Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins – IFTO – 2020
Compare essa e outras resoluções do (IFTO) pelo fisicaevestibular.com.br com outras e você verá que ela:
Tem melhor visual e mais ilustrações esclarecedoras.
Foi feito para alunos que realmente tenham dificuldades nos conceitos de Física e Matemática procurando sempre explicar os menores detalhes.
Não coloca apenas as fórmulas procurando sempre mostrar suas procedências e utilidades.
Sempre que preciso procura explicar por meio de desenhos e ilustrações.
Não queima etapas explicando sequência por sequência.
A preocupação com que o aluno entenda as resoluções é muito grande. O professor se coloca no lugar do aluno.
Muitas vezes fornece informações além das necessárias para as resoluções, mas úteis nos próximos Vestibulares.
E muito, muito mais.
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) é uma fundação publica federal que atende todas as microrregiões do Tocantins.
Hoje, o IFTO possui oito campi e três campi avançados em pleno funcionamento, além de dezesseis polos de educação a distância.
Com a oferta de cursos da educação básica, profissional e superior, além de pós lato sensu, nas modalidades presencial e a distância, o IFTO atende todas as microrregiões do Tocantins.
São mais de 60 cursos regulares ofertados, além dos cursos de qualificação profissional de curta duração de Formação Inicial e Continuada (FIC).
CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES AO ENSINO MÉDIO
01- (IFTO – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins – 2020)
No ano de 1997, em um jogo de futebol contra a seleção francesa no Torneio da França, o jogador brasileiro Roberto Carlos, na cobrança de uma falta, chuta uma bola de 0,55 kg, que estava inicialmente parada.
Ela sai com a velocidade de 36 m/s, imediatamente após ser chutada.
O tempo de contato entre o pé do jogador e a bola é de 0,22 s.
A força média que o pé do jogador aplica sobre a bola, nessa cobrança, é de:
a) 98 N
b) 90 N
c) 86 N
d) 83 N
e) 78 N
02- (IFTO – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins – 2020)
Acerca das leis da termodinâmica, podemos afirmar que:
I. Se dois corpos estiverem em equilíbrio térmico com um terceiro corpo, os três estarão em equilíbrio térmico entre si.
II. O calor recebido por um sistema é igual à soma entre a variação da energia interna do sistema e o trabalho efetuado pelo sistema.
III. É impossível que uma máquina térmica, operando em ciclos, tenha como único efeito a extração de calor de um reservatório e a execução de trabalho integral dessa quantidade de energia.
Está correto apenas o que se afirma no(s) item(ns):
a) I e II.
b) I e III.
c) I, II e III.
d) II e III.
e) III.
03- (IFTO – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins – 2020)
Em uma atividade de laboratório, o professor de Física propõe que os estudantes misturem 1 l de
água a temperatura de 100°C com 500 ml de água a 4°C.
Porém, antes de fazer a mistura e medir a temperatura de equilíbrio térmico, os estudantes precisam calcular a temperatura do equilíbrio térmico.
Considere as perdas térmicas desprezíveis e que o resultado teórico é igual ao valor experimental. Pode-se afirmar que essa temperatura de equilíbrio vale:
a) 32 °C
b) 52 °C
c) 68 °C
d) 74 °C
e) 80 °C
04- (IFTO – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins – 2020)
O esquema apresenta uma força “F” aplicada sobre a superfície de um determinado líquido, contido num recipiente aberto, e as pressões exercidas sobre os pontos “A” e “B”, distantes entre si a uma altura “h”.
O líquido é homogêneo e encontra-se em equilíbrio, e a variação de pressão em um ponto qualquer do fluido se transmite integralmente a todos os pontos do líquido (Princípio de Pascal).
Sendo o líquido ideal e baseado pelo teorema de Stevin, ao aplicarmos uma força qualquer sobre sua superfície, as pressões nos pontos A e B sofrerão uma variação.
Diante disso, é correto afirmar que:
a) ΔpA = ΔpB + pF
b) ΔpA = ΔpB – Pf
c) ΔpA > ΔpB
d) ΔpA < ΔpB
e) ΔpA = ΔpB
CURSOS TÉCNICOS CONCOMITANTES AO ENSINO MÉDIO
E
CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO
05- (IFTO – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins – 2020)
Quando colocamos na água duas pedras de gelo, uma pequena e outra grande, ambas flutuam; em contrapartida, quando colocamos na água dois objetos de aço maciço de tamanhos distintos, ambos afundam.
A propriedade física que está vinculada a esse fato é:
a) a massa.
b) a densidade.
c) o peso.
d) a aceleração.
e) a energia potencial.
06- (IFTO – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins – 2020)
Os três estados essenciais da matéria são sólido, líquido e gasoso.
Na natureza, temos contato com a matéria em seus estados típicos para a temperatura ambiente local: o oxigênio que respiramos está na forma gasosa, o mercúrio no termômetro está na forma líquida, e os objetos de que fazemos uso cotidiano estão na forma sólida.
Porém, mudanças de temperatura podem alterar o estado da matéria: a água, líquida às temperaturas
típicas anuais no Tocantins, vira gelo (sólido) quando colocada no congelador da geladeira, e evapora quando fervida para fazer café.
Cada passagem de estado da matéria tem um nome típico.
A mudança de estado que ocorre sem envolver a fase líquida é a:
a) solidificação.
b) sublimação.
c) vaporização.
d) liquefação.
e) fusão
07- (IFTO – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins – 2020)
Em certa prova de ciclismo, os competidores precisam subir e descer uma mesma ladeira.
Um dos atletas consegue subir a ladeira com velocidade constante de 40 km/h e, na sequência, descer a ladeira com velocidade média de 60 km/h.
Desse modo, a velocidade média do ciclista, em km/h, levando-se em conta todo o percurso descrito é de:
a) 50
b) 52
c) 56
d) 48
e) 44
08- (IFTO – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins – 2020)
Abaixo seguem as curvas de quantidade de calor (energia térmica) necessária para aumentar em 5°C a temperatura de 30 g de diferentes substâncias, sendo elas: cobre, alumínio e água.
Ao analisar as curvas, podemos afirmar que:
a) a quantidade de energia térmica absorvida por um corpo é inversamente proporcional à variação de temperatura para as substâncias.
b) a água é a substância que apresenta a menor quantidade de calor necessária para variar sua temperatura de 0°C para 5°C.
c) para elevar em 5°C a temperatura de 30 g de alumínio é necessário menos energia do que para o cobre sob as mesmas condições.
d) serão necessários um pouco mais de 100 J de energia térmica para variar em 5°C a temperatura de 30 g de cobre.
e) para se variar em 5°C a temperatura de 30 g de água serão necessários aproximadamente 630 J.
CURSOS DE GRADUAÇÃO
09- (IFTO – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins – 2020)
Ao analisar os fenômenos relacionados à propagação da luz, podemos fazer diversas afirmações,
entre as quais:
I. A refração é o fenômeno que consiste na separação de um feixe de luz em diferentes cores.
II. A dispersão é definida como o fenômeno que consiste apenas na mudança de direção de propagação de um feixe de luz, pelo fato de a velocidade de propagação ser alterada.
III. Um raio de luz que se propaga de um meio menos refringente para um meio mais refringente sob um ângulo de incidência diferente de zero, apresentará um ângulo de refração menor do que o ângulo de incidência, referenciados a reta normal.
Estão erradas apenas as afirmações
a) I e II
b) I e III
c) II e III
d) I, II e III
e) Somente
10- (IFTO – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins – 2020)
Um garoto decide provar a seus colegas que consegue atrair uma latinha de alumínio com um pedaço de cano de PVC (policloreto de vinila) sem que haja contato entre o cano e a latinha.
Para realizar a demonstração, o garoto atrita o cano em um tecido de lã e logo em seguida aproxima o cano da latinha.
Tudo ocorre como o previsto, porém, após a atração entre o cano e a latinha, os colegas notam que os dois materiais entram em contato e, quase que imediatamente, se repelem.
Com base nesse contexto, pode-se explicar, com a correta fundamentação teórica, que:
a) O cano ficou eletrizado positivamente após o atrito com o tecido e agiu como indutor sobre a latinha.
Após o movimento da latinha e o contato entre o cano e latinha, ambos ficaram eletrizados com a mesma quantidade de cargas, ocorrendo assim a repulsão.
b) O cano ficou eletrizado após o atrito com o tecido e agiu como indutor sobre a latinha.
Após o movimento da latinha e o contato entre o cano e a latinha, ambos ficaram eletrizados com quantidades de cargas distintas, ocorrendo assim a repulsão.
c) O cano ficou eletrizado após o atrito com o tecido e agiu como indutor sobre a latinha.
Após o movimento da latinha e o contato entre o cano e a latinha, ambos ficaram eletrizados com a mesma quantidade de cargas, e a latinha passou a agir como indutora.
d) O atrito entre o tecido e o cano não interferiu na eletrização, e mesmo assim o cano agiu como indutor sobre a latinha.
Após o movimento da latinha e o contato entre o cano e a latinha, ambos ficaram eletrizados com a mesma quantidade de cargas ocorrendo assim a repulsão.
e) O cano ficou eletrizado negativamente após o atrito com o tecido e agiu como indutor sobre a latinha.
Após o movimento da latinha e o contato entre o cano e a latinha, ambos ficaram eletrizados com a mesma quantidade de cargas, ocorrendo assim a repulsão.
11- (IFTO – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins – 2020)
Um carregador empurra uma caixa de 100 kg, inicialmente parada, com uma força horizontal constante de 265 N.
Sabendo que os coeficientes de atrito estático e dinâmico, entre a caixa e a superfície de contato, são iguais e valem 0,25 cada, observou-se que, nessa situação, foi possível deslocar a caixa em linha reta durante 10 segundos com movimento uniformemente variado.
Considerando que a aceleração da gravidade tenha módulo de 9,8 m/s2, a distância em que o carregador conseguiu deslocar a caixa ininterruptamente, nas condições descritas, desprezando qualquer outro tipo de resistência, além da descrita, foi de exatos:
a) 1m
b) 5m
c) 10m
d) 15m
e) 20m
12- (IFTO – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins – 2020)
Dois longos fios paralelos transportam correntes iguais e de sentidos opostos, e estão separados por uma distância 6d.
O módulo do vetor indução magnético resultante no ponto p equidistante e coplanar aos fios, considerando i sendo a corrente elétrica que percorre os fios e
13- (IFTO – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins – 2020)
Um cabo condutor de comprimento l e de área de secção A possui resistividade ρ e resistência elétrica R1.
Se a área de secção do cabo for reduzida para 25% da inicial, e o comprimento assim como a resistividade não sofrerem alterações, pode-se afirmar que:
a) a resistência elétrica do cabo será quatro vezes maior do que a resistência elétrica R1.
b) a resistência elétrica do cabo será quatro vezes menor do que a resistência elétrica R1.
c) a resistência elétrica do cabo permanecerá inalterada nessas condições.
d) a resistência elétrica do cabo será duas vezes maior do que a resistência elétrica R1.
e) a resistência elétrica do cabo será duas vezes menor do que a resistência elétrica R1.
Resolução comentada das questões de Física do vestibular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins – 2020
01-
Teorema do impulso
R- B
02-
I. Correto
A definição da Lei zero da termodinâmica é: “se dois corpos estiverem em equilíbrio térmico com um
terceiro, estarão em equilíbrio térmico entre si.”
II. Correto
Primeiro Princípio da Termodinâmica ou Princípio da Conservação da Energia
III. Correto
Segundo Princípio da Termodinâmica
R- C
03-
Princípio das trocas de calor
04-
Como a variação de pressão em um ponto qualquer do fluido se transmite integralmente a todos os pontos do líquido (Princípio de Pascal), a variação de pressão P’ produzida pela força F será acrescida às pressões nos pontos A e B simultaneamente.
Assim, a variação de pressão em A e em B será, cada uma acrescida de P’.
R- E
05-
O gelo é menos denso (mais leve) que a água e, por isso, independente de seu volume flutua.
O objeto de aço é mais denso (mais pesado) que a água e, por isso, independente de seu volume afunda.
R- B
06-
Mudanças de estado físico
R- B
07-
R- D
08-
a) Falsa
Equação fundamental da calorimetria (calor sensível ou calor específico)
b) Falsa
Veja no gráfico que, para variar de 5 oC (eixo vertical) a temperatura da água são necessários aproximadamente 630 J de energia térmica (maior de todas).
c) Falsa
Veja no gráfico, para o cobre são necessários aproximadamente 60 J e para o alumínio, 150 J.
d) Falsa
veja c.
e) Correta
Veja b
R- E
09-
I. Falsa
Refração
A refração da luz é um fenômeno que ocorre quando a luz passa de um meio para outro, variando sua velocidade de propagação e sofrendo desvio, como observamos nas figuras abaixo.onde os
II. Falsa
Dipersão é a decomposição da luz policromática branca em suas infinitas componentes
monocromáticas (cores) que compõem o espectro luminoso.
III. Correta
Quando a luz passa de um meio menos refringente (menor indice de refração) para um meio mais refringente (maior índice de refração), o ângulo de refração será menor que o ângulo de incidência (ele se aproxima da normal) e menor será a velocidade da luz nele. (veja figuras e procure memorizar essas informações)
Pelo princípio da reversibilidade (caminho inverso), quando a luz passa de um meio mais refringente para um menos refringente sua velocidade aumenta e ele se afasta da normal.
R- A
10-
Quando o garoto atrita o cano em um tecido de lã ele os eletriza por atrito com cargas de sinais contrários, ficando o cano eletrizado com carga negativa.
Agora, o cano eletrizado com carga negativa provoca indução (separação de cargas na latinha) atraindo-a deixando cano e latinha em contato e, nessa eletrização por contato eles ficam com cargas d mesmo sinal, ocorrendo assim a repulsão.
R- E
11-
Forças que agem sobre a caixa:
R- C
12-
Campo magnético originado por um condutor retilíneo extenso percorrido por corrente elétrica
Direção e sentido do vetor campo magnético
Intensidade do campo magnético
Utilizando a regra da mão direita (procedimento explicado acima) você verifica os dois fiod originam em P campos elétricos B penetrando na folha.
R- B
13-
Segunda lei de Ohm
Observe na expressão acima da segunda lei de Ohm que se a área de secção do cabo for reduzida para 25% da inicial (ficar 4 vezes menor), e o comprimento assim como a resistividade não sofrerem alterações, pode-se afirmar que como ela é inversamente proporcional à resistência R, ficando S 4 vezes menor, R ficará 4 vezes maior.
R- A