Instituto Federal do Rio Grande do Sul – IFRS – RS – 2020
Compare essa e outras resoluções do (IFRS – RS) e dos vestibulares das demais Universidades pelo fisicaevestibular.com.br com outras e você verá que ela:
Tem melhor visual e mais ilustrações esclarecedoras.
Foi feito para alunos que realmente tenham dificuldades nos conceitos de Física e Matemática procurando sempre explicar os menores detalhes.
Não coloca apenas as fórmulas procurando sempre mostrar suas procedências e utilidades.
Sempre que preciso procura explicar por meio de desenhos e ilustrações.
Não queima etapas explicando sequência por sequência.
A preocupação com que o aluno entenda as resoluções é muito grande. O professor se coloca no lugar do aluno.
Muitas vezes fornece informações além das necessárias para as resoluções, mas úteis nos próximos vestibulares.
E muito, muito mais.
O Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) é um dos trinta e oito Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Brasil.
Foi composto a partir da integração do Centro Federal de Educação Tecnológica de Bento Gonçalves, da Escola Técnica Federal de Canoas, e da Escola Agrotécnica Federal de Sertão, além da vinculação da Escola Técnica da UFRGS
Conforme dados divulgados em março de 2017, pelo Ministério da Educação (MEC), o IFRS possui conceito quatro no Índice Geral de Cursos (IGC), em uma escala que vai até 5.
Em 2019 o IFRS contava com cerca de 27 mil alunos, em mais de 200 opções de cursos de diferentes modalidades.
O Instituto Federal é formado por 17 campi em dezesseis municípios do Rio Grande do Sul: Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre), Rio Grande, Rolante, Sertão, Vacaria, Veranópolis e Viamão. A Reitoria localiza-se em Bento Gonçalves.
CURSOS TÉCNICOSINTEGRADOS E CONCOMITANTES
01– (Instituto Federal do Rio Grande do Sul – IFRS – RS – 2020)
Um menino percorre, de segunda-feira à sexta-feira, 380 m até a escola todas as manhãs.
Vem almoçar em casa e anda 24.000 cm para a escola de futebol 2 tardes na semana.
Nas demais 3 tardes, faz um percurso de ida de caminhada de 0,4 km.
Depois de todas as atividades, o menino sempre retorna para casa.
A distância mínima, em quilômetros, percorrida pelo menino durante a semana é
(A) 4,76.
(B) 6,00.
(C) 6,20.
(D) 6,96.
(E) 7,16.
02– (Instituto Federal do Rio Grande do Sul – IFRS – RS – 2020)
Num certo instante do dia, a sombra de uma pessoa com 1,80 m de altura, projetada no solo,
A altura do poste, em m, é
(A) 6,5.
(B) 7,2.
(C) 8.
(D) 8,2.
(E) 17.
03– (Instituto Federal do Rio Grande do Sul – IFRS – RS – 2020)
Isaac Newton (1643 – 1727) foi um dos grandes cientistas que estabeleceram as bases da Física e da Mecânica.
Newton desenvolveu um conjunto de leis que são suficientes para explicar o que precisamos saber sobre força, movimento e gravitação do ponto de vista clássico.
Das alternativas a seguir, marque a que está de acordo com a Mecânica Newtoniana
(A) Uma pessoa de pé no interior de um ônibus em movimento cai para o lado enquanto este realiza uma curva devido à força centrípeta que atua sobre ela.
(B) Só podemos dizer que a força resultante sobre um corpo é nula quando nenhuma força estiver atuando sobre ele.
(C) Uma bola, ao atingir perpendicularmente uma parede, tem seu movimento invertido enquanto a parede permanece imóvel porque a força exercida sobre a bola durante o contato com a parede é maior, em módulo, do que a força exercida sobre a parede pela bola.
(D) Para empurrar uma caixa com velocidade constante sobre um piso horizontal, a força que deve ser feita sobre ela na direção do movimento deve ser, em módulo, um pouco maior do que a força de atrito entre o piso e a caixa.
(E) Ao puxar uma corda amarrada em um objeto, a pessoa sente em suas mãos uma força de reação que tem mesmo módulo da força que ela exerce sobre a corda, porém com sentido contrário.
04– (Instituto Federal do Rio Grande do Sul – IFRS – RS – 2020)
Não apenas nosso entorno, mas o Universo todo está preenchido de ondas.
A tecnologia produziu um vasto número de dispositivos que utilizam as ondas para variadas finalidades.
Existem as ondas mecânicas e eletromagnéticas e as ondas transversais e longitudinais.
Acerca de situações que envolvem propagação ondulatória, assinale a alternativa correta.
(A) As ondas sonoras são de natureza mecânica e propagam-se apenas no ar.
(B) As ondas de ultrassom emitidas por detectores de presença são do tipo eletromagnéticas.
(C) Quando um instrumento musical toca a nota lá, de 440 Hz de frequência, o ar em torno do instrumento vibra 440 vezes em cada segundo.
(D) A luz proveniente de um raio de tempestade ou de uma estrela chega aos nossos olhos instantaneamente, e sua velocidade não pode ser determinada.
(E) A radiação infravermelha, emitida por corpos quentes, é retida pelos gases de efeito estufa na atmosfera terrestre, por isso ela é classificada como onda mecânica.
05– (Instituto Federal do Rio Grande do Sul – IFRS – RS – 2020)
Um pedestre percorre, a pé, um caminho composto por dois trechos.
O primeiro trecho de 0,9 km é percorrido com velocidade média de 3,0 km/h e o segundo, de 0,5 km, é
percorrido com velocidade média de 5,0 km/h.
O caminho foi concluído sem paradas.
Assinale a alternativa que apresenta a velocidade média, em km/h, do caminho completo.
(A) 3,2
(B) 3,5
(C) 3,8
(D) 4,1
(E) 4,5
CURSOS SUPERIORES
06– (Instituto Federal do Rio Grande do Sul – IFRS – RS – 2020)
Passados 50 anos do primeiro pouso de humanos na superfície lunar, a Nasa tem como próxima meta o envio de astronautas para Marte.
Suponha que uma viagem de ida ao planeta vizinho seja feita em linha reta, em um voo direto quando os planetas estão em sua menor distância, de cerca de 56 milhões de quilômetros, na mesma velocidade média desenvolvida pela espaçonave que levou os primeiros humanos à Lua.
Em quanto tempo, aproximadamente, a viagem seria realizada?
Para responder à questão vamos considerar o tempo e a distância percorrida na viagem de ida para a Lua como sendo de 3,0 dias e 400 mil quilômetros, respectivamente.
(A) 8 meses.
(B) 10 meses.
(C) 1 ano.
(D) 1 ano e 2 meses.
(E) 1 ano e 4 meses
07– (Instituto Federal do Rio Grande do Sul – IFRS – RS – 2020)
Em uma panela de pressão coloca-se 1,0 L de água à temperatura de 20 ºC.
A panela é devidamente tampada, colocada sobre a chama de um fogão a gás e ali deixada até
ocorrer a total vaporização da água.
Considerando que a massa de 1,0 L de água é de 1000 g, o calor específico da água de 1,0 cal/(g°C) e o calor latente de vaporização de 540 cal/g, as quantidades de calor sensível e de calor latente trocados entre a chama e a água nesse processo, em kcal , respectivamente, foram
(A) 80; 540.
-(B) mais de 80; 540.
(C) menos de 80; 540.
(D) menos de 80; mais de 540.
(E) menos de 80; menos de 540.
08– (Instituto Federal do Rio Grande do Sul – IFRS – RS – 2020)
Um eletricista deseja montar um aquecedor de água a partir de dois pedaços de fios de Nicromo (liga metálica de níquel e cromo) de mesmo diâmetro, mas de diferentes comprimentos.
Ele também pretende fazer um chaveamento ente os terminais desses fios de maneira que seja possível ligá-los à rede de energia elétrica em ligações individuais e associados em série e em paralelo.
Depois de pronto o aquecedor, quando ligado na rede de 220V, o eletricista conseguirá
(A) apenas duas potências diferentes de aquecimento.
(B) apenas três potências diferentes de aquecimento.
(C) a maior potência de aquecimento através da ligação dos dois fios em série.
(D) a maior potência de aquecimento através da ligação dos dois fios em paralelo.
(E) a menor potência de aquecimento através da ligação pelo fio mais curto apenas.
CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES
09– (Instituto Federal do Rio Grande do Sul – IFRS – RS – 2020)
Passados 50 anos do primeiro pouso de humanos na superfície lunar, a Nasa tem como próxima meta o envio de astronautas para Marte.
Suponha que uma viagem de ida ao planeta vizinho seja feita em linha reta, em um voo direto quando os planetas estão em sua menor distância, de cerca de 56 milhões de quilômetros, na mesma velocidade média desenvolvida pela espaçonave que levou os primeiros humanos à Lua.
Em quanto tempo, aproximadamente, a viagem seria realizada?
Para responder à questão vamos considerar o tempo e a distância percorrida na viagem de ida para a Lua como sendo de 3,0 dias e 400 mil quilômetros, respectivamente.
(A) 8 meses.
(B) 10 meses.
(C) 1 ano.
(D) 1 ano e 2 meses.
(E) 1 ano e 4 meses
10– (Instituto Federal do Rio Grande do Sul – IFRS – RS – 2020)
Em uma panela de pressão coloca-se 1,0 L de água à temperatura de 20 ºC.
A panela é devidamente tampada, colocada sobre a chama de um fogão a gás e ali deixada até
ocorrer a total vaporização da água.
Considerando que a massa de 1,0 L de água é de 1000 g, o calor específico da água de 1,0 cal/(g°C) e o calor latente de vaporização de 540 cal/g, as quantidades de calor sensível e de calor latente trocados entre a chama e a água nesse processo, em kcal , respectivamente, foram
(A) 80; 540.
-(B) mais de 80; 540.
(C) menos de 80; 540.
(D) menos de 80; mais de 540.
(E) menos de 80; menos de 540.
11– (Instituto Federal do Rio Grande do Sul – IFRS – RS – 2020)
Um eletricista deseja montar um aquecedor de água a partir de dois pedaços de fios de Nicromo (liga metálica de níquel e cromo) de mesmo diâmetro, mas de diferentes comprimentos.
Ele também pretende fazer um chaveamento ente os terminais desses fios de maneira que seja possível ligá-los à rede de energia elétrica em ligações individuais e associados em série e em paralelo.
Depois de pronto o aquecedor, quando ligado na rede de 220V, o eletricista conseguirá
(A) apenas duas potências diferentes de aquecimento.
(B) apenas três potências diferentes de aquecimento.
(C) a maior potência de aquecimento através da ligação dos dois fios em série.
(D) a maior potência de aquecimento através da ligação dos dois fios em paralelo.
(E) a menor potência de aquecimento através da ligação pelo fio mais curto apenas.
Resolução comentada das questões de Física do vestibular do Instituto Federal do Rio Grande do Sul – IFRS – RS – 2020
01-
R- E
02-
R- B
03-
A seguir, um resumo das três leis de Newton:
Primeira Lei de Newton (Princípio da Inércia)
Segunda lei de Newton ou
Princípio Fundamental da Dinâmica
Terceira Lei de Newton ou Princípio da ação e reação
“Quando um corpo exerce uma força sobre outro, simultaneamente este outro reage sobre o primeiro aplicando-lhe uma força de mesma intensidade, mesma direção, mas sentido contrário”
(A) Falsa
(B) Falsa
(C) Falsa
(D) Falsa
(E) Correta
R- E
04-
Veja o resumo abaixo:
Tipos de ondas
Quando um instrumento musical toca a nota lá, de 440 Hz de frequência, o ar em torno do instrumento vibra 440 vezes em cada segundo que é a frequência de vibração da fonte emissora que a transmite para o ar ao seu redor.
R- C
05-
Veja o esquema abaixo:
R- B
06-
R- D
07-
(Equação fundamental da calorimetria (calor sensível ou calor específico)
Calor Latente
A água troca com a chama mais calor que esses valores obtidos (vapor sai pela válvula de segurança)
R- B
08-
Veja a informação abaixo:
R- D
09-
R- D
10-
(Equação fundamental da calorimetria (calor sensível ou calor específico)
Calor Latente
A água troca com a chama mais calor que esses valores obtidos (vapor sai pela válvula de segurança)
R- B
11-
Veja a informação abaixo:
R- D