Universidade Católica de Pelotas – (UCPEL – RS) – 2020
Compare essa e outras resoluções da UCPEL – RS pelo fisicaevestibular.com.br com outras e você verá que ela:
Tem melhor visual e mais ilustrações esclarecedoras.
Foi feito para alunos que realmente tenham dificuldades nos conceitos de Física e Matemática procurando sempre explicar os menores detalhes.
Não coloca apenas as fórmulas procurando sempre mostrar suas procedências e utilidades.
Sempre que preciso procura explicar por meio de desenhos e ilustrações.
Não queima etapas explicando sequência por sequência.
A preocupação com que o aluno entenda as resoluções é muito grande. O professor se coloca no lugar do aluno.
Muitas vezes fornece informações além das necessárias para as resoluções, mas úteis nos próximos Vestibulares.
E muito, muito mais.
A Universidade Católica de Pelotas é uma universidade filantrópica, de natureza comunitária, localizada na cidade de Pelotas, no Rio Grande do Sul.
Atualmente, a UCPel oferta mais de 30 cursos de graduação nas modalidades presencial e a distância. No stricto sensu, são três programas de pós-graduação.
A UCPel também é a maior escola Médica do Rio Grande do Sul, com a oferta de 180 vagas para o curso de Medicina.
A seleção é anual e ocorre sempre no mês de novembro.
A UCPel possui variados formatos de ingresso: vestibular tradicional (para os cursos de Medicina e Odontologia), prova agendada e utilização da nota do Enem.
(UCPEL – RS – 2020)
Leia com atenção o texto abaixo, para responder às questões 01, 02 e 03.
VEÍCULO ROBÔ CONTROLADO POR DISPOSITIVOS MÓVEIS
Estudantes de Engenharia construíram um veículo robô controlado por dispositivo móvel utilizando um sistema operacional android e uma placa de prototipagem para controle e processamento.
Através de comandos do usuário, o veículo pode mover-se em todas as direções, e com o auxílio de sensores, as informações colhidas do ambiente são enviadas ao dispositivo.
O veículo foi desenvolvido para resolver tarefas de forma autônoma como, por exemplo, reconhecer obstáculos a sua frente e evitar colisões ou mover-se em um caminho pré-determinado.
Ainda, o sistema possibilita configurar aspectos relacionados à velocidade e à aceleração.
Um dos componentes utilizados no veículo robô é um sensor ultrassônico, fazendo com que o sistema possa reconhecer um obstáculo a sua frente e acione automaticamente a função frear.
O sensor emite um pequeno pulso sonoro de alta frequência que se propagará na velocidade do som no meio e, quando este pulso atingir um obstáculo, um sinal será refletido para o sensor.
Assim, a distância entre o sensor e o obstáculo pode então ser calculada, para isso o tempo entre a emissão e a recepção do sinal é identificado no dispositivo de aquisição de dados.
01- (UCPEL – RS – 2020)
Durante os testes com o veículo robô, os estudantes programaram o veículo para se movimentar em linha reta obedecendo a função
No teste experimental, obtiveram uma tabela, representada abaixo, que relaciona os valores de posição do veículo com o tempo de movimento e um gráfico, ilustrado na figura abaixo, que representa o comportamento da velocidade do veículo em função do tempo.
A análise dos dados experimentais permite concluir que as constantes A e B valem, respectivamente,
02- (UCPEL – RS – 2020)
Em um segundo teste, para velocidades maiores, os estudantes necessitaram ajustar a desaceleração que o veículo deveria ter para evitar colisões.
Para tanto, mediram em 0,0125 s o tempo entre a emissão e a recepção do sinal pelo sensor quando
um obstáculo, localizado exatamente a frente do veículo, foi detectado.
Sabe-se que a função frear é acionada no exato instante em que o sensor recebe o sinal refletido.
Considerando que a velocidade de propagação das ondas sonoras no ar vale 340 m/s, que o veículo
estava se movendo com velocidade constante de 10 m/s antes da função frear ser acionada, o
módulo da aceleração constante que o veículo deve ter para evitar a colisão, nessas condições,
deve ser maior que:
03- (UCPEL – RS – 2020)
Durante a montagem do veículo robô, os estudantes optaram por utilizar um sensor ultrassônico pois, semelhante a um sonar de morcego, tem como princípio de funcionamento a emissão de uma
onda sonora de alta frequência que atinge o obstáculo e, por reflexão, retorna ao sensor e, no caso do veículo, é convertida em sinal elétrico.
O fenômeno da reflexão, usado pelos estudantes para aumentar a autonomia do veículo robô, é caracterizado pelo fato da onda, após ser refletida,
(A) alterar sua frequência e o seu período.
(B) não alterar sua frequência e a sua velocidade de propagação.
(C) alterar seu comprimento de onda e sua velocidade de propagação.
(D) alterar sua frequência, mas não alterar sua velocidade de propagação.
(E) não alterar seu comprimento de onda, mas aumentar sua velocidade de propagação.
04- (UCPEL – RS – 2020)
O professor Paul Hewitt, do City College de San Francisco, objetivando explicar as características de uma curva de aquecimento para seus alunos e leitores, elaborou um gráfico, ilustrado na figura abaixo, que mostra o comportamento da temperatura de 1 g de água, inicialmente no estado sólido à temperatura de -50° C, em função do calor absorvido, quando essa massa de água está submetida a pressão de 1 atm.
Um estudante de Física, baseado nos conceitos cientificamente corretos sobre calorimetria, analisou o gráfico e fez as seguintes afirmativas:
I. O calor específico da água no estado líquido é 4,19 J/kg.K.
II. O calor latente de fusão da água é igual 80,0 J/g.
III. O calor latente de vaporização da água é igual 2260000,0 J/kg.
IV. A quantidade de calor latente absorvido pela água é igual a 620 cal.
Estão corretas apenas as afirmativas:
(A) I, II e III
(B) I e II
(C) II e IV
(D) III e IV
(E) II, III e IV
05- (UCPEL – RS – 2020)
Trabalhadores de uma construção necessitam elevar algumas caixas até uma determinada altura
e o elevador da obra não está funcionando
Para realizar o serviço, construíram um sistema utilizando um plano inclinado, ilustrado na figura
abaixo.
Sabe-se que o plano tem uma inclinação em relação à horizontal, que o coeficiente de atrito estático entre a superfície do plano inclinado e a superfície da caixa é igual a μe ,que o coeficiente de atrito dinâmico entre a superfície do plano inclinado e a superfície da caixa é igual a μd e que a roldana utilizada é considerada sem atrito e tem massa desprezível.
O módulo da aceleração da gravidade no local igual a g e a massa da caixa igual a m.
Após a caixa ser posicionada em repouso na base da rampa, a força de tração que deve ser aplicada na corda para movimentar a caixa, plano acima, deve ser
(A) maior que: mg(sen
(B) maior que: mg(sen
(C) igual a: mg(sen
(D) igual a: mg(sen
(E) maior que: mg(cos
06- (UCPEL – RS – 2020)
Sabendo-se que a amplitude do movimento (A) é igual a
igual a 5 s e que a partícula iniciou sou movimento na amplitude à direita da posição de equilíbrio, a
posição e a velocidade da partícula na primeira vez em que a energia cinética é igual à energia
potencial valem, respectivamente,
Resolução comentada das questões de Física do vestibular da UCPEL – RS – Medicina – 2020
01-
R- E
02-
Acontece que o carro também se moveu para a direita com velocidade de Vc = 10 m/s e só começou a frear quando recebeu o som que foi e voltou demorando t = 0,0125 s e, nesse tempo o carro se
R- B
03-
A frequência do som é a mesma que a da fonte emissora, independente do meio onde está se propagando.
A velocidade de propagação só é alterada se mudar o meio de propagação. Como o meio é o mesmo na ida e na volta, a velocidade de propagação também é a mesma.
Pela expressão V = .f, como V e f são os mesmos, o comprimento de onda também será o mesmo.
R- B
04-
A seguir, um resumo da teoria:
Curva de aquecimento – calor sensível e calor latente
I. Falsa.
II. Falsa.
III. Correta.
IV. Correta.
Calor latente ocorre só na mudança de estado QL = 80 cal (fusão) + 540 cal (vaporização) = 620 cal
R- D
05-
Veja o resumo teórico abaixo:
Plano inclinado com atrito
Veja abaixo as forças que agem sobre a caixa:
R- A
06-
Resumo teórico – Energia mecânica no MHS
Gráficos
São dados: A =
A partícula iniciou sou movimento na amplitude à direita da posição de equilíbrio, a
posição e a velocidade da partícula na primeira vez em que a energia cinética é igual à energia potencial (ponto x da figura abaixo).
R- E