A Universidade Virtual do Estado de São Paulo – Univesp é uma instituição de ensino superior vinculada à Casa Civil do Governo do Estado de São Paulo. Foi criada pela Lei no 14.836, de 20 de julho de 2012, credenciada junto ao Conselho Estadual de Educação de São Paulo pela Portaria CEE – GP no 120/2013, de 22 de março de 2013, e credenciada para a oferta de cursos superiores na modalidade a distância pela Portaria no 945, de 18de setembro de 2015, do MEC
a UNIVESP, o aluno aprende de forma ativa. E isso acontece tanto em momentos on-line como em encontros presenciais, nos chamados polos.
Grande parte do curso é realizado em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Trata-se de uma plataforma on-line na qual os estudantes desenvolvem atividades acadêmicas que incluem assistir a videoaulas, acessar material didático e bibliografia das disciplinas e tirar dúvidas do conteúdo com tutores.
Já os polos são espaços físicos onde os alunos contam com infraestrutura (computadores, impressoras e acesso à internet) e realizam atividades como provas, discussões em grupo, trabalhos orientados por tutores. Ali, também podem solicitar serviços de secretaria acadêmica, assim como tirar suas dúvidas sobre o AVA.
Graduação
01- (Universidade Virtual do Estado de São Paulo – Univesp – 2019)
Uma estrada serrana possui dois túneis: UM e DOIS. A extensão do túnel DOIS é o quádruplo da do túnel UM.
Um carro A entra no túnel UM com uma velocidade V. Nesse exato instante, um outro carro B, com o dobro da velocidade de A, adentra o túnel DOIS.
Considerando que ambos mantiveram velocidades constantes em todo o trajeto, em relação ao intervalo de tempo que cada carro demorou para percorrer toda a extensão do túnel, podemos concluir corretamente que o intervalo de tempo do carro B é
(A) o quadruplo do intervalo de tempo do carro A.
(B) o dobro do intervalo de tempo do carro A.
(C) igual ao intervalo de tempo do carro A.
(D) a metade do intervalo de tempo do carro A.
(E) um quarto do intervalo de tempo do carro A.
02- (Universidade Virtual do Estado de São Paulo – Univesp – 2019)
Em corridas de Fórmula 1, é comum vermos os pilotos se aproximarem da parte interna de uma curva e optarem por uma trajetória tangente a essa. Nessa categoria de automobilismo, milésimos de segundos fazem a diferença.
Portanto, quanto menor for o tempo para percorrer um trajeto, melhor será a performance.
A figura apresenta a trajetória de um carro de Fórmula 1 percorrendo uma sequência de curvas, denominada de chicane, logo após uma longa reta.
Para o piloto efetuar as curvas com maior segurança e melhor performance, ele deverá aumentar a força de atrito.
Assim sendo, podemos deduzir corretamente que, ao iniciar a curva, ele deve procurar
(A) aumentar o raio de curvatura e aumentar a velocidade tangencial, aumentando a força centrípeta.
(B) aumentar o raio de curvatura e diminuir a velocidade tangencial, aumentando a força centrípeta.
(C) aumentar o raio de curvatura e diminuir a velocidade tangencial, diminuindo a força centrípeta.
(D) diminuir o raio de curvatura e diminuir a velocidade tangencial, diminuindo a força centrípeta.
(E) diminuir o raio de curvatura e aumentar a velocidade tangencial, aumentando a força centrípeta.
03- (Universidade Virtual do Estado de São Paulo – Univesp – 2019)
Durante uma competição de saltos ornamentais, uma atleta posiciona-se na ponta do trampolim de 5 metros para pegar impulso. Após esse movimento, ela se joga para cima para começar a sua exibição. Mesmo com os movimentos estéticos apresentados pela atleta ao longo da exibição, podemos notar que ela traça no ar uma trajetória parabólica ao sair do trampolim até a água do tanque.
Considerando o sistema conservativo, sobre o salto, podemos afirmar corretamente que
(A) as suas energias potencial gravitacional e cinética são máximas ao tocar a água.
(B) a somatória de todas as forças aplicadas à atleta é zero durante todo o percurso até a água.
(C) a sua energia potencial gravitacional é máxima e sua energia cinética é mínima no ponto mais alto da trajetória.
(D) a sua velocidade tangencial é máxima no exato instante em que se encontra no ponto mais alto de sua trajetória.
(E) a energia mecânica é a soma das energias potenciais e cinética e é maior mais próximo à água da piscina por ser sistema conservativo.
04- (Universidade Virtual do Estado de São Paulo – Univesp – 2019)
Numa bonita tarde de outono e com o céu limpo de nuvens, é possível ver uma das belas cenas da Natureza: o nascer, ou o por, do Sol ou da Lua cheia.
A beleza se dá porque, nesse instante, o “tamanho“ avistado do Sol ou da Lua está
consideravelmente ampliado.
É comum algumas pessoas acharem que isso ocorre por esses astros estarem mais próximos da Terra. Entretanto, essa percepção é equivocada.
Tendo como base a cena descrita, o correto é afirmar que
(A) isso só é possível por acontecer no ponto cardeal Leste.
(B) a dispersão luminosa está presente devido à natureza da luz refletida da Lua e emitida pelo Sol.
(C) o “tamanho” real do Sol e da Lua é semelhante e isso faz com que seja possível essa imagem.
(D) isso é possível graças ao fenômeno da refração da luz ao passar pelas diferentes camadas da atmosfera.
(E) o fenômeno da difração das ondas eletromagnéticas, causada pelo espaçamento entre as partículas atmosféricas, justifica tal aparência.
05- (Universidade Virtual do Estado de São Paulo – Univesp – 2019)
Uma foto que “viralizou” nas redes sociais foi a de uma águia-de-cabeça-branca chamada Bruce. A foto, tirada em um santuário no Canadá, foi registrada pelo fotógrafo amador Steve Biro quando a ave estava em pleno voo. Essa foto atraiu a atenção de fotógrafos profissionais do mundo todo por apresentar elementos significativos, tais como o olhar da águia para a lente, o toque da ponta das asas na água e a nitidez da imagem enantiomorfa formada.
Sobre a foto apresentada, podemos afirmar corretamente que
(A) a luz que possibilitou a geração da imagem foi emitida pelas lentes da câmera do fotógrafo.
(B) a imagem só pode ser considerada enantiomorfa por estar refletida em relação ao plano horizontal.
(C) a distância entre as pontas das asas na imagem é igual à distância entre o bico da ave e o bico da ave na imagem.
(D) a superfície da água se comporta como um espelho plano, produzindo uma imagem que pode ser classificada como real e direita.
(E) a distância entre o bico da águia até a superfície da água e a distância entre o bico da águia na
imagem e a superfície da água são iguais
06- (Universidade Virtual do Estado de São Paulo – Univesp – 2019)
A foto tirada por Marcello Vitorino mostra uma imagem que registrou descargas elétricas atmosféricas na zona oeste da cidade de São Paulo durante um recente movimento social.
Tais descargas elétricas atmosféricas podem ser produzidas em diferentes situações e de
diferentes formas. Essas descargas podem ser geradas entre nuvens, dentro de nuvens, entre nuvem-solo ou solo-nuvem.
São também chamadas de relâmpagos e ocorrem devido ao rápido movimento de elétrons de um ponto a outro.
Esse movimento provoca uma produção de luz e uma mudança brusca da temperatura ao redor da descarga.
Sobre descargas elétricas atmosféricas, é correto afirmar que
(A) ocorrem em nuvens de tempestades com chuvas e ventos intensos.
(B) a melhor maneira de nos protegermos desses fenômenos é no meio de uma multidão.
(C) se originam porque o ar é considerado um excelente condutor elétrico em condições normais.
(D) sua origem se dá devido à presença de um intenso campo elétrico que promove uma unificação das redes cristalinas entre nuvem e ar.
(E) ocorrem devido à quebra da rigidez dielétrica do ar, promovida pela ionização dos seus átomos em virtude de um intenso campo elétrico.
07- (Universidade Virtual do Estado de São Paulo – Univesp – 2019)
Cada vez mais, busca-se por equipamentos que consomem pouca energia elétrica. A passagem de corrente elétrica por um circuito pode promover o aquecimento de seus componentes, principalmente resistores.
Esse aquecimento é facilmente observado pela variação da temperatura.
Em alguns equipamentos, esse aquecimento é bem-vindo (ferro de passar, torradeiras, chuveiros elétricos etc.).
Em outros, isso chega a ser prejudicial (computadores, tablets, celulares etc.).
Considere o circuito elétrico esquemático da figura e as grandezas físicas:
• i : intensidade de corrente elétrica;
• U : diferença de potencial elétrico (ddp) variável;
• R : resistência elétrica variável;
• P : potência elétrica dissipada pelo resistor;
• E : quantidade de energia elétrica dissipada pelo resistor.
Adotando a seguinte simbologia:
aumento do valor da grandeza:
decréscimo do valor da grandeza:
manutenção do valor da grandeza (constante):
a relação causal apresentada de forma correta, para o circuito elétrico esquemático na figura, é
Resolução comentada das questões de FÍSICA da Universidade Virtual do Estado de São Paulo – Univesp – 2019
01-
Carro A
Carro B
R- B
02-
Veja o resumo teórico abaixo:
Veja na expressão acima Fc = Fat = m.V2/R que, para evitar que ele derrape você deve aumentar a força centrípeta que é a própria força de atrito. Essa força Fc = Fat = mV2/R é diretamente proporcional ao quadrado da velocidade (aumentando V você estará aumentando Fc) e inversamente proporcional ao da curva (diminuindo R você estará aumentando Fc).
R- E
03-
Sistemas conservativos
No ponto mais alto da trajetória sua energia potencial gravitacional é máxima pois a altura é
máxima (Ep = m.g.h) e a energia cinética é mínima pois aí a velocidade é mínima (Ec = mV2/2).
R- C
04-
Refração atmosférica
Como a atmosfera é mais densa nas camadas inferiores, nelas o índice de refração é maior que nas camadas superiores.
Como consequência, a luz proveniente de um astro, como por exemplo, o Sol, sofre desvio se
aproximando da normal até atingir os olhos do observador que tem a impressão de que ele está acima de sua posição real.
A luz solar que chega à superfície da Terra ao amanhecer e ao anoitecer sofre refração e deve atravessar uma camada de atmosfera muito maior do que quando o Sol está elevado no céu. Ao atravessar mais atmosfera, mesmo que ela seja límpida, há mais espalhamento para as frequências próximas ao violeta. Desta forma a luz que chega na superfície da Terra vem com menos luz violeta e azul do que quando o Sol está elevado no céu, apresentando-se então com tons avermelhados e alaranjados.
A resposta mais correta é a D.
05-
A superfície da água se comporta como um espelho plano cujas características que interessam na resolução do exercício estão explicadas abaixo:
O ponto objeto (O) e o ponto imagem (i) são simétricos em relação ao espelho, ou seja, a distância
distância do objeto ao espelho é a mesma que a distância da imagem ao espelho e contidos numa mesma reta perpendicular ao plano do espelho.
R- E
06-
Essa transformação do ar de isolante para condutor ocorre devido à quebra da rigidez dielétrica do ar, promovida pela ionização dos seus átomos em virtude de um intenso campo elétrico.
R- E
07-
Se você aumenta a resistência variável R mantendo U constante você estará diminuindo i, pois na expressão R =U/i, com U constante R e i são inversamente proporcionais.
Se você diminui P você estará diminuindo i, pois na expressão P = U.i, com U constante, P e i são i são diretamente proporcionais e, ao mesmo tempo estará diminuindo a energia consumida E pois,
P = E/t, com t constante P e E são diretamente proporcionais.
R- A