Termomecânica – 2019 – 2o semestre
Faculdade de Tecnologia Termomecanica
Na Faculdade de Tecnologia Termomecanica, o aluno recebe gratuitamente um curso que corresponde a um investimento financeiro anual por aluno de quase R$ 25 mil. Além do modelo de educação inovador e gratuito, que inclui formação humanista, todos os universitários recebem gratuitamente uniformes e alimentação balanceada. A FTT ainda possui parceria com mais de 130 empresas nacionais e multinacionais e 11 agentes de integração de estágio. Em 12 anos, a instituição já preparou quase 1,3 mil profissionais para o mercado de trabalho e conquistou índice de 86,7% de empregabilidade.
A grade curricular dos quatro cursos superiores oferecidos pela Faculdade de Tecnologia Termomecanica – Administração, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Computação e Engenharia de Controle e Automação – possui também aulas de empreendedorismo, libras, recuperação e nivelamento. Além disso, cursos de extensão são oferecidos gratuitamente aos alunos.
A Faculdade de Tecnologia Termomecânica está localizada no Centro Educacional da Fundação Salvador Arena, no município de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo. O complexo educacional de 131 mil m² recebeu investimentos de mais de R$ 350 milhões em educação nos últimos 15 anos e, além de laboratórios com equipamentos de última geração, possui ginásios e quadras poliesportivos, conjunto aquático, estádio olímpico, uma rede de bibliotecas interativas e um dos teatros mais modernos do Brasil, com capacidade para 600 pessoas.
Em nota divulgada em 17 de novembro de 2016, pelo Ministério da Educação, a Faculdade de Tecnologia Termomecânica obteve nota quatro no IGC – Índice Geral de Cursos. O IGC é uma das medidas usadas pelo Inep para avaliar as instituições de educação superior, públicas e privadas, classificando-as com notas de um a cinco.
De acordo com esse levantamento, a Faculdade de Tecnologia Termomecanica ocupa o 1º lugar entre as instituições de ensino superior das três principais cidades do ABC, a 7ª no Estado de São Paulo e a 33ª, entre todas as faculdades do Brasil. A colocação é um orgulho para uma faculdade que iniciou suas atividades há menos de uma década e que se equipara a instituições já consagradas de nosso País.
01 – (Faculdade de Tecnologia Termomecânica – SP- 019)
Observe a figura, onde se destaca uma placa de fiscalização eletrônica de velocidade.
No Sistema Internacional de Unidades, os valores indicados na placa estão compreendidos no intervalo de
(A) 15 m/s a 25 m/s.
(B) 18 m/s a 22 m/s.
(C) 10 m/s a 20 m/s.
(D) 18 m/s a 32 m/s.
(E) 20 m/s a 50 m/s.
02 – (Faculdade de Tecnologia Termomecânica – SP- 019)
O gráfico representa a variação da velocidade escalar de um móvel em função do tempo, sendo t1 o instante em que a reta intercepta o eixo do tempo.
A alternativa que representa corretamente o gráfico da aceleração escalar desse móvel, também em função do tempo, é:
03 – (Faculdade de Tecnologia Termomecânica – SP- 019)
A ilustração mostra dois blocos, A, de 40 kg, e B, de 20 kg, estando A apoiado sobre um plano inclinado sem atrito, enquanto B está pendurado numa corda ideal que interliga os dois blocos.
(A) os dois blocos se manterão em repouso.
(B) o bloco A subirá sobre o plano inclinado com aceleração 2 m/s2 .
(C) o bloco A descerá sobre o plano inclinado com aceleração 2 m/s2 .
(D) o bloco B descerá com velocidade constante igual a 2 m/s.
(E) o bloco B subirá com velocidade constante igual a 2 m/s
04 – (Faculdade de Tecnologia Termomecânica – SP- 019)
Considere o patinador da figura lançando-se horizontalmente sobre uma superfície de gelo sem atrito, inicialmente a 40 metros de altitude e com velocidade 20 m/s, como mostra a figura.
A aceleração da gravidade é igual a 10 m/s2 e não há dissipação de energia mecânica em todo o movimento do patinador, considerado como um ponto material. Sabendo que ele atinge o declive a 15 metros de altitude, a alternativa que indica corretamente sua velocidade, nesse instante, é
(A) 25 m/s. (B) 30 m/s. (C) 35 m/s. (D) 40 m/s. (E) 45 m/s.
05 – (Faculdade de Tecnologia Termomecânica – SP- 019)
Com o propósito de medir a temperatura de um forno, um fragmento de ferro é inserido em seu interior, sendo aí deixado um tempo suficiente para que entre em equilíbrio térmico com o forno.
Num dado momento, o fragmento é retirado do forno e rapidamente jogado dentro de um calorímetro ideal, contendo água inicialmente a 20 ºC e com uma massa igual à do fragmento de ferro. O calor específico do ferro é 0,12 cal/(g.ºC) e da água é 1,0 cal/(g.ºC).
Após certo tempo, verifica-se que a temperatura de equilíbrio térmico entre o ferro e a água é igual a 80 ºC.
Sabendo que durante a passagem do forno para o calorímetro não houve variação de temperatura no fragmento de ferro e que a troca de calor ocorreu apenas entre o ferro e a água, a alternativa que indica corretamente a temperatura do forno é:
(A) 320 ºC. (B) 410 ºC. (C) 460 ºC. (D) 540 ºC. (E) 580 ºC
06 – (Faculdade de Tecnologia Termomecânica – SP- 019)
A figura mostra os primeiros quatro modos de vibração de uma corda em regime estacionário e com os dois extremos fixos, onde V é o ventre, e N, o nó da onda.
Sendo L a distância entre os dois extremos fixos no modo fundamental, o comprimento de onda no décimo harmônico será de
A) 0,1 L. (B) 0,2 L. (C) 0,3 L. (D) 0,4 L. (E) 0,5 L.
07 – (Faculdade de Tecnologia Termomecânica – SP- 019)
A figura mostra um circuito elétrico formado por duas malhas, havendo um gerador elétrico em cada uma.
Sabendo que as setas indicam os sentidos reais das correntes elétricas nestes ramos, a alternativa que apresenta os valores corretos de I, R e U, respectivamente, é
(A) 5 A ; 1,0 Ω ; 12 V.
(B) 5 A ; 1,2 Ω ; 14 V.
(C) 8 A ; 1,0 Ω ; 10 V.
(D) 8 A ; 0,5 Ω ; 22 V.
(E) 10 A ; 5 Ω ; 9 V
08 – (Faculdade de Tecnologia Termomecânica – SP- 019)
Considere um corpo esférico, constituído de casca e caroço, ambos homogêneos e de mesmo volume, mas feitos com materiais diferentes, como mostra a figura.
Verifica-se que, quando colocado na superfície da água, o corpo flutua com 60% de seu volume total submerso. Sendo a densidade absoluta da água igual a 1,0 kg/L, e a densidade absoluta do material que constitui a casca igual a 0,4 kg/L, a alternativa que indica corretamente a densidade absoluta do material que constitui o caroço é
(A) 0,4 kg/L. (B) 0,6 kg/L. (C) 0,8 kg/L. (D) 1,0 kg/L. (E) 1,2 kg/L.
Resolução comentada das questões de Física da Faculdade de Tecnologia Termomecânica – SP- 019
01-
Em m/s
R- A
02-
Resumo dos gráficos do espaço, velocidade e aceleração do MUV, com a > 0 e com
a < 0.
03-
Forças que agem sobre cada bloco
Parcela do peso de A responsável pela tendência de descida de A, paralela à superfície do plano inclinado PpA = mA.g.sen30o = 400.10.1/2 = 200 N.
também de T = 200 N, sendo a força resultante sobre cada bloco nula e o sistema permanecerá em repouso.
R- A
04-
Colocando a origem das alturas no ponto Q e calculando a energia mecânica do corpo de massa m nos pontos P e Q:
R- B
05-
Equação fundamental da calorimetria (calor sensível ou calor específico)
Princípio da Conservação da energia
A teoria acima é válida para mais de um corpo e, como a quantidade de calor recebida é positiva e a cedida é negativa, tem-se que
Enunciado desse princípio das trocas de calor:
Seja to a temperatura inicial do pedaço de ferro dentro do forno e no início da troca de calor com a água do calorímetro e, pelo enunciado mágua = mferro = m com tequilíbrio = 80 oC e toágua = 20 oC.
Quantidade de calor recebido pela massa m de água
Quantidade de calor cedido pela massa m ferro
Qferro = 9,6m – 0,12mto.
Qágua + Qferr = 0
R- E
06-
R- B
07-
Primeira lei de Kirchhoff ou lei dos nós: “A soma algébrica das correntes que chegam a um nó é igual à soma algébrica das correntes que saem do mesmo nó”.
Exemplo numérico
Baseado na lei acima, escolhendo um sentido de percurso para cada malha, partindo de um ponto, retornando ao mesmo ponto e igualando esta soma algébrica de tensões a zero, você pode estabelecer as seguintes convenções:
Quando o sentido da corrente i coincidir com o sentido do percurso escolhido para a malha, o sinal de R.i será positivo e quando o sentido da corrente i não coincidir com o sentido de percurso escolhido para a malha, o sinal R.i será negativo.
Observe no ponto A que a corrente que chega i é a soma das correntes que saem, ou seja, i = 2 + 6 = 8 A.
Percorrendo a malha I no sentido horário a partir de A, retornando a A e igualando a zero
Percorrendo a malha II no sentido horário a partir de A, retornando a A e igualando a zero
R- D
08-
Vcasca = Vcaroço = V
dcasca = mcasca/V
dcaroço = mcaroço/V
dcorpo = mcorpo/Vcorpo
R- C