Física e Vestibular

UFU – MG – meio do ano – 2019/2020

UFU – MG – meio do ano – 2019/2020

Universidade Federal de Uberlândia (UFU) é uma instituição de ensino superior pública brasileira, sendo uma das 63 universidades públicas federais do país e uma das principais do estado de Minas Gerais, no Sudeste do Brasil. Está sediada no município de Uberlândia, possuindo campi nas cidades de ItuiutabaMonte Carmelo e Patos de Minas.

O Ranking Universitário Folha (RUF), da Folha de S.Paulo, colocou a UFU como a 26ª melhor instituição de ensino superior do país em 2017 e a 4ª melhor do estado de Minas Gerais.

baixo as formas de ingresso nos cursos superiores da Universidade Federal de Uberlândia.

Campi

Uberlândia

Campi UFU: Campus Santa Mônica, Campus Umuarama e Campus Educação Física

A cidade de Uberlândia conta atualmente com quatro Campi em funcionamento:

E um campus em construção para as futuras instalações dos cursos instalados com a implantação do REUNI:

01- Universidade Federal de Uberlândia – UFU – MG – meio do ano – 2019/2020

Um circuito, utilizando um conjunto gerador de células fotovoltaicas e um resistor, é montado conforme mostra a Figura A. O gráfico da Figura B indica as curvas de Diferença De Potencial (DDP) em função da corrente elétrica do conjunto gerador de células fotovoltaicas e do resistor indicados na Figura A.

Qual a potência que o conjunto gerador de células fotovoltaicas fornece ao resistor nas condições do circuito da Figura A?

A) 1,60 W. B) 0,21 W. C) 0,30 W. D) 1,40 W

02- Universidade Federal de Uberlândia – UFU – MG – meio do ano – 2019/2020

Os termômetros são equipamentos construídos para realizar medidas de temperatura de forma indireta.

O termômetro é montado para utilizar uma propriedade física cujas variações estão associadas à temperatura, chamada de propriedade termométrica.

O valor da temperatura é determinado e indicado em função da situação física detectada, sendo que, para efeitos de calibração, se faz necessário o uso de referências ou de padrões.

Qual das alternativas possui propriedades físicas que podem ser utilizadas para construção de termômetros para realizar medidas de variações de temperaturas?

A) Resistência elétrica de um fio condutor e pressão de um gás a volume constante.

B) Diferença de potencial entre dois metais diferentes em contato e velocidade de propagação de uma onda eletromagnética no vácuo.

C) Emissão de radiação eletromagnética por um corpo sólido e ponto triplo da água.

D) Velocidade do som no ar e massa de um objeto sólido.

03- Universidade Federal de Uberlândia – UFU – MG – meio do ano – 2019/2020

Além de poderem ser observados em pequenos objetos e máquinas construídas pelo homem, os campos magnéticos também estão presentes em escala astronômica.

As estrelas, como o Sol, produzem intensos campos, criando ao seu redor o que se chama de magnetosfera. [….]

Existem objetos estelares capazes de produzir campos magnéticos absurdamente altos, como o que ocorre nos pulsares – restos mortais de estrelas gigantes, constituídos apenas por nêutrons. São campos magnéticos na ordem de 100 milhões de Tesla! Perto deles, o campo magnético produzido pela Terra é quase nada: sua intensidade está na ordem de 0,0001 Tesla, bem menor do que a do ímã de geladeira.

Mesmo assim, o campo magnético terrestre é de fundamental importância para o desenvolvimento da vida por aqui. O fato de o planeta possuir um campo magnético impede que partículas com alta energia, vindas do espaço interestelar ou do próprio Sol, atinjam a superfície terrestre, o que poderia ser prejudicial a diversas formas de vida, inclusive a nossa. http://cienciahoje.org.br/coluna/da-geladeira-ao-espaco-sideral/. Acesso em 02.mar.2019. (Adaptado)

A respeito do magnetismo terrestre, são feitas as seguintes afirmações.

I. As partículas com alta energia, vindas do espaço interestelar ou do próprio Sol, citadas no texto, quando eletrizadas e sob a ação do campo magnético terrestre, são responsáveis pela formação das auroras polares.

II. As bússolas são pequenos imãs que, quando livres, alinham-se com o campo magnético terrestre citado no texto e se posicionam aproximadamente na direção Norte-Sul do planeta.

III. O campo magnético terrestre, apesar de baixa intensidade, como citado no texto, possui módulo, direção e sentido constantes em todos os pontos da superfície da Terra, fato esse que possibilita seu uso na orientação de viajantes em qualquer posição do planeta.

Em relação às afirmações acima, marque V para as verdadeiras e F para as falsas e assinale a alternativa correta.

A) I – F; II – V; III – V.

B) I – V; II – V; III – F.

C) I – V; II – F; III – V.

D) I – F; II – F; III – F.

04- Universidade Federal de Uberlândia – UFU – MG – meio do ano – 2019/2020

Um estudante realiza um experimento, utilizando duas moedas, um palito de fósforo, um balão de festa e um copo plástico descartável transparente. Primeiramente, ele coloca o palito de fósforo em equilíbrio sobre uma moeda posicionada na vertical, que se equilibra sobre a segunda moeda na horizontal.

Em seguida, cobre o sistema com o copo descartável. Em um outro momento, ele infla o balão e o esfrega no próprio cabelo.

Por fim, ele aproxima o balão do palito de fósforo pelo lado de fora do copo de plástico e movimenta o balão em volta do copo. Como resultado, o estudante observa que o palito de fósforo gira sobre a moeda, acompanhando o movimento do balão. A figura mostra o dispositivo montado.

http://www.manualdomundo.com.br. Acesso em 02.fev.2019. (Adaptado)

Qual a explicação para o fato de o palito acompanhar o movimento do balão?

A) O balão se magnetiza ao ser inflado, e ele atrai o palito pelo fato de o material que compõe a cabeça do palito ser um material magnético.

B) O balão se aquece após o atrito com o cabelo e, ao se aproximar do copo, provoca correntes de convecção no ar em seu interior, gerando o movimento do palito de fósforo.

C) As moléculas do balão se ionizam após o atrito com o cabelo e, ao se aproximarem da moeda condutora, a ionizam com carga oposta, gerando um campo elétrico que faz o palito de fósforo se mover.

D) O balão se eletriza após atrito com o cabelo e, ao se aproximar do palito de fósforo, o atrai por indução eletrostática

05- Universidade Federal de Uberlândia – UFU – MG – meio do ano – 2019/2020

Há processos que ocorrem na estrutura eletrônica dos átomos em que um elétron pode ganhar ou perder energia. Nesses processos, o elétron passa de um nível de energia para outro, e a diferença de energia desses dois níveis, em alguns desses processos, pode ser emitida como um fóton de luz.

O fóton possui energia que pode ser determinada por uma relação direta com a frequência da luz por meio da equação E = h . f, onde E é a energia do fóton, h é a constante de Planck (h = 6,6 x 10-34 J.s) e f é a frequência da luz emitida. Nessas situações, uma unidade de energia muito utilizada é o elétron-volt (eV), sendo que 1 eV = 1,6 x 10-19J.

Considere dois níveis de energia eletrônicos com valores de E1 = -2,93eV e de E2 = -1,28 eV, e um elétron que decai do nível E2 para o nível E1, emitindo um fóton.

Qual é, aproximadamente, a frequência da luz associada a esse fóton?

A) 4,00 x 1014 Hz

B) 2,42 x 1015 Hz

C) 1,00 x 1015 Hz

D) 6,64 x 1013 Hz

06- Universidade Federal de Uberlândia – UFU – MG – meio do ano – 2019/2020

O morcego é um animal que possui um sistema de orientação por meio da emissão de ondas sonoras.

Quando esse animal emite um som e recebe o eco 0,3 segundos após, significa que o obstáculo está a que distância dele? (Considere a velocidade do som no ar de 340m/s).

A) 102m. B) 51m. C) 340m. D) 1.133m

07- Universidade Federal de Uberlândia – UFU – MG – meio do ano – 2019/2020

A intensidade da força gravitacional em cada um dos planetas do Sistema Solar é diferente. Comparando-se dados da Terra com os de Saturno, tem-se que a massa de nosso planeta é aproximadamente cem vezes menor que a de Saturno, e o raio de Saturno é cerca de nove vezes maior do que o terrestre.

Se um objeto na superfície da Terra tem peso P, quando colocado na imaginária superfície de Saturno, terá peso, aproximadamente, de

A) 10P. B) 0,01P. C) 100P. D) 1,2P.

08- Universidade Federal de Uberlândia – UFU – MG – meio do ano – 2019/2020

Três caixas idênticas (1, 2 e 3) são colocadas sobre uma prateleira horizontal, sendo que, em cada uma delas, há a mesma quantidade de materiais, o que resulta em caixas com a mesma massa. Todavia, o conteúdo não está distribuído de maneira uniforme em seu interior, o que faz com que seus centros de massa (a, b, c) estejam localizados em lugares diferentes em cada caixa, conforme ilustra a situação (I). Após algum tempo, a prateleira tomba lentamente até atingir a inclinação de 30° com a horizontal, e nenhuma caixa escorrega dela, conforme mostra a situação (II).

Com base na situação descrita, são feitas as seguintes afirmações.

I. Na situação (I), a força com que cada uma das caixas empurra a prateleira para baixo é a mesma.

II. Na situação (II), a caixa 3 não estará como mostrada na figura, pois terá tombada por estar na parte mais alta da prateleira.

III. Na situação (II), as três caixas não estarão como mostradas na figura, pois terão tombadas por estarem sujeitas à mesma inclinação em relação à horizontal e possuírem todas a mesma massa.

Em relação às afirmações acima, marque V para as verdadeiras e F para as falsas e assinale a alternativa correta.

A) I – V; II – F; III – F.

B) I – V; II – V; III – F.

C) I – F; II – F; III – V.

D) I – F; II – V; III – F.

09- Universidade Federal de Uberlândia – UFU – MG – meio do ano – 2019/2020

Uma pessoa vai até um museu de ciências e numa sala de efeitos luminosos se posiciona frente a diferentes tipos de espelhos (côncavo, convexo e plano).

Qual situação a seguir representa a correta imagem (i) que é possível essa pessoa obter de si própria?

 

Resolução comentada das questões de Física da Universidade Federal de Uberlândia – UFU – MG – meio do ano – 2019/2020

01-

Nas condições da figura A, a ddp U do gerador deve ser a mesma que a do resistor e na figura B é o ponto onde a reta e a curva se interceptam ou seja, quando U = 10 V, i = 0,14 A.

P = i.U = 0,14.10 P = 1,4 W,

R- D

02-

Substâncias termométricas e grandezas termométricas

temperatura é um número que está associado ao grau, nível de vibração (energia cinética) das moléculas de um corpo e, como não se pode medir a vibração de cada molécula de um corpo isoladamente, pode-se medir sua temperatura de maneira indireta utilizando certas substâncias que possuam uma dada grandeza que varie com a temperatura.

Essas substâncias recebem o nome de substâncias termométricas e a grandeza que varia com a temperatura recebe o nome de grandeza termométrica.

Exemplos:

Régua metálica  quando aquecida sofre um aumento em seu comprimento. A substância

termométrica é a régua metálica e a grandeza termométrica, seu comprimento, que varia com a temperatura.

No termômetro de resistência de platina a grandeza termométrica é a resistência elétrica de um fio

 desse metal e a substância termométrica é a platina. 

R- A

03-

I- Verdadeira

Aurora polar – Trata-se de um fenômeno luminoso gerado nas camadas mais elevadas da atmosfera (400 a 800 quilômetros de altura) e observado com maior freqüência nas regiões próximas aos polos do planeta. No Polo Norte, chama-se aurora boreal; no Sul, austral.

Essas auroras ocorrem quando partículas elétricas (fótons e elétrons) provenientes do Sol chegam às vizinhanças da Terra e são atraídas por seu campo magnético. Ao alcançarem a atmosfera, essas partículas se chocam com os átomos de oxigênio e nitrogênio – num processo semelhante à ionização (eletrificação) de gases que faz acender o tubo de uma lâmpada fluorescente.

II- Verdadeira

Terra se comporta como um grande imã onde o polo Sul magnético está aproximadamente localizado no polo Norte geográfico e vice versa.

Se você pendurar um imã em forma de barra pelo seu centro ou observar a agulha magnética de uma bússola você verá que seus polos ficam sempre alinhados na direção norte-sul.

polo que indicar o polo norte geográfico recebe o nome de polo norte e estará indicando polo sul magnético da Terra.

polo que indicar o polo sul geográfico recebe o nome de polo sul e estará indicando o polo norte magnético da Terra. Tudo isso ocorre porque polos de nomes opostos se atraem

III- Falsa

Analise na figura abaixo as linhas de indução do campo magnético terrestre e observe que a agulha magnética de uma bússola (indicação do campo magnético terrestre) tem a propriedade de se alinhar de acordo com as linhas do campo geomagnético.

Observe na figura acima que o campo magnético terrestre, em cada ponto é tangente às linhas de indução, variando em direção e sentido e aumentando em módulo à medida que se aproxima dos polos.

R- B

04-

Quando ele infla o balão e o esfrega no próprio cabelo ele está eletrizando o balão e o cabelo com cargas de sinais opostos (eletrização por atrito).

O balão eletrizado provoca uma separação de cargas por indução eletrostática no palito de fósforo, fazendo com que as cargas mais próximas entre o balão e o palito provoquem uma atração entre os mesmos.

R- D

05-

Modelo atômico de Bohr

Cálculo da energia (W) contida em um fóton

E = E2 – E1 = – 1,28 eV – (- 2,93 eV) = 1,65 eVx1,6.10-19 = 2,64.10-19 J; h = 6,6.10-34 J.s e f = ?

E = h.f 2,64.10-19 = 6,6.10-34.f f = 2,64.10-19/6,6.10-34 = 0,4.1015 f = 4 . 1014 Hz.

R- A

06-

Eco

Veja na informação acima se, para cada 0,1 s o afastamento deve ser de 17 m, para cada 0,3 s deverá ser de d = 17×3 = 51 m.

R- B

07-

Aceleração da Gravidade

Terra (ou qualquer outro planeta) origina ao seu redor um campo gravitacional de maneira que qualquer corpo de massa m, quando colocado no interior desse campo fica sujeito à uma força de atração gravitacional, dirigida para o centro da Terra e de intensidade FG=GMm/r2, sendo, G a constante de gravitação universal, M a massa da Terra ou do planeta e r a distância do centro da Terra ou do planeta ao centro do corpo. Essas forças que o corpo de massa m troca com o centro do planeta de massa M constituem par ação e reação.

Observe na expressão acima que a massa M do planeta é diretamente proporcional à aceleração da gravidade do mesmo e, assim, como a massa da Terra é 100 vezes menor que a de Saturno o g da Terra será 100 vezes menor que o de Saturno gT = gS/100 .

Ao mesmo tempo, a aceleração da gravidade g é inversamente proporcional ao quadrado do raio do planeta e, assim, como o raio de Saturno é 9 vezes maior que o da Terra o g da Terra será 92 = 81 maior que o de Saturno gT = 81gS .

Assim gT será ao mesmo tempo 100 vezes menor e 81 vezes maior que gS gT = (81/100).gS e

gS = (100/81)gT gS = 1,234gT.

Como a massa do objeto é a mesma em qualquer planeta e P = m.g o peso do objeto em Saturno será

PS = 1,234PT.

R- D

08-

A única correta é a alternativa (A), pois a força que empurra a prateleira para baixo é o peso de cada uma e, como P = m.g sendo m e g constantes o peso de cada uma será o mesmo.

R- A

09-

B) errada no espelho côncavo objeto sobre o foco não fornece imagem (ela é imprópria, está no infinito).

C) errada o espelho plano fornece imagem virtual (atrás do espelho) e do mesmo tamanho que o do objeto.

D) errada espelho convexo fornece sempre para qualquer posição do objeto imagem virtual (atrás do espelho), menor e direita.

A) Correta veja esquema abaixo:

 

R- A

 

Clique aqui para ver sobre o tema!

Confira as vídeo aulas!

Sair da versão mobile