ETEC-SP-2020
Compare essa e outras resoluções da ETEC – SP pelo fisicaevestibular.com.br com outras e você verá que ela:
Tem melhor visual e mais ilustrações esclarecedoras.
Foi feito para alunos que realmente tenham dificuldades nos conceitos de Física e Matemática procurando sempre explicar os menores detalhes.
Não coloca apenas as fórmulas procurando sempre mostrar suas procedências e utilidades.
Sempre que preciso procura explicar por meio de desenhos e ilustrações.
Não queima etapas explicando sequência por sequência.
A preocupação com que o aluno entenda as resoluções é muito grande. O professor se coloca no lugar do aluno.
Muitas vezes fornece informações além das necessárias para as resoluções, mas úteis nos próximos Vestibulares.
As Escolas Técnicas Estaduais (ETECs) são instituições de ensinos técnico, médio e técnico integrado ao médio (ETIM), pertencentes ao Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS), autarquia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECTI) do estado de São Paulo.
O Centro Paula Souza mantém uma parceria com a Secretaria de Educação e prefeituras dos municípios paulistas para oferecer cursos técnicos em salas de aulas que não estão em uso em Escolas Estaduais e Escolas Municipais no período noturno.
Para ingressar numa Etec, o candidato deve passar por um vestibulinho, processo seletivo aplicado para quem pretende estudar em Escolas Técnicas Estaduais. As Etecs possuem o “Sistema de Pontuação Acrescida”, no qual os candidatos que se declararem afro–descendentes recebem 3% de bônus sobre a nota, e aqueles que cursaram o ensino fundamental integralmente em escola pública ganham 10%, percentuais que são cumulativos.[2]
Das 50 escolas estaduais mais bem classificadas no ENEM no Estado de São Paulo, 44 são Etecs. A Etec de São Paulo (Etesp) é a melhor escola estadual paulista. No ranking nacional, é a 2ª entre as estaduais e na capital, está em 17º lugar entre públicas e privadas, à frente de colégios particulares tradicionais.
Vestibulinho – ETEC – SP – 2020
Leia o texto para responder às questões 01 e 02.
Uma das consequências das trocas de calor, que ocorrem durante uma transformação química realizada em meio aquoso, é a variação de temperatura do sistema.
Se o sistema receber calor, esse sofrerá um aumento de temperatura e, se ceder calor, terá queda de temperatura.
01- (ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL – ETEC – SP – 2020)
Durante uma reação química realizada em meio aquoso, observa-se a variação da temperatura do sistema de 22 ºC para 28 ºC
Conclui-se, corretamente, que se trata de uma reação
(A) exotérmica, pois cedeu calor para o sistema.
(B) exotérmica, pois absorveu calor do sistema.
(C) endotérmica, pois cedeu calor para o sistema.
(D) endotérmica, pois absorveu calor do sistema.
(E) isotérmica, pois não houve troca de energia.
02- (ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL – ETEC – SP – 2020)
É possível calcular a quantidade de calor trocada em um sistema por meio da relação matemática:
Essa relação é conhecida como a Equação Fundamental da Calorimetria e mostra que o calor trocado (Q) depende da massa (m), do calor específico (c) e da variação de temperatura do corpo (∆T).
Sabendo que a massa da solução referida no texto é 100 g e considerando o calor específico como
(A) 60 calorias.
(B) 600 calorias.
(C) 2 200 calorias.
(D) 2 800 calorias.
(E) 5 000 calorias
Leia o texto para responder às questões 03 e 04.
Em suas últimas viagens o programa Apollo levou um veículo capaz de mover-se sobre a superfície lunar com uma velocidade máxima de 13 km/h.
As baterias desse veículo permitiam uma autonomia para 92 km.
O veículo era muito leve. Na Terra, seu peso era aproximadamente 2 100 N, enquanto que, na Lua, pesava cerca de 350 N.
03- (ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL – ETEC – SP – 2020)
Admita que os astronautas, ao utilizarem o veículo lunar, mantiveram velocidade constante igual à velocidade máxima.
Assim sendo, a expectativa do tempo de uso do veículo, até o total esgotamento de suas baterias, seria de aproximadamente
04- (ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL – ETEC – SP – 2020)
A força gravitacional, quando nos referimos a objetos próximos à superfície de corpos celestes, recebe o nome de força peso.
A força peso é calculada pelo produto da massa do objeto, cujo peso se deseja conhecer, pelo valor da aceleração da gravidade do local em que esse objeto se encontra.
Considerando que o valor da aceleração da gravidade no planeta Terra seja
(A) metade do valor da aceleração da gravidade da Terra.
(B) terça parte do valor da aceleração da gravidade da Terra.
(C) quarta parte do valor da aceleração da gravidade da Terra.
(D) quinta parte do valor da aceleração da gravidade da Terra.
(E) sexta parte do valor da aceleração da gravidade da Terra.
05- (ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL – ETEC – SP – 2020)
Leia as afirmações e a imagem.
• Todo ímã possui dois polos magnéticos, conhecidos como norte e sul.
• Nos ímãs, as linhas de campo magnético saem do polo norte, circundam externamente o ímã e entram no polo sul.
• Quando dois ímãs são aproximados, os polos de nomes diferentes se atraem enquanto que os polos de nomes iguais se repelem.
• A agulha de uma bússola é um ímã. A ponta dessa agulha corresponde ao polo norte desse ímã.
• O interior do planeta Terra pode ser comparado a um grande ímã, mantendo um forte campo magnético em torno do planeta.
• O Polo Norte Geográfico se encontra no hemisfério do planeta que abriga o Polo Sul Magnético. Do mesmo modo, o Polo Sul Geográfico se encontra no hemisfério do planeta que abriga o Polo Norte Magnético.
Considerando cada afirmações e tendo como referência a posição do planeta na imagem apresentada, o ímã que poderia substituir o interior da Terra é
Leia os quadrinhos e o quadro “VOCÊ SABIA?” para responder às questões 07 e 08.
VOCÊ SABIA?
* O Sistema Métrico é um sistema de medição reconhecido internacionalmente. Ele surgiu durante a Revolução Francesa em virtude da existência de diversos padrões de medida que dificultavam o funcionamento do comércio e da indústria.
* A légua é uma unidade de comprimento que não pertence ao Sistema Métrico, cuja ideia base era de que corresponderia aproximadamente ao caminho percorrido por um homem caminhando a pé durante uma hora.
*No Brasil, de acordo com o dicionário Houaiss, uma légua equivale a 6,6 km.
*As Botas de Sete Léguas, da fábula, permitem à pessoa que as usa conseguir dar passos que valem sete léguas cada um.
06- (ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL – ETEC – SP – 2020)
Admita que a menina dos quadrinhos esteja visitando a avó que mora em outra cidade.
A fim de voltar da casa de sua avó para o prédio onde mora, usando a bota de 7 léguas da história, a menina dá 3 passos para leste e 4 passos para o norte.
A figura representa de modo esquemático esse trajeto realizado pela garota.
A distância entre a casa da avó e o prédio no qual a menina mora é, em quilômetros, igual a
07- (ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL – ETEC – SP – 2020)
A légua é uma medida de comprimento que varia de acordo com o período histórico e o país em que é usada.
Segundo o dicionário Priberam, por exemplo, ela equivale a 5 km em Portugal.
Pode-se, portanto, estimar que a légua brasileira é maior que a portuguesa em cerca de
08- (ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL – ETEC – SP – 2020)
SOHO, abreviação de Solar & Heliospheric Observatory, é uma sonda que orbita o Sol e coleta informações de nossa estrela utilizando vários instrumentos.
Um deles registra o comportamento da coroa solar e, para isso, conta com um pequeno disco opaco que fica estrategicamente posicionado à frente da câmera, ocultando a visão do disco solar.
Esse instrumento simula o que acontece quando, devidamente protegidos, estamos observando, daqui da Terra, o Sol no momento em que ocorre um eclipse
(A) lunar total, com a Lua se interpondo entre a Terra e o Sol.
(B) lunar parcial, com a Terra se interpondo entre a Lua e o Sol.
(C) solar total, com a Lua se interpondo entre a Terra e o Sol.
(D) solar total, com a Terra se interpondo entre a Lua e o Sol.
(E) solar parcial, com a Lua se interpondo entre a Terra e o Sol.
Resolução comentada das questões de Física da ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL – ETEC – SP – 2020
01-
Todas as reações químicas e bioquímicas liberam ou absorvem energia do ambiente de alguma forma.
Os processos que liberam calor são denominados exotérmicos e nos transmitem sensação de aquecimento. A temperatura final dos produtos é maior que a temperatura inicial dos reagentes.
Os processos que absorvem calor são denominados endotérmicos e nos transmitem sensação de resfriamento.
A temperatura dos produtos finais é menor que a dos reagentes.
R- A
02-
R- B
03-
Velocidade máxima do veículo e constante V = 13 km/h autonomia ∆S = 92 km tempo de uso do veículo, até o total esgotamento de suas baterias ∆t = ?.
R- D
04-
Se você não domina a teoria, a seguir tem um resumo da mesma:
Massa
A massa uma grandeza escalar, positiva e invariável para cada corpo não dependendo do lugar onde ele se encontra.
Peso
R- E
05-
Veja informações abaixo:
Analise na figura abaixo as linhas de indução do campo magnético terrestre e observe que a agulha magnética de uma bússola tem a propriedade de se alinhar de acordo com as linhas do campo geomagnético.
Analisando a figura onde estão representadas estas linhas, observe que o polo sul do ponteiro das bússolas aponta para o polo Sul geográfico, porque o Norte geográfico corresponde ao Sul magnético.
R- B
06-
Veja na figura abaixo o cálculo em léguas da distância entre a casa da avó e a casa da menina:
R- B
07-
R- C
08-
Eclipse solar
R- C