma folha.

Considere que se pretenda produzir uma imagem de um objeto real, com as mesmas características das produzidas por essas gotas, utilizando uma lente esférica de vidro de distância focal f e colocando o objeto a uma distância d do centro óptico da lente.

Para isso, será necessário utilizar uma lente

(A) convergente, tal que |d| > |2f|.

(B) convergente, tal que |f| < |d|< |2f|.

(C) divergente, tal que |d| < |f|.

(D) divergente, tal que |f| < |d| < |2f|.

(E) convergente, tal que |d| < |f|.

09– (UEA – AM – 2020)

A figura representa um campo elétrico uniforme, de intensidade 150 V/m, estabelecido na região entre duas placas planas e paralelas, em que as linhas vermelhas representam as linhas de força desse campo.

(A) 180 V.

(B) –120 V.

(C) 120 V.

(D) –150 V.

(E) 150 V.

10– (UEA – AM – 2020)

A enguia elétrica é um peixe típico da região Norte do Brasil.

Ela possui uma série de células chamadas mioeletroplacas que, no seu conjunto, podem gerar uma diferença de potencial capaz de produzir um fluxo de elétrons em um segundo.

A tabela a seguir traz alguns efeitos fisiológicos no organismo humano causados pela corrente elétrica.

Considerando que a carga elétrica elementar seja , de acordo com a tabela apresentada, a corrente elétrica gerada pela descarga de uma enguia elétrica produz, no organismo humano,

(A) pequenos formigamentos.

(B) fibrilação ventricular.

(C) contrações musculares.

(D) parada cardiorrespiratória.

(E) queimaduras graves.

11– (UEA – AM – 2020)

A figura 1 mostra um ímã cilíndrico, seus dois polos magnéticos, Norte e Sul, e seu eixo de simetria, AB.

Esse ímã é cortado em dois pedaços por um plano α, perpendicular ao eixo AB, conforme a figura 2.

Sobre esse ímã, pode-se afirmar que:

(A) se uma partícula eletrizada for colocada em repouso próxima ao ímã, será atraída por ele, independentemente do sinal da carga da partícula.

(B) com o corte pelo plano α, é possível separar os polos magnéticos Norte e Sul.

(C) uma partícula eletrizada negativamente, colocada em repouso sobre o eixo AB, será atraída por ele se estiver próxima ao polo Norte e repelida se estiver próxima ao polo Sul.

(D) após o corte pelo plano α, os polos magnéticos do ímã só continuarão a existir se ele for dividido exatamente em duas metades.

(E) em qualquer ponto do eixo AB, o vetor campo magnético gerado por ele apresenta a mesma direção e o mesmo sentido.

Resolução comentada das questões de Física do vestibular da Universidade do Estado do Amazonas – UEA – AM – 2020

01-

Encontro de móveis em MU

R- A

02-

R- B

03-

Veja o formulário a seguir:

Força elástica – Lei de Hooke – Associação de molas

Antes de a esfera começar a girar o comprimento natural da mola é Lo. Depois que a esfera de massa m = 200 g = 0,2 kg começou a girar com velocidade V = 12 m/s a mola foi deformada de x e seu comprimento ficou L = R = 40 cm = 0,4 m, sendo k = 400 N/m.

R- D

04-

Empuxo de Arquimedes

R- E

05-

Dentro do forno o ar e a forma de alumínio estão em equilíbrio térmico (mesma temperatura), mas maior que a temperatura das mãos.

Tendo o alumínio maior condutividade térmica (melhor condutor de calor) ele fornece mais calor para as mãos que o ar que é menor condutor de calor (menor condutividade térmica).

R- A

06-

R- D

07-

Trata-se de uma refração luminosa em que quando o laser passa do ar para a água sua velocidade sofre modificação (no caso, diminui) com consequente variação na direção de propagação sofrendo desvio e se aproximando da normal.

A frequência do laser não sofre modificação (independe do meio onde está se propagando) e é a mesma que a da fonte emissora do laser.

R- B

08-

Observe na figura que essas gotas provocam um aumento do objeto.

A lente não pode ser lente divergente, pois para qualquer posição do objeto a imagem será sempre virtual, direita e menor que o objeto.

Deve ser uma lente convergente com as características abaixo:

Objeto O entre fo e O ou que |d| < |f|.

Natureza  Virtual (obtida no cruzamento dos prolongamentos dos raios luminosos).

Localização  Antes de fo

Tamanho e orientação  maior que o objeto e direita em relação a ele.

Utilidade

R- E

09-

R- C

10-

Corrente elétrica

R- D

11-

Veja fisicaevestibular.com.br – eletricidade – eletromagnetismo – eletricidade – eletromagnetismo – imãs e campo magnético.

R- E